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OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

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  • #31
    Postado originalmente por DanielRS
    Estou prestes a motar meu motor (o mecanico tá apertado) e gostaria de saber como vc faz esse tratamento do motor com teflon. Vc monta todas as peças com teflon e mistura uma certa quantidade deste com o óleo no carter? E isso só se faz com o primeiro óleo ou se deve colocar esse teflon no óleo em todas as trocas? E quando se mistura ele no carter pode rodar normalmente até a próxima troca ou deve-se trocar antes??

    Outra coisa q não entendi, porque diz que o óleo 20W40 é lixo??

    Abraços.
    Em relação a motores a ar que acabam trabalhando com o óleo muitas vezes um pouco mais quente que motores a água, ainda mais preparados, o óleo 20W40 em geral não suporta a carga térmica e vira "água" (perde viscosidade violentamente), com as piscadas de luz de óleo, além de danos internos.
    É só ver o gráfico que anexei, que ele mostra como a viscosidade cinemática do 20W40 é bem menor em temperaturas mais altas.

    Para motores 1300 ou mesmo um 1600original rodando tranquilamente e sem pretensões de setirar um pouco mais do mesmo... até vai. agora põe um comando W100 e roda com 20W40!
    Pobre motor.

    Quanto ao teflom, uso o da Autoplast. Monto todas as peças móveis com ele e coloco mais 1/2 litro misturado com o óleo escolhido.
    Quando troco o óleo repito a dose do Tflon.
    O Ditiofosfato de zinco é aprimeira vez que uso, porém este é experimental e não existe a venda por enquanto.
    Pretendo colocá--lo à venda através de liberação te´cnica da GM.
    Quem sabe em breve nas Conc. GM ele será vendido e assim como o Teflon não tem nenhuma contra indicação, afinal o ditiofosfato de zinco é o redutor de atrito mais conhecido e utilizado em óleos automotivos.

    esperem que passarei o Número da peça que ele deve sair para venda nas conc. GM.
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

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    • #32
      Master Vader !!
      Vc acha um exageiro usar óleo 25w50 da BR alta rodagem? Vc teria alguma indicação melhor para o meu motor cansado e q eu ainda faço viagens com ele de 370km? Percebo muito q quando esta quente ele fica quase liquido..
      []s

      Marcio Pires

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      • #33
        Dúvidas

        Vader,
        guardei as figuras e lí o texto que vc colocou a disposição no tópico, porem solicito maiores esclarecimentos em alguns pontos, que me provocaram dúvidas.

        1) Não entendi a curva de viscosidade do 20W40 passando abaixo da do 5W30 na temperatura de 100°C. Isso poderia acontecer acima desta temperatura devido a qualidade superior do 5W30 considerado como exemplo. A temperatura padrão na qual são estabelecidas as faixas de viscosidade de cada indice SAE para "clima quente" mudou?

        [quote=Master Vader]A viscosidade de um óleo, é erroneamente avaliada pelo índice SAE, pois aparentemente as pessoas acham que um óleo 20W50 é mais viscoso que um 5W30.
        Até pode ser em baixas temperaturas,.......

        2)Não será sempre verdadeiro abaixo de 100° C ?
        ... porém em temperaturas normais de funcionamento (temperatura de óleo por volta de 110 a 120 º Celsius), eles são parecidos, chegando o 5W30 ser mais viscoso. Num caso de uma sobre carga térmica, o 5W30 chega a ser mais viscoso que o 20W50.

        3) Isso não estaria mais relacionado a qualidade (classificação API) do que ao índice SAE dos oleos envolvidos?
        A viscosidade sempre cai com o aumento da temperatura, porém óleos mais modernos (alguns sintéticos outros minerais hidrocraqueados), tem a queda de viscosidade bem mais lenta em função da temperatura. Desta forma se escolhemos um sistema de lubrificação com o sistema trabalhando com baixa temperatura (temp de óleo menor que 100º Celsius), o óleo 20W50 é a melhor escolha. Para conjuntos mais eficientes termicamente em que se aprovita para fazêr o sistema trabalhar até 120º celsius, o 5W30.
        O 20W40... é lixo hoje em dia.[quote]

        4) Vide dúvida (3), voce não estaria comparando oleos de classificação para serviço API diferentes e atribuindo essa diferença ao indice SAE dos oleos?
        Last edited by ricardo groetaers; 06-12-2007, 09:33 PM.

