Anúncio

Collapse
No announcement yet.

OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #91
    Re: Qual óleo colocar!!????

    Postado originalmente por flatsuda
    Desde que passei meu fusca para o (etanol) notei que o óleo aumentou o nível e está claro, não é alcool no óleo, o problema é que ando pouco com ele, geralmente em dias frios e chuvosos, rodo +- 3.000km por ano. Ele anda bem é dez. Alguém mais tem esse problema? Troquei o óleo castrol 20/50 sl com bardahl no começo de junho, rodei cerca de 200 km e já está +- meio litro acima do nível.
    Deve-se ter certos cuidados ao trocar o óleo, por isso sempre troco em casa, quando é em posto eu fico em cima!!
    Eu procedo da seguinte forma: após esgotar tudo, coloco cerca de 300ml a menos do normal e funciono o motor e deixo trabalhando para circular bem e esquentar (se der uma volta nele é melhor ainda), depois desligo e espero 5 minutos antes de verificar o nível (recomendação do manual de todos os fuscas e muitos outros carros), logicamente vai estar marcando pra baixo, aí vou completando de pouco em pouco e olhando a vareta até chegar próximo do máximo, depois funciono novamente e desligo e deixo parado pelo mesmo tempo, aí verifico denovo e vou completando novamente até encostar no máximo. Depois da primeira saída que dou nele, também verifico o nível.
    Sigo sempre esses critérios para nunca erram nem pra + nem pra -.

    A respeito do nível subir, acho muito difícil ser entrada de alcool no carter, porque se fosse seria facilmente notado quando se pegasse no óleo ou cheirasse. Teria que estar afogando absurdamente.
    Uma das ultimas vezes q troquei óleo sem seguir tanto esses criterios, aconteceu isso. Após feita a troca, deixei o nivel certinho no máximo. Verifiquei novamente após um percurso de uns 10km, o óleo tava +- 1cm acima do máximo. Acho que quando fui dar a ultima completada enquanto trocava, eu não esperei os 5 minutos, sendo assim pode ter parecido que o óleo ainda estava baixo por não ter escorrido durante os 5min, sendo assim como parecia estar baixo eu completei, por isso dever ter ficado acima.

    Espero ter ajudado.
    ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

    Comment


    • #92
      Re: Qual óleo colocar!!????

      O assunto "qual oleo usar" é polêmico e é norteado por velhas receitas dos antigos mecânicos, nossos pais (às vezes avôs), manuais originais dos veículos (nos antigos ainda somente constam óleos hoje obsoletos), experiência própria e o achômetro dos frentistas!
      O que se deve fazer é avaliar qual a verdadeira função do óleo.
      Na realidade duas são as funções primordiais do óleo lubrificante:

      1) Lubrificação propriamente dita, onde o mesmo serve para reduzir o máximo possível o atrito entre os componentes em contato mecânico e constante movimentação.
      Este aspecto está intimamente ligado à viscosidade cinemática do óleo, que não é o valor especificado como SAE (20W40; 20W50; 5W30, etc), mas sim é medida em cSt (centi stokes) normalmente e varia violentamente com a temperatura do óleo. A viscosidade cinemática é alta a frio ne baixa a quente.
      O ideal é que ela seja o mais constante possível e atenda a viscosidade mínima a quente e plena carga.
      Na realidade a escolha do óleo deveria levar em consideração a temperatura de trabalho do óleo em determinado motor, pois assim escolhemos o mesmo pela viscosidade nesta temperatura. Sabendo a viscosidade desejada a quente (por exemplo a 120 º Celsius), escolhemos dentre os óleos conhecidos aquele cujo IV índice de viscosidade, seja o maior possível.
      O IV alto índica que a viscosidade varie pouco com a temperatura.
      Assim acabamos escolhendo um óleo com viscosidadec a quente adequada, e afrio a menor possível, uma vez que nesta fase precisamos de um óleo mais fino possível para lubrificar rapidamente as partes “altas” do motor, evitando inclusive o grave problema de sccufing (agarramento dos pistões nas camisas a frio por lubrificação insuficiente), típico de ocorrer em óleos muito “grossos” a frio, como os” bons” e velhos (mais velhos que bons) 20W40 e 20W50...
      Escolhendo assim além de conseguirmos proteger convenientemente o motor a quente evitando inclusive a necessidade de radiadores de óleo adicionais em preparações mais leves, conseguiremos aumentar a vida útil do motor por auxiliar a lubrificação nas partidas, reduziremos a perda de potência (principalmente na fase de aquecimento do motor) por atrito viscoso pela viscosidade mais baixa em temperaturas baixas e médias, menor consumo e algum ganho de potência útil.
      Tudo isto sem termos que alterar folgas internas do motor.
      Não é a toa que todos os motores de alta performance (com altíssimas exigências), utilizam óleos com esta tendência.

