Anúncio

Collapse
No announcement yet.

OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Qual óleo colocar!!????

    To gostando da "briga", se toda briga nos brindassem de conhecimento seria otimo.

    Comment


    • Re: Qual óleo colocar!!????

      Mas FUKETEIRO, os óleos recomendados no Fusca Itamar era os mais modernos à sua época. É claro que a VW não ia recomendar óleo SN... não existia sequer SL!!

      Se você olhar a recomendação de lubrificantes para os motores de Fusca vai notar duas coisas:

      1º- Até 1970, se não me engano, era recomendado SAE 30 e depois passou a ser recomendado SAE 40. Isso porque passou a ser mais comum esse óleo no mercado e principalmente porque passou a ser empregado aditivos melhoradores de I.V. nos óleos mais modernos da época, ainda mono-viscosos. Com isso um óleo SAE 30 mais aditivado poderia ter viscosidade pouco superior a de um SAE 30 comum a baixa temperatura mas manteria a queda de viscosidade menos acentuada, tornando-se portanto um SAE 40. Depois, quando começaram a ser comuns os óleos multi-viscosos no começo da década de 80, a VW começou a recomendá-los mesmo sem que os motores sofressem nenhuma mudança relevante quando ao sistema de lubrificação e muito menos quando à composição das ligas metálicas. Imagina na época se o Fusca tivesse parado de ser fabricado em 1972, digamos. Com certeza teriam proprietários que diriam "O motor do Fusca não foi projetado para usar esse óleos modernos, multi-viscosos". Mas foi isso que aconteceu? Não! Os anos passaram e os óleos recomendados pela VW passaram a ser os multi-viscosos, parando nos 15W40, 20W40 ou 20W50! E leve ainda em consideração que os óleos 5W40 ou 5W30 nem existiam na época, portanto não sabemos se seriam recomendados ou não.

      2º- Com o passar dos anos a VW sempre recomendou a ultima atualização da classificação API disponível na época. Em 1970 era recomendado óleo SD, em 1981 já eram óleos SF e em 1993 era óleos SG, no mínimo. Agora vamos ao mesmo raciocínio do parágrafo acima: Imagine que o Fusca tenha parado de ser produzido em, digamos, 1983. Com certeza existiram proprietários que, ao ver que lançaram o então moderníssimo óleo SJ anos depois, teriam dito "Esses óleos com classificação API muito moderna não são bons para o motor do Fusca, pois a VW só recomendou até no máximo SF no Fusca 83". Foi isso que aconteceu na vida real? Não! Passaram os anos e a VW continuou a recomendar as classificações mais modernas da época, chegando até 1996 quando recomendava o SJ nos Fuscas Itamar. O SL só veio em 2001 quando não mais existia Fusca.

      O Fusca parou mesmo de ser fabricado em 1996 e hoje em dia algumas pessoas, assim como você, dizem que "o motor de Fusca na sua última geração utilizado no Itamar e na Kombi injetada usa óleo mineral de classificação API-SF ou API-SJ até SL da pra colocar, acima disso é dinheiro jogado fora, o motor do Fusca não tem folgas projetadas para esse tipo de óleo nem materiais compatíveis", mas imagine que fosse fabricado até hoje: Não lhe ocorre que o óleo recomendado pela VW nesse motor do "Fusca 2012" seria um óleo moderno como, por exemplo, um 15W40 SL ou um 20W50 SM, sem falar ainda nas boas chances de poder usar um 10W40 SN?!
      Fusquinha 1300 1970 1ª série
      40 anos provocando sorrisos por onde passa!

      Comment


      • Re: Qual óleo colocar!!????

        Postado originalmente por guisnu
        Mas FUKETEIRO, os óleos recomendados no Fusca Itamar era os mais modernos à sua época. É claro que a VW não ia recomendar óleo SN... não existia sequer SL!!

        Se você olhar a recomendação de lubrificantes para os motores de Fusca vai notar duas coisas:

        1º- Até 1970, se não me engano, era recomendado SAE 30 e depois passou a ser recomendado SAE 40. Isso porque passou a ser mais comum esse óleo no mercado e principalmente porque passou a ser empregado aditivos melhoradores de I.V. nos óleos mais modernos da época, ainda mono-viscosos. Com isso um óleo SAE 30 mais aditivado poderia ter viscosidade pouco superior a de um SAE 30 comum a baixa temperatura mas manteria a queda de viscosidade menos acentuada, tornando-se portanto um SAE 40. Depois, quando começaram a ser comuns os óleos multi-viscosos no começo da década de 80, a VW começou a recomendá-los mesmo sem que os motores sofressem nenhuma mudança relevante quando ao sistema de lubrificação e muito menos quando à composição das ligas metálicas. Imagina na época se o Fusca tivesse parado de ser fabricado em 1972, digamos. Com certeza teriam proprietários que diriam "O motor do Fusca não foi projetado para usar esse óleos modernos, multi-viscosos". Mas foi isso que aconteceu? Não! Os anos passaram e os óleos recomendados pela VW passaram a ser os multi-viscosos, parando nos 15W40, 20W40 ou 20W50! E leve ainda em consideração que os óleos 5W40 ou 5W30 nem existiam na época, portanto não sabemos se seriam recomendados ou não.

