Mesmo trabalhando dentro dos parametros para cálculo (indice mach) do diâmetro das válvulas de admissão, fica uma questão: qual a melhor proporção ou razão entre as valvulas de admissão e escape? Pois no mundo da preparação dos vw-ar existem diversas configurações e... cada uma contando com usos até proximos...., exemplos:
valvulas ..... razão diametro
admXesc ..... escXadm
47x37 ....... 0,625
44x37,5 ..... 0,725
42x37,5 ..... 0,797
40x35,5 ..... 0,787
39x32 ....... 0,673
35,5x32 ..... 0,810
35,5x30 ..... 0,714
É sabido que a a unidade área deverá ser considerada, entretanto, não há relação linear entre vazão e área. E a vazão é determinante para o funcionamento harmonioso do conjunto. Cenário que contempla a modificação de formatos de camara, cortes de sede, angullos de valvula, escapes,.....
Vi em uma publicação antiga da hot vw que a proporção ideal em área para aspirados ficaria proximo a 70% (esc/adm) e a razão para a vazão prox a 80% (esc/adm) e estas, poderiam ser corrigidas com a regulagem de válvulas e mesmo com a aplicação de balanceiros diferenciados (1,1 no escape e 1,25 adm ou vice-versa).
A aplicação para os turbos gerava uma razão que poderia chegar a 85%, dependo do uso, mas nunca aconselhavel menor que 75% (tudo em área).
Aí fica a duvida, estes dados estão corretos?
Sendo assim, o tão famoso 40x35,5 estaria mais para turbo do que aspro? Ou teriamos que "corrigi-lo" com balanceiros diferenciados?
valvulas ..... razão diametro
admXesc ..... escXadm
47x37 ....... 0,625
44x37,5 ..... 0,725
42x37,5 ..... 0,797
40x35,5 ..... 0,787
39x32 ....... 0,673
35,5x32 ..... 0,810
35,5x30 ..... 0,714
É sabido que a a unidade área deverá ser considerada, entretanto, não há relação linear entre vazão e área. E a vazão é determinante para o funcionamento harmonioso do conjunto. Cenário que contempla a modificação de formatos de camara, cortes de sede, angullos de valvula, escapes,.....
Vi em uma publicação antiga da hot vw que a proporção ideal em área para aspirados ficaria proximo a 70% (esc/adm) e a razão para a vazão prox a 80% (esc/adm) e estas, poderiam ser corrigidas com a regulagem de válvulas e mesmo com a aplicação de balanceiros diferenciados (1,1 no escape e 1,25 adm ou vice-versa).
A aplicação para os turbos gerava uma razão que poderia chegar a 85%, dependo do uso, mas nunca aconselhavel menor que 75% (tudo em área).
Aí fica a duvida, estes dados estão corretos?
Sendo assim, o tão famoso 40x35,5 estaria mais para turbo do que aspro? Ou teriamos que "corrigi-lo" com balanceiros diferenciados?
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