Anúncio

Collapse
No announcement yet.

OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Qual óleo colocar!!????

    O filtro tem que aquele que fica perto da bomba de óleo, se for aquele na boca do respiro de óleo não serve para nada, hein?

    O período de troca de óleo do Itamar é de 7500 Km entre as trocas, mas como o amigo disse acima isso só vale se não ocorrer nenhuma condição severa de uso. Na prática se você roda frequentemente menos de 6 Km ou 15 minutos por percurso, é uso severo. Trânsito urbano pesado também é. O meu não é Itamar, é um 1300 1970, mas como os motores são praticamente iguais no referente à lubrificação poderia trocar a cada 7500 Km também, mas troco a cada 3000 Km justamente porque o percurso que faço na cidade é de 3.5 Km e dura exatos 12 minutos para ser feito, então o motor ainda não se aqueceu completamente e por isso troco a cada 3000 Km.
    O óleo pode ser 15W40, 20W40 ou 20W50, de acordo com o manual, classificação API SH ou superior (SJ, SL, SM ou SN).
    Fusquinha 1300 1970 1ª série
    40 anos provocando sorrisos por onde passa!

    Comment


    • Re: Qual óleo colocar!!????

      Ah sim, quanto a poder esticar a troca por usar o filtro de óleo (mas só se for o filtro "de verdade", pois o filtro de respiro não funciona):

      Se os seus trajetos típicos forem de uso não severo, como estrada, médias rotações, pouco trânsito urbano e com o motor funcionando quase sempre quente, sem muitas paradas e partidas durante o trajeto, etc., a contaminação do seu óleo será quase toda de pequenos fragmentos de carbono vindos da combustão que escapa para o carter. Esses fragmentos são microscópicos, muito menos que as folgas do motor e portanto não prejudicam em nada. O filtro nesse caso só filtra poeira e partículas metálicas do motor. Se for assim, pode esticar um pouquinho a troca sim, digamos de 7500 km para até 10.000 Km.

      Mas se seu Fusca roda como 99,9% dos carros do Brasil, ou seja, pega muito trânsito urbano, é ligado várias vezes sem o motor estar aquecido, é desligado algumas vezes sem que o motor tenha alcançado sua temperatura ideal de trabalho, muita marcha-lenta na cidade, para-e-anda, etc... aí a contaminação do óleo será muito maior e será principalmente contaminação química, isto é, contaminação pela gasolina que passa para o carter devido à mistura rica que o carburador joga em marcha-lenta, devido à mistura que escorre pelos anéis quando você desliga o motor, devido aos ácidos formados no cárter quando você desliga o motor sem que o óleo esteja bem quente (acima de 80ºC, se o motor for a álcool principalmente) e por aí vai. Nesse caso o filtro não adianta nada, por melhor se seja. Aí a troca é feita com metade da quilometragem mesmo e não tem jeito. 3000 Km é o que eu indico.
      Fusquinha 1300 1970 1ª série
      40 anos provocando sorrisos por onde passa!

      Comment


      • Re: Qual óleo colocar!!????

        Muito obrigado pelas dicas, o filtro fica perto da bomba do oleo. Posso até dar mais informações se tiverem interesse.

        Mas de qualquer forma o uso dele é mesmo assim, 10 minutos, para, depois de 4 horas, 10 minutos e para de novo, peguei a estrada poucas vezes. É uma graça porqué sempre liga de primera, que seja quente o frio. Agora a semana pasada peguei a estrada tres vezes em uma semana , 25 Km na rodovia de ida e 25 de volta, mais um 50 km domingo passado. Depois limpei a valvula de respiro, que estava entupida e o motor começava a soltar oleo pelas vedações do motor...ai me toquei que o nivel do oleo tinha chegado a metade, isso em 3000 km que eu rodei desde que levei ele em casa, então acho que está otimo, por isso pensei se compensasse completar e rodar ou trocar de vez, mas precisava da informação sobre o intervalo certo.

        Aqui uma foto do meu filtro.
        Arquivos Anexos
        Last edited by Celerrime; 07-09-2012, 04:51 PM.