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        • #34
          ah veder, lendo sua msg descobri o nome usado atualmente do molicote.
          Ditiofosfato de Zinco

          isso é um santo remedio
          Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

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          • #35
            Postado originalmente por Fuk Fuk
            Master Vader !!
            Vc acha um exageiro usar óleo 25w50 da BR alta rodagem? Vc teria alguma indicação melhor para o meu motor cansado e q eu ainda faço viagens com ele de 370km? Percebo muito q quando esta quente ele fica quase liquido..
            []s

            Marcio Pires
            Não gosto muito de óleos com esta característica, pois em geral somente mantem viscosidades mais altas em temperaturas baixas e moderadas, sendo que a quente (condições de viagem) acabam perdendo fortemente a viscosidade se tornando água. Você mesmo vê isto.
            A única vantagem ao meu ver é o fato deste óleo tirar o ruído (ou amenizá-lo) a frio.
            Ótimo para vender um carro que está batendo algum mancal...

            Na prática, um óleo de baixa variação de viscosidade chamado de óleo de alto IV é mais adequado.
            Óleos deste tipo são em geral os 5W30, 10W40, 15W40. Costumam apresentar baixa viscosidade em baixas temperaturas e viscosidades mais altas que os óleos de baixo IV que são todos os monoviscosos, e os óleos 20W40 e alguns 20W50 principalmente quando forem de classificação API SJ ou inferior.

            No seu caso eu utilizaria um 20W50SL e uma carga de Teflon que diminui muito o ruído interno.
            "Master Vader"
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            • #36
              [QUOTE=ricardo groetaers]Vader,
              guardei as figuras e lí o texto que vc colocou a disposição no tópico, porem solicito maiores esclarecimentos em alguns pontos, que me provocaram dúvidas.

              1) Não entendi a curva de viscosidade do 20W40 passando abaixo da do 5W30 na temperatura de 100°C. Isso poderia acontecer acima desta temperatura devido a qualidade superior do 5W30 considerado como exemplo. A temperatura padrão na qual são estabelecidas as faixas de viscosidade de cada indice SAE para "clima quente" mudou?

              [quote=Master Vader]A viscosidade de um óleo, é erroneamente avaliada pelo índice SAE, pois aparentemente as pessoas acham que um óleo 20W50 é mais viscoso que um 5W30.
              Até pode ser em baixas temperaturas,....... ... porém em temperaturas normais de funcionamento (temperatura de óleo por volta de 110 a 120 º Celsius), eles são parecidos, chegando o 5W30 ser mais viscoso. Num caso de uma sobre carga térmica, o 5W30 chega a ser mais viscoso que o 20W50.
              A viscosidade sempre cai com o aumento da temperatura, porém óleos mais modernos (alguns sintéticos outros minerais hidrocraqueados), tem a queda de viscosidade bem mais lenta em função da temperatura. Desta forma se escolhemos um sistema de lubrificação com o sistema trabalhando com baixa temperatura (temp de óleo menor que 100º Celsius), o óleo 20W50 é a melhor escolha. Para conjuntos mais eficientes termicamente em que se aprovita para fazêr o sistema trabalhar até 120º celsius, o 5W30.
              O 20W40... é lixo hoje em dia.

              4) Vide dúvida (3), voce não estaria comparando oleos de classificação para serviço API diferentes e atribuindo essa diferença ao indice SAE dos oleos?

              Tentando responder:

              Viscosidade e índice de viscosidade são coisa bem diferentes. A Viscosidade é relativa a determinada temperatura, porém o índice de viscosidade demonstra qual a inclinação da reta característica de viscosidades em relação aos pontos convencionais de 40 e 100º Celsius.
              A figura que coloquei mostra claramente que as curvas dos óleos 20W40 e 20W50 são praticamente paralelas, isto significa que ambos tem indices de viscosidade bem próximos, ao passo que a viscosidade do 5W30 varia bem menos com a temperatura demonstrando quue o mesmo tem alto indice de viscosidade. Isto pode ser visto na mesma figuar que anexo agora, onde forneço os IV médios destas categorias de óleo.
              Notem que os 20W40 e 20W50 ficam ao redor de IV120 e o 5W30 IV190.

