Taxa de compressão:
Vale a pena aumenta-la?
Nas rodinhas de amigos, todos grande entendedores de preparação de motores, acabam muitas vezes dizendo que para aumentar a potência, devemos elevar a taxa de compressão!!
É verdade que o aumento da taxa gera aumento da potência, porém não de forma diretamente proporcional.
Ou seja se aumentarmos a taxa em 10%, não teremos 10% de ganho de potência, mas muito menos que isto!
Além disto, taxas muito altas implicam em diminuição da suavidade de funcionamento e ocorrências freqüentes de detonação dificultando o ajuste do ponto de ignição.
Portanto devemos ter uma taxa de compressão adequada, pois seu aumento auxilia no consumo de combustível (item importante também).
Uma regra razoável para valores máximos para motores VW a ar (aspirados), é a seguinte:
Comandos mansos (até 280 graus)
Gasolina (comum ou aditivada) Taxa de 7,5:1
Gasolina (Premium) Taxa de 8,5:1
Álcool Taxa de 12:1
Comandos médios (de 280 até 300 graus)
Gasolina (comum ou aditivada) Taxa de 8,5:1
Gasolina (Premium) Taxa de 9,5:1
Álcool Taxa de 13:1
Comandos bravos (acima de 300 graus)
Gasolina (comum ou aditivada) Taxa de 9,0:1
Gasolina (Premium) Taxa de 10:1
Álcool Taxa de 14:1
[]s,
Vader
Vale a pena aumenta-la?
Nas rodinhas de amigos, todos grande entendedores de preparação de motores, acabam muitas vezes dizendo que para aumentar a potência, devemos elevar a taxa de compressão!!
É verdade que o aumento da taxa gera aumento da potência, porém não de forma diretamente proporcional.
Ou seja se aumentarmos a taxa em 10%, não teremos 10% de ganho de potência, mas muito menos que isto!
Além disto, taxas muito altas implicam em diminuição da suavidade de funcionamento e ocorrências freqüentes de detonação dificultando o ajuste do ponto de ignição.
Portanto devemos ter uma taxa de compressão adequada, pois seu aumento auxilia no consumo de combustível (item importante também).
Uma regra razoável para valores máximos para motores VW a ar (aspirados), é a seguinte:
Comandos mansos (até 280 graus)
Gasolina (comum ou aditivada) Taxa de 7,5:1
Gasolina (Premium) Taxa de 8,5:1
Álcool Taxa de 12:1
Comandos médios (de 280 até 300 graus)
Gasolina (comum ou aditivada) Taxa de 8,5:1
Gasolina (Premium) Taxa de 9,5:1
Álcool Taxa de 13:1
Comandos bravos (acima de 300 graus)
Gasolina (comum ou aditivada) Taxa de 9,0:1
Gasolina (Premium) Taxa de 10:1
Álcool Taxa de 14:1
[]s,
Vader
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