        Comment


        • Re: Qual óleo vc usa?

          mobil 4T 20/50

          Comment


          • Re: Qual óleo vc usa?

            Olá

            Estou usando Selenia Base Sintética 15w50.

            []s
            Fernando.
            Fusca - 1968
            1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
            123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

            http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

            Comment


            • Re: Qual óleo vc usa?

              2litros Mobil 4t 20w50 + 500ml Bardahl prolonga
              Vw BrasiliaLS 1980
              1600 ORIGINAL, ignição hall, dupla solex-32(por enquanto).

              Vw Fusca 1978
              1600 comando cofap sp2, ignição hall, simples 30-PIC.

              Comment


              • Re: Qual óleo vc usa?

                Castrol GTX 20w50 SL, mas na próxima troca vou migrar pro Mobil 20w50 SM.
                Gurgel X12TR - 1980

                Comment


                • Re: Qual óleo vc usa?

                  Mobil 20w50, trocados a cada 3.000 km.

                  Militec a cada 9.000 km.
                  Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                  1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                  "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

                  Comment


                  • Re: Qual óleo vc usa?

                    Postado originalmente por alanbique Ver Post
                    Mobil 20w50, trocados a cada 3.000 km.

                    Militec a cada 9.000 km.
                    Otima combinação e intervalo )
                    Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                    Comment


                    • Re: Qual óleo vc usa?

                      Mobil 20W50 API SM + Bardahl Power Racing
                      Recomendo!

                      Comment


                      • Re: Qual óleo colocar!!????

                        E ai Fusqueiros e derivados, a poucos dias assinei o forum para poder participar da comunidade e solicito informação de vocês sobre essa bomba de óleo para o nosso motor a Ar http://brasil.fuscanet.com/bomba-ole...ro-p-1685.html, aguem ja usa ela, o site é de confiança para compra, ele é do uruguai. Obrigado

                        Comment


                        • Re: Qual óleo colocar!!????

                          Postado originalmente por Autoreisdorfer Ver Post
                          E ai Fusqueiros e derivados, a poucos dias assinei o forum para poder participar da comunidade e solicito informação de vocês sobre essa bomba de óleo para o nosso motor a Ar http://brasil.fuscanet.com/bomba-ole...ro-p-1685.html, aguem ja usa ela, o site é de confiança para compra, ele é do uruguai. Obrigado
                          seja bem vindo ao fusca4ever..

                          essa bomba é mais vista em motores gringos , mas já estão começando a usr ela no brasil..
                          tem uma pessoa aqui do forum que ja comprou e vai usar num motor turbo.

                          já existe a fuscanet brasil . vá na area lojas aqui do forum que tem um topico lá .

                          nunca comprei com eles , mas creio ser de confiança. vendem muuuita coisa boa.

                          seja bem vindo ao fusca4ever..

                          abraço .

                          Do it yourself !

                          Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                          VW BRASILIA 1.600 AR.
                          Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                          Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                          Comment


                          • Re: Qual óleo colocar!!????

                            Cara, quanto ao pessoal da fusca net, fica tranquilo porque realmente trabalham sério. Comprei meu kit de pistões com eles e ocorreu tudo bem.

                            VLW
                            Meu SANGUE é Air cooled+

                            Comment


                            • Re: Qual óleo colocar!!????

                              Postado originalmente por fernandoraubber Ver Post
                              Cara, quanto ao pessoal da fusca net, fica tranquilo porque realmente trabalham sério. Comprei meu kit de pistões com eles e ocorreu tudo bem.

                              VLW
                              FERNANDO!!
                              Vc comprou pelo representante aqui no BRASIL??
                              Fazendo deposito em conta??
                              To querendo comprar umas coisinhas mais fiquei c o pê atras.
                              "" HOT AIR FOREVER""
                              KARMANN 63- 1200
                              KARMANN 67-1600

                              Comment


                              • Re: Qual óleo colocar!!????

                                Interessante, vejam no final do video como o oleo mineral oxida !!!


                                Comment

                                Working...
                                X