Anúncio

Collapse
No announcement yet.

OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Qual óleo colocar!!????

    Postado originalmente por FUKETEIRO
    Olá, sou Preparador e só uso o Mobil Super 4T, o motor do Fusca não tem folgas pra usar óleo com essa viscosidade, eu tenho um motor preparado aqui que ja rodou 40.000km no cacete e ainda é std, pode por sem medo, abraço.
    Estou usando este Mobil + molikote A2.

    Realmente oleo 5w "algo" eh bom para cabeçote com tuchos hidraulicos, acaba a batedeira ao ligar.

    "Oleo bom eh oleo novo"

    Comment


    • Re: Qual óleo colocar!!????

      Nos fóruns de motocicletas há muita reclamação do óleo Mobil 4T. Mas muita mesmo!

      Dizem que o óleo afina absurdamente em altas temperaturas e que só é recomendado no manual das CGs porque a Honda e a Mobil são parceiras comerciais, tipo FIAT e Petronas (Selénia).

      Sei não, sempre fui contra usar óleo de moto em carro (inclusive já discutimos muito isso aqui heheheheh) e agora que vi esses comentários da turma da motos imagino que um óleo de motocicleta que não é bom nem para motocicleta, não pode ser bom para um motor... Eu tomaria cuidado com esses experimentalismos!
      Fusquinha 1300 1970 1ª série
      40 anos provocando sorrisos por onde passa!

      Comment


      • Re: Qual óleo colocar!!????

        Alguém já usou o Triboil?

        Comment


        • Re: Qual óleo colocar!!????

          Postado originalmente por guisnu
          Nos fóruns de motocicletas há muita reclamação do óleo Mobil 4T. Mas muita mesmo!

          Dizem que o óleo afina absurdamente em altas temperaturas e que só é recomendado no manual das CGs porque a Honda e a Mobil são parceiras comerciais, tipo FIAT e Petronas (Selénia).

          Sei não, sempre fui contra usar óleo de moto em carro (inclusive já discutimos muito isso aqui heheheheh) e agora que vi esses comentários da turma da motos imagino que um óleo de motocicleta que não é bom nem para motocicleta, não pode ser bom para um motor... Eu tomaria cuidado com esses experimentalismos!
          Amigão, oque afina são os zóios dos cgzeiros que colocam óleo de carro no motor da moto porque é mais barato, nem sequer olham o manual da moto, eu tenho só 28 anos de experiência, pergunta ao Trimilika se ele usa outro óleo, pergunta ao Chico Biela também, só esclarecendo as motos Honda injetadas não usam Mobil Super 4T, é um óleo específico, ta no manual da moto, por mim vc pode colocar coca cola no motor de seu Fusca.....hehe, abraço.
          Ps. Tenho dois Amigos dono de oficina de moto.
          http://www.honda.com.br/imprensa/not...ocicletas.aspx
          Last edited by FUKETEIRO; 04-02-2012, 07:06 AM.

          Comment


          • Re: Qual óleo colocar!!????

            Quanto ao Mobil, o pessoal usa o próprio para carro, de especificação SM.


            FUKETEIRO, achei que era só aqui que o pessoal fazia isso, eles esquecem que o óleo pra moto tem aditivo pra embreagem.

            Comment


            • Re: Qual óleo colocar!!????

              FUKETEIRO, eu admiro seu entusiasmo com o tal do óleo para motor/câmbio/embreagem Mobil 4T.


              O Trimilika eu não conheço e muito menos sei por sabe-se lá qual motivo ele usa esse óleo ultrapassado

              O Chico Biela usa Mobil, verdade, mas Mobil para carros, 20W50 SM. É só ver um tópico no Fórum Fusca Brasil onde um usuário dá a ele 7 opções de lubrificantes e o Chico diz quais ele gosta e qual ele usa em Fuscas de rua.

              Se for para citar "cobras", cito o Master Vader, que usa 5W30 SM. Óleo de carro usado em carro.

