Anúncio

Collapse
No announcement yet.

radiador de óleo na abertura da suspensão dianteira- SP2

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: radiador de óleo na abertura da suspensão dianteira- SP2

Postado originalmente por Andre SP2
    O painel do carro possui temperatura do óleo e quando andamos a 120 km/h em dias quentes, elecomeça a passar da metade. O que vou fazer é instalar " escondido" serão manômetro e termômetro do óleo extras, para monitorar. Não quero detonar o carrinho quando eu quiser puxar o carro a 150 - 160 e segurar um pouco...
    André,

De onde você é?
    O país é grande e as realidades são totalmente diferentes e o pé do dono também. São Paulo, sul de minas por exemplo são realidades totalmente diferentes do centro oeste. Aqui, se quiser é 200km/h toda hora, uma hora inteira... No sul de minas nem no sonho. Existem grandes variáveis, carros preparados para SP quebram quando chegam aqui e um otimo monitoramento é a chave para descobrir o melhor caminho!
    Last edited by luismj; 29-08-2011, 05:38 PM.
    CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
    GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

Comment

Sou do interior do Rio de Janeiro e estou sempre no Rio. Aqui é quente mesmo. E gosto de pegar a estrada, ir a encontros. Meu carro é para passear e acelerar de vez em quando. Gosto de velocidade, acelerar e tocar na estrada, não de arrancar em sinais de trânsito. Conhecendo as câmeras fica mais fácil....rs.....quero andar a mais de 200 km/h no meu SP2. Isso é minha meta. Com amaortecedores mais fortes e lastro na frente.

Comment

Postado originalmente por Andre SP2
        No SP2, temos muitas restrições de espaço e não gostaria de cortar o carro, e com o motor 90,5 X 78,4mm = 2017 cc, que é um sonho meu, não queria ficar muito restrito a ter que andar forte e desacelerar pois o notor está quente. Já sabemos que podemos colocar um radiador de 900 ml com ventoinha ao lado da caixa de marchas, mas será isso suficiente?

Vou trabalhar com carburadores e taxa de 9,0. Cárter seco será quase impossível. Será que somente esse radiador resolve, ou eu teria que colocar outro do outro lado?
        Será que os 2 precisam de ventoinha?

Uma outra pergunta: o fluxo do óleo que passa no radiador, desceria por gravidade ao motor?
        Será que não poderia ter um cárter seco de uns 2 a 4 litros no caminho, depois do radiador....indo pro cárter por gravidade. Será que assim funcionaria? Estou perguntando pois não teremos condições de colocar uma bomba de óleo muito grande, apenas maior um pouco que a original.
        Olá, realmente os motores planos tem esse problema de espaço pra colocar uma bomba de óleo maior, uma solução seria colocar uma bomba de óleo de duplo estágio externa tocada pelo alternador com a vantagem de vc utilizar o cárter seco....hehe, abraço.

Comment

Se eu colocar 2 radiadores em série, neste local, será que a bomba de 30mm
          consegue boa performance? Qual pressão ficaria?
          A Solução do colega acima merecem ser estudadas.
          Olha nas fotos o estrago que é necessário na capa da ventoinha para instalar uma bomba de circulação de meros 26mm!
          Arquivos Anexos
          No final tudo dá certo!
          Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

Comment

Postado originalmente por FUKETEIRO
            Olá, realmente os motores planos tem esse problema de espaço pra colocar uma bomba de óleo maior, uma solução seria colocar uma bomba de óleo de duplo estágio externa tocada pelo alternador com a vantagem de vc utilizar o cárter seco....hehe, abraço.
            o duro é o preço de uma bomba de óleo externa....
            saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
            miura 1979...................60% loading
            fusca 1977...................aguardando na fila
            sp2 1973.....................aguardando na fila
            Puma 1971...................aguardando na fila
            bianco 1977.................aguardando na fila
            projeto gordini boxer.....aguardando na fila

Comment

André SP2

O radiador para colocar na frente que havia lhe falado é esse aqui:

Se conseguirem uma solução para bomba de óleo esse parece ser o caminho mais adequado.
              CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
              GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