              A análise de todo comportamento de viscosidade só é bem clara quando avaliamos esta inclinação.
              De uma forma geral se uma máquina (no nosso caso motores), tem uma gama de variação de temperatura de trabalho muito alta, quanto maior o IV melhor, pois a viscosidade variará pouco.

              O IV - Indice de Viscosidade é fundamental para a escolha de um bom óleo. pena que não é fornecido como parte das informações na embalagem.
              Quando digo que o 20W40 apresneta características pobres em relação aos óleos mais modernos, é porque parou no tempo. E aí sim deixou de receber melhorias em relação a aditivação com melhoradores de Indice de Viscosidade.
              A Classe API SF (na qual estão os 20W40 comerciais), não contempla este tipo de aditivo normalmente.

              Já a classe API SJ em alguns casos utiliza mais ou menos aditivos melhoradores de IV, mas sua quantidade e utilização não são fixas, podendo existir óleos SJ de IV 121 e de IV 190 (vide a figura).

              É possível sim existir óleos 20W40 com alto IV de classe SJ ou superior, mas desconheço comercialmente algum deste tipo.
              Arquivos Anexos
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              • #37
                Postado originalmente por Master Vader
                Em relação a motores a ar que acabam trabalhando com o óleo muitas vezes um pouco mais quente que motores a água, ainda mais preparados, o óleo 20W40 em geral não suporta a carga térmica e vira "água" (perde viscosidade violentamente), com as piscadas de luz de óleo, além de danos internos.
                É só ver o gráfico que anexei, que ele mostra como a viscosidade cinemática do 20W40 é bem menor em temperaturas mais altas.

                Para motores 1300 ou mesmo um 1600original rodando tranquilamente e sem pretensões de setirar um pouco mais do mesmo... até vai. agora põe um comando W100 e roda com 20W40!
                Pobre motor.

                Quanto ao teflom, uso o da Autoplast. Monto todas as peças móveis com ele e coloco mais 1/2 litro misturado com o óleo escolhido.
                Quando troco o óleo repito a dose do Tflon.
                O Ditiofosfato de zinco é aprimeira vez que uso, porém este é experimental e não existe a venda por enquanto.
                Pretendo colocá--lo à venda através de liberação te´cnica da GM.
                Quem sabe em breve nas Conc. GM ele será vendido e assim como o Teflon não tem nenhuma contra indicação, afinal o ditiofosfato de zinco é o redutor de atrito mais conhecido e utilizado em óleos automotivos.

                esperem que passarei o Número da peça que ele deve sair para venda nas conc. GM.
                Então vc roda com o teflon misturado no óleo normalmente até a próxima troca certo? E já é suficiente usá-lo somente nas duas primeiras trocas?

                Estou com 3 litros de óleo aki em casa que será o 1º que irei usar em meu novo motor, que é o Elaion VWS 15W40 SJ, que foi comprado numa concessionária VW e se diz na embalagem ser original e recomendado pela VW. O que acha de usar esse durante o amaciamento (rodando tranquilo)?
                Pretendia usá-lo primeiro, enquanto o motor está novo e mais justo, pois é um óleo + fino, e depois de 2000km de amaciamento (1ª troca com 500km e 2ª com 2000km rodados) pretendo passar a usar definitivamente o Castrol GTX 20W50 SL. O que acha desse procedimento? Tem alguma sujestão melhor?
                O meu motor será um 1600 com W100 e bomba de óleo com filtro.

                Abraços!!!!
                Last edited by DanielRS; 07-12-2007, 04:19 PM.
                ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

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                • #38
                  Postado originalmente por DanielRS
                  Então vc roda com o teflon misturado no óleo normalmente até a próxima troca certo? E já é suficiente usá-lo somente nas duas primeiras trocas?