        2º- Com o passar dos anos a VW sempre recomendou a ultima atualização da classificação API disponível na época. Em 1970 era recomendado óleo SD, em 1981 já eram óleos SF e em 1993 era óleos SG, no mínimo. Agora vamos ao mesmo raciocínio do parágrafo acima: Imagine que o Fusca tenha parado de ser produzido em, digamos, 1983. Com certeza existiram proprietários que, ao ver que lançaram o então moderníssimo óleo SJ anos depois, teriam dito "Esses óleos com classificação API muito moderna não são bons para o motor do Fusca, pois a VW só recomendou até no máximo SF no Fusca 83". Foi isso que aconteceu na vida real? Não! Passaram os anos e a VW continuou a recomendar as classificações mais modernas da época, chegando até 1996 quando recomendava o SJ nos Fuscas Itamar. O SL só veio em 2001 quando não mais existia Fusca.

        O Fusca parou mesmo de ser fabricado em 1996 e hoje em dia algumas pessoas, assim como você, dizem que "o motor de Fusca na sua última geração utilizado no Itamar e na Kombi injetada usa óleo mineral de classificação API-SF ou API-SJ até SL da pra colocar, acima disso é dinheiro jogado fora, o motor do Fusca não tem folgas projetadas para esse tipo de óleo nem materiais compatíveis", mas imagine que fosse fabricado até hoje: Não lhe ocorre que o óleo recomendado pela VW nesse motor do "Fusca 2012" seria um óleo moderno como, por exemplo, um 15W40 SL ou um 20W50 SM, sem falar ainda nas boas chances de poder usar um 10W40 SN?!
        Olá, então responde pro pessoal porque o motor a ar deixou de ser fabricado?

        Comment


        • Re: Qual óleo colocar!!????

          Postado originalmente por Museu
          To gostando da "briga", se toda briga nos brindassem de conhecimento seria otimo.
          A idéia é éssa....hehe, só que existem 3 tipos de pessoas, as que entendem, as que não entendem e as que não querem entender....aí tem que ficar provando tudo....hehe, grande abraço.

          Comment


          • Re: Qual óleo colocar!!????

            Postado originalmente por FUKETEIRO
            Olá, então responde pro pessoal porque o motor a ar deixou de ser fabricado?
            Uma das limitaçoes sem duvida foi a emissao de poluentes.

            Comment


            • Re: Qual óleo colocar!!????

              Postado originalmente por Museu
              Uma das limitaçoes sem duvida foi a emissao de poluentes.
              E o ruído!
              Jéferson S.
              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
              Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

              Comment


              • Re: Qual óleo colocar!!????

                Postado originalmente por Museu
                Uma das limitaçoes sem duvida foi a emissao de poluentes.
                Ruído e consumo pela potência gerada também, a maior dificuldade é conseguir manter a temperatura de funcionamento numa faixa constante, na fase fria não trabalha com mistura pobre, custo muito alto de produção, montado manualmente como os Porsche....hehe, DNA ele tem....hehe, abraço.

                Comment


                • Re: Qual óleo colocar!!????

                  Os colegas acima responderam corretamente, ruído e poluição principalmente. O modo de contornar a poluição era o catalizador, mas este precisava de funcionar com injeção eletrônica, porque a mistura tinha que ser perfeita o tempo todo para não estragar o catalizador. Fizeram isso nas Kombis injetadas por muito tempo, até que veio a necessidade mercadológica de fabricarem motores "flex.". Como o sensor de detonação não funcionava direito por causa do barulho do motor (o sensor confundia o barulho com detonação), optou-se por deixar de fabricar o motor refrigerado a ar, que era mais caro na produção do que a linha usada em Gol, Fox, Polo e Golf, já que quanto maior o volume de produção, mais baixo se torna o custo individual de cada produto acabado, no caso o motor.

                  Mas eu não entendi onde quer chegar com essa pergunta que aparentemente não tem nada a ver com lubrificação. Imaginei que pudesse dizer que por trabalhar com mistura rica em marcha-lenta o motor do Fusca poderia comprometer o óleo, mas isso não teria sentido já que o prazo de troca é de menos da metade do prazo da maioria dos motores modernos e ainda por cima para um óleo superar outro na classificação API ele tem que necessariamente superar em todos os quesitos as classificações anteriores, incluindo o combate à degradação do óleo pelos ácidos formados na combustão incompleta. Então eu não entendi mesmo o porque da pergunta!
                  Fusquinha 1300 1970 1ª série
                  40 anos provocando sorrisos por onde passa!

                  Comment


                  • Re: Qual óleo colocar!!????

                    Postado originalmente por FUKETEIRO
                    A idéia é éssa....hehe, só que existem 3 tipos de pessoas, as que entendem, as que não entendem e as que não querem entender....aí tem que ficar provando tudo....hehe, grande abraço.

