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Escolha das velas:

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  • #46
    Re: Escolha das velas:

    Olá....se vc usa uma destas I.E. abaixo relacionadas, poderá colocar esta vela sem problemas:é a Bosch Super-4 com eletrodos quádruplos !!!
    01- I.E. aranha com módulo antigo e bobina KW,
    02- I.E. aranha com módulo antigo e bobina Mi (há contestações aqui no forum sobre esta utilização....mas há quem a defenda),
    03- I.E.A. com bobina KW(não servirá o uso da vela Bosch Super se usar a bobina de baixa<original p/platinado> ),
    04- I.E.A. com bobina Mi e resistência Ballast(é estranho e sem sentido mas tem gente que herda esta bobina e então coloca a resistência e a usa sem drama algum he he he),ou por último
    05- I.E.A. Fat-10(ou Fet-10 esquecí o nome certo- he he he)com bobina Mi(este IEA aguenta a MI)
    P.s...se vc tiver um amplificador potente de faíscas(papo de mais de 800,00)aí sim vc terá uma termoelétrica atômica nuclear do século XXX rsrsrsrrsrsrs brincadeira a parte mas ficará ANIMAL !!!!!!!!!!!
    Segue o link onde comprar as velas e a fotinha dela!!!
    Espero ter te ajudado!
    Gostaria de lembrer que uso estas mesmas velas porém com rosca longa no meu escort turbo e nunca me deram problemas!!!

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...curta-2800-_JM
    Arquivos Anexos
    SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

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    • #47
      Re: Escolha das velas:

      Amigo, obrigado pela dica... gostei da Vela....

      Quanto a I.E. que vc falou, essa seria a opção mais simples: 01- I.E. aranha com módulo antigo e bobina KW ????

      Algum "segredo" pra fazer esta instalação ?

      Se não estou enganado, essa Bobina KW é a "vermelha", certo ? Ai tem a questão de uma resistência...

      Usando essa I.E. aranha com módulo antigo e bobina KW, junto com a vela que vc indicou, é perceptivel o resultado ? o funcionamento fica mais consistente ? Quais seriam os ganhos reais para o carro se comparando ao "original" ?

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      • #48
        Re: Escolha das velas:

        Postado originalmente por TIMBUCA
        Amigo, obrigado pela dica... gostei da Vela....

        Quanto a I.E. que vc falou, essa seria a opção mais simples: 01- I.E. aranha com módulo antigo e bobina KW ????

        Algum "segredo" pra fazer esta instalação ?

        Se não estou enganado, essa Bobina KW é a "vermelha", certo ? Ai tem a questão de uma resistência...

        Usando essa I.E. aranha com módulo antigo e bobina KW, junto com a vela que vc indicou, é perceptivel o resultado ? o funcionamento fica mais consistente ? Quais seriam os ganhos reais para o carro se comparando ao "original" ?
        A IE com distribuidor aranha e módulo caixa grande de 6 pinos é sim a antiga!!! E a KW é sim a vermelha de alta potência!!! Pra instalar eu nunca fiz...mas isso é o de menos pois o rolo é o ponto correto pois aí sim vc usará uma pistola de ponto(fica bem mais preciso). O funcionamento fica SIM mais "lisinho",claro...tendo uma IE de qualidade com componentes novos e/ou revisados de renome(não adianta colocar paralelos!).....Quanto a ganhos...se vc usar a IE antiga...só terá lenta e aceleração lisinhas(mas lembre-se de outros fatores tais como bura(s),ponto,regulagens de válvulas,e etc...)a vela não fará milagre!!!! Agora é claro que se teu8 carro estiver todo revisadinho e com ponto adiantado mas sem batida de pino e se vc estiver usando uma IE que suporte a bobina Mi...é claro que todo o combustível na câmara será devidamente queimado e então vc terá resultado em performance!!! Mas não foi avela em sí...sozinha que fez isso.....entende???? Vc deverá fazer o melhor acerto possível!!!! Ela só irá faiscar por 1 eletrodo,apesar de ter 4 pois a corrente sempre acha o menor caminho!!! A vantagem clara está em sua auto manutenção...se por um motivo ou outro 1 eletrodo carbonizar(como vc já tem uma IE de super qualidade(viu agora o porquê???)a centelha tem força o bastante pra encontrar outro caminho e realizar a queima normal e por aí vai!!! Depois do carro queimar redondinho,a vela voltará a ficar com o eletrodo carbonizado...limpo!!!! Vale também para as horas que o carro afoga!!! por incrível que pareça....sempre tem 1 eletrodo que salva a pátria!!!! he he he
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        • #49
          Re: Escolha das velas:

