Anúncio

Collapse
No announcement yet.

OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Qual óleo colocar!!????

    Postado originalmente por glcallegari
    É uma dúvida que também tenho!
    Que eu saiba, óleo não estraga! Se estragasse não poderia ficar na prateleira da loja esperando por compradores!
    Realmente óleo pode não ter validade se ficar na prateleira, mas apartir do momento que entrou em contato com combustivel dentro do motor, aí passa a ter.
    Se não for usar filtro de óleo, o que acho ideal para o vw é trocar a cada 3500km ou 01 ano, o q vencer primeiro, e de preferencia limpar o filtro de tela da bomba em cada troca pq alí q fica acumulada a maior parte da sujeira do motor, já q o mesmo não tem filtro.

    abraço.
    ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

    Comment


    • Re: Qual óleo colocar!!????

      Postado originalmente por DanielRS
      Realmente óleo pode não ter validade se ficar na prateleira, mas apartir do momento que entrou em contato com combustivel dentro do motor, aí passa a ter.
      Se não for usar filtro de óleo, o que acho ideal para o vw é trocar a cada 3500km ou 01 ano, o q vencer primeiro, e de preferencia limpar o filtro de tela da bomba em cada troca pq alí q fica acumulada a maior parte da sujeira do motor, já q o mesmo não tem filtro.

      abraço.
      Pois é! Mas eu não consigo entender o porquê! O simples fato do óleo entrar em contato com o combustível faz com que o mesmo seja diluído e sua viscosidade seja prejudicada! Mas o tempo de uso não fará diminuir a viscosidade! A não ser que com o tempo mais e mais combustível seja adicionado ao óleo diminuindo, assim, a sua viscosidade e capacidade de lubrificação! Mas o tempo por si só não! A não ser que o tempo faça aumentar a quantidade de combustível que se mistura ao óleo, mas nesse caso, é melhor levar o motor a um mecânico! Certo?
      Ou seria pelo fato de após 1 ano os sedimentos serem muitos no motor ao ponto que seria interessante trocar o óleo? Seria uma explicação mais correta! Mas um carro que não anda por um ano tem seu óleo vencido? Essas perguntas mostram que essas afirmações não fazem muito sentido!
      Desculpe o ceticismo, mas é força do hábito!
      Obrigado!
      São João do Polêsine - RS
      4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

      Comment


      • Re: Qual óleo colocar!!????

        estava olhando minhas anotações e descobri que nos ultimos 5 anos rodei menos de 10.000 km, sempre troquei o óleo a cada 1 ano ou 2.000km se fosse trocar a cada 3.500km teria economizado muito e troco o óleo do cambio a cada 3 anos.

        Comment


        • Re: Qual óleo colocar!!????

          Postado originalmente por flatsuda
          estava olhando minhas anotações e descobri que nos ultimos 5 anos rodei menos de 10.000 km, sempre troquei o óleo a cada 1 ano ou 2.000km se fosse trocar a cada 3.500km teria economizado muito e troco o óleo do cambio a cada 3 anos.
          Óleo se troca a cada 3000km se for SJ, e a cada 5000km se for SL ou superior, em carros refrigerados a àgua que possuem filtro de óleo. No caso do motor a ar, até se pode trocar com 5000km mas terá de ser dentro de 6 meses(com uma certa margem de tolerância) ou o que vencer primeiro, a quilometragem ou o tempo de uso.
          Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
          Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
          Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
          Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
          Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
          volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

          VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
          Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

          Comment


          • Re: Qual óleo colocar!!????

            Postado originalmente por maurilio
            Óleo se troca a cada 3000km se for SJ, e a cada 5000km se for SL ou superior, em carros refrigerados a àgua que possuem filtro de óleo. No caso do motor a ar, até se pode trocar com 5000km mas terá de ser dentro de 6 meses(com uma certa margem de tolerância) ou o que vencer primeiro, a quilometragem ou o tempo de uso.
            Mais do mesmo...