                    Cara, não é ter que ficar provando tudo! Mas se você diz uma coisa que eu tenho como mostrar que está enganado, porque não vou faze-lo? O objetivo não é discutir? Bom, se não for bastaria não ter respondido nenhuma das minhas postagens nesse tópico e o tópico seria apenas um monte de opiniões soltas aqui, praticamente não levando informação a ninguém!!

                    Se conseguir me convencer que um óleo X é melhor que outros óleos para o Fusca e eu tiver condições financeiras de usar esse óleo X, farei isso o quanto antes pois quero o melhor para o meu amado besouro! Mas até agora não vi motivo algum para usar óleo de moto no motor do Fusca! É isso!!

                    Boa noite!!
                    Fusquinha 1300 1970 1ª série
                    40 anos provocando sorrisos por onde passa!

                    Comment


                    • Re: Qual óleo colocar!!????

                      Postado originalmente por FUKETEIRO
                      Olá, então responde pro pessoal porque o motor a ar deixou de ser fabricado?
                      Olá,
                      Acho que perdemos um pouco o foco, mas vamos lá. (não resisti )

                      Motores refrigerados a ar não deixaram de ser fabricados, são utilizados em aviões, motos e outros veiculos.
                      A concepção de veiculos com motor e tração traseira para veiculos "populares" é que foi superada pela motorização e tração dianteira (com motor transversal) introduzida inicialmente no Mini.

                      Isso tem pouco ou nada a ver com o oleo....

                      []s
                      Fernando.
                      Fusca - 1968
                      1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
                      123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

                      http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

                      Comment


                      • Re: Qual óleo colocar!!????

                        Postado originalmente por fcm
                        Olá,
                        Acho que perdemos um pouco o foco, mas vamos lá. (não resisti )

                        Motores refrigerados a ar não deixaram de ser fabricados, são utilizados em aviões, motos e outros veiculos.
                        A concepção de veiculos com motor e tração traseira para veiculos "populares" é que foi superada pela motorização e tração dianteira (com motor transversal) introduzida inicialmente no Mini.

                        Isso tem pouco ou nada a ver com o oleo....

                        []s
                        Fernando.
                        nos aviêos não são usados motor VW, mas som os Rotax que tem diferenças fisicas tecnologica e tem potencia muito maior dos nossos queridos VW, e o sistema de refrigeração é prejetado para manter temperatura mesmo em gandes altitudes, a injeção direta de combustivel, tipo de combustivel, disposição dos cilindros ...

                        voltando ao óleo de motor ...

                        pode sim ser usado oleo de tecnologia sintetica do tipo APPI SM 5w30, desde que seja feito a ajustagem especifica para esse tipo de óleo.

                        MAs na maioria das vezes é ideal que seja usado API SL 20w50 que é mineral, que atende muito bem às especificações do fabricante, e rtesiste aos regimes de rotação e temperatura bem maior es que o nosso querido VW chega sem mesmo de ser feliz e deixar o APs só vendo as placas traseiras.

                        uma coisa mais
                        de preferencia de distribuidora de renome em lubrificação esportiva tbm
                        TEXACO (Havoline)
                        MOBIL
                        CHEVRON (AC DELCO)
                        SHELL (Hellix)
                        Anor Mecânico

                        Reparação Automotiva
                        Instalação de Acessórios
                        Personalização de Motores
                        Adaptação de Equipamentos
                        Especializado em Antigos e VW ar

                        Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
                        e-mail: anor-mecanico@outlook.com

                        Comment


                        • Re: Qual óleo colocar!!????