                  Estou com 3 litros de óleo aki em casa que será o 1º que irei usar em meu novo motor, que é o Elaion VWS 15W40 SJ, que foi comprado numa concessionária VW e se diz na embalagem ser original e recomendado pela VW. O que acha de usar esse nos primeiros 2000km?
                  Pretendia usá-lo primeiro, enquanto o motor está novo e mais justo, pois é um óleo + fino, e depois de 2000km de amaciamento (1ª troca com 500km e 2ª com 2000km rodados) pretendo passar a usar definitivamente o Castrol GTX 20W50 SL. O que acha desse procedimento? Tem alguma sujestão melhor?
                  O meu motor será um 1600 com W100 e bomba de óleo com filtro.

                  Abraços!!!!
                  O teflon deve ser utilizado sempre, pois seu filme vai sendo retirado com o uso caso não seja colocado novamente nas próximas trocas.
                  Pode-se utilizar a cada troca uma carga menor (frasco de 300ml se não me engano).
                  O óleo 15W40 da Elaion é sem duvida uma boa escolha, porém eu o manteria definitivamente. Não acredito que o 20W50Sl da Castrol tenha maior viscosidade em condições de funcionamento. Quem sabe a frio sim, mas aí qual a vantagem? Maior peso na partida e mais nada.
                  O óleo 15W40 com o teflon tem menor viscosidade a frio, portanto a pressão de óleo sobe mais rápido lubrificando mais rápido portanto os diversos componentes do motor. Só vantagens para o 15W40 ao meu ver.
                  "Master Vader"
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                  • #39
                    Vader,

                    Valeu pela explicação, foi perfect e muito didática (realmente falta gente boa assim no mundo, valeu mesmo!!!).

                    Então, se eu colocar um 20w50 SM fica de bom tamanho? Moro em Porto Alegre, pelo menos 9 meses de frio hehehe

                    Abraços!

                    Comment


                    • #40
                      Postado originalmente por Master Vader
                      O teflon deve ser utilizado sempre, pois seu filme vai sendo retirado com o uso caso não seja colocado novamente nas próximas trocas.
                      Pode-se utilizar a cada troca uma carga menor (frasco de 300ml se não me engano).
                      O óleo 15W40 da Elaion é sem duvida uma boa escolha, porém eu o manteria definitivamente. Não acredito que o 20W50Sl da Castrol tenha maior viscosidade em condições de funcionamento. Quem sabe a frio sim, mas aí qual a vantagem? Maior peso na partida e mais nada.
                      O óleo 15W40 com o teflon tem menor viscosidade a frio, portanto a pressão de óleo sobe mais rápido lubrificando mais rápido portanto os diversos componentes do motor. Só vantagens para o 15W40 ao meu ver.
                      BLZ!!
                      O uso do teflon no óleo pode dar beneficios maiores se usado durante o amaciamento? Puxa, usar em todas as trocas!! Tomara que não seja caro!

                      Sempre foi usado castrol nos carros daqui de casa, inclusive no fusca (motor antigo), só q para este eu usava o 25W60 (alta km). Sempre achei que era uma das melhores marcas, por isso pretendia usar.

                      Estava olhando a especificação dos dois e parece q o castrol é mais viscoso a 100º, mas não sei se estou certo
                      Estou anexando aki dois arquivos em PDF com as especificações do Elaion 15W40 SJ e do Castrol GTX 20W50 SL. O que acha??

                      Abraços.
                      Arquivos Anexos
                      ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

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                      • #41
                        Postado originalmente por Peppers
                        Vader,

                        Valeu pela explicação, foi perfect e muito didática (realmente falta gente boa assim no mundo, valeu mesmo!!!).

                        Então, se eu colocar um 20w50 SM fica de bom tamanho? Moro em Porto Alegre, pelo menos 9 meses de frio hehehe

                        Abraços!
                        O problema é que um 20W50 é muito viscoso em baixas temperaturas, dificultando a partida e podendo até prejudicar a lubrificação enquanto o motor não aquece um pouco.
                        Para climas frios é indispensável que o óleo tenha uma viscosidade mais baixa em temperaturas baixas.
                        Após aquecido, ele será bem eficiente. Eu usaria sem dúvida alguma um óleo 10W40 Sl de preferência ou at´pe mesmo (o meu favorito) 5W30SL.
                        Mais fino (menos viscoso) a frio e até mais viscoso em temperaturas altas como 100º Celsius e ainda mais em temperaturas de 110 a 120 º Celsius.
                        "Master Vader"
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                        • #42
                          Postado originalmente por DanielRS
                          BLZ!!
                          O uso do teflon no óleo pode dar beneficios maiores se usado durante o amaciamento? Puxa, usar em todas as trocas!! Tomara que não seja caro!

