Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Taxa de compressão... quanto maior melhor??

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Taxa de compressão... quanto maior melhor??

    Taxa de compressão:
    Vale a pena aumenta-la?

    Nas rodinhas de amigos, todos grande entendedores de preparação de motores, acabam muitas vezes dizendo que para aumentar a potência, devemos elevar a taxa de compressão!!
    É verdade que o aumento da taxa gera aumento da potência, porém não de forma diretamente proporcional.
    Ou seja se aumentarmos a taxa em 10%, não teremos 10% de ganho de potência, mas muito menos que isto!
    Além disto, taxas muito altas implicam em diminuição da suavidade de funcionamento e ocorrências freqüentes de detonação dificultando o ajuste do ponto de ignição.

    Portanto devemos ter uma taxa de compressão adequada, pois seu aumento auxilia no consumo de combustível (item importante também).

    Uma regra razoável para valores máximos para motores VW a ar (aspirados), é a seguinte:

    Comandos mansos (até 280 graus)

    Gasolina (comum ou aditivada) Taxa de 7,5:1
    Gasolina (Premium) Taxa de 8,5:1
    Álcool Taxa de 12:1

    Comandos médios (de 280 até 300 graus)

    Gasolina (comum ou aditivada) Taxa de 8,5:1
    Gasolina (Premium) Taxa de 9,5:1
    Álcool Taxa de 13:1

    Comandos bravos (acima de 300 graus)

    Gasolina (comum ou aditivada) Taxa de 9,0:1
    Gasolina (Premium) Taxa de 10:1
    Álcool Taxa de 14:1


    []s,

    Vader
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

  • #2
    Re: Taxa de compressão... quanto maior melhor??

    Essa vou ganhar o premio "pa de ouro"... mas muito interessante

    Vamos discutir a respeito?

    Comment


    • #3
      Re: Taxa de compressão... quanto maior melhor??

      Me gusta
      Eu infelizmente não tenho um VW a ar para falar sobre, creio que para esse motor seja muito mais sensivel que em um motor refrigerado a agua.
      Sou apenas um mecânico comum mas com grande interesse e conhecimento em preparação que adquiri em foruns e materias que vi na internet faço do meu carro um laboratorio.
      Andava com 14 de taxa no alcool.
      Dai descobri que os caras do marcas e pilotos andam com bastante taxa fui juntando informações e descobri que para o AP eles rebaixam o cabeçote cerca de 2 a 2,5mm rebaixei o meu 2mm e fiz a buretagem.
      Considerando a cilindrada hoje tenho 16,2 de taxa e rodo na rua, ponto limitado e verificado com frequencia também abaixei a temperatura de trabalho do motor. Fica um motor mais sensivel a quebras isso nao tenho duvidas
      Agora pro meu caso é um pouco diferente já que meu comando ''esvazia'' meu motor é um 330x330 com 14 de levante.
      O carro transformou da agua pro vinho é mais perceptivel agora as faixas em que o comando entra e sai, o motor saiu de uma area que ele tinha uma progressão bem estavel e agora ele vem e dá uma patada e vai firme até a faixa em que o motor não vai mais.
      E outra se os caras rodam lá 20 30 minutos com o pé dentro e o pistão não derrete pq o meu vai derreter ? kkkkkkkkkkkkkkk

      Comment


      • #4
        Re: Taxa de compressão... quanto maior melhor??

        Caramba, um post desses tão antigo e sem nenhum comentário?
        Na minha opinião, o aumento de taxa é válido,
        o legal seria saber o limite de taxa que o motor aguenta antes de detonar sozinho, e usar ela.

        Comment


        • #5
          Re: Taxa de compressão... quanto maior melhor??

          e ai saulo como vai gente boa

          Comment


          • #6
            Re: Taxa de compressão... quanto maior melhor??

            [bom o meu graças a voçs vai ficar manso pois hoje consigui fechar o miolo só to mudando o comando e passando pro arcol vamo ve como fica

            Comment


            • #7
              Re: Taxa de compressão... quanto maior melhor??

              Taxa mais alta aquece mais os cabeçotes, então o correto é fazer melhorias no duto de escape, e arredondamento de "cantos" vivos.
              Se for possível deixar as câmaras em formato Ap, melhor ainda!!

              Pra economia sei que é muito válido... Atualmente com motor 1500 e taxa de 7,7:1 uso giclês bem menores que com o 1300 original. A economia é fato, e andando bem melhor que o 1300
              Jéferson S.
              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
              Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

              Comment


              • #8
                Re: Taxa de compressão... quanto maior melhor??

                Acho que a maior economia se da ao fato do torque aumentar então vc precisa pisar menos para chegar onde quer, pois só a alteração da taxa basicamente nao altera em nada a regulagem do carburador.

                Comment


                • #9
                  Re: Taxa de compressão... quanto maior melhor??

                  Já li que a economia acontece pq o volume da camara fica menor, apesar dele puxar o mesmo que sempre, entra menos ar. Não sei se chega a ser verdade mas é possivel.
                  GTMassa
                  Tatui

                  Comment


                  • #10
                    Re: Taxa de compressão... quanto maior melhor??

                    Honestamente, entendo que a maioria de vocês gosta de velocidade (afinal quem não gosta), acho que quem tenta aumentar a potência do motor sem trocar de motor, uma hora vai ser cobrado - mas pode ser que você não se importe com isso não é?

                    Não tem jeito, para não gastar 3 vezes, junte e troque para um motor com maior cilindrada que foi projetado para os cavalos a mais que você deseja.
                    Last edited by 777User; 23-05-2012, 09:32 AM.
                    Curitiba-PR
                    Morando em: São Braz/Santa Felicidade

                    Comment


                    • #11
                      Re: Taxa de compressão... quanto maior melhor??

                      Bem no meu caso que tenho controle preciso de ponto acho que vou pras cabeças...meu comandinho (301º) tambem ajuda.

                      Aliado ao trampo no cabeçote acho que vou rodar na cana!!!

                      So paro de fuçar no mileoito quando bater 150Cvs

                      Comment


                      • #12
                        Re: Taxa de compressão... quanto maior melhor??

                        Olá,

                        No meu 1.9 estou com 12,8 de taxa.
                        Como estou amaciando o motor ainda não sei os efeitos totais da taxa, pois tenho evitado pisar tudo ....

                        Tenho uma expectativa parecida com a do museu. Qualquer coisa acima de 140 cv tá valendo.

                        []s
                        Fernando.
                        Fusca - 1968
                        1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
                        123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

                        http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

                        Comment


                        • #13
                          Re: Taxa de compressão... quanto maior melhor??

                          Trampo você se refere as camaras feitas museu ?

                          Comment


                          • #14
                            Re: Taxa de compressão... quanto maior melhor??

                            meu 1775cc tem 9.8 de taxa pra gasolina, ando com um ponto atrasado pq se tacar no ponto ele bate pino com gasolina comun, ja com gasolina podium... o bixo fica bravo, anda bem mais, vira outro carro.
                            Aspro 1775cc disfarçado de 1300...
                            Rua não é disputa, é convivencia

                            Comment


                            • #15
                              Re: Taxa de compressão... quanto maior melhor??

                              Postado originalmente por Brenio
                              Trampo você se refere as camaras feitas museu ?
                              Sim, camaras e angulos.

                              Comment

                              Working...
                              X