              Experiencia é sempre bom, mas só faz diferença na área em que a gente trabalha. Não adianta montar 500 motores na vida e não acompanhar de perto o uso desses motores, o lubrificante usado por cada um deles e no fim da vida útil dos motores avaliar o desgaste de cada motor sofreu com cada óleo usado. Se não fizer isso, é tudo "achometro", ou seja, não vale de quase nada.

              É exatamente para realizar esses testes demorados e em condições plenamente equivalentes para todos os óleos lubrificantes do mercado que existem associações e institutos como a SAE, a API, a ACEA, a ILSAC...
              Se um óleo passa nos mais rigorosos testes, ele recebe uma classificação boa, senão, não. Nisso sim a experiencia conta quando o assunto é lubrificação, pois quem trabalha nos laboratórios dos fabricantes de óleo e nessas instituições pode saber, por experiencia, quais óleos podem ser melhores que outros para uma determinada aplicação (perda de potência por atrito interno, ganho de economia, desgaste na partida, etc.) só de olhar a composição dos mesmos.

              Não estou desdenhando de sua experiencia como profissional, que isso fique bem claro, mas não consigo aceitar isso como um argumento pois argumento sobre assunto técnico tem que ser argumento técnico.

              Um abraço.
              Fusquinha 1300 1970 1ª série
              40 anos provocando sorrisos por onde passa!

              Comment


              • Re: Qual óleo colocar!!????

                Mas pessoal e o Triboil??

                Comment


                • Re: Qual óleo colocar!!????

                  Postado originalmente por [TH3]R3TIFIC4DOR*
                  Mas pessoal e o Triboil??
                  Hhehehehehe

                  O Triboil é basicamente teflon. Nunca testei nem conheço ninguém que testou, mas com certeza é desnecessário usar isso. Agora se vai melhorar ainda mais eu realmente não sei.

                  Abraço!!
                  Fusquinha 1300 1970 1ª série
                  40 anos provocando sorrisos por onde passa!

                  Comment


                  • Re: Qual óleo colocar!!????

                    Postado originalmente por guisnu
                    FUKETEIRO, eu admiro seu entusiasmo com o tal do óleo para motor/câmbio/embreagem Mobil 4T.


                    O Trimilika eu não conheço e muito menos sei por sabe-se lá qual motivo ele usa esse óleo ultrapassado

                    O Chico Biela usa Mobil, verdade, mas Mobil para carros, 20W50 SM. É só ver um tópico no Fórum Fusca Brasil onde um usuário dá a ele 7 opções de lubrificantes e o Chico diz quais ele gosta e qual ele usa em Fuscas de rua.

                    Se for para citar "cobras", cito o Master Vader, que usa 5W30 SM. Óleo de carro usado em carro.

                    Experiencia é sempre bom, mas só faz diferença na área em que a gente trabalha. Não adianta montar 500 motores na vida e não acompanhar de perto o uso desses motores, o lubrificante usado por cada um deles e no fim da vida útil dos motores avaliar o desgaste de cada motor sofreu com cada óleo usado. Se não fizer isso, é tudo "achometro", ou seja, não vale de quase nada.

                    É exatamente para realizar esses testes demorados e em condições plenamente equivalentes para todos os óleos lubrificantes do mercado que existem associações e institutos como a SAE, a API, a ACEA, a ILSAC...
                    Se um óleo passa nos mais rigorosos testes, ele recebe uma classificação boa, senão, não. Nisso sim a experiencia conta quando o assunto é lubrificação, pois quem trabalha nos laboratórios dos fabricantes de óleo e nessas instituições pode saber, por experiencia, quais óleos podem ser melhores que outros para uma determinada aplicação (perda de potência por atrito interno, ganho de economia, desgaste na partida, etc.) só de olhar a composição dos mesmos.