            Isso já havia sido dito anteriormente! Acho que está bem claro! Mas a questão é por que o óleo vence em 6 meses? Do ponto de vista físico-químico não faz sentido, pelo menos para mim não faz sentido! Onde está o embasamento dessa afirmação? No Manual do Fusca 82 não diz isso! Pelo contrário! Diz apenas para trocar o óleo aos 1000 km , aos 7500 km e após a cada 7500 km, (pessoalmente eu acho um exagero!) mesmo usando as marcas de óleo mais conhecidas! Há uma nota mais abaixo indicando que se o veículo opera em estadas de terra ou faz muitas paradas essa freqüência deve ser mais curta, mas não fala nada de 6 meses (e nem qual é essa freqüência)! Será que os engenheiros da VW estáo tão enganados assim! Para mim esse negócio de 6 meses é mito! E eu refutarei essa idéia até que alguém me prove o contrário com provas científicas! Caso contrário defenderei a tese de que 6 meses é um mito! Um mito que favorece a industria de lubrificantes!
            São João do Polêsine - RS
            4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

            Comment


            • Re: Qual óleo colocar!!????

              Postado originalmente por glcallegari
              Mais do mesmo...

              Isso já havia sido dito anteriormente! Acho que está bem claro! Mas a questão é por que o óleo vence em 6 meses? Do ponto de vista físico-químico não faz sentido, pelo menos para mim não faz sentido! Onde está o embasamento dessa afirmação? No Manual do Fusca 82 não diz isso! Pelo contrário! Diz apenas para trocar o óleo aos 1000 km , aos 7500 km e após a cada 7500 km, (pessoalmente eu acho um exagero!) mesmo usando as marcas de óleo mais conhecidas! Há uma nota mais abaixo indicando que se o veículo opera em estadas de terra ou faz muitas paradas essa freqüência deve ser mais curta, mas não fala nada de 6 meses (e nem qual é essa freqüência)! Será que os engenheiros da VW estáo tão enganados assim! Para mim esse negócio de 6 meses é mito! E eu refutarei essa idéia até que alguém me prove o contrário com provas científicas! Caso contrário defenderei a tese de que 6 meses é um mito! Um mito que favorece a industria de lubrificantes!
              Realmente não existe uma data de validade, principalmente se estamos falando de motores originais...mas embasado em uma frota de dez veículos Crevrolet, da qual eu tenho responsabilidade, por sinal veículos 2004/2006/2008 e todos estão bem de saúde mesmo usando óleo SJ e quase todos próximos dos 200 mil km, apenas os 2008 ainda não estão...já vi diversos motores novos e também de fusca ficarem com um tipo de pixe dentro do cabeçote e o motor fundir por esse problema, quando alguma dessas partes solta-se e entope algum duto de lubrificação e ainda mais, motores fundidos com 50 mil km...eu particularmente não arrisco mais que 5000 km, mas se algum de nossos amigos discorda, não tenho nada contra, mas se já não pago IPVA, o custo por km/rodado é pequeno, não me custa nada gastar 30 reais numa troca a cada 5000 ou 6 meses para manter sua saúde em dia. Meu sogro tem uma Brasília, a qual foi trocar o óleo depois de pouco mais de um ano...carro de cidade, roda um pouco e para, roda mais um pouco e para...na hora que fomos tirar o óleo, saiam placas sólidas de óleo que por muita sorte não entupiram nada e após a troca o funcionamento do motor, os barulhos até mudam...eu troco e vou continuar trocando..tenho um Passat e o Gol a ar e nunca tive problemas por esse tipo de questão, e olha que o Passat está comigo a mais de 24 anos e o Gol está a mais de 14 anos.Ainda em tempo, a média do brasileiro rodar anual é de cerca de 10.000km, logo 5000 km devem rondar a casa dos 5 meses...então, se vcs se encaixam nesse perfil existe até uma margem de tolerância para mais no tempo para troca de óleo.
              Last edited by maurilio; 15-03-2009, 06:47 PM.
              Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
              Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
              Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
              Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
              Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
              volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

              VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
              Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

              Comment


              • Re: Qual óleo colocar!!????