      2)Arrefecimento, é a função secundária do lubrificante, porém não tão secundária no Fusca, pelo fato de ser refrigerado a ar!
      Assim o óleo não pode perder a viscosidade a quente, e ser bastante resistente em temperaturas um pouco mais altas que os motores refrigerados a água.
      Além disto óleos com viscosidade muito alta (sempre viscosidade cinemática), geram maiores perdas de energia o que acarreta maior aquecimento do óleo, diminuindo sua propriedade de refrigerar o motor.

      Ambas as características levam a escolhermos um óleo com alto IV.
      Òleos deste tipo são aqueles cuja viscosidade SAE é:
      0W30; 5W30; 10W40 e 15W40.... Qualquer coisa fora disto estaremos deixando de aproveitar estas possibilidades.

      A 20 anos atrás os óleos mais adequados eram os multiviscosos, tais como os 20W40 e os 20W50 (raro nesta época), mas hoje, utilizar estes tipos é o mesmo que deixar de avaliar as vantagens que os modernos lubrificantes de alto IV podem oferecer!

      Alguns ainda “teimam” em usar o óleo URSA (óleo específico para Diesel) com Bardahl...

      Os óleos 20W40 ne 20W50 lubrifcam bem, mas não são fantásticos em alta temperatura e roubam muita potência em baixa temperatura, além de não previnirem de forma tão eficiente o sccufing!

      Desta forma fica claro que tecnicamente os óleos utilizados devem ser os de alto IV.

      As únicas exceções são os motores danificados (cansados, com folgas excessivas, com anéis desgastados), que por nossa negligência (ou falta de grana mesmo), tem que “rodar” mais um tempo. Aí utilizamos óleos mais “grossos”, para evitar batidas (rajadas), consumo excessivo de óleo (pelos anéis), excesso de vazamento, etc...
      Porém nestes casos quando escolhemos um óleo 25W60, ou um 20W50 com aditivos aumentadores de viscosidade, deve se lembrar que o motor está rodando numa condição precária, com grandes perdas de enrgia pelas viscosidades elevadas envolvidas, além de que nunca devem ser exigidos à plena carga, ou seja é uma gambiarra para extendermos a vida útil do motor até o 13º salário...

      Outro fator a ser analisado quando trocamos o óleo por um de alto IV, é seu custo, porém o que se economiza com combustível (em geral de 4 a 6 % a menos de consumo), acaba compensando o custo um pouco maior do lubrificante.
      Não são necessários óleos sintéticos, pois estes só passam a ser vantajosos pelo tempo de troca, mas este nunca pode ser muito alto no Fusca, a não ser que seja instalado um filtro full flow externo...
      Com a configuração original do motor do Fusca com filtro de peneirinha no carter, o prazo idela para troca de óleo desde que de boa qualidade como comentei deve ficar nos 5000 km!
      "Master Vader"
      The Lord of the Sith VW
      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
      My email -> vaderthemaster@gmail.com

      Comment


      • #93
        Re: Qual óleo colocar!!????

        Blz, Daniel, depois que troquei o óleo fiz uma pequena viagem de 300kms, e quando retornei, no dia seguinte ante de ligar o motor, verifiquei o nível e estava OK, agora depois de cerca de 2 meses que notei o nível alterado, sem falar que o suspiro do motor ao retirar a mangueira sai muita agua, a tampa onde se coloca o óleo está esbranquiçado uma borra espessa pingando muita agua.

        Comment


        • #94
          Re: Qual óleo colocar!!????

          verifiquei agora e não tem tanta agua assim, pois ontem o dia estava quente não rodei muito mas o motor esquentou bem tinha pouca agua na mangueira do suspiro.

          Comment


          • #95
            Re: Qual óleo colocar!!????

            Postado originalmente por Master Vader
            O assunto "qual oleo usar" é polêmico e é norteado por velhas receitas dos antigos mecânicos, nossos pais (às vezes avôs), manuais originais dos veículos (nos antigos ainda somente constam óleos hoje obsoletos), experiência própria e o achômetro dos frentistas!
            O que se deve fazer é avaliar qual a verdadeira função do óleo.
            Na realidade duas são as funções primordiais do óleo lubrificante:

            1) Lubrificação propriamente dita, onde o mesmo serve para reduzir o máximo possível o atrito entre os componentes em contato mecânico e constante movimentação.
            Este aspecto está intimamente ligado à viscosidade cinemática do óleo, que não é o valor especificado como SAE (20W40; 20W50; 5W30, etc), mas sim é medida em cSt (centi stokes) normalmente e varia violentamente com a temperatura do óleo. A viscosidade cinemática é alta a frio ne baixa a quente.
            O ideal é que ela seja o mais constante possível e atenda a viscosidade mínima a quente e plena carga.
            Na realidade a escolha do óleo deveria levar em consideração a temperatura de trabalho do óleo em determinado motor, pois assim escolhemos o mesmo pela viscosidade nesta temperatura. Sabendo a viscosidade desejada a quente (por exemplo a 120 º Celsius), escolhemos dentre os óleos conhecidos aquele cujo IV índice de viscosidade, seja o maior possível.
            O IV alto índica que a viscosidade varie pouco com a temperatura.
            Assim acabamos escolhendo um óleo com viscosidadec a quente adequada, e afrio a menor possível, uma vez que nesta fase precisamos de um óleo mais fino possível para lubrificar rapidamente as partes “altas” do motor, evitando inclusive o grave problema de sccufing (agarramento dos pistões nas camisas a frio por lubrificação insuficiente), típico de ocorrer em óleos muito “grossos” a frio, como os” bons” e velhos (mais velhos que bons) 20W40 e 20W50...
            Escolhendo assim além de conseguirmos proteger convenientemente o motor a quente evitando inclusive a necessidade de radiadores de óleo adicionais em preparações mais leves, conseguiremos aumentar a vida útil do motor por auxiliar a lubrificação nas partidas, reduziremos a perda de potência (principalmente na fase de aquecimento do motor) por atrito viscoso pela viscosidade mais baixa em temperaturas baixas e médias, menor consumo e algum ganho de potência útil.
            Tudo isto sem termos que alterar folgas internas do motor.
            Não é a toa que todos os motores de alta performance (com altíssimas exigências), utilizam óleos com esta tendência.

            2)Arrefecimento, é a função secundária do lubrificante, porém não tão secundária no Fusca, pelo fato de ser refrigerado a ar!
            Assim o óleo não pode perder a viscosidade a quente, e ser bastante resistente em temperaturas um pouco mais altas que os motores refrigerados a água.
            Além disto óleos com viscosidade muito alta (sempre viscosidade cinemática), geram maiores perdas de energia o que acarreta maior aquecimento do óleo, diminuindo sua propriedade de refrigerar o motor.

            Ambas as características levam a escolhermos um óleo com alto IV.
            Òleos deste tipo são aqueles cuja viscosidade SAE é:
            0W30; 5W30; 10W40 e 15W40.... Qualquer coisa fora disto estaremos deixando de aproveitar estas possibilidades.

            A 20 anos atrás os óleos mais adequados eram os multiviscosos, tais como os 20W40 e os 20W50 (raro nesta época), mas hoje, utilizar estes tipos é o mesmo que deixar de avaliar as vantagens que os modernos lubrificantes de alto IV podem oferecer!

            Alguns ainda “teimam” em usar o óleo URSA (óleo específico para Diesel) com Bardahl...

            Os óleos 20W40 ne 20W50 lubrifcam bem, mas não são fantásticos em alta temperatura e roubam muita potência em baixa temperatura, além de não previnirem de forma tão eficiente o sccufing!

            Desta forma fica claro que tecnicamente os óleos utilizados devem ser os de alto IV.

            As únicas exceções são os motores danificados (cansados, com folgas excessivas, com anéis desgastados), que por nossa negligência (ou falta de grana mesmo), tem que “rodar” mais um tempo. Aí utilizamos óleos mais “grossos”, para evitar batidas (rajadas), consumo excessivo de óleo (pelos anéis), excesso de vazamento, etc...
            Porém nestes casos quando escolhemos um óleo 25W60, ou um 20W50 com aditivos aumentadores de viscosidade, deve se lembrar que o motor está rodando numa condição precária, com grandes perdas de enrgia pelas viscosidades elevadas envolvidas, além de que nunca devem ser exigidos à plena carga, ou seja é uma gambiarra para extendermos a vida útil do motor até o 13º salário...

            Outro fator a ser analisado quando trocamos o óleo por um de alto IV, é seu custo, porém o que se economiza com combustível (em geral de 4 a 6 % a menos de consumo), acaba compensando o custo um pouco maior do lubrificante.
            Não são necessários óleos sintéticos, pois estes só passam a ser vantajosos pelo tempo de troca, mas este nunca pode ser muito alto no Fusca, a não ser que seja instalado um filtro full flow externo...
            Com a configuração original do motor do Fusca com filtro de peneirinha no carter, o prazo idela para troca de óleo desde que de boa qualidade como comentei deve ficar nos 5000 km!
            Mestre, estive seguindo suas sugestões para meu motor, que é um 1600/gasolina/W100, dupla solex e bomba de óleo com filtro integrado (full-flow). Estava usando o Elaion 15W40 SJ e tava tudo ok, só que acho q tava baixando um pouco de óleo, e por ser todo novo acho q não deveria ser assim, em 2000km baixou quase uns meio litro (creio eu q seja muito). Usei esse 15W40 nos primeiros 3000km, fazendo 1ª troca com 500km e segunda com 2500km. Devido achar q tava baixando o nivel, agora troquei pelo castrol gtx 20W50 SL e tá com 300km, esse não seria recomendável para meu caso?

            Outra coisa, um dia peguei uma estrada longa que tinha muita subida, e fiz esse trajeto pisando bem (de 4ª), subindo em média de 110km/h direto, ou seja, creio ter forçado bem e esquentado bem ele. No final da subida eu reduzi e entrei num trevo aí logo depois tive que fazer uma parada, aí q percebi que em marcha lenta a luz do óleo deu umas piscadas e o motor começou a querer morrer, depois a luz do óleo até apagou mas o motor ficou com a lenta ruim sempre querendo morrer. Isso ocorreu já com esse ultimo óleo. Pq será q ocorreu isso??

            Depois continuei em outra estrada e ele foi normal, mas quando parei novamente veio o mesmo problema. Obs. ele não perde força em momento algum.

            Tive um problema desse tipo com minha CB400, sempre q pegava uma estrada mais longa ou quando forçava mais em subidas etc.. ela dava esse msm problema (de menos piscar luz de óleo), ficava querendo morrer. Meu mecanico disse q após o motor esquentar muito poderia estar prendendo alguma valvula e sugeriu assim uma regulagem das mesmas. Dito e feito, acabou o problema. Poderá isso ter sentido pro fusca?

            Valeu.
            Last edited by DanielRS; 18-08-2008, 12:05 PM.
            ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

            Comment


            • #96
              Re: Qual óleo colocar!!????

              Postado originalmente por DanielRS
              Mestre, estive seguindo suas sugestões para meu motor, que é um 1600/gasolina/W100, dupla solex e bomba de óleo com filtro integrado (full-flow). Estava usando o Elaion 15W40 SJ e tava tudo ok, só que acho q tava baixando um pouco de óleo, e por ser todo novo acho q não deveria ser assim, em 2000km baixou quase uns meio litro (creio eu q seja muito). Usei esse 15W40 nos primeiros 3000km, fazendo 1ª troca com 500km e segunda com 2500km. Devido achar q tava baixando o nivel, agora troquei pelo castrol gtx 20W50 SL e tá com 300km, esse não seria recomendável para meu caso?

              Outra coisa, um dia peguei uma estrada longa que tinha muita subida, e fiz esse trajeto pisando bem (de 4ª), subindo em média de 110km/h direto, ou seja, creio ter forçado bem e esquentado bem ele. No final da subida eu reduzi e entrei num trevo aí logo depois tive que fazer uma parada, aí q percebi que em marcha lenta a luz do óleo deu umas piscadas e o motor começou a querer morrer, depois a luz do óleo até apagou mas o motor ficou com a lenta ruim sempre querendo morrer. Isso ocorreu já com esse ultimo óleo. Pq será q ocorreu isso??

              Depois continuei em outra estrada e ele foi normal, mas quando parei novamente veio o mesmo problema. Obs. ele não perde força em momento algum.

              Tive um problema desse tipo com minha CB400, sempre q pegava uma estrada mais longa ou quando forçava mais em subidas etc.. ela dava esse msm problema (de menos piscar luz de óleo), ficava querendo morrer. Meu mecanico disse q após o motor esquentar muito poderia estar prendendo alguma valvula e sugeriu assim uma regulagem das mesmas. Dito e feito, acabou o problema. Poderá isso ter sentido pro fusca?

              Valeu.
              O óleo 20W50 ou mesmo o 20W40 tem viscosidade a quente mais baixa que o 15W40 que você citou, portanto a pressão de lubrificação a quente acaba caindo um pouco gerando as piscadas da luz de óleo.
              Isto por si só jámostra um "calcanhar de Aquile"destes óleos nos motores a ar principalmente, e que quase sempre obrigam a utilização debomba de óleo de pelo menos 26mm (a original é de 21mm).
              Se existe consumo, é pelo fato de termos problemas com folgas, brunimento ou anéis!
              O Óleo mais grosso pode até reduzir um pouco isto na fase deaquecimento do motor, mas deixa o motor mais preso (tanto que sua marcha lenta ficou irregular) e em alguns momentos de tão preso até morria!
              "Master Vader"
              The Lord of the Sith VW
              My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
              My email -> vaderthemaster@gmail.com

              Comment


              • #97
                Re: Qual óleo colocar!!????

                Beleza Vader! Para mim não resta mais dúvida! Quando eu comprei este óleo (5W30) no posto o frentista me olhou de atravessado! Hahahahaha! Aí eu mandei os argumentos supracitados, aí o cara disse: "ah então tá!" Hehehehe! O Mecânico também, mas depois ele acabou concordando comigo!
                Eu não tenho o que me queixar deste óleo! Realmente é mais caro, mas tem compensações! Eu estou trocando a cada 5000km, será que eu deveria diminuir esse intervalo? Eu não costumo fazer viagens longas, no máximo 150km de vez em quando e também não costumo dar pau nele!

                Flatsuda
                Um pouco de água condensada na tampa acho que é normal, pois no meu também sempre tem!
                Você lava o motor seguido? A tampa do motor tem aquelas aberturas para refrigeração? Tem o coletor para a água na tampa?
                Eu nunca tive problemas com o nível do óleo, mas experimente fazer o que o DanielRS disse! Deve dar certo!
                São João do Polêsine - RS
                4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

                Comment


                • #98
                  Re: Qual óleo colocar!!????

                  Postado originalmente por Master Vader
                  O óleo 20W50 ou mesmo o 20W40 tem viscosidade a quente mais baixa que o 15W40 que você citou, portanto a pressão de lubrificação a quente acaba caindo um pouco gerando as piscadas da luz de óleo.
                  Isto por si só jámostra um "calcanhar de Aquile"destes óleos nos motores a ar principalmente, e que quase sempre obrigam a utilização debomba de óleo de pelo menos 26mm (a original é de 21mm).
                  Se existe consumo, é pelo fato de termos problemas com folgas, brunimento ou anéis!
                  O Óleo mais grosso pode até reduzir um pouco isto na fase deaquecimento do motor, mas deixa o motor mais preso (tanto que sua marcha lenta ficou irregular) e em alguns momentos de tão preso até morria!
                  OK. Vou continuar usando esse 20W50 que coloquei até a proxima troca e vou ver no que vai dar, aí na proxima vou ver se volto pro 15W40, talvez desta vez vou esperimentar o castrol gtx compact que é 15W40, que creio ser melhor que o elaion.
                  Vcs sempre dizem bem do 5W30 pro fusca, esse não seria muito fino fazendo ele queimar óleo principalmente na partida a frio? Quando usam esse óleo, o motor baixa muito o nivel?

                  Valeu Mestre!!!
                  ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

                  Comment


                  • #99
                    Re: Qual óleo colocar!!????

                    Postado originalmente por flatsuda
                    Blz, Daniel, depois que troquei o óleo fiz uma pequena viagem de 300kms, e quando retornei, no dia seguinte ante de ligar o motor, verifiquei o nível e estava OK, agora depois de cerca de 2 meses que notei o nível alterado, sem falar que o suspiro do motor ao retirar a mangueira sai muita agua, a tampa onde se coloca o óleo está esbranquiçado uma borra espessa pingando muita agua.
                    O seu motor é a alcool certo?
                    Normalmente o alcool tem um certo teor de água mesmo, mas não acho que seja normal a mangueira do suspiro chegar a encher de água, vc já suspeitou de álcool adulterado? Já ouvi dizer que alcool vendido em usinas ou proximo delas, e que geralmente são mais baratos, eles não corrigem muito bem o teor de água no alcool. Um pouco daquela borra branca na tampa é normal em motores a alcool, até no meu que é a gasolina isso acontece de vez em quando, não sempre, daí a minha suspeita quanto ao combustivel, se fossem todos iguais, ou daria isso sempre ou nunca. até a uns 3 meses eu tava notando esse borra, e agora ela sumiu, e sem eu limpar.
                    Não custa nada verificar tbm se não ocorre afogamentos na carburação, isso levaria alcool pro óleo, o que certamente faz dar essa borra.
                    ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

                    Comment


                    • Re: Qual óleo colocar!!????

                      Postado originalmente por DanielRS
                      OK. Vou continuar usando esse 20W50 que coloquei até a proxima troca e vou ver no que vai dar, aí na proxima vou ver se volto pro 15W40, talvez desta vez vou esperimentar o castrol gtx compact que é 15W40, que creio ser melhor que o elaion.
                      Vcs sempre dizem bem do 5W30 pro fusca, esse não seria muito fino fazendo ele queimar óleo principalmente na partida a frio? Quando usam esse óleo, o motor baixa muito o nivel?

                      Valeu Mestre!!!
                      Queima um pouquinho sim a frio, principalmente com as folgas maiores que eu costumo usar.
                      Porém eu sempre espero esquentar um pouco antes de sair com o carro, daí como as peças já se dilataram um pouco, o problema é imperceptível.
                      "Master Vader"
                      The Lord of the Sith VW
                      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                      My email -> vaderthemaster@gmail.com

                      Comment


                      • Re: Qual óleo colocar!!????

                        Sobre o Autoplast:

                        No RJ, tem um senhor chamado Paulo que vende os aditivos Autoplast e entrega em casa, mas ele tem dificuldades para entregar.

                        Da última vez eu encomendei uma caixa direto de SP.

                        O telefone dele é 9968-1544.
                        Last edited by Maurício Queiroz; 19-08-2008, 11:20 AM.
                        "May the force be with you!"

                        Comment


                        • Re: Qual óleo colocar!!????

                          Postado originalmente por Maurício Queiroz
                          Sobre o Autoplast:

                          No RJ, tem um senhor chamado Paulo que vende os aditivos Autoplast e entrega em casa, mas ele tem dificuldades para entregar.

                          Da última vez eu encomendei uma caixa direto de SP.

                          O telefone dele é 9968-1544.
                          O que achou do Auto plast?
                          Eu gosto muito, mas é importante outras opiniões a respeito!
                          "Master Vader"
                          The Lord of the Sith VW
                          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                          My email -> vaderthemaster@gmail.com

                          Comment


                          • Re: Qual óleo colocar!!????

                            Postado originalmente por Master Vader
                            O que achou do Auto plast?
                            Eu gosto muito, mas é importante outras opiniões a respeito!
                            Esse autoplast seria bom pro meu caso??
                            Qual a função/beneficios dele?? E com qual óleo é bom usar?

                            Valeu!!
                            ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

                            Comment


                            • Re: Qual óleo colocar!!????

                              Daniel, muito bem lembrado, depois que passei á alcool abasteci em postos baratos pode ser que o problema seja este, vou fazer o teste. Valeu, obrigado pela dica.

                              Comment


                              • Re: Qual óleo colocar!!????

                                Postado originalmente por DanielRS
                                OK. Vou continuar usando esse 20W50 que coloquei até a proxima troca e vou ver no que vai dar, aí na proxima vou ver se volto pro 15W40, talvez desta vez vou esperimentar o castrol gtx compact que é 15W40, que creio ser melhor que o elaion.
                                Vcs sempre dizem bem do 5W30 pro fusca, esse não seria muito fino fazendo ele queimar óleo principalmente na partida a frio? Quando usam esse óleo, o motor baixa muito o nivel?

                                Valeu Mestre!!!
                                Como eu disse antes, no meu não baixou nada ainda! Ou pelo menos não percebi! Só fumaceia quando liga! Eu faço como o Vader! Só ando depois de aquecido! Só teve um episódio que vazou um pouco de óleo, mas foi PQ eu pisei muito fundo por muito tempo, aí a temp. aumentou muito e deve ter aumentado as folgas. Mas foi a única vez e poderia ter acontecido com um outro óleo também!
                                Last edited by glcallegari; 20-08-2008, 07:16 PM.
                                São João do Polêsine - RS
                                4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

                                Comment

                                Working...
                                X