Anúncio

Collapse
No announcement yet.

OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #61
    Postado originalmente por Sedan1971
    Bom pessoal, depois de tanta discursão, IV para lá, Cst para cá, fico com uma dúvida:
    Aqui na minha região onde faz 42* na sombra e como eu ando com o pé na lata o tempo todo, gosto de pegar a estrada de vez em quando, devo mudar de lubrificante??? O que eu uso atualmente é o 25W50 Petrobras de especificação SJ. O que vcs me recomendam??? Vader, o que vc Acha??? Havoline 20W40??
    Havoline 10W40??

    SJ ou SL???

    HELP-ME!!

    Sempre a maior especificação API, portanto SL (dos que você comentou)
    Nunca 20W40 (porque pararam de desenvolver óleos com esta classificação SAE no Brasil).
    Assim o óleos 10W40 Sl será uma boa opção. melhor que o seu 25W50...
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

    Comment


    • #62
      Obrigado pela dica. Se por ventura estiver em falta o 10w40, posso usar o 20w50SL como alternativa???. Até porque aqui na minha cidade o 20w50SL é mais fácil de ser encontrado.

      Comment


      • #63
        olá amigos, verifiquei na minha cidade este aditivo e só encontrei o OL-50 de 450ml. Como meu motor é novo, gostaria de saber se é indicado, pois segundo a autoplast deve ser usado o LL-50 de 160ml para motores novos ou recondicionados, aqui ele custa 35,00 reais(OL-50). Está caro? O LL-50 ainda não encontrei, estão estou usando B12.

        Comment


        • #64
          Postado originalmente por Sedan1971
          Obrigado pela dica. Se por ventura estiver em falta o 10w40, posso usar o 20w50SL como alternativa???. Até porque aqui na minha cidade o 20w50SL é mais fácil de ser encontrado.

          Pode usar o 20W50SL, mas não terá as vantagens de menor atrito viscoso do outro tipo de óleo.
          "Master Vader"
          The Lord of the Sith VW
          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
          My email -> vaderthemaster@gmail.com

          Comment


          • #65
            Postado originalmente por flatsuda
            olá amigos, verifiquei na minha cidade este aditivo e só encontrei o OL-50 de 450ml. Como meu motor é novo, gostaria de saber se é indicado, pois segundo a autoplast deve ser usado o LL-50 de 160ml para motores novos ou recondicionados, aqui ele custa 35,00 reais(OL-50). Está caro? O LL-50 ainda não encontrei, estão estou usando B12.
            Pode usar o OL sem problemas.
            Em geral quando uso o LL, uso dosi tubos de 160ml.
            Então use uns 300ml do OL.
            Ambos tem exatamente a mesma composição, sendo que o OL é um pouco mais concentrado (melhor ainda).
            A auto plast recomenda o OL mais para motores cansados, mas isto não é problema em motores novos, pois ele não altera a viscosidade.
            "Master Vader"
            The Lord of the Sith VW
            My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
            My email -> vaderthemaster@gmail.com

            Comment


            • #66
              Postado originalmente por Master Vader
              Pode usar o OL sem problemas.
              Em geral quando uso o LL, uso dosi tubos de 160ml.
              Então use uns 300ml do OL.
              Ambos tem exatamente a mesma composição, sendo que o OL é um pouco mais concentrado (melhor ainda).
              A auto plast recomenda o OL mais para motores cansados, mas isto não é problema em motores novos, pois ele não altera a viscosidade.
              Vader, quando for montar as peças tipo o vira, comando, etc, deve-se usar alguma graxa nos mancais (da própria Autoplast) ou só dar uma "untada" com esse OL50 mesmo?

              É que eu vejo algumas fotos na net e os caras passam uma graxa vermelha..

              Comment


              • #67
                Meu comando veio com um potinho desta graxa vermelha, alguem sabe mais detalhes sobre este lubrificante ?
                Abraços

                Alexandre

                Logo logo vai , IRS + turbo na pimenta



                Comment


                • #68
                  Pessoal, quando montei meu comando no motor eu não usei essa graxa vermelha que sempre vem com peça. Somente coloquei óleo nos mancais de suporte do comando e pronto. Até hoje (faz 1 ano) não tive problemas. Mas não recomendo fazer isso, pois essa graxa vermalha não deve vir "de bobeira" ou como "brinde". No meu caso deu certo, mas não recomendo a utilização somente do óleo.