                Postado originalmente por maurilio
                Realmente não existe uma data de validade, principalmente se estamos falando de motores originais...mas embasado em uma frota de dez veículos Crevrolet, da qual eu tenho responsabilidade, por sinal veículos 2004/2006/2008 e todos estão bem de saúde mesmo usando óleo SJ e quase todos próximos dos 200 mil km, apenas os 2008 ainda não estão...já vi diversos motores novos e também de fusca ficarem com um tipo de pixe dentro do cabeçote e o motor fundir por esse problema, quando alguma dessas partes solta-se e entope algum duto de lubrificação e ainda mais, motores fundidos com 50 mil km...eu particularmente não arrisco mais que 5000 km, mas se algum de nossos amigos discorda, não tenho nada contra, mas se já não pago IPVA, o custo por km/rodado é pequeno, não me custa nada gastar 30 reais numa troca a cada 5000 ou 6 meses para manter sua saúde em dia. Meu sogro tem uma Brasília, a qual foi trocar o óleo depois de pouco mais de um ano...carro de cidade, roda um pouco e para, roda mais um pouco e para...na hora que fomos tirar o óleo, saiam placas sólidas de óleo que por muita sorte não entupiram nada e após a troca o funcionamento do motor, os barulhos até mudam...eu troco e vou continuar trocando..tenho um Passat e o Gol a ar e nunca tive problemas por esse tipo de questão, e olha que o Passat está comigo a mais de 24 anos e o Gol está a mais de 14 anos.Ainda em tempo, a média do brasileiro rodar anual é de cerca de 10.000km, logo 5000 km devem rondar a casa dos 5 meses...então, se vcs se encaixam nesse perfil existe até uma margem de tolerância para mais no tempo para troca de óleo.
                Muito bem! Eu não discordo totalmente! Não estou discutindo que trocar não é bom! Claro que temos que trocar! Isso é óbvio!!!!
                Mas o ponto que questiono é o tal de 6 meses (ou 5, que seja)! De onde vem essa afirmação! O único fator de envelhecimento do óleo é o uso, ou seja a quilometragem! É como um rolamento, ele se desgasta com o uso, se não usar, ele não gasta! E essas tais placas de óleo e pixe, são devido ao tempo? Será? Se fosse, também formaria placas dentro da garrafa de óleo que está na prateleira da loja!!!!! É como eu disse antes! Óleo na prateleira não vence, mas no motor vence? Isso é estranho! Eu não estou discutindo em qual quilometragem trocar! Isso já é sabido! O que eu discuto é que você coloca óleo no motor, e em 6 meses tenho que trocar de novo mesmo tendo rodado apenas 100 km! Isso é o que me intriga!!! E em toda essa conversa, ninguém disse porquê!!! E não me interessa se o óleo é barato ou é caro! Não é essa a pergunta! Não é essa a questão! A pergunta é por que tem que trocar em 6 meses? É uma pergunta símples! Cuja a resposta é:
                Devemos trocar aos 6 meses porque...(escreva aqui a sua resposta)...
                São João do Polêsine - RS
                4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

                Comment


                • Re: Qual óleo colocar!!????