Comment

Colega vou dar minha contribuição. 1º você terá que conseguir adaptar pelo menos uma bomba de circulação 30mm (Como? Você terá que estudar todas as hipóteses para poder decidir). Tive um motor 85,5X78,4mm e usava apenas um radiador de óleo de ar condicionado ao lado do câmbio com uma ventoinha grande (ocupava todo o lado oposto do motor de arranque), depois coloquei + um radiador na suspa dianteira (praticamente da largura da suspa), pois iria aumentar posteriormente o motor (Para um 90,5X82). O radiador da suspa dianteira funciona bem e nunca tive problema de superaquecimento, nunca passou de 105º. E já puxei mais de 200km/h na Fuka e já andei uma hora com o pé em baixo variando a velocidade entre 150 a 180km/h (Isso faz uma anarquia na estrada, todos os automóveis começam a te perseguir). Não sei como é a eficiência da ventoinha dos motores planos, mas no meu caso além dos radiadores a tampa do motor é aletada, retirei a tampa entre câmbio e capela, além de ter furado as tampas de válvulas e colocado um breather kit, além de ter utilizado ao invés de mangueiras de óleo, tubulação de cobre do motor até a suspa dianteira, além de flange de filtro de óleo da turbina da Scania utilizando o filtro da Scania também (Bem maior que o Ap que dá na flange). Estou montando o meu motor que será um 90,5X82 com um W125, balanceiros 1.25, volante aliviado em 1,2 Kg, válvulas 40X32 cabeçotes formato Ap e dutos arrombados by Eu, molas de opala, capela de radiador deslocado, bobina Mi, distribuidor Hall, 02 corpos simples 45mm Fabri trabalhados pelo Fabianor e por enquanto comandados por uma HIS Aspro, além de buchas de Teflon e outras miudezas, e acredito que a refrigeração dará conta do motor. Dando ou não dando conta iremos estar sempre em busca da melhora generalizada do conjunto. Espero ter ajudado.

Abraço

Vitor

Comment

Minha curisosidade é a seguinte, colocando o radiador na frente, o que vai resfriar é lógico, o vento! e em dias frios? não é perigoso congelar o óleo lá na frente?

Comment

Minha curisosidade é a seguinte, colocando o radiador na frente, o que vai resfriar é lógico, o vento! e em dias frios? não é perigoso congelar o óleo lá na frente?
                    Acho que não corre esse risco não. O óleo no motor a Ar auxilia na refrigeração mas não é o elemento principal. o elemento principal é o ar, senão seria motor a Óleo, não é mesmo?
                    Agora sério, se o óleo congelasse como carro andando em dias frios, a água no motor a água congelaria até mais fácil, mas mesmo em dias frios a ventoinha arma, não é mesmo?
                    No final tudo dá certo!

Comment

Sei lá, só sei que um dia eu saberei...rs

Comment

Vai se mudar pro Alaska e não contou pra ninguém!
                        No final tudo dá certo!

Comment

haha... aqui quando vem um inverno brabo, bera os 0º. Claro que de noite, mas 5º, 6º durante a manhã é comum. É que vcs no Rio não tem esse problema...rs

Comment

Amigo? Possuo um vw sp2/75 amarelo imperial, 1700 c.c (ar) Para saber com que pressão ficaria, vc poderia instalar um manometro (provisorio) no retorno do oleo imediatamente antes do motor, ou instalar o termometro de oleo graduado (graus celsius) para saber a temperatura do oleo em condições de marcha lenta e na condição severa. Mas em se tratando de bomba de engrenagens a pressão da mesma é medida imediatamente após o fornecimento do fluxo de oleo. Tinha em mente em colocar um radiador de oleo voltado para baixo (mais próximo do motor possivel, para evitar a perda de pressão ao longo do aumento da tubagem ``mangueiras``) para coletar o ``vento`` que passa por debaixo do carro direcionando (atraves de funil/mangueira) este ``vento``para a face de resfriamento do radiador do radiador de oleo; levando em consideração detritos e sujidade que pudessem vir com o ``vento`` produzido pelo veiculo em movimento. O vw sp2 (1700 c.c) desde a sua fabricação apresentava problemas de superaquecimento, acredito que nos dias de hoje com a adoção de oleo sintetico, com a bomba de oleo de maior capacidade, parte deste aumento de temperatura pode ser contornado, é importante verificar o ponto de ignição correto e a viscosidade do oleo para não influir negativamente na temperatura do oleo do motor, alem do Torque correto de todos os parafusos do motor. Conversei com um brod aqui na possibilidade de fazer um resfriador com motor/helice do radiador do Passat para resfriar o radiador de oleo, aí eu teria que levar em consideração as caracteristicas do ``cebolão`` para ligar-desligar nas temperaturas desejadas. Acredito que o termometro de oleo é o primeiro passo para saber a que temperatura trabalha seu motor, na marcha lenta e em ordem de marcha. Tem um multimetro que tem um ``rabicho``termopar que mede (digital) a temperatura do oleo. Tem um brod aqui que fez uns furos extras nas bronzinas em motores preparados (ar), e que surtiu efeito, na minha optica por ser melhor lubrificado gera menos calor naquele ponto, e a temperatura do motor pode diminuir em função disto, favorecendo a não elevação da temperatura do oleo.
                            Na bancada de aferição na VWB, vi que os Fuscas Itamar (eram) são regulados a uma temperatura de óleo a 72 graus Celsius... já é uma referencia..vamos conversando e parabens pelo seu VW SP2... vlw