                          Gente pelo amor de DEUS....a Física está aí pra provar:::::: mesmo que nós mandemos um LABORATÓRIO averiguar a finco todas as especificações de TODAS AS PEÇAS E COMPONENTES "VIRGENS" para montarmos 2 motores com a mesma configuração....nunca...jamais serão iguais....nem tampouco em seu funcionamento!!!!!! Que dirá em motores que já perderam em muito as sua características originais...ainda mais em se tratando em motores preparados e o que é piór......cada preparador tem sua receitinha....o que quero dizer????? Cada preparador monta de um jeito e usa 1 óleo tal.....de repente ele deu sorte deste mesmo óleo que usa servir especificamente pro tipo de motor que ele fez!! Mas para outro tipo de preprador usando as mesmas configurações e componentes...mas sempre será diferente em o modo de preparar o motor.....o mínimo que seja em se tratando de montagem e por conseguinte a preparação já é grande desafio pra Física/Mecânica.....trabalhamos com gigantescos BLINDADOS ANFÍBIOS (CLANF-CARRO LAGARTA ANFÍBIO).....fazem 0,7 a 0,8 km/l de diesel e tudo tem que ser super aferido por técnicos de fora....e cada um tem seu funcionamente diferente....mudando quantidade de óleo a cada completada e até performance do "bicho".....gente isso é experiência própia.......meu motor de tanto apanhar nas mãos de mexãnicos.....conseguí um último que o fez bem legal...mas acabou tendo que abaixar ao extremo a LUZ do motor....só por causa de um machucadinho muito pouco...quase que imperceptível aos olhos nas camisas-pois o OGRO do último mexãnico pra entrar as camisas bateu pouquinho com martelo.....corrigimos na retífica do meu amigo que trabalha com peças de Off Shore e tem laboratório...eu ía comprar novos mas ele LIMPOU mas diminuiu a LUZ com isso....e daí????? meu 1600 com bura H 30 PICS bem gordo com principal 150 escariado(modificado por mim),começou a fritar seus 195 x 70 x 14' tranquilo a cada saída envenenada minha nos sinais da vida...usava o w50 da Castrol......justinho......ele não tem nem sequer uma gota vazando por baixo....a carcaça eu preconizei bem.....retifica...aferi tudo mas não quero vazando nada.....e não vaza....na verdade agora vaza sim...mas é porque troquei o volante(o último simplesmente saiu querendo voar....uso comando 2ag)...comeu tudo...botei novo mas a anta não trocou retentor....agora depois de 1 ano está merejando algumas gotas por hora.....tá ...mas logo na primeira troca...me veio na cabeça e tasquei o w60....geral me chamou de BURRO....ferrou com teu motor.....não vai subir óleo pros tuchos...pras cabeças da válvulas...vai cozer teu eixo,derreter tuas bronzinas.....vai peasr pra carambola no inverno à primeira partida....já era teu motor.....JÁ ERA NADA.....TÁ COM QUASE 2 ANOS...muito bem obrigado....funfando a toda....já rodei 2 vezes de soltar cada roda traseira...os 2 lados...só olhar meu tópico....tem fotos do motor por baixo logo depois dos acidentes e vão ver que está sequinho.....e o motor está excelente e sem folgas e engasgos ou pesado pra virar de manhã......MORAL DA HISTÓRIA.....cada motor terá que se adaptar a seu própio óleo...e como saber qual óleo....aí prezados irmãos e amigos.....só vendo e pesquisando quem tem um motor com a configuração,peças e componentes mais parecidos com o de cada um e ir colocando e testando....se achar muito fino...vai pra mais...e se não.....pra menos.....o w 50 me satisfazia em tudo...nunca perdeu pressão....mas como o Speed ficou muito mas muito mais bravo depois da LUZ diminuída...por minha conta e risco aumentei pra w60 e troco a cada 6 meses pois não atinjo a km pra troca.....isso eu não arrisco!!!
                          Por isso óleo pra moto pode ser uma boa pra um certo tipo de preparação dos a ar...mas não quer dizer que vai ser pra outros......w30 pode satisfazer(por sorte ou não) a um...mas poderá ter baixa pressão em outro......w60 pode e na maioria dos casos ,fritar qualquer motor.....aumentando e muito o desgaste e tempo de vida útil diminuída em real proporção...mas pode dar certo em outros(meus caso)....e o meu não tem folga nenhuma...tudo é justo...mas bronzinas furadas...e ta aí pra qualquer um ver....rodando de "boa na lagoa"...."suave na espaçonave"...meu problema como a maioria sabe...GRAÇAS AO SENHOR JESUS CRISTO....é pintura e o bendito arranque que ninca teve a manut que merece e tá fazendo mãnha!!!!
                          Forte abraço a todos e parabéns pelo alto nível de informações...mas peço as cavalheiros que mantenham a regra da boa etiqueta neste forum,por favor!!!!
                          Sou filho de Engº e meu falecido pai nos anos 80 tinha o prazer e como obra de arte preparar 1200 para dar couro nos 67(primeiros 1300) e nos 1500 da vida.....e uma lição muito simples,humilde mas muito nobre que aprendí com ele....."vc pode montar e /ou preparar uma infinidade de motores iguaizinhos em toda a sua vida...mas cada um vai ter,desenvolver logo de primeira partida... seu própio temperamento,sua própia identidade...seu própio funcionamento!!!!" Nunca...jamais um motor se comportará como o outro...pode parecer igual...mas sempre tem um mínimo de diferença e nesta diferença pode estar o fato de se ter que migrar de óleo!!!
                          Forte abraço a todos!
                          SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

                          Comment


                          • Re: Qual óleo colocar!!????

                            meu Deus !!!!!!!!!!!!
                            bom ..
                            me passaram esse link p dar uma olhada e ver oq eu acho.
                            bem...
                            oq eu acho é o seguinte:
                            naum sou dono da verdade
                            inclusive na diversidade de opiniões,
                            ví muitas verdades em cada uma,
                            oq acontece é o seguinte:
                            o mobil 4t de frasco preto
                            é uma versão mais antiga como foi falado
                            sua classificação é mais antiga
                            existe um mobil 4 t mais moderno
                            ví outro dia mas naum deu tempo de prestar muita atenção,
                            doq se trata...
                            enfim
                            claro q óleoa mais modernos atendem melhor as necessidades dos motores, principalmente os de rua originais,
                            ex os 1,0 q sofrem pacas principalmente nas mãos das mulheres q ignoram aquele reloginho no painel com o nome de conta giros,q até o ponteiro fica vermelho!