                  Postado originalmente por glcallegari
                  Muito bem! Eu não discordo totalmente! Não estou discutindo que trocar não é bom! Claro que temos que trocar! Isso é óbvio!!!!
                  Mas o ponto que questiono é o tal de 6 meses (ou 5, que seja)! De onde vem essa afirmação! O único fator de envelhecimento do óleo é o uso, ou seja a quilometragem! É como um rolamento, ele se desgasta com o uso, se não usar, ele não gasta! E essas tais placas de óleo e pixe, são devido ao tempo? Será? Se fosse, também formaria placas dentro da garrafa de óleo que está na prateleira da loja!!!!! É como eu disse antes! Óleo na prateleira não vence, mas no motor vence? Isso é estranho! Eu não estou discutindo em qual quilometragem trocar! Isso já é sabido! O que eu discuto é que você coloca óleo no motor, e em 6 meses tenho que trocar de novo mesmo tendo rodado apenas 100 km! Isso é o que me intriga!!! E em toda essa conversa, ninguém disse porquê!!! E não me interessa se o óleo é barato ou é caro! Não é essa a pergunta! Não é essa a questão! A pergunta é por que tem que trocar em 6 meses? É uma pergunta símples! Cuja a resposta é:
                  Devemos trocar aos 6 meses porque...(escreva aqui a sua resposta)...
                  Como já conversamos sobre isso, realmente o óleo na prateleira, livre de oxigênio e de impurezas dura bem dizer a vida toda, mas dentro do motor ele sofre ações diversas que deterioram os aditivos do óleo. Como eu comentei acima também, esse cálculo é feito em cima do tempo para se atingir 5000km, ou 10000km que é a média do brasileiro rodar anualmente. Logicamente, que se vc usa seu carro muito pouco, essa margem poderá ser estendida por mais tempo, mas vc verá que depois de ano dentro do motor, mesmo sem rodar muito, o óleo vai continuar lubrificando, mas sua eficiência e aditivação não serão os mesmos, mas cada caso é um caso diferente, mas na média 5000km serão percorridos em 6 mesmes. Tire o óleo do seu motor depois de 1 ano e comprare com um zero bala, pegue na mão e sinta se a viscosidade será a mesma, sinta o cheiro e veja se não terá vestigios de combustível e limálhas de ferro ou alumínio doi desgaste do motor. Existiam, tempos atrás acessórios que colocavam um ímã no cárter dos veículos e prometiam mais longevidade ao motor, e isso tem fundamento pois a limalha é retida não somente pelo filtro e também pelo ímã, o que ajudaria bastante, mas em relação a deterioração do óleo dentro do motor e fora dele, as situações são bem diferentes.
                  Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                  Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                  Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                  Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                  Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                  volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

                  VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                  Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

                  Comment


                  • Re: Qual óleo colocar!!????