          Obrigado pelas dicas amigo. Abraço.

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          • #50
            Re: Escolha das velas:

            Postado originalmente por TIMBUCA
            Amigos, desculpem minha inexperiência no assunto, mas ainda chego lá...

            Se puderem me ajudar, a dúvida é a seguinte:

            Tenho um Fusca 1300L, ano 1980, Gasolina.

            O motor é original, sem nenhuma modificação e nunca foi aberto, está com 80.000 km.

            Qual o melhor conjunto Vela / Rosca (curta/longa) / Folga entre eletrodos / Cabo de Velas / Bobina ?

            Na tabela da NGK (página 62 - http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo/4rodas_2008.pdf) entendi que tenho duas opções: BP5HS ou BP4ES, sem fazer referência ao ano. Vejam:

            1.2 / 1.3 / 1.5 / 1.6 - rosca curta Gasolina / GNV - BP5HS - 0,7
            Álcool / GNV - BP7HS - 0,7
            1.300 / 1.600 - rosca longa Gasolina / GNV - BP4ES - 0,8
            Álcool / GNV - BP6ES - 0,8

            Ai veio a dúvida... Qual delas ? Qual Rosca ? Qual Folga ? Ou existe alguma outra vela melhor que essas NGK, mas que de realemnte resultado pratico no meu motor original...

            E já que vou trocar as velas, gostaria de saber se haveria alguma outra bobina que seja mais efeciente do que a original que uso (a comum, cinza).

            Ja vi muitos falando das bobinas vermelhas... mas no meu caso, com o motor original, haveria real vantagem na troca ? Ou seja, algum conjunto especifico de Velas/Bobina iria melhorar o funcionamento do motor ?

            Desde já agradeço a atenção de todos.
            O que define rosca curta (BP5HS)ou rosca longa (BP5ES) é a rosca do cabeçote. Via de regra, para cabeçotes originais, os de 8 aletas (pré-84) são rosca curta, e os cabeçotes modernos 6 aletas (motor tork, pós-84), são rosca longa, iguais aos de AP, GM Monza, Corsa, Astra, Celta, e Fiat. O rosca curta não pode ser usado no cabeçote rosca longa e vice-versa.
            Se tiver dúvidas, olhe por baixo do carro e conte o número de aletas, ou, se o motor é original, retire uma vela, tire foto, memorize, veja o código, e compare em uma auto-peças com rosca curta e longa.
            As vantagens do rosca longa são a maior opção de modelos, já que muitos carros usam esta medida, a maior dificuldade para espanar rosca, e melhor dissipação térmica.
            Quanto ao modelo, para motor e ignição normal, recomendo a vela original NGK ou a Bosch Super Four, indicada pelo amigo Juliocezar.lee. Essa tem rosca curta, código WR78G (catálogo Bosch).
            Quanto à bobina, acredito que ela sozinha não fará muita diferença. È como o amigo Juliocezar.lee disse, o que vai fazer diferença é a ignição eletrônica, ponto que não desregula, não tem necessidade de ficar trocando platinado, funcionamento mais consistente, etc.
            Sabe dizer se sua ignição é a platinado ou eletrônica?
            Se for platinado, você pode conferir pelo lado de fora pela existência do condensador do lado do distribuidor, ou tirando a tampa do distribuidor, encontrará o platinado lá dentro. Se for eletrônica, encontrará o módulo grande 6 pinos embaixo do banco traseiro, ao lado da bateria.
            Atenção! Se a ignição for eletrônica, a bobina original virá na cor cinza, apesar de ser a KW, vermelha. Se for KW, você verá o código escrito no corpo. Apenas as bobinas de reposição vinham na cor vermelha, e, nas mais recentes, apenas com um adesivo na cor vermelha.
            Se não me engano, o código da época para bobina de platinado era 9 220 081 038/039/050/054 ou 062, e as KW eram 9 220 081 056/065 ou 067.
            Se a ignição for de platinado, pode tentar usar o módulo Tonella, muito conhecido aqui no fórum, porém, não o conheço.
            Se quiser trocar, não tem segredo, basta um distribuidor em bom estado, o módulo e o chicote. No meu caso, instalei novos o aranha, com módulo grande 6 pinos (transistorizado), e a bobina KW com pré-resistência. Usei o chicote da Kombi, que é mais curto, mas bem mais barato (na época, 1988 ) e coloquei o módulo no cofre do motor. Se quiser usar a bobina do Mi, tem que pegar o distribuidor dos Itamar ou Kombi (não sei a partir de que ano, mas acredito que entre 93 e 96), que já são hall e módulo pequeno (TZ-h). O problema é o custo... Se não me engano, o Tonella sai bem mais barato. Existem páginas e páginas de discussão a respeito deste módulo do Tonella no fórum.