                            em uma certa época eu gostava muito de usar o havoline superior 3 se naum me engano era SJ
                            porem naum usava aditivo junto ,

                            pq eu gosto do mobil 4T

                            quero deixar bem claro
                            eu naum uso só ele
                            uso junto um bardal power racing e molikote A-2
                            essa composição é mais q suficiente para o cassete ou esforço q
                            os motores q eu monto sofre,ainda mais pq sempre primo por
                            usar radiador de óleo exposto lá no parachóque recebendo ar na cara e de preferencia mais um depósito de óleo com mais 5 litros no minimo
                            totalizando 8 á 9 litros de ólao no total num fusca ou similar + filtro de óleo claro!

                            oq quero colocar é q se eu colocar um óleo mineral mais moderno,
                            dá certo sim claro e póde ficar até melhor q o mobil 4T q é p moto,
                            mas além de ser mais caro,
                            é desnecessário
                            pq?
                            pq passou da conta e longe
                            o fato de o mobil 4T ser mais antigo uo como alguns dizem
                            ultrapassado,
                            com a adição do molikote A-2 e do bardal power racing]ele adquiri um novo aspecto quimico q no final das contas muito superior a qualquer óleo mineral
                            no mercado
                            claro q como eu disse lá em cima
                            se vc adicionar nesses outros óleos minerais mais modernos do mercado
                            os mesmos aditivos
                            fica melhor ainda
                            mas como disseram lá atraz em outra resposta,
                            é pagar mais para ter o mesmo resultado,
                            já q a mistura usada mobil 4t + molikote A-2 + bardal power racing
                            atende de sobra a demanda
                            entaum eu pergunto:
                            pq gastar mais dinheiro com um óleo mais caro q se eu usar só ele
                            tmb naum vai atender a demanda ou claramente naum vaii resolver o caso,
                            tanto faz mineral ou sintetico de mercado?

                            p eu usar esse óleo mais moderno para resolver a questão,
                            vou ter q adicionar os mesmos aditivos q adiciono no mobil 4T,

                            e se naum estou enganado tem q ser mineral para aceitar esses aditivos,

                            entaum
                            se for ver as qualidades (propriedades) q o mobil 4T tem e oferece + preço q é barato
                            + as qualidades (propriedades) do bardal power racing ,
                            +a qualidades (prorpiedades) do milikote A-2
                            vc vai ficar surpreso e ver q sobra p o devido fim

                            oq melhora muito o uso dos óleos minerais
                            principalmente em motores fuçados
                            num custo até que bom ,
                            são os aditivos extras q naum vem no óleo
                            no caso o bardal e o molikote

                            é uma receita de óleo eficas e barata
                            claro q somado sai caro
                            mas vale a pena pq dura muito e resolve a questaum de desgaste (durabilidade) economia e t* do motor principalmente quando é motor de performance q é exigido até 10 vezes mais doq ele foi originalmente projetado

                            claro q tem os óleos q a formula 1 usa porex.
                            mas vc acha q vc encontra esse óleo no mercado?
                            e se encontrasse .quanto vc acha q custaria?

                            por tudo isso numa analize rapida e lógica
                            e tmb em questaum de custo beneficio,
                            eficácia nos testes mecanicos no q chamo de RESULTADO,
                            uso essas combinação do óelo de moto mobil 4T e esses dois aditivos sempre e a 23 anos em todos os tipos de motores que faço q naum seja embreagem banhado a óleo ,pq reduz muito o atrito e a embreagem patina na hora !

                            a questaum q eu discuto
                            naum é se esse ou aquele é melhor
                            pq naum uso esse ou aquele só !
                            uso junto os aditivos
                            e na combinação de óleo + aditivos q uso
                            funcionou e continua funcionando e muito bem obrigado e com sobra,

                            quando vc desmonta um motor desses q eu faço
                            e q uso essa combinação de lubrificante,
                            vc percebe a diferença

                            dei um exemplo da fuca do fusgrind
                            q eu fiz
                            1600 T e ta rodando lá
                            em vitória do espirito santo
                            onde o clima é quente pacas
                            motor trazeiro e turbo com coletor tradicional
                            turbona dentro do cofre
                            e ele descabela a coitada da branquela
                            naum da refresco
                            imagina isso num lugar onde vc frita na sombra
                            só faz um ano q eu entreguei o carro p ele,
                            e é o 1* carro mexido dele,imagina?
                            só como o coro dela,novidade né!
                            e ele nunca trocou o óleo dela nesse um ano de pau
                            é lubrificante eficas para 15 mil km tranquilo e outra
                            15 mil com qualidade sem riscos

                            outro ex
                            é meu drag de arrancada
                            motor a vento 2300 turbo