                    Postado originalmente por maurilio
                    Como já conversamos sobre isso, realmente o óleo na prateleira, livre de oxigênio e de impurezas dura bem dizer a vida toda, mas dentro do motor ele sofre ações diversas que deterioram os aditivos do óleo. Como eu comentei acima também, esse cálculo é feito em cima do tempo para se atingir 5000km, ou 10000km que é a média do brasileiro rodar anualmente. Logicamente, que se vc usa seu carro muito pouco, essa margem poderá ser estendida por mais tempo, mas vc verá que depois de ano dentro do motor, mesmo sem rodar muito, o óleo vai continuar lubrificando, mas sua eficiência e aditivação não serão os mesmos, mas cada caso é um caso diferente, mas na média 5000km serão percorridos em 6 mesmes. Tire o óleo do seu motor depois de 1 ano e comprare com um zero bala, pegue na mão e sinta se a viscosidade será a mesma, sinta o cheiro e veja se não terá vestigios de combustível e limálhas de ferro ou alumínio doi desgaste do motor. Existiam, tempos atrás acessórios que colocavam um ímã no cárter dos veículos e prometiam mais longevidade ao motor, e isso tem fundamento pois a limalha é retida não somente pelo filtro e também pelo ímã, o que ajudaria bastante, mas em relação a deterioração do óleo dentro do motor e fora dele, as situações são bem diferentes.
                    Me desculpe Maurilio, mas você está redondamente enganado!
                    Você não está entendendo a questão principal e também está usando argumentos falaciosos! Sei que não é intencionalmente, mas isso as vezes acontece mesmo com cientistas como eu que procuram fugir das falácias (para saber mais sobre falácias, leia o capítulo "Detectando Mentiras" do Livro "O Mundo Assombrado por Demônios" de Carl Sagan)!
                    O Nosso corpo humano é o pior instrumento de medida que existe! Um exemplo, é que uma pessoa pode estar achando o dia frio, enquanto outra acha o dia quente! Ou duas pessoas comparando um objeto, podem dar medidas diferentes de suas massas! Portanto para averiguar a viscosidade do óleo, só mesmo um viscosímetro (que é um tubo capilar inclinado cuja uma das extremidades é uma cuba).
                    Outro argumento que você usou: O óleo na garrafa não fica sob a ação do oxigênio atmosférico! - Não é verdade! Pois o óleo não é embalado à vácuo (pois tem ar dentro da garrafa, pouco, mas tem! Vinho não tem!)! E tem mais! Óleo lubrificante não reage com oxigênio e não oxida! Óleo lubrificante é não é hidrofilo, ou seja ele não absorve umidade ou água! O óleo é composto por moléculas apolares, enquanto a água é polar. Ou seja eles não vão se misturar!
                    Mas tem alguns pontos que eu concordo! O óleo se mistura com a gasolina! Esse é um ponto verdadeiro! Os fuscas gringos possuem um parafuso imantado (ou arruela, não sei ao certo) no reservatório do carter para capturar a limalha de ferro. Concordo que na média 5000 km dá 6 meses, mas esse já é um argumneto inválido, pois é falacioso!
                    Mas se você reler tudo com calma e procurar analisar cada sentença irá enter no ponto que quero chegar!
                    Não há, pelo menos até agora não vi nenhuma, evidência de que o óleo envelheça dento de um motor "PARADO"!!!!! Óleo dentro da garrafa e dentro carter é a mesma coisa! São 2 ambientes fechados com uma atmosfera restrita!
                    Mas é claro que se andarmos com o carro, aí sim o óleo envelhece! Mas não é o fator tempo que o envelhece, e sim o fator quilometragem (uso, é como um sapato! Aquele par que você mais usa é que mais vai gastar.)! Portanto não interessa quanto tempo tem o óleo, e sim a quilometragem rodada!
                    Aí você vai me dizer: Ah mas tem pixe no fundo, tem placas, tem sujeira, tem fuligem, tem limalha, etc. - Lógico! É fruto do desgaste devido ao uso!
                    Mas eu volto a afirmar que se eu trocar o óleo e deixar o motor parado por 1 ano ou mais o óleo vai estar igual (a não ser que o motor tenha algum prolblema! Aí já são outros 500!).
                    Mas aí você vai me dizer de novo que deixando o carro parado o motor vai encranhar! Sim vai! Você vai ter que movimentá-lo! O óleo vai sujar com todo o tipo de nhaca que formou nas partes não lubrificadas e terá que substituir o óleo! Mas foi por isso! E não por que o óleo venceu a 6 meses!
                    Olha! É sério! Eu procurei bastante até hoje e não achei escrito em lugar algum que óleo envelheça na atmosfera! Se alguém souber de algum artigo, por favor coloque o link para nos podermos analizar!
                    Eu estou argumentando contra os 6 meses (ou que tempo for), mas admito que posso estar errado! Não sou dono da verdade! Eu apenas a procuro!
                    Se eu estou ofendendo alguém, por faver me desculpem, mas não foi essa a intenção!
                    Para terminar vou contar uma parábola para vocês ficarem pensando um pouco:

