Anúncio

Collapse
No announcement yet.

OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

    Postado originalmente por Master Vader Ver Post
    Enxofre ou Zinco?
    Pois o enxofre aumenta a lubricidade, porém gera corrosão, ao passo que o Zinco sim é um tremendo redutor de atrito, porém ele é encontrado em outros produtos (Bardahl)e pode ser substituído com vantagens pelo bissulfeto de molibdênio (Molikote) ou pelo PTFE (Autoplast).
    Sei lá...

    rsrsrsrsrs.
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

    Comment


    • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

      Fugindo um pouco do boxer VW, mas entrando em Boxers aeronauticos, cuja confiabilidade deve ser absurda, um dos requisitos é o baixíssimo fator de cinzas sulfatadas, ou seja resíduos de decomposição térmica do enxofre. A própria BR produz óleos para motores a pistão de aviões e neles o indice de enxofre é 0. É uma obrigatoriedade para a confiabilidade.
      O Zinco por outro lado é benéfico, na forma de ditiofosfato de Zinco como o FCM comentou, mas não é nada além de um redutor de atrito e que pode ser substituído por outros mais eficientes, como o próprio Bissulfeto de molibdênio presente por exemplo nos produtos molikote ou melhor ainda no teflon (PTFE) presente em produtos da Auto plast. Já o famoso e misterioso Militec eu não digo nada, pois ninguém sabe o que tem naquele frasquinho mágico!


      Eu, eu disse eu hein, rsrsrsrsrs. Fujo de óleos antigos, bem como dos que possuem graus de viscosidade muito elevada.
      sou fã de um óleo 10W40 ou 15W40 SL ou superior. No passado cheguei a usar estes óleos para Diesel, óleos de moto, etc. E o resultado não me agradou, mas como disse no início do parágrafo... Eu fujo destas opções.

      O motor do Fusca na realidade agradece as qualidades dos óleos atuais, porém devemos cuidar de outros pontos, que são a refrigeração do nosso motor ser mais crítica, não permitindo gambiarras. Assim em geral o maior culpado de falhas por lubrificação são devidos a erros de montagem em muito maior número que do próprio lubrificante.
      Erros como bombas com folgas excessivas,latas do motor mal montadas ou não utilizadas em determinados pontos, folgas inadequadas nos mancais, taxas de compressão inadmissíveis para um motor sem sensor de detonação (com gasolina), etc.

      A equação do motor a ar é mais complexa do que dos APS e demias motores, por´isto é um motor para poucos.
      "Master Vader"
      The Lord of the Sith VW
      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
      My email -> vaderthemaster@gmail.com

      Comment


      • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

        Estou usando "Pentosynth HC SAE 5W-40 API SN ACEA C3" e postando alguns relatos aqui, nada muito cientifico, só para dar uma mexida ...
        Quero ver se compro um termopar de vela e coloco outras medições além da temperatura do motor.

        De qualquer forma não é uma receita, é um experimento ....

        []s
        Fernando.
        Fusca - 1968
        1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
        123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

        http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

        Comment


        • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

          Olá,

          Fui olhar um pouco mais sobre o Militec 1 e se achava alguma contra-indicação e achei o seguinte:
          http://www.militec-1.com/DontUseMILITEC.html

          O legal é a linha:
          If the equipment manufacturer specifies that you must avoid synthetic, parasynthetic or chlorinated lubricants, MILITEC-1 should NOT be used.
          Em google translate:
          Se o fabricante do equipamento especifica que você deve evitar sintético, lubrificantes parasynthetic ou clorados, não deve ser usado MILITEC-1.

          O que é uma contradição, pois o pessoal fala que não se deve utilizar óleo sintético no fusca e pede para usar um produto que não deve ser utilizado se o lubrificante não puder ser sintético ou semi-sintético...

          Interessante isso...

          []s
          Fernando.
          Fusca - 1968
          1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
          123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

          http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

          Comment


          • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

            Quando saiu o Mobil-1 sintético, usei como teste, e na época foi um desastre vazou demais. Ai voltei para o óleo comum e os vazamentos sumiram. No Thesamba, por exemplo tem uma discussão sobre o sintético e muitos não o utilizam, pois suas características não são apropriadas ao nosso querido motor, como o zinco p ex., que nos motores modernos não pode ser utilizado por causa do catalizador. Inclusive a VW não recomendava o uso de sintético nas Kombis injetada.
            Augusto Cesar Nunes

            Pesquisador
            Mecânico Entusiasta
            Analista em Informática
            gutocesa@hotmail.com
            gutocesa@terra.com.br