                          Sempre foi usado castrol nos carros daqui de casa, inclusive no fusca (motor antigo), só q para este eu usava o 25W60 (alta km). Sempre achei que era uma das melhores marcas, por isso pretendia usar.

                          Estava olhando a especificação dos dois e parece q o castrol é mais viscoso a 100º, mas não sei se estou certo
                          Estou anexando aki dois arquivos em PDF com as especificações do Elaion 15W40 SJ e do Castrol GTX 20W50 SL. O que acha??

                          Abraços.
                          Daniel,

                          Super legal você trazer os dados de viscosidade de ambos os óleos. Assim mostro com valores práticos o que realmente ocorre. Fiz um gráfico (anexo)mostrando claramente que o óleo 15W40 tem maior IV ( 130 contra 117) pois a reta característica de viscosidade é menos inclinada que o do óleo 20W50.

                          Veja que apesar do óleo 20W50 ser mais viscoso a 100º Celsius que o 15W40, a diferença é muito pequena. Note que se prolongarmos asretas a história inverte de figura e a viscosidade do 20W50 por exemplo a 115 graus será menor que a do 15W40!
                          Isto significa o seguinte.
                          Se você for utilizar um radiador de óelo que consiga manter o motor em temperaturas menores que 100 º Celsius, o 20W50 será melhor, agora se ele passar para 110 º Celsius... o 15W40 já será mais eficiente.
                          Na prática é isto que ocorre.

                          Agora vejamos a frio. A viscosidade do óleo 20W50 a 40 º celsius é praticamente 50% maior que a do óleo 15W40 (156,4 contra 108 Cst), isto significa que nesta temperatura (40º celsius), a pot~encia perdida por atrito viscoso é 50% maior!!!
                          Em tempearturas ainda mais baixas, a situação piora ainda mais. Isto se reflete em maior consumo durante a fase de aquecimento do motor, partidas mais difíceis, maiores chances de problemas de partidas com bateria descarregada (principalmente com motores a álcool), além de maior tempo para a pressão do óleo subir o suficiente para lubrificar os componentes através dos dutos de lubrificação (pobres bronzinas de biela ainda mais sem os furos adicionais - hehehe!)

                          É isto...

                          vejam que nem levei em consideração o fato deserem SJ, SL, etc para esta análise.
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                          • #43
                            Postado originalmente por Master Vader
                            Não gosto muito de óleos com esta característica, pois em geral somente mantem viscosidades mais altas em temperaturas baixas e moderadas, sendo que a quente (condições de viagem) acabam perdendo fortemente a viscosidade se tornando água. Você mesmo vê isto.
                            A única vantagem ao meu ver é o fato deste óleo tirar o ruído (ou amenizá-lo) a frio.
                            Ótimo para vender um carro que está batendo algum mancal...

                            Na prática, um óleo de baixa variação de viscosidade chamado de óleo de alto IV é mais adequado.
                            Óleos deste tipo são em geral os 5W30, 10W40, 15W40. Costumam apresentar baixa viscosidade em baixas temperaturas e viscosidades mais altas que os óleos de baixo IV que são todos os monoviscosos, e os óleos 20W40 e alguns 20W50 principalmente quando forem de classificação API SJ ou inferior.

                            No seu caso eu utilizaria um 20W50SL e uma carga de Teflon que diminui muito o ruído interno.
                            Vader !!

                            Primeiramente obrigado pela sua resposta. Estarei trocando para o 20w50SL vc poderia me dizer a marca recomendada? E usar tbm a carga de Teflon vc tbm me recomendaria qual marca e tbm a quantidade para 2,5 litros de oleo..?

                            Usei nessa ultima troca de oleo o Prolonga da Bardahl(http://www.bardahl.com.br/secao.php/1/1/11) o q vc acha dele?

                            Obrigado desde já.