                    "A mulher de um casal recém casado, estava preparando um peixe que o marido comprou na feira! O Peixe não era grande, mas a mulher cortou o rabo e a cabeça e as jogou fora, e vez de assá-lo por inteiro. O Marido perguntou o porque disso e ela respondeu que a mãe dela sempre fez assim! O Marido ficou encucado e no dia seguinte foi visitar a sogra, e perguntou porque ela cortava a cabeça e o rebo fora do peixe, e a sogra respondeu a mesma coisa: "Minha mãe sempre fez assim!" - Por sorte a mãe da sogra ainda era viva, e impelido por sua curiosidade o homem foi até a casa da avó de sua esposa perguntar o porque de cortar a cabeça e o rabo fora se em todas as receitas de peixe que conhecia não dizia nada sobre isso. Chegando lá ele pergunta a avó de sua mulher porque ela cortava o rabo e o peixe fora, e ela protamente respondeu:
                    "Porque não cabia na panela eu eu não tinha uma maior!!!!"
                    Moral da história: As veses fasemos coisas que ou outros sempre fiseram, mas nunca nos perguntamos o porquê e se realmente é necessário continuar fasendo!
                    Um abraço!
                    São João do Polêsine - RS
                    4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

                    Comment


                    • Re: Qual óleo colocar!!????

                      Postado originalmente por maurilio
                      Como já conversamos sobre isso, realmente o óleo na prateleira, livre de oxigênio e de impurezas dura bem dizer a vida toda, mas dentro do motor ele sofre ações diversas que deterioram os aditivos do óleo. Como eu comentei acima também, esse cálculo é feito em cima do tempo para se atingir 5000km, ou 10000km que é a média do brasileiro rodar anualmente. Logicamente, que se vc usa seu carro muito pouco, essa margem poderá ser estendida por mais tempo, mas vc verá que depois de ano dentro do motor, mesmo sem rodar muito, o óleo vai continuar lubrificando, mas sua eficiência e aditivação não serão os mesmos, mas cada caso é um caso diferente, mas na média 5000km serão percorridos em 6 mesmes. Tire o óleo do seu motor depois de 1 ano e comprare com um zero bala, pegue na mão e sinta se a viscosidade será a mesma, sinta o cheiro e veja se não terá vestigios de combustível e limálhas de ferro ou alumínio doi desgaste do motor. Existiam, tempos atrás acessórios que colocavam um ímã no cárter dos veículos e prometiam mais longevidade ao motor, e isso tem fundamento pois a limalha é retida não somente pelo filtro e também pelo ímã, o que ajudaria bastante, mas em relação a deterioração do óleo dentro do motor e fora dele, as situações são bem diferentes.

                      eu teho o parafuso "Bujão" do carter imantado p/ vender
                      http://www.fuscaweb.com.br/loja/produto.aspx?ID=108

                      Last edited by felipedmori; 17-03-2009, 03:39 PM.
                      Felipe Mori
                      Osasco - SP
                      --------------------------------------------------------

                      Comment


                      • Re: Qual óleo colocar!!????

                        Glcallegari, o que vc fala sobre motor parado é correto, e é claro que não e´necessário trocar se o motor estiver parado. Quando se deixa um carro parado por ano, anos etc,etc vc deve esgotar totalmente o cárter, retirar as velas, trocar o óleo do motor, injetar uma pequena quantidade de óleo na cabeça dos pistões(por isso a retirada das velas) e girar com uma chave o eixo virabrequim para que o óleo depositado na cabeça dos pistões forme um filme de proteção, recoloque as velas e terá motor para guardar durante anos se quiser. Até aí vc concorda e eu também que não haverá funcionamento do motor, apesar da movimentação dos pistões. Vc mesmo disse que com o desgaste e o combustível vc concorda, não é ? Pra mim já está de bom tamanho. Vc, sem usar o motor e com óleo novo, o prazo de validade será muito longo, se do contrário vc usar o motor, nem que seja por poucos dias por semana haverá impurezas depositadas no óleo, que em nossos motores ainda é mais crítico, sendo a troca dele a única maneira de retirar impurezas e limalhas do motor...então já que vc têm outra opinião sobre a troca em 6 meses, faça uma experiência com o seu motor e poste pra nós os resultados daqui a um ou mais anos supondo que vc demore mais de 1 ano para percorrer 5000 km entre cidade e pista, pois estamos curiosos para ver se estamos jogando dinheiro fora, alimentando crenças que só fazem aumentar os lucros das empresas de petróleo/lubrificantes e essa idéia de que troca a cada seis meses ou 5000km estão erradas, embasado técnicamente sobre o ocorrido em sua experiência. Aguardamos ansiosos.
                        Abraço.
                        Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                        Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                        Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                        Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                        Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                        volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

                        VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                        Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

                        Comment


                        • Re: Qual óleo colocar!!????

