Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Afinal: 1.6 vs 1.8 e 1.9 (veredito)

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Afinal: 1.6 vs 1.8 e 1.9 (veredito)

Neste domingo de sol estive no Shopping Galeria em Campinas e tive a oportunidade de conversar com um preparador que corre com um KG, disse a ele minha intençao de montar um 1.8 ou 1.9...

Ele foi categorico em dizer que motores "grandes" nao viram muito e se viram nao tem muita resistencia e quebra com facilidade.

Agora deu um no na cabeça, FUTUCO um 1.6 mesmo ou parto para um kit ???

Ainda depois que eu disse que no futuro estudo a possibilidade de turbo entao...

Ele disse que posso usar tranquilamente meus cabeçotes antigos de 8 aletas somente fazendo preparo de fluxo e valvulas sem problemas...

Interessante que cada um da sua receita e eh dificil chegar a um ponto comum em se tratando de boxer ar.

Re: Afinal: 1.6 vs 1.8 e 1.9 (veredito)

Sempre recomendo 1.6.
    Por que?
    -Mais barato;
    -Mais fácil a reparação;
    -Resultados muito próximos;
    -Valores relativos (em termos de peças) muito desproporcionais;
    -Satisfação final.
    Ominus Kaiser

"I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

Comment

200 centimetros cubicos realmente nao deva fazer tanta diferença, ou faz?

Estes dois motores com o msm setup deve ficar muito parecidos.

Comment

200cc a mais em um aspirado sao quase 20cv (em media)

basta ver os carros originais...
        um 1.6 8v hj tem 100 - 105cv, um 2.0 8v tem 120 - 125cv

pegando um fusca 1.6 aspirado com uns 90cv, se fizer a mesma coisa num 2.0 vamos ter um fusca com uns 110hp (20% a mais)

mas com um custo bem maior...
        Last edited by Gump-GTI; 01-09-2009, 03:35 PM.
        1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

Comment

Depois de dirigir um fusca com motor grande vc muda completamente de opnião.

se quiser o carro para tirar racha sem dó, monta um 1600 com 3kg de turbo e seja feliz, monta para quebrar e é barato arrumar.

a grande diferença mesmo é o custo benefício, ou custo diversão.
          Felipe Mori
          Osasco - SP
          --------------------------------------------------------

Comment

Postado originalmente por Museu
            Neste domingo de sol estive no Shopping Galeria em Campinas e tive a oportunidade de conversar com um preparador que corre com um KG, disse a ele minha intençao de montar um 1.8 ou 1.9...

Ele foi categorico em dizer que motores "grandes" nao viram muito e se viram nao tem muita resistencia e quebra com facilidade.

Agora deu um no na cabeça, FUTUCO um 1.6 mesmo ou parto para um kit ???

Ainda depois que eu disse que no futuro estudo a possibilidade de turbo entao...

Ele disse que posso usar tranquilamente meus cabeçotes antigos de 8 aletas somente fazendo preparo de fluxo e valvulas sem problemas...

Interessante que cada um da sua receita e eh dificil chegar a um ponto comum em se tratando de boxer ar.
            Quanto maior a cilindrada sem sombra de dúvida terá melhor desempenho.
            Quanto à rotação que o motor vai chegar, depende muito mais do comando e alimentação que da cilindrada.
            O probelma da cilindrada é o custo da confiabilidade!
            Se montar um 1600cm3 com vira e biela do modelo até 1983 (que são de aço forjado nada de Aço cromo, porém já são forjados), consegue-se uma baita confiabilidade inclusive para turbinar com uma pressão bem razoável.
            Até uns 2kgf/cm2 com taxa adequada e no álcool.
            Porém para aumentar a cilindrada, o custo sobe bem!
            Se for um vira Fundido da Lepe, pode separar aproximadamente R$ 1000,00 num de 82mm que tornaria o seu 1600cm3 num 1900cm3 com kit original.
            Tudo estaria ótimo, porém este virabrequim é confiável para motores de 150 160cv... 200cv!!! Se for um pouco louco.
            Desta forma basicamente é adequado a um aspirado até mesmo bem forte, ou um turbo mais moderado!
            Se for trabalhar acima dos 160cv com certeza o ideal é o forjado. Aí se for optar por aumento da cilindrada, pode preparar uns R$ 2000,00 só para o vira!