                            em 2001 e 2002
                            ele era 1800 turbo
                            a distancia percorrida era 330 metros da reta dos boxes de interlagos
                            só 330 vc póde estar perguntando?
                            mas 330 q durava por volta dos 10 segundos só
                            porem no extremo de esforço da bagaça
                            no caldo mesmo
                            sem dó !
                            fiz 2 anos sem nenhum desgaste de bronzina alguma,
                            oq deu pipa foi:
                            cabeçóte,
                            volante q lançou,
                            camisa q quebrou,
                            turbina q detonou
                            pq engoliu um pedaço de pano,
                            cambio q esfarelou,
                            nada disso por influencia do lubrificante usado e era o mesmo q eu uso sempre

                            em 2003 piorou
                            pq passei p 2300 Turbo
                            fiz uma temporada inteira
                            oq aconteceu é q o cambio esfarelava
                            e eu naum tinha os plates
                            naum podia passar de 1,2 kl de turbo q assoprava nos cabeçótes,
                            fiz a temporada inteira sentando o cassete na danada da gaióla
                            quando desmontei p fazer uma revisão,
                            nem as bronzinas precisou trocar,todas zero e sem marcas
                            vira passado no micrometro zerado,
                            ja pensou um ano de cassete no extremo,
                            toda essa potencia de um 2300 bravo ao extremo e turbo ?

                            e o 1800 de 2001 e 2002 ?
                            oq nós judiamos dele
                            pq corria na mesma categoria com o mesmo carro eu e meu irmão
                            cada vez q descia a categoria p puxar
                            era uma vez ele e em seguida enquanto a categoria ia puxando,
                            ele voltava pro grid e eu assumia o volante p fazer minha puxada
                            entaum era 2 puxada por vez,ou seja o dobro dos demais

                            entaum a corrida q era 3 tentativas ou 3 puxadas,
                            nós davamos 6 fora as do treino
                            multiplica isso por 10 etapas
                            só de puxadas sem treinos ,são 33 por ano q tem 10 etapas fora quando era 11 etapas,
                            2 anos 66 puxadas ao extremo do limite
                            sendo 2 uma atraz da outra sem folga por puxada !
                            isso fora os treinos e testes !
                            entaum
                            depois de tudo oq relatei
                            espero ter oferecido mais dados e experiencias reais
                            que fizemos ao longo desses 23 anos q uso essa combinação de lubrificante,

                            em outro tópico
                            conto a experiencia q fiz na estrada em viagem
                            com outro óleo de competição e o mobil 4T
                            530 km direto sem parar com um óleo monitorado pelo manometro de press de óleo ,e na volta com o mobil
                            ganhei 0,5 bar de pressa de óleo só na troca do óelo q eu usava q era de comp por esse da mobil de moto,
                            viagem nas mesmas condições de t* velocidade e distancia

                            bom ,
                            espero como disse
                            poder ter contribuido para essa discussão
                            com meu relato

                            acho q isso é como falar de time de futebol preferido,
                            politica ,religião,

                            é complicado
                            pq nem todos
                            pensam do mesmo jeito,
                            vivem a mesma vida,
                            fazem as mesmas coisas,
                            tem ou tiveram as mesmas experiencias,
                            entendem das mesmas coisas
                            e principalmente sabem as mesmas coisas e
                            fazem do mesmo jeito

                            mas tudo oq é dado técnico,
                            experimentos comprovados,
                            testes conscientes
                            informações veridicas
                            são importantes e validas
                            contribui pacas

                            abraço a todos

                            e lembrando oq disse lá no começo
                            naum sou dono da razão,
                            nem o sabe tudo
                            muito menos o bonzão

                            sou apenas mais um entre outros tantos
                            trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
                            escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
                            www.trimilika.kit.net
                            www.trimilika1.hpg.ig.com.br
                            trimilika1@hotmail.com.br
                            tel 035-91420977 poços de caldas MG

                            Comment


                            • Re: Qual óleo colocar!!????

                              Postado originalmente por trimilika
                              meu Deus !!!!!!!!!!!!
                              bom ..
                              me passaram esse link p dar uma olhada e ver oq eu acho.
                              bem...
                              oq eu acho é o seguinte:
                              naum sou dono da verdade
                              inclusive na diversidade de opiniões,
                              ví muitas verdades em cada uma,
                              oq acontece é o seguinte:
                              o mobil 4t de frasco preto
                              é uma versão mais antiga como foi falado
                              sua classificação é mais antiga
                              existe um mobil 4 t mais moderno
                              ví outro dia mas naum deu tempo de prestar muita atenção,
                              doq se trata...
                              enfim
                              claro q óleoa mais modernos atendem melhor as necessidades dos motores, principalmente os de rua originais,
                              ex os 1,0 q sofrem pacas principalmente nas mãos das mulheres q ignoram aquele reloginho no painel com o nome de conta giros,q até o ponteiro fica vermelho!

                              em uma certa época eu gostava muito de usar o havoline superior 3 se naum me engano era SJ
                              porem naum usava aditivo junto ,

                              pq eu gosto do mobil 4T

                              quero deixar bem claro
                              eu naum uso só ele
                              uso junto um bardal power racing e molikote A-2
                              essa composição é mais q suficiente para o cassete ou esforço q
                              os motores q eu monto sofre,ainda mais pq sempre primo por
                              usar radiador de óleo exposto lá no parachóque recebendo ar na cara e de preferencia mais um depósito de óleo com mais 5 litros no minimo
                              totalizando 8 á 9 litros de ólao no total num fusca ou similar + filtro de óleo claro!