                            []s

                            Marcio Pires

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                            • #44
                              Postado originalmente por Fuk Fuk
                              Vader !!

                              Primeiramente obrigado pela sua resposta. Estarei trocando para o 20w50SL vc poderia me dizer a marca recomendada? E usar tbm a carga de Teflon vc tbm me recomendaria qual marca e tbm a quantidade para 2,5 litros de oleo..?

                              Usei nessa ultima troca de oleo o Prolonga da Bardahl(http://www.bardahl.com.br/secao.php/1/1/11) o q vc acha dele?

                              Obrigado desde já.

                              []s

                              Marcio Pires

                              O bardahl não é ruim não, pois parte dele é o Ditiofosfato de Zinco ´( bom redutor de atrito).

                              O teflon eu só uso da Autoplast (www.autoplast.com.br) ligue lá fale com o Arnaldo e diga que você conhece o Marcelo rodrigues da GM. Peça para ele um contato ou meio para adquirir o produto. Inclusive informações técnicas ele acabará te dando.

                              O Óleo 20W50 SL que eu recomendo é o Havoline da Texaco.

                              Boa sorte.
                              "Master Vader"
                              The Lord of the Sith VW
                              My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                              My email -> vaderthemaster@gmail.com

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                              • #45
                                Postado originalmente por Master Vader
                                Daniel,

                                Super legal você trazer os dados de viscosidade de ambos os óleos. Assim mostro com valores práticos o que realmente ocorre. Fiz um gráfico (anexo)mostrando claramente que o óleo 15W40 tem maior IV ( 130 contra 117) pois a reta característica de viscosidade é menos inclinada que o do óleo 20W50.

                                Veja que apesar do óleo 20W50 ser mais viscoso a 100º Celsius que o 15W40, a diferença é muito pequena. Note que se prolongarmos asretas a história inverte de figura e a viscosidade do 20W50 por exemplo a 115 graus será menor que a do 15W40!
                                Isto significa o seguinte.
                                Se você for utilizar um radiador de óelo que consiga manter o motor em temperaturas menores que 100 º Celsius, o 20W50 será melhor, agora se ele passar para 110 º Celsius... o 15W40 já será mais eficiente.
                                Na prática é isto que ocorre.

                                Agora vejamos a frio. A viscosidade do óleo 20W50 a 40 º celsius é praticamente 50% maior que a do óleo 15W40 (156,4 contra 108 Cst), isto significa que nesta temperatura (40º celsius), a pot~encia perdida por atrito viscoso é 50% maior!!!
                                Em tempearturas ainda mais baixas, a situação piora ainda mais. Isto se reflete em maior consumo durante a fase de aquecimento do motor, partidas mais difíceis, maiores chances de problemas de partidas com bateria descarregada (principalmente com motores a álcool), além de maior tempo para a pressão do óleo subir o suficiente para lubrificar os componentes através dos dutos de lubrificação (pobres bronzinas de biela ainda mais sem os furos adicionais - hehehe!)

                                É isto...

                                vejam que nem levei em consideração o fato deserem SJ, SL, etc para esta análise.
                                Realmente, ainda mais que costumo rodar pequenas distancias (menos q 5km), o que não deve esquentar o óleo + que uns 70°, aí um 15W40 deve ser melhor msm.
                                Eu deveria ter colocado a especificação de outros dois que tambem achei que poderiam ser bons, que é o Castro GTX Compact 15W40, que se diz proprio para carros 1000, que segue abaixo sua especificação:

                                ANÁLISES TÍPICASCastrol GTX Compact 15W40 SL
                                GRAU SAE 15W40 SL
                                Densidade a 20/4°C - 0,883
                                Ponto de Fulgor (VA) (°C) - ----- ?
                                Ponto de Fluidez (°C) - ----- ?
                                Viscosidade a 40°C (cSt) - 101,0
                                Viscosidade a 100°C (cSt) - 13,75
                                Índice de Viscosidade - 137

                                O que acha desse? Será muito fino?

                                Tem também o GTX Special que tem especificação no arquivo que anexei.

                                Valeu Mestre!!
                                Isso q é um curso de lubrificação!!! Tudo em prol dos VW a ar!!
                                Arquivos Anexos
                                ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

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