Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quais modificações para H30PIC responder como WEBER

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: Quais modificações para H30PIC responder como WEBER

Vamos lá, então.

A tabela é apenas um referncial do que PODE vir de resultado. Tem muita diferença entre ESTIMATIVA e CERTEZA!

Vc quer usar um TCS-10?

Ele é um comando com mais duração de escape que de admissão. Por que? Por que foi feito pra se usar com turbina, que empurra a mistura "goela abaixo" no motor.
    Quando usado pra um motor aspirado, o que se pode esperar?
    Maior consumo e pior lavagem dos cilindros pela sua configuração, logo, este motor trabalhará mais "quente", ou seja, com temperatura maior.

Pouca elasticidade, uma vez que o tempo de admissão de mistura é menor que o de escape. Terá bastante torque, mas não tanta potência. Vai ser um carro bom de arranque, mas com final sofrível. Ainda mais com estes 7% de restrição do Solex 30.

Pra sua informação, cada carburador deste trabalha com um dispositivo chamado venturi. A área do venturi é que dita o quanto de ar o motor admite. Em relação ao venturi, se calculam os giclês, que fornecem o combustível pulverizado na quantidade certa, para que o motor funcione bem.

Pois bem, sabendo-se qua a maioria dos H30PIC tem venturi de 24mm, isto equivale a 4,52 cm² de área. Quando comparado a dupla solex 32, nos quais são 2 venturis de 24mm no mínimo (por que a galera costuma arrombar eles), vc tem no mínimo a METADE da RESTRIÇÂO. Ou seja, o motor "enche" mais rápido com a mistura ideal e desenvolve mais potência.

Por isso dá toda esta diferença de desempenho.

Quando comparado com SOLEX 40 então...

Por isso não é tão simples assim de "mexer" num motor...

Vc faz o que dá na cabeça e depois aguenta a porcaria do resultado...
    Ominus Kaiser

"I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

Comment

Omnius, você fala em arrombamento do venturi; seria possível (já fiz essa pergunta ao Vader, pelo orkut, mas não obtive resposta) arrombar o venturi do H30?

Comment

É possível, mas trabalhoso...

O piro de tudo é que vc perde um arredondamento que vem de fábrica no venturi pra diminuir a turbulência...

Tem que desmontar tudo e levar num cara que "manje" da arte...
        Ominus Kaiser

"I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

Comment

Humm, tá começando a ficar dark...he, he.

Eu desconheço, mas existe algum material sobre carburação, onde eu possa calcular exatamente o que fazer com venturi, flauta e gicleurs?

Por exemplo, caso eu consiga aumentar a garganta do venturi até um valor x, e a necessidade for 40mm, posso compensar essa restrição modificando o gicleur?

Comment

Carlos,

Como você disse acima, seu motor será um 1500 com TCS10, certo?

olha o que o catálogo da Engle mostra sobre esse comando:

Repare, esses comandos para Turbo são pensados para vir torque em baixas rotações, para diminuir o Lag da Turbina(o tempo que ela leva até "acordar" mesmo).

Este comando tem maior duração na admissão do que no escape, o que piora um pouco a lavage dos cilindros, como dito pelo nosso amigo Ominus Kaiser.

Mas pra uso em rua, acho que num motor de baixa cilindrada pode, sim, usar um comando desse. Como haverá mais torque em baixas rotações(no catálogo comenta que esse comando é pensado pra faixa de torque máximo entre 2000 e 6000 rpm). Esse comando lhe trará torque bem cedo, vai ficar muito bom pro trânsito e dará pra usar um cambio um pouco mais longo. Não ficará com a melhor configuração pra velocidade máxima, mas acredito que não fará feio na estrada(à velocidades de cruzeiro 100 a 110km/h).

Não tenho experiência prática em preparação, mas leio bastante aqui. pode ser que eu esteja errado, claro, afinal errar é humano. Mas acho que pra uso diário, dá pra usar esse comando e se divertir um bocado.

Quanto a carburação, talvez, se você adaptar um solex 32mm no lugar do seu solex H30, consiga alguma melhora, pois nesses carburas dá para colocar borboletas de 35mm(ou até 36mm, parece) e existem venturis já prontos com diâmetro maior, logo, aumentasse a massa de ar admitida pelo motor.

Como o Ominus disse, o venturi limita o quanto de ar o motor irá admitir. Esse é o, literalmente, gargalo da sua preparação. Aumentando gicleurs, por exemplo, você irá aumentar o quanto de combustível irá pro seu motor, mas o quanto de ar que irá continuará a mesma! Resumindo, alto consumo e não necessariamente melhor desempenho(um leve enriquecimento é bom, mas a partir disso é jogar combustível pelo escapamento). Só combustível no motor não faz ele andar. Precisa de ar para queimar todo esse combustível.