Este é o problema do aumento de cilindrada.

Quando fui montra meu motor atual, parti de uma carcaça AS41 nova, aí apareceram as dúvidas (certezas... só que ia montar no Fusca hehehe!!).
            O que colocava neste ovo de Páscoa?
            1600cm3 Turbo? (carburado)
            1900cm3 aspirado (vira 82mm fundido lepe e comando W140)
            1600cm3 aspirado injetado

As 3 opções me maltrataram durante umas duas semanas!
            Acabei optando pelo 1600cm3 aspirado injetado, pois como usei vira e biela do modelo antigo, tenho ainda um "miolo" relativamente resistente para um eventual turbinho posterior.
            Já tenho um ótimo sistema de monitoramento do motor e ele ficou meio Hio tech (injetado).
            Se tivesse feito ele 1.9 poderia dar um upgrade com uma carburação melhor, ou mesmo injetado, mas não seria confiável turbinado! Ainda teria outro problema. Com os solex 32 9mesmo bombados para 36mm que era o retrabalho a ser feito nesta hipótese), teria um motor pouco dócil em baixas rotações pelo comando que iria usar W140 de 313 graus.
            Esta segunda possibilidade daria muito provavelmente um desempenho bem parecido com o motor aspirado 1600cm3 injetado que montei vide o link:

A opção do turbo 1600 carburado era interessante e até barata, dava até para pensar em alguma alimentação maior, como dois solex 40, dois corpos de 50mm de Astra injetados... Porém tinha que fabricar o kit se fosse injetado e a carburação deveria ser totalmente modificada para usar com o turbo.

este dilema me levou a optar pelo injetado e já ficar pensando numa turbina T25 ou um pouco maior no futuro!

Agora...
            Se o céu é o limite e a grana tá tranquila...
            Uma sugestão bem interessante é um motor 2100cm3 ou mesmo 2300cm3 aspirado, com comando W130 dois corpos duplos de injeção de 45mm e módulo rface profi da Fuel tech (ou outros como a HIS full ou Mega squirt).
            Terá um ronco lindo de motor aspirado, com um belo torque e confiável, desde que as peças sejam de primeira linha.

É aquilo...
            Relação custo confiabilidade!

Benefício todos dão, afinal são motores VW a ar!
            Last edited by Master Vader; 01-09-2009, 04:48 PM.
            "Master Vader"
            The Lord of the Sith VW
            My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
            My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

Minha ideia eh algo confiavel (estou montando a Mega justamente por este motivo), infelizmente boxer ar tem peças muuuito caras.

Comment

Vader,
                Meu motor eh 78, inclusive vem marcado nos cabeçotes ele tem folga de mancal e terei que fazer o motor no futuro mesmo.

Estou propenso em dar uma afinada legal no motor e ja fechar com um comando para turbo (futuro) cairia bem um TCS10 ? Para usar agora na fase aspirada e depois na turbo?

Comment

Vader,
                  Meu motor eh 78, inclusive vem marcado nos cabeçotes ele tem folga de mancal e terei que fazer o motor no futuro mesmo.

Estou propenso em dar uma afinada legal no motor e ja fechar com um comando para turbo (futuro) cairia bem um TCS10 ? Para usar agora na fase aspirada e depois na turbo?

Acho mais interessante um W110 agora que vai super bem no turbo posteriormente, do que um TCS10 que vai bem no turbo, mas amarra um pouco no aspirado.