                    Não estou desdenhando de sua experiencia como profissional, que isso fique bem claro, mas não consigo aceitar isso como um argumento pois argumento sobre assunto técnico tem que ser argumento técnico.

                    Um abraço.
                    Olá, se tem uma coisa que nunca fiz na vida foi fazer algo no achômetro, sou amigo de profissionais envolvidos nessa área, inclusive no tempo do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos na década de 80 o próprio pessoal da VW e da Mobil pedia pra colocar esse óleo no câmbio dos Passat, eu uso no meu Gol de arrancada e nunca quebrou pra vc ter uma idéia, esse óleo é aditivado com extrema pressão para lubrificar as engrenagens do câmbio, então vai ajudar na lubrificação das bronzinas, pegou a idéia? Simplesmente não vai prejudicar em nada o motor do seu Fusca, pelo contrário vai librificar melhor, vc sabe qual o valor de pressão de óleo de uma moto? Vc sabe o valor de pressão de óleo do motor do Fusca? Começa a pesquisar e estudar o assunto, o uso desse óleo foi segredo de preparação por muito tempo Amigo, estou aqui para compartilhar isso, se vc não aceita é um direito seu, opinião é igual a bunda, cada um tem a sua e da quem quer.....rsrs, abraço.

                    Comment


                    • Re: Qual óleo colocar!!????

                      FUKETEIRO, aditivo EP todos os óleos têm, o principal se chama ZDDP como deve bem saber e só é útil para proteger partes onde não há pressão hidrodinâmica como comando válvulas, mas não mancais de virabrequim, bielas ou parede do cilindro. No óleo Mobil 4T está presente esse aditivo na concentração de 1000 ppm, enquanto que nos óleos minerais para carro com classificação para rodar também em caminhões (Exemplo: SL/CF) está por volta de 900 a 1200 ppm, ou seja, praticamente igual ou até mais.

                      Sobre usar o óleo em competições na década de 80 eu peço que atente a um detalhe: Década de 80. Estamos 30 anos a frente. Espero que reflita sobre isso!!

                      Um abraço!!!
                      Fusquinha 1300 1970 1ª série
                      40 anos provocando sorrisos por onde passa!

                      Comment


                      • Re: Qual óleo colocar!!????

                        Utilizo o Havoline Energy 5w30, SL, conforme postei no tópico específico aqui no fórum:
                        http://www.fusca4ever.com.br/showthr...p?t=294&page=9

                        Andei pesquisando óleos para motores de competição, como os Motul 300v e os Torco, nas páginas existem links para as dados técnicos:

                        http://www.motul.com/br/pt-BR/products?f[application]=140&f[quality]=31&f[range]=25

                        http://www.torcousa.com/tech-sheet.html

                        Alguém já utilizou algum destes?

                        Comment


                        • Re: Qual óleo colocar!!????

                          Postado originalmente por guisnu
                          FUKETEIRO, aditivo EP todos os óleos têm, o principal se chama ZDDP como deve bem saber e só é útil para proteger partes onde não há pressão hidrodinâmica como comando válvulas, mas não mancais de virabrequim, bielas ou parede do cilindro. No óleo Mobil 4T está presente esse aditivo na concentração de 1000 ppm, enquanto que nos óleos minerais para carro com classificação para rodar também em caminhões (Exemplo: SL/CF) está por volta de 900 a 1200 ppm, ou seja, praticamente igual ou até mais.

                          Sobre usar o óleo em competições na década de 80 eu peço que atente a um detalhe: Década de 80. Estamos 30 anos a frente. Espero que reflita sobre isso!!

                          Um abraço!!!
                          Amigão vc deve ter caido de pára-quedas no tópico e só leu a última página, tudo isso eu sei, ja falei, coloca coca cola no seu motor, não vou ficar aqui discutindo óleo com quem nem sabe fazer um motor, abraço.

                          Comment


                          • Re: Qual óleo colocar!!????