A adaptação de um outro carburador no lugar do original não é das mais trabalhosas, mas precisa de ser feito com cuidado, bem estudado.... Mas é possível sim. E não tem mistério.

Espero ter ajudado, afinal estamos aqui pra isso!

Forte abraço!
            Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Sem pelo menos a dupla carburação,não pode se esperar muita coisa desse 1500.Guarde seu dinheiro pra comprar o kit 1600 alcool ,aproveita que o motor tá aberto poe o comando.Sugestão é pra agora rodar fazer modificaçoes extrernas como escape 4x1 de puma ,volante motor aliviado,embreagem,balanceiros 1.25,ignição eletronica,trabalho nas canetas by vader,filtro conico.Aí quando vc comprar os cabeçotes 6 aletas vai poder usar velas melhores e por a dupla solex e passar pro alcool aí sim esse fuka vai começar aq devorar essa caixa curta.Então vc vai ter que providenciar o pinão e coroa do spII ,pra poder aproveitar todo esse motor.Abraços
              Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

Comment

considerando o que foi dito acerca do TCS10, fui dar uma olhada no site da engle, e pergunto: o comando VZ14 seria algo melhor?

Comment

Maior levante com balanceiro normal. Seria muito beneficiado por uma dupla, pelo menos. Não adianta vc tentar reduzir o gargalo no fim da linha (a válvula) se tem outro gargalo na entrada (bura).

Existe um kit de dupla para cabeçote de entrada simples... Acho até que o fuscaAP vende. Vc também pode tentar arranjar um de gol 1.3 a álcool. Considere dupla carburação central.

Um weber central (de corpo duplo) é utilizado bastante lá fora... precisa de um coletor especial (caro) e sinceramente não é lá essas coisas de performance, porque fica o longo e tortuoso coletor atrapalhando. Adaptar outros carburadores no coletor do fusca, como foi dito, é tarefa razoavelmente simples.

Além disso, uma coisa que ainda não vi te avisarem: o 1500 tem vira com apenas 1 furo de lubrificação. Os viras mais novos tem lubrificação melhorada, pra girar mais. Vc Vai precisar retrabalhar as bronzinas (tem instruções aqui) pra que seu motor seja durável.

Esse colega preparou um 1500
                  http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=4253

Aqui tá o tópico mastigado do Vader (caso vc não tenha encontrado)
                  http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=4432

Forte abraço e boa sorte.
                  Reforma do Fuscão: http://www.flickr.com/photos/3255866...88230798/show/

Comment

e ai carlos!
                    amigo nao tem como vç comparar um pic 30 com uma duplo 40! nem com todo trabalho no pic vç vai chegar a um ter um resultado parecido com o outro!
                    eu te aconselharia a comprar uma dupla carburação 32 que é amplamente superior aos pic30!
                    e vç tem que saber que essa brincadeira ai de motor vai longe! vç tem que ver bem o que vç pode investir e qual resultado vç espera do carro!
                    eu no teu lugar juntava grana comprava dupla carburação! e mais umas melhorias basicas ,ignição eletronica, bobina e cabos melhores etc!
                    um comando de valvulas eu iria de w 110 mesmo! o tcs10 iria melhorar em baixa mas acho que nas medias rotaçoes que eram pra turbina estar funcionando ele vai perder pra w110 que tambem tem mais final! da pra dar aquela esticada bonita!! hehehe!!mas vai ter que abrir o motor pra colocar o comando! entao tem que ver os custos da mao de obra!
                    um kit 1600! e cabeçotes de dupla entrada seria bom tambem! ja dao uma baita melhoria em relação a cabeçotes simples! e da pra usar os cabeçotes no teu kit mesmo! caso nao queira gastar muito!
                    di se ja vai ter um motor bem espertinho! uma taxada!
                    uma melhorada na lubrificação uma bomba nova moderna de 26mm. e uma melhorada na refrigeração! uma capela de kombi!
                    eu acredito que essa receita é a mais barata e a que te daria mais felicidades dentro do possivel!
                    ve ai! se nao vale a pena ir fazendo aos poucos! comprando cabeçotes dupla, a carburaçao a ignição e as demais peças! e deixa comando por ultimo que esse vai ter que mexer internamente no motor!

Comment

Melhorando um 1300/1500

Comment

Working...
                      X