Pelo que entendi você vai retificar o motor certo?
                  Caso afirmativo, ok, já mande instalar os prisioneiros de 8mm com buchas. Sem eles nem pense em turbo no futuro e mesmo na fase aspirada não é muito recomendável para um bloco já bem rodado.
                  Nem pense em colocar um comando antes de retificar.
                  o aumento de rotações que gera e o ganho de torque de um comando como os W100, W110 ou TCS10 acabam com o motor caso não esteja em perfeitas condições.

Boa sorte.
                  "Master Vader"
                  The Lord of the Sith VW
                  My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                  My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

Em média, a duração normal dos motores vw ar é de 90000 km, pelo que eu tenho acompanhado, na prática, quando estão "mexidos".
                    Mas tem motor que normal, sem alterações, do mesmo modelo, dura a mesma coisa...
                    Difícil de acreditar, né???
                    Mas o que faz a diferença?
                    O cuidado do dono, claro!
                    Quebras???
                    Depende da qualidade da montagem e das peças, não há milagres.
                    Tente montar um 1600 turobo com kit Sulloy, bronzinas Smagon, tudo na última medida...
                    Quebra mesmo!
                    E nem por ser marca consagrada está garantida a vida do motor.
                    Pegue um jogo de bronzinas mahle e deixe dar aquela "esmagada" sem querer nela na hora da montagem, por erro no encaixe dos pinos...
                    Ou ajuste a folga axial do motor fora do "normal"...
                    Tudo isso implica realmente em quebra.

O caso das cilindradas maiores compensa? Pra quem tem grana, né?
                    Por que?
                    Kits de maior diâmetro, começando pelo de 88mm não possuem sobremedida.
                    Exigem usinagem da carcaça, irreversível...

Podemos, então, "cursar" o motor com a troca do vira...
                    Mesmo assim, não fugimos de mexer, de usinar o bloco, não é mesmo?
                    Além dos calços que precisamos utilizar...

Sei que é opinião pessoal, neste caso...rsrsrs
                    Mas é desse ângulo que vejo as coisas...
                    Tem que compensar e dar satisfação sem consumir os salários de um ano de trabalho...hehehehe...
                    Ominus Kaiser

"I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

Comment

Meu conselho ...

o fusca é seu único carro ?

- monte 1600 com solex 32 e um w120 e seja feliz.

ele foi promovido a brinquedo de fim de semana e não importa se vai levar 10 anos para ficar pronto e realizar seu sonho ?

- monte com tudo que tem vontade
                      Felipe Mori
                      Osasco - SP
                      --------------------------------------------------------

Comment

Meu caso eh o segundo

so andara em finais de semana com sol

Mas nao quero montar um drag race

Comment

Meu caso eh o segundo

so andara em finais de semana com sol

Mas nao quero montar um drag race
                          O problema de montar com tudo o que tem direito logo de cara é que acaba a graça, o conhecimento de andar de miliseis, milioito e up...eu vou andar de tudo que meus suados R$ me proporcionarem pois a vida é curta e daqui a pouco a brincadeira acaba de um jeito ou de outro...aí passa-se para os netos, sobrinhos ou para um ar condicionado com motor 1.9 turbo sei lá.
                          Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                          Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                          Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                          Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                          Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                          volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                          Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

Comment

Cara eu to montando um 1.8 light.

Aumentei a cilindrada trocando o Vira e coloquei um comando VZ.

O meu já era injetado e eu queria me divertir um pouco, nunca andei de Fusca com cilindrada aumentada, o meu será o primeiro.

Não vejo a hora de pegá-lo.

O meu será para fins de semana também, mas vou trabalhar com ele alguns dias.
                            2276 FK8 .

Comment

Eu acho que um 1800 tem o melhor custo beneficio para quem quer pro dia a dia. compra um kit 92mm no fuscanet que fica em torno de 800,00. é uma cilindrada boa pra turbo e pra aspro. aspro larga uma injeçao com 2 corpo de borboleta, um trabalho legal no cabeçote e um comando forte poe respeito, turbo também, injetadinho com um comando tcs alcool cabeçote feito com 1 kg de pressão fica um canhão.

Comment

Working...
                              X