Anúncio

Collapse
No announcement yet.

OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Qual óleo colocar!!????

    Bom, não tenho tempo de navegar pelas 36 páginas nesse tópico!

    Mas respondendo à pergunta original, minha experiência nesses cerca de 15 anos que possuo um VW 1600 a ar - e que tem sido bem sucedida - é a seguinte:

    Compro o óleo 20W/50 de boa procedência (Castrol, Shell, Fiat, Ipiranga, Petrobrás, Texaco etc.) mais barato que encontro.
    Troco o óleo com frequência, não costumo esperar nem até 2000 km.

    Ultimamente tenho comprado o óleo a granel dos postos Ipiranga - é colocado através de uma bomba, semelhante à de gasolina. Sai entre $9 a 12 o litro.

    A razão dessa estratégia é porque como o motor VW a ar não tem um filtro de óleo, então é melhor que ele sempre tenha óleo novo e limpo de tecnologia standard do que um óleo velho e sujo de alta tecnologia (e caro).

    $25 a 30 por 2.5 l a cada 1500 a 2000 km não dói no bolso e o motor fica limpo e agradece.

    P.S. O óleo Ipiranga vendido à granel é esse mesmo aqui - sai mais barato porque não se paga pela embalagem.
    Last edited by sabjr; 15-02-2012, 11:30 AM.

    Comment


    • Re: Qual óleo colocar!!????

      Entendi o porque de usar o Mobil 4T. O TRIMILIKA usa ele como um óleo base, vamos dizer assim, para adicionar outros aditivos externos, não é? Já que é mais barato e vai de qualquer modo usar outros dois aditivos (o que não deixa de ser o que um óleo mais moderno tem, aditivos a mais) para complementar o óleo, sem falar no radiador de óleo e dos litros de óleo a mais (que evitam o superaquecimento e consequentemente a perda de viscosidade do óleo), pode ser melhor usar um óleo barato mesmo, por razões econômicas é claro.

      Se for para usar um só óleo, sem colocar o coquetel de óleo+ aditivos usado pelo TRIMILIKA, acho que concordamos que é melhor um óleo já aditivado "de fábrica", não?
      Fusquinha 1300 1970 1ª série
      40 anos provocando sorrisos por onde passa!

      Comment


      • Re: Qual óleo colocar!!????

        Postado originalmente por guisnu
        Entendi o porque de usar o Mobil 4T. O TRIMILIKA usa ele como um óleo base, vamos dizer assim, para adicionar outros aditivos externos, não é? Já que é mais barato e vai de qualquer modo usar outros dois aditivos (o que não deixa de ser o que um óleo mais moderno tem, aditivos a mais) para complementar o óleo, sem falar no radiador de óleo e dos litros de óleo a mais (que evitam o superaquecimento e consequentemente a perda de viscosidade do óleo), pode ser melhor usar um óleo barato mesmo, por razões econômicas é claro.

        Se for para usar um só óleo, sem colocar o coquetel de óleo+ aditivos usado pelo TRIMILIKA, acho que concordamos que é melhor um óleo já aditivado "de fábrica", não?
        Eu acho que no caso do fusca, não existe óleo ruim, já que ele de fabrica era mono 30 de ao menos 20 anos a traz.
        Ai vai de gosto e cada caso, então não tem certo ou errado, e nem que concordar, se não logo logo vamos ter uma discussão não apenas de qual o melhor óleo, mais também de qual o melhor aditivo.

        Então acho que qual quer óleo de marca cai bem no fusca.
        Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

        Comment


        • Re: Qual óleo colocar!!????

          Oleo bom eh oleo novo

          Comment


          • Re: Qual óleo colocar!!????

            Postado originalmente por 1300l
            Eu acho que no caso do fusca, não existe óleo ruim, já que ele de fabrica era mono 30 de ao menos 20 anos a traz.
            Ai vai de gosto e cada caso, então não tem certo ou errado, e nem que concordar, se não logo logo vamos ter uma discussão não apenas de qual o melhor óleo, mais também de qual o melhor aditivo.

            Então acho que qual quer óleo de marca cai bem no fusca.

            Concordo!! As vezes acabamos confundindo as coisas. O que eu escrevo aqui não é para mostrar que tal óleo é melhor que outro, que o que eu uso é o melhor (e de fato está longe de ser) e o que os outros usam são os piores. O que eu discuto são os motivos para a escolha de determinado óleo, nada mais que isso. Pode olhar nos meus comentários anteriores que jamais disse que um óleo não serve para o Fusca, mas disse varias vezes que um determinado óleo não vale a pena e tentei mostrar o porquê disso.
            Como o amigo de cima disse, óleo bom é óleo novo. Mas... sei lá... se fosse só esse o motivo para criar o tópico, ele teria apenas uma pergunta e só uma resposta e ninguém teria ganho conhecimento relativo à lubrificação, não acham?
            Fusquinha 1300 1970 1ª série
            40 anos provocando sorrisos por onde passa!

            Comment


            • Re: Qual óleo colocar!!????