                              oq quero colocar é q se eu colocar um óleo mineral mais moderno,
                              dá certo sim claro e póde ficar até melhor q o mobil 4T q é p moto,
                              mas além de ser mais caro,
                              é desnecessário
                              pq?
                              pq passou da conta e longe
                              o fato de o mobil 4T ser mais antigo uo como alguns dizem
                              ultrapassado,
                              com a adição do molikote A-2 e do bardal power racing]ele adquiri um novo aspecto quimico q no final das contas muito superior a qualquer óleo mineral
                              no mercado
                              claro q como eu disse lá em cima
                              se vc adicionar nesses outros óleos minerais mais modernos do mercado
                              os mesmos aditivos
                              fica melhor ainda
                              mas como disseram lá atraz em outra resposta,
                              é pagar mais para ter o mesmo resultado,
                              já q a mistura usada mobil 4t + molikote A-2 + bardal power racing
                              atende de sobra a demanda
                              entaum eu pergunto:
                              pq gastar mais dinheiro com um óleo mais caro q se eu usar só ele
                              tmb naum vai atender a demanda ou claramente naum vaii resolver o caso,
                              tanto faz mineral ou sintetico de mercado?

                              p eu usar esse óleo mais moderno para resolver a questão,
                              vou ter q adicionar os mesmos aditivos q adiciono no mobil 4T,

                              e se naum estou enganado tem q ser mineral para aceitar esses aditivos,

                              entaum
                              se for ver as qualidades (propriedades) q o mobil 4T tem e oferece + preço q é barato
                              + as qualidades (propriedades) do bardal power racing ,
                              +a qualidades (prorpiedades) do milikote A-2
                              vc vai ficar surpreso e ver q sobra p o devido fim

                              oq melhora muito o uso dos óleos minerais
                              principalmente em motores fuçados
                              num custo até que bom ,
                              são os aditivos extras q naum vem no óleo
                              no caso o bardal e o molikote

                              é uma receita de óleo eficas e barata
                              claro q somado sai caro
                              mas vale a pena pq dura muito e resolve a questaum de desgaste (durabilidade) economia e t* do motor principalmente quando é motor de performance q é exigido até 10 vezes mais doq ele foi originalmente projetado

                              claro q tem os óleos q a formula 1 usa porex.
                              mas vc acha q vc encontra esse óleo no mercado?
                              e se encontrasse .quanto vc acha q custaria?

                              por tudo isso numa analize rapida e lógica
                              e tmb em questaum de custo beneficio,
                              eficácia nos testes mecanicos no q chamo de RESULTADO,
                              uso essas combinação do óelo de moto mobil 4T e esses dois aditivos sempre e a 23 anos em todos os tipos de motores que faço q naum seja embreagem banhado a óleo ,pq reduz muito o atrito e a embreagem patina na hora !

                              a questaum q eu discuto
                              naum é se esse ou aquele é melhor
                              pq naum uso esse ou aquele só !
                              uso junto os aditivos
                              e na combinação de óleo + aditivos q uso
                              funcionou e continua funcionando e muito bem obrigado e com sobra,

                              quando vc desmonta um motor desses q eu faço
                              e q uso essa combinação de lubrificante,
                              vc percebe a diferença

                              dei um exemplo da fuca do fusgrind
                              q eu fiz
                              1600 T e ta rodando lá
                              em vitória do espirito santo
                              onde o clima é quente pacas
                              motor trazeiro e turbo com coletor tradicional
                              turbona dentro do cofre
                              e ele descabela a coitada da branquela
                              naum da refresco
                              imagina isso num lugar onde vc frita na sombra
                              só faz um ano q eu entreguei o carro p ele,
                              e é o 1* carro mexido dele,imagina?
                              só como o coro dela,novidade né!
                              e ele nunca trocou o óleo dela nesse um ano de pau
                              é lubrificante eficas para 15 mil km tranquilo e outra
                              15 mil com qualidade sem riscos

                              outro ex
                              é meu drag de arrancada
                              motor a vento 2300 turbo

                              em 2001 e 2002
                              ele era 1800 turbo
                              a distancia percorrida era 330 metros da reta dos boxes de interlagos
                              só 330 vc póde estar perguntando?
                              mas 330 q durava por volta dos 10 segundos só
                              porem no extremo de esforço da bagaça
                              no caldo mesmo
                              sem dó !
                              fiz 2 anos sem nenhum desgaste de bronzina alguma,
                              oq deu pipa foi:
                              cabeçóte,
                              volante q lançou,
                              camisa q quebrou,
                              turbina q detonou
                              pq engoliu um pedaço de pano,
                              cambio q esfarelou,
                              nada disso por influencia do lubrificante usado e era o mesmo q eu uso sempre

                              em 2003 piorou
                              pq passei p 2300 Turbo
                              fiz uma temporada inteira
                              oq aconteceu é q o cambio esfarelava
                              e eu naum tinha os plates
                              naum podia passar de 1,2 kl de turbo q assoprava nos cabeçótes,
                              fiz a temporada inteira sentando o cassete na danada da gaióla
                              quando desmontei p fazer uma revisão,
                              nem as bronzinas precisou trocar,todas zero e sem marcas
                              vira passado no micrometro zerado,
                              ja pensou um ano de cassete no extremo,
                              toda essa potencia de um 2300 bravo ao extremo e turbo ?