                          no meu caso, troco o óleo do motor a cada 12 meses, pois neste período não rodo 2.000km, quando retiro o óleo a aparencia é boa, mas no bujão sempre tem um pouco de borra junto a peneira.

                          Comment


                          • Re: Qual óleo colocar!!????

                            Postado originalmente por flatsuda
                            no meu caso, troco o óleo do motor a cada 12 meses, pois neste período não rodo 2.000km, quando retiro o óleo a aparencia é boa, mas no bujão sempre tem um pouco de borra junto a peneira.
                            nossa vc mal roda com ele entao.

                            acho que no seu caso tudo bem trocar a cada ano. Mais mesmo assim talvez a cada 6 meses possa ser legal
                            Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                            Comment


                            • Re: Qual óleo colocar!!????

                              Então, Flatsuda...essa borra, se vc usar o carro por maior quilometragem e a temperatura do motor ficar mais alta, pode se soltar, em pedaços e acabar entupindo alguma passagem de óleo, ou se não entupir totalmente, pode diminuir seu diâmetro. A borra pode entupir o respiro do óleo do motor e sem ter pra onde ir vai gerar vazamentos chatos em diversas partes do motor, tais como base do radiador de óleo,cilindros, capas de tuchos, retentor do volante e etc. Essa utilização de rodar pouco é a pior que se pode fazer, todo mundo pensa que a pior é ficar dando ralo por aí, andando a milhão e não é. A utilização na cidade em para e anda desliga é pior que andar 600km de uma vez só. Ela se comprara à utilização na terra, poeira e etc.
                              Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                              Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                              Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                              Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                              Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                              volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

                              VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                              Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

                              Comment


                              • Re: Qual óleo colocar!!????

                                Senti uma certa ironia hehehehe! Mas tudo bem! Que bom que estamos concordando! É isso mesmo que eu estou dizendo! Quanto mais usar mais rápido terá de trocar! Quanto menos usar mais longo será o prazo (dentro de um certo limite, pois se o carro ficar muito parado, o filme protetor deverá se desfazer, e no momento em que for ligá-lo sem os procedimentos citados anteriormente, poderá causar danos maiores! Não é mesmo? Neste caso, com o atrito maior, será maior o nível de impurezas no óleo)! Eu estou esperando vencer os 5000 km (que dificilmente passa de 1 ano, mesmo andando em fins de semana!)! Daí eu posto os meus testes! Estou usando Havoline Energy 5W30 (seguindo uma sugestão do Master Vader! Já me chamaram de louco por causa disso!). E até agora não tenho nenhuma objeção! Verifico o óleo toda a semana e não baixou quase nada! Ando com ele 1 ou 2 veses por semana. Vou até a estrada dar um pau nele de vez em quando (tomando os devidos cuidados de aquecer e esperar lubrificar primeiro)! Quando eu coloquei este óleo, eu limpei a peneira! Na próxiam eu vejo o estado dela novamente.
                                Uma boa seria colocar uma bomba de circulação externa com filtro de óleo! Redusiria bastante o problema da borra (pelo menos eu acho!). Outra seria dar uma limpada de vez em quando no fundo do carter. Ou é viagem?
                                Concordo que rodar pouco é problema! Ligar o Fusca só para ir até a padaria na esquina e voltar não é muito bom não!
                                São João do Polêsine - RS
                                4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

                                Comment

                                Working...
                                X