              Postado originalmente por guisnu
              Como o amigo de cima disse, óleo bom é óleo novo. Mas... sei lá... se fosse só esse o motivo para criar o tópico, ele teria apenas uma pergunta e só uma resposta e ninguém teria ganho conhecimento relativo à lubrificação, não acham?
              Eu diria que óleo bom é óleo novo ou óleo descontaminado...

              Comment


              • Re: Qual óleo colocar!!????

                Bom, vamos em frente.

                Mesmo o óleo novo fica contaminado relativamente rápido, porisso o melhor é fazer trocas com frequência. Essa é a maneira de "limpar" o óleo no VW ar, jogando ele fora e colocando um novo.

                A outra maneira é instalando um kit de filtragem Full Flow. Parece que existe uma uninanimidade entre os experts que a melhor alteração e o melhor investimento que se pode fazer num aircooled é forçar todo o óleo a passar por um filtro. Alguns chegam a afirmar que é possível até dobrar o período entre retíficas. Portanto, altamente recomendável.

                É claro que até hoje vivi esse tempo todo sem ele, mas meu objetivo com meu VW ar é o de melhoria contínua.

                E felizmente chegou hoje meu Kit Full Flow Gene Berg 246A!

                Agora sim, depois de instalado vou começar a pensar em qual óleo é mais vantajoso. Mas antes vou fazer uma revisão completa no motor.

                Seguem as fotos abaixo:

                O Kit + acessórios para instalação:



                O componentes do kit Gene Berg, conforme vieram na embalagem:



                E acho que depois de instalado e após o break- in vou de 100% sintético, porque é mais resistente ao calor e "entra" melhor nos cantinhos. O que acham?


                Abraços

                Comment


                • Re: Qual óleo colocar!!????

                  Interessante isso, tenho vontade de um dia fazer isso! Quanto gastou no Kit? Não tem que mudar nada na bomba?
                  Fusquinha 1300 1970 1ª série
                  40 anos provocando sorrisos por onde passa!

                  Comment


                  • Re: Qual óleo colocar!!????

                    Postado originalmente por guisnu
                    Interessante isso, tenho vontade de um dia fazer isso! Quanto gastou no Kit? Não tem que mudar nada na bomba?
                    Tem que tampar o furo da saída dela que joga óleo dentro da carcaça, assim forçando o óleo a sair pelo furo da tampa.

                    Ps. como a qualidade gringa é incrível!

                    Comment


                    • Re: Qual óleo colocar!!????

                      Postado originalmente por [TH3]R3TIFIC4DOR*
                      Tem que tampar o furo da saída dela que joga óleo dentro da carcaça, assim forçando o óleo a sair pelo furo da tampa.

                      Ps. como a qualidade gringa é incrível!
                      Pois é, vem até com as ferramentas.
                      Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

                      Comment


                      • Re: Qual óleo colocar!!????

                        Postado originalmente por guisnu
                        Interessante isso, tenho vontade de um dia fazer isso! Quanto gastou no Kit?
                        Custou tudo cerca de 200 usd.

                        Abraço

                        Comment


                        • Re: Qual óleo colocar!!????

                          Tem um óleo novo no mercado da Shell a R$ 15,00/litro: 15W50.
                          Resolvi usar este para melhorar um pouco mais a partida frio e troco a cada 2.500km.
                          Chega a ser uma distração trocar o óleo do motor tirando a peneirinha.
                          "May the force be with you!"

                          Comment


                          • Re: Qual óleo colocar!!????

                            Postado originalmente por Maurício Queiroz
                            Tem um óleo novo no mercado da Shell a R$ 15,00/litro: 15W50.
                            Resolvi usar este para melhorar um pouco mais a partida frio.
                            Estou usando esse.

                            Gostei, motor mais silencioso, partida a frio melhor e depois de quente, esfria mais rápido.
                            Esse óleo tem um excelente Índice de Viscosidade.

                            Fusca 1974
                            1600cc Tork Dupla Solex 32
                            http://www.fusca4ever.com.br/showthr...Futuro-GL-1974

                            Comment


                            • Re: Qual óleo colocar!!????

                              Preciso de uma ajuda, qual é o intervalo para troca de oleo de um Itamar, estou sem o manual de manutenção, não encontro essa informação no manual do usuario.

                              Nota, o meu Fusca teve oleo trocado há 4500 km, a plaquinha manda trocar oleo depois de outros 5500, td bem, o meu carro tem um filtro de oleo externo, porem sem mangueiras como aquele postado. Se alguém tiver interesse posso postar umas fotos.
                              O filtro externo permite aumentar o intervalo de troca?

                              Comment


                              • Re: Qual óleo colocar!!????

                                Olá,

                                Óleo e filtro são componentes baratos.
                                Carros utilizados em condições severas ou seja uso urbano (anda e para) devem reduzir o tempo de troca para a metade.
                                Carros que funcionam pouco (menos de 10km por trajeto) ou seja não atingem o aquecimento adequado estão em condição severa de uso.
                                Troca no máximo a cada 5000km. Vai valer a pena mais para frente.
                                Por último, trocou óleo trocou filtro, nada de trocar o filtro a cada 2 trocas ou outros mitos...

                                []s
                                Fernando.
                                Fusca - 1968
                                1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
                                123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

                                http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

                                Comment

                                Working...
                                X