Postado originalmente por alexfuscao
                            Srs,
                            Estou com um problema de espaço para colocar um radiador de óleo extra no meu SP2. Eu não posso cortar o carro ou colocar no pára-choque dianteiro, e nem mesmo no túnel da caixa de marcha.
                            Alguém já pensou em colocar na abertura da suspensão dianteira, e colocar aletas para jogar o ar para cima, em direção ao mesmo?

Se eu colocar 2 radiadores em série, neste local, será que a bomba de 30mm consegue boa performance? Qual pressão ficaria?

Conto com a ajuda e experiência de vcs.
                            Abraços

Comment

Postado originalmente por [TH3]R3TIFIC4DOR*
                              Brod? Devido a viscosidade do oleo, é mais dificil congelar, mas não podemos esquecer, que qdo o Fusca estiver em marcha lenta,(parado) nada irá refrigerar o radiador de oleo,(se ele estiver colocado na frente) porque não estará recebendo o ar proveniente da ventoinha. E um motor é gerador de calor devido as peças estarem em atrito entre sí, (principalmente aneis e camisas) e pela temperatura das explosões na camara de combustão. Mas em se tratando de projetos de motor, tem que levar em consideração o calor gerado e a refrigeração necessaria para não haver queda de rendimento e não danificar as peças consideradas frageis ao excesso de calor.vlw

Comment

Amigo? Tenho um vw sp2. A ventoinha do motor plano tem como principal caracteristica roubar menos potencia do motor, devido a sua montagem ser diretamente no virabrequim ao passo que no VW Fusca e derivados a ventoinha é acionada por correia tipo v, que neste caso, rouba em media 2 cv do motor. Teria que aprofundar em aerodinamica para calcular o angulo de ataque da helice (pás) para ver o quanto de ar desloca a mais para não comprometer a potencia absorvida pela maior resistencia que resultaria na modificação destas pás. Tem um compromisso: calor gerado/necessidade de resfriamento/perda de potencia para chegar a um resultado desejado.vlw

Postado originalmente por Vmag
                                Colega vou dar minha contribuição. 1º você terá que conseguir adaptar pelo menos uma bomba de circulação 30mm (Como? Você terá que estudar todas as hipóteses para poder decidir). Tive um motor 85,5X78,4mm e usava apenas um radiador de óleo de ar condicionado ao lado do câmbio com uma ventoinha grande (ocupava todo o lado oposto do motor de arranque), depois coloquei + um radiador na suspa dianteira (praticamente da largura da suspa), pois iria aumentar posteriormente o motor (Para um 90,5X82). O radiador da suspa dianteira funciona bem e nunca tive problema de superaquecimento, nunca passou de 105º. E já puxei mais de 200km/h na Fuka e já andei uma hora com o pé em baixo variando a velocidade entre 150 a 180km/h (Isso faz uma anarquia na estrada, todos os automóveis começam a te perseguir). Não sei como é a eficiência da ventoinha dos motores planos, mas no meu caso além dos radiadores a tampa do motor é aletada, retirei a tampa entre câmbio e capela, além de ter furado as tampas de válvulas e colocado um breather kit, além de ter utilizado ao invés de mangueiras de óleo, tubulação de cobre do motor até a suspa dianteira, além de flange de filtro de óleo da turbina da Scania utilizando o filtro da Scania também (Bem maior que o Ap que dá na flange). Estou montando o meu motor que será um 90,5X82 com um W125, balanceiros 1.25, volante aliviado em 1,2 Kg, válvulas 40X32 cabeçotes formato Ap e dutos arrombados by Eu, molas de opala, capela de radiador deslocado, bobina Mi, distribuidor Hall, 02 corpos simples 45mm Fabri trabalhados pelo Fabianor e por enquanto comandados por uma HIS Aspro, além de buchas de Teflon e outras miudezas, e acredito que a refrigeração dará conta do motor. Dando ou não dando conta iremos estar sempre em busca da melhora generalizada do conjunto. Espero ter ajudado.

Abraço

Vitor

Comment

Working...
                                X