            Comment


            • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

              Postado originalmente por gutocesa Ver Post
              Quando saiu o Mobil-1 sintético, usei como teste, e na época foi um desastre vazou demais. Ai voltei para o óleo comum e os vazamentos sumiram. No Thesamba, por exemplo tem uma discussão sobre o sintético e muitos não o utilizam, pois suas características não são apropriadas ao nosso querido motor, como o zinco p ex., que nos motores modernos não pode ser utilizado por causa do catalizador. Inclusive a VW não recomendava o uso de sintético nas Kombis injetada.
              Um problema dos óleos de alto indice de viscosidade como os 5W30 5w40, etc é sua viscosidade a frio mais baixa que os 20W40 e 20W50 mais clássicos, portanto em baixas temperaturas estes óleos acabam vazando no início e no fim do funcionamento dos motores. Um ponto crítico é o vedador do virabrequim no volante, este é na minha opinião o problema mais frequente.
              Em geral utilizando os vedadores de volante mais macios de marca renomada (Sabó serve)e silicone na montagem do motor o problema fica solucionado.
              "Master Vader"
              The Lord of the Sith VW
              My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
              My email -> vaderthemaster@gmail.com

              Comment


              • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

                Postado originalmente por fcm Ver Post
                Olá,

                Fui olhar um pouco mais sobre o Militec 1 e se achava alguma contra-indicação e achei o seguinte:
                http://www.militec-1.com/DontUseMILITEC.html

                O legal é a linha:
                If the equipment manufacturer specifies that you must avoid synthetic, parasynthetic or chlorinated lubricants, MILITEC-1 should NOT be used.
                Em google translate:
                Se o fabricante do equipamento especifica que você deve evitar sintético, lubrificantes parasynthetic ou clorados, não deve ser usado MILITEC-1.

                O que é uma contradição, pois o pessoal fala que não se deve utilizar óleo sintético no fusca e pede para usar um produto que não deve ser utilizado se o lubrificante não puder ser sintético ou semi-sintético...

                Interessante isso...

                []s
                Fernando.
                Por isto não confio no militec.
                Muita informação contraditória e as informações que são importantes simplesmente são negligenciadas.
                "Master Vader"
                The Lord of the Sith VW
                My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                My email -> vaderthemaster@gmail.com

                Comment


                • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

                  Outro detalhe.

                  Pode ser que o amigo do KDF forum, tenha falado em Enxofre por causa do Molikote e/ou aditivos similares.
                  Afinal o Molikote é baseado em Bissulfeto de Molibdênio, ou quimicamente MOS2, daí ele pode ter erroneamente acreditado que o principal componente deste composto seja o Enxofre (S).
                  mas devemos lembra que em relação a estes redutores de atrito, quando usamos uma forma simplificada de citá-los, nos referimos ao metal que o compõe, por exemplo:
                  Ao Ditiofosfato de Zinco, citamos o Zinco, da mesma forma quanto ao Bissulfeto de Molibdênio Citaremos o Molibd~enio e não o enxofre.
                  Acredito que possa ter sido esta colocação. pelo menos seria mais lógica.

                  Lembro que o enxofre livre é um elemento que apesar de melhorar a lubricidade, gera corrosão, portanto deve ser a todo custo reduzido ou até mesmo eliminado.
                  "Master Vader"
                  The Lord of the Sith VW
                  My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                  My email -> vaderthemaster@gmail.com

                  Comment


                  • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

                    Postado originalmente por fcm Ver Post
                    Estou usando "Pentosynth HC SAE 5W-40 API SN ACEA C3" e postando alguns relatos aqui, nada muito cientifico, só para dar uma mexida ...
                    Quero ver se compro um termopar de vela e coloco outras medições além da temperatura do motor.

                    De qualquer forma não é uma receita, é um experimento ....

                    []s
                    Fernando.

                    Belo óleo Fernando.
                    E quanto a vazamentos... Ocorreu algum?
                    pergunto isto, pois este óleo possui viscosidade a frio baixíssima inclusive quando comparado a alguns óleos 5W30 do nosso mercado, com apenas 84 cSt!!!!!!!!!!!
                    Se compararmos com o Mobil 1 5W30 que era campeão de vazamentos em fusca desde a década de 90, rsrsrsrsrs. este seu deveria vazar só de colocar no carter, kkkk.
                    Mantenha esta informação para nós também.
                    Eu pessoalmente acredito que um motor bem montado não apresente tal problema, mesmo com este óleo excelente que está usando e seu relato servirá para desmistificar mais uma lenda urbana.
                    Parabéns pela escolha do óleo e vamos ficar atentos aos resultados.
                    Na minha opinião se você conseguir montar uma tabela de pressão x temperatura x RPM do óleo será de grande valia para nós, mostrando se ele mantém boa pressão em baixa temperatura e marcha lenta e em condições de carga e rotação elevada.
                    "Master Vader"
                    The Lord of the Sith VW
                    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                    My email -> vaderthemaster@gmail.com

                    Comment


                    • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

                      Postado originalmente por Master Vader Ver Post
                      Belo óleo Fernando.
                      E quanto a vazamentos... Ocorreu algum?
                      Não mais do que eu já tinha ....
                      Tem uma "suadinha" no carter que não consigo me livrar dela .... mas como eu já disse já estava assim com o 15w50 que eu usava...