                            Desculpe-me, mas li todo o tópico e eu sei montar motor, até porque não tem nada demais. Fiz curso profissionalizante em mecânica de automóveis (gostaria de ter feito técnico mas não achei isso nas cidades onde morei) e trampei na oficina de meu professor por 1 ano (2006) enquanto cursava engenharia mecânica na Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), atual Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Só parei de trampar na oficina (por acaso o que eu mais fazia era montar motores, sempre a noite enquanto a oficina estava fechada) porque não estava conseguindo tempo para estudar. Acho melhor perguntar antes de julgar, o objetivo do tópico é apenas discutir sobre óleo e jamais levar para assuntos externos ao nosso interesse.

                            Abraço.
                            Fusquinha 1300 1970 1ª série
                            40 anos provocando sorrisos por onde passa!

                            Comment


                            • Re: Qual óleo colocar!!????

                              òleo de moto em motor de automovel ??? Nem F*&%$#@ !!!!

                              dependendo do estado do motor, no maximo um 20W50 API SJ.
                              òleo de moto não tem aditivo que suportam as altas pressões de lubrificação nos colos dos mancais e das bielas, e tem um aditivo especifico para o tipo de motor, para poder fazer a lubrificação do sistema de transmissão.
                              que não tem relação nenhuma com o motor de automovel( embora seja de ciclo OTTO de 4 tempos), não tem nenhuma semelhança.

                              Espia esse link.

                              http://www.lucheti.com.br/blog/02/02...coes-e-siglas/
                              Anor Mecânico

                              Reparação Automotiva
                              Instalação de Acessórios
                              Personalização de Motores
                              Adaptação de Equipamentos
                              Especializado em Antigos e VW ar

                              Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
                              e-mail: anor-mecanico@outlook.com

                              Comment


                              • Re: Qual óleo colocar!!????

                                Postado originalmente por guisnu
                                Desculpe-me, mas li todo o tópico e eu sei montar motor, até porque não tem nada demais. Fiz curso profissionalizante em mecânica de automóveis (gostaria de ter feito técnico mas não achei isso nas cidades onde morei) e trampei na oficina de meu professor por 1 ano (2006) enquanto cursava engenharia mecânica na Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), atual Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Só parei de trampar na oficina (por acaso o que eu mais fazia era montar motores, sempre a noite enquanto a oficina estava fechada) porque não estava conseguindo tempo para estudar. Acho melhor perguntar antes de julgar, o objetivo do tópico é apenas discutir sobre óleo e jamais levar para assuntos externos ao nosso interesse.

                                Abraço.
                                Olá, ja que estão falando em modernidade como link postado anteriormente os óleos evoluem assim como os motores para atenderem normas anti-poluição, pelo próprio descrever da matéria existe data de utilização em motores por anos de fabricação, então vamos ao que interessa, vc quer usar um óleo moderno num motor projetado na década de 30, o motor de Fusca na sua última geração utilizado no Itamar e na Kombi injetada usa óleo mineral de classificação API-SF ou API-SJ até SL da pra colocar, acima disso é dinheiro jogado fora, o motor do Fusca não tem folgas projetadas para esse tipo de óleo nem materiais compatíveis, só pra vc saber a pressão de óleo do motor de Fusca é de 2,0 bar a 2500 rpm com temperatura superios a 70 graus do óleo, vc sabe quanto é do motor AT 1000 bem mais moderno? Medido após a ventoinha entrar em funcionamento duas vezes, ou seja temperatura do óleo em torno de 90 graus tem que ter no mínimo 1,5 bar na marcha lenta e 3,0 bar acima de 2000 rpm a 3000 rpm da em torno de 4,2 bar, coloca um óleo 5W30 no motor do Fusca e da um cacete nele pra ver oque acontece...., melhor coloca um manômetro de pressão de óleo e um de temperatura e faz o teste com os dois óleos e de depois coloca o vídeo aqui pra pessoal ver e tirar as conclusões, grande abraço.

                                Comment

                                Working...
                                X