                              e o 1800 de 2001 e 2002 ?
                              oq nós judiamos dele
                              pq corria na mesma categoria com o mesmo carro eu e meu irmão
                              cada vez q descia a categoria p puxar
                              era uma vez ele e em seguida enquanto a categoria ia puxando,
                              ele voltava pro grid e eu assumia o volante p fazer minha puxada
                              entaum era 2 puxada por vez,ou seja o dobro dos demais

                              entaum a corrida q era 3 tentativas ou 3 puxadas,
                              nós davamos 6 fora as do treino
                              multiplica isso por 10 etapas
                              só de puxadas sem treinos ,são 33 por ano q tem 10 etapas fora quando era 11 etapas,
                              2 anos 66 puxadas ao extremo do limite
                              sendo 2 uma atraz da outra sem folga por puxada !
                              isso fora os treinos e testes !
                              entaum
                              depois de tudo oq relatei
                              espero ter oferecido mais dados e experiencias reais
                              que fizemos ao longo desses 23 anos q uso essa combinação de lubrificante,

                              em outro tópico
                              conto a experiencia q fiz na estrada em viagem
                              com outro óleo de competição e o mobil 4T
                              530 km direto sem parar com um óleo monitorado pelo manometro de press de óleo ,e na volta com o mobil
                              ganhei 0,5 bar de pressa de óleo só na troca do óelo q eu usava q era de comp por esse da mobil de moto,
                              viagem nas mesmas condições de t* velocidade e distancia

                              bom ,
                              espero como disse
                              poder ter contribuido para essa discussão
                              com meu relato

                              acho q isso é como falar de time de futebol preferido,
                              politica ,religião,

                              é complicado
                              pq nem todos
                              pensam do mesmo jeito,
                              vivem a mesma vida,
                              fazem as mesmas coisas,
                              tem ou tiveram as mesmas experiencias,
                              entendem das mesmas coisas
                              e principalmente sabem as mesmas coisas e
                              fazem do mesmo jeito

                              mas tudo oq é dado técnico,
                              experimentos comprovados,
                              testes conscientes
                              informações veridicas
                              são importantes e validas
                              contribui pacas

                              abraço a todos

                              e lembrando oq disse lá no começo
                              naum sou dono da razão,
                              nem o sabe tudo
                              muito menos o bonzão

                              sou apenas mais um entre outros tantos
                              No meu caso, foram 2 os óleos que coloquei e gostei muito
                              Um foi o Mobil 4T (que em conjunto com o militec que uso) para mim faz sentido, já que primeiro qual quer óleo que se colocar no fusca hoje em dia já é melhor que o original dele de 1981 no meu caso (então saio ganhando em qual quer caso), segundo pra mim como muita moto ainda é refrigerada a ar e moto fica em regime de rotação mais elevado (como o fusca no meu caso) para mim faz sentido e ficou muito bom (mais sempre uso militec junto).
                              Além de que moto pode ter cambio e embreagem junto com o motor, mais a parte de motor não é tão diferente de carro.

                              Outro que gostei foi o Ursa Premium TDX 15W40 (que é para diesel mais carros de rua a diesel como mercedes e carros europeus). Com o militec também ficou muito liso e abaixando menos óleo do que todos os outros 15W40 que coloquei (inclusive o mobil SM), além que senti que nas baixas rotações ele ficou melhor (diesel tem menos rotação normalmente, e esquenta mais, então também fez sentido para mim no fusca).

                              Já usei muitos óleos, Mobil super, mobil normal SM, bardal, castrol e no meu uso esses dois foram os que mais me deixaram satisfeitos (sempre uso militec tanto com esses dois quanto os outros que não me agradaram tanto).

                              Agora... isso no meu carro e no meu uso. Acho óleo como mulher, tem aqueles que a maioria prefere e acha bom, mais cada um tem o seu e a sua preferencia em casa ;)
                              E outra coisa é que a cada 3 trocas faço flush e coloco militec
                              Last edited by 1300l; 15-02-2012, 09:57 AM.
                              Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                              Comment


                              • Re: Qual óleo colocar!!????

                                O Molikote A2 eh interessante... transforma o oleo em uma "baba" grafitada (aparencia).

                                Quando coloquei estava trocando mangueiras... e deu um pequeno vazamento no chao da garagem.... que desgraça para limpar virou uma baba escorregadia impressionante

                                Comment

                                Working...
                                X