            Espero ter ajudado.

            Edit: anexei os tipos de iginição e tabela de aplicação da época.
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            Last edited by Madai; 01-12-2010, 01:06 PM.
            Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

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            • #51
              Re: Escolha das velas:

              Prezado Madai, sua explicação ajudou bastante sim ! Obrigado !

              Quanto à Ingição, é de PLATINADO... Acabei de comprar a I.E. do Tonella pra instalar e segundo ele, se a bobina original estiver boa (como é o meu caso) pode ser usada perfeitamente com a I.E..

              Quanto às Velas, vou aproveitar e trocar também, fazendo opção pela ""Bosch Super Four"".

              Novamente OBRIGADO !

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              • #52
                Re: Escolha das velas:

                Postado originalmente por TIMBUCA
                Prezado Madai, sua explicação ajudou bastante sim ! Obrigado !

                Quanto à Ingição, é de PLATINADO... Acabei de comprar a I.E. do Tonella pra instalar e segundo ele, se a bobina original estiver boa (como é o meu caso) pode ser usada perfeitamente com a I.E..

                Quanto às Velas, vou aproveitar e trocar também, fazendo opção pela ""Bosch Super Four"".

                Novamente OBRIGADO !
                Não faz sentido algum vc optar por uma I.E.A. e manter a bobina de baixa!!!! Troque por uma KW que vc obterá muito mais resultado amigão!
                SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

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                • #53
                  Re: Escolha das velas:

                  Concordo com o amigo Juliocezar.lee, ainda mais se for usar a Super Four.
                  Maaaas, pode testar com a sua bobina original, e depois, talvez trocar pela KW, se não ficar satisfatório.
                  Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

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                  • #54
                    Re: Escolha das velas:

                    Não esqueça de colocar suas impressões sobre a modificação, hein!
                    Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

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                    • #55
                      Re: Escolha das velas:

                      Isso mesmo...poste os resultados pra gente!!!
                      SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

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                      • #56
                        Re: Escolha das velas:

                        Amigo Madai....dá uma passadiha lá no meu tópico e leia pelo menos as 3 últimas páginas e veja no que vc poderá me ajudar também:" o coração do speed....."
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                        • #57
                          Re: Escolha das velas:

                          Postado originalmente por juliocezar.lee
                          Não faz sentido algum vc optar por uma I.E.A. e manter a bobina de baixa!!!! Troque por uma KW que vc obterá muito mais resultado amigão!
                          Acho que