                      Postado originalmente por Master Vader Ver Post
                      Na minha opinião se você conseguir montar uma tabela de pressão x temperatura x RPM do óleo será de grande valia para nós, mostrando se ele mantém boa pressão em baixa temperatura e marcha lenta e em condições de carga e rotação elevada.
                      Vou trabalhar em uma tabela mais apurada, mas tem algumas coisas que eu já sei

                      Partida a frio - 3,5 kg (era o que eu tinha antes)
                      Marcha lenta (~800 rpm) a 90 oC - 0,7 kg (era o que eu tinha antes)

                      Vou buscar colocar algumas medidas intermediárias mais precisas...

                      Depois que eu "explodi" uma mangueira de óleo por dar "aquela rasgada" com motor a frio não acelero mais até o óleo chegar em uns 60 oC.
                      Vou verificar a pressão nesta temperatura também...

                      []s
                      Fernando.
                      Fusca - 1968
                      1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
                      123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

                      http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

                      Comment


                      • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

                        Oi Vader, legal que vc voltou!

                        Sobre óleos, eu sigo o que a VW recomenda: 20W50 e coloco Bardahl.
                        Já usei o Autoplast à base de teflon e quando desmontei o motor recentemente, tudo estava ok sem riscos e arranhões, considerando o clima de 40°C do RJ, e as minhas pisadas...

                        Reproduzo aqui o comentário original do amigo da KDF:
                        " É sabido que os óleos para os motores de ciclo Diesel possuem mais enxofre na sua formulação, fator que propicia uma melhor lubrificação/limpeza interna, além, da presença de zinco. Temos que nos lembrar que os óleos mais modernos não possuem o zinco na sua fórmula, pois o mesmo ataca os catalizadores, inutilizando-os. Os óleos sintéticos deverão ser evitados. Há uma circular interna da própria VW, alertando para essa prática errônea..."
                        Last edited by Maurício Queiroz; 09-05-2014, 05:37 PM.
                        "May the force be with you!"

                        Comment


                        • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

                          Qual o óleo especificado para o Fusca 1996 (último Itamar)? Pelo manual do proprietário.
                          Eu não tenho esta recomendação, se alguém tiver eu gostaria.
                          abs.
                          "Master Vader"
                          The Lord of the Sith VW
                          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                          My email -> vaderthemaster@gmail.com

                          Comment


                          • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

                            Postado originalmente por Master Vader Ver Post
                            Qual o óleo especificado para o Fusca 1996 (último Itamar)? Pelo manual do proprietário.
                            Eu não tenho esta recomendação, se alguém tiver eu gostaria.
                            abs.
                            Aki: http://www.vwfusca.net/arquivo/manual-itamar.pdf

                            Na página 5-06

                            Óleos recomendados:
                            Viscosidade SAE 15W40, SAE 20W40 ou SAE 20W50
                            API SF, SG ou SH

                            []s
                            Fernando.
                            Fusca - 1968
                            1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
                            123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

                            http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

                            Comment


                            • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

                              Informação da página da BR:

                              http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES

                              http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES

                              No tópico "mitos sobre lubrificação".

                              • 25. Posso utilizar o óleo para motos Lubrax Essencial 4T em automóveis?Sim, desde que o fabricante recomende óleo nível de desempenho API SL ou inferior no manual do veículo, pois estes níveis são atendidos pelo Lubrax Essencial 4T.


                              • 27. Posso usar óleo para motores diesel, como Lubrax Turbo, Extra Turbo e Top Turbo, em motores a gasolina ou álcool?Para veículos que requeiram óleo de nível API SL, SJ ou inferior, Lubrax Extra Turbo e o Top Turbo podem ser usados, pois atendem simultaneamente aos níveis API CG-4 / SJ e API CI-4/SL, sendo óleos ideais para uso em frotas mistas (diesel e gasolina). Os outros produtos da linha diesel não têm qualificação para uso em motores a gasolina.
                              Last edited by Maurício Queiroz; 09-05-2014, 06:51 PM.
                              "May the force be with you!"

                              Comment


                              • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

                                comprei o militec A1, mas acho que vou continuar com o bardahl B12 com mobil 20w50 SM

                                Comment

                                Working...
                                X