                  Comment


                  • #69
                    Grande Vader,

                    Mais duas figuras para minha coleção, obrigado. Fico devendo alguns dados sobre oleos, mas ainda estou procurando, afinal estão guardados a mais de 25 anos. É claro que já procurei na internet, mas o que encontrei lá não é confiável. Conceitos, ordem de grandeza (maior, menor) a gente ainda se recorda, mas valores exatos, de memória não dá! Dou muita importancia a qualidade da informação (ainda que não seja quantitativa), e não é só a internet que peca nisso. Recentemente numa revista sobre preparação de motores e veículos, num artigo sobre oleos, seu autor afirmava que os oleos modernos, devido a aditivação, aumentavam a viscosidade com a temperatura, e exemplificava com o popular 20W50,cuja viscosidade em baixas temperaturas era SAE20 e em altas era SAE50. Pasmem! O pobre do leitor é que acabaria formando conceitos errados.
                    Nesse enfoque conceitual (visto não dispor dos valores) é que exponho o que se segue.

                    A SAE classifica os oleos somente quanto a viscosidade, sem levar em conta o seu desempenho.

                    Os oleos para clima frio ( SAE+número+W), exemplo SAE20W, enfocam a fluidez do oleo em temperaturas ambiente muito baixas e as condições de lubrificação na partida a frio nesse ambiente. As faixas de viscosidade que compõem os índices SAE (0W,5W,10W,15W,20W e 25W) são estabelecidas a 0ºF (aproximadamente -18ºC). Silencia esta classificação quanto ao comportamento do oleo em temperaturas ambiente elevadas. Isso não significa que o oleo ficará muito fino quando a temperatura aumentar pois o oleo deve lubrificar o motor na sua temperatura de funcionamento (se assim não fosse, não seria um oleo automotivo). Cabe ressaltar que um oleo SAE15W, SAE20W, é monoviscoso.

                    Os oleos para clima quente (SAE+número), exemplo SAE50, SAE20, enfocam as condições de lubrificação do motor aquecido. As faixas de viscosidade que compõem os índices SAE (20,30,40,50 e 60) são estabelecidas a 210ºF (aproximadamente 100ºC). Silencia esta classificação quanto ao comportamento do oleo em temperaturas ambiente muito baixas. Neste caso o oleo pode realmente ficar muito grosso nessas temperaturas. Cabe ressaltar que um oleo SAE20, SAE30, é monoviscoso.

                    Os oleos multiviscosos, exemplo SAE15W30, SAE20W50, SAE20W20, satisfazem as duas condições simultaneamente. Um oleo SAE20W50 comporta-se em baixas temperaturas como um oleo SAE20W e em altas como um oleo SAE50. Não se deve confundir um oleo SAE20W com um oleo SAE20.

                    Posto na fig1 uma tabela (fonte internet) que mostra as faixas de viscosidade que compõem os índices SAE. Ressalto que os valores para os SAE sem W, clima quente, estão coerentes, mas os SAE W, clima frio, a meu ver, estão equivocados.

                    Na fig2, posto um gráfico que compara as viscosidades a 40ºC e a 100ºC (infelizmente os fabricantes só fornecem os dados nessas temperaturas) dos oleos SAE20W, SAE20, SAE20W50 e SAE50.

                    É importante observar que o 20W50 a 100ºC tende a se comportar como um SAE50 (como não poderia deixar de ser). A -18ºC, se o gráfico mostrasse, ele se comportaria como um SAE20W, sua viscosidade nessa temperatura seria menor que a do SAE20.
                    A 40ºC, clima quente ainda, sua viscosidade está, aproximadamente entre o SAE50 e o SAE20, suas características 20W (de fluidez a baixas temperaturas) já se manifestam, embora discretas.

                    OBS: É importante ressaltar que os índices SAE para oleo de cambio não podem ser comparados com os indices SAE para oleo de motor. As escalas são diferentes. Um oleo SAE90 para cambio tem viscosidade semelhante a um SAE50 ou 60 para motor.




                    Postado originalmente por Master Vader

                    Outro ponto:

                    O fato é que ao avaliarmos óleos multiviscosos, pegamos sempre a viscosidade a 40º Celsius da Classificação SAE mais baixa e a viscosidade a 100º Celsius da Classificação SAE mais alta.
                    Como exemplo, vamos considerar um óleo 20W50.
                    Na teoria pelos valores da própria SAE, a viscosidade do óleo SAE 20 a 40º Celsius é de 89,9cSt e a viscosidade do óleo SAE 50 a 100º Celsius é de 18,3.
                    Na prática devido à aditivação com melhoradores de Índice de viscosidade, redutores de atrito, etc e etc, a viscosidade costuma ser modificada em alguns ou até todos os pontos de viscosidade. Assim os valores teóricos pouco ou nada servem para definirmos exatamente qual será a viscosidade do óleo em função da temperatura.
                    Prova disto é que um óleo 20W50, por exemplo, o Castrol GTX 20W50 SL possui Viscosidade de 175,9 cSt a 40º Celsius e 18,87 cSt a 100º Celsius.
                    Notem que a quente quase não existe diferença, mas a frio...
                    Arquivos Anexos
                    Last edited by ricardo groetaers; 18-04-2008, 06:18 PM.

                    Comment


                    • #70
                      olá moçada, bem, tenho usado um oleo da Honda 10w30 que é usado em todos os motores Honda automotivos. Esse oleo inclusive é utilizado nos vti e si que giram mais de 8conto... acho uma boa opcao por ser mineral e custar R$ 12.
                      Nao tenho maiores especificaçoes deste produto, mas sao feitos exclusivamente pra honda
                      Master, conhece esse oleo? indica pros amigos?
                      Abraço a todos
                      Last edited by Roger; 18-12-2007, 11:03 AM.
                      "aircooled" tà no sangue

                      Comment


                      • #71
                        Pessoal, alguem sabe onde vende esse teflon Autoplast aqui no Rio? Eu procurei em Nova iguaçu, Rocha Miranda e São Crisovão e não achei.

                        Consegui achar o Molikote por R$15,00. Comprei e ja coloquei no carter e reparei que na embalagem diz para usar a cada duas trocas. Há algum problema em usar a cada troca?

                        Comment


                        • #72
                          Ninguem???

                          Comment


                          • #73
                            GTX Alta Quilometragem

                            To todo perdido de tanta informação!

                            É o seguinte: O meu é um 1300 original, qndo acelero forte sai uma fumacinha cinza azulada do escapamento esquerdo.

                            Entao minha duvida é:
                            Colocar um GTX alta quilometragem(25/60) para nao queimar tanto ou colocar um GTX comum (20/50) q ira fumar um pouco, mas acho q será mais eficiente, até pq vcs falaram q é normal q consuma um pouco do óleo.


                            um dia desses tenho q manda troca os aneis e bronzinas, sei la qnto vai sai isso, nao tenho nem ideia!

                            Comment


                            • #74
                              Postado originalmente por JamesTKirk
                              Ninguem???
                              depende de qual a função deste aditivo q vc coloca. Acredito q só teria problemas se fossem aqueles para limpesa do motor, q na verdade é só para funcionar algum tempo e não rodar. Praticamernte certeza que não terá problemas.
                              ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

                              Comment


                              • #75
                                Postado originalmente por leodown
                                To todo perdido de tanta informação!

                                É o seguinte: O meu é um 1300 original, qndo acelero forte sai uma fumacinha cinza azulada do escapamento esquerdo.

                                Entao minha duvida é:
                                Colocar um GTX alta quilometragem(25/60) para nao queimar tanto ou colocar um GTX comum (20/50) q ira fumar um pouco, mas acho q será mais eficiente, até pq vcs falaram q é normal q consuma um pouco do óleo.


                                um dia desses tenho q manda troca os aneis e bronzinas, sei la qnto vai sai isso, nao tenho nem ideia!
                                Um motor em boas condições não deve soltar quase nada de fumaça, e o consumo pode ser de até aprox. 1/2 litro a cada 1000km, que ainda tá bom. Se estivem queimando mais, ao ponto de baixar muito + q isso e até queimar velas, deve-se fazer o motor msm. Caso ainda não possa fazer, use o óleo alta km para ver se queima menos óleo e não queime mais vela. Se ainda queimar vela, coloque alongadores. Obs. isso é só provisório, assim q puder, faça o motor, que todinho queve ficar nuns 1000.
                                ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

                                Comment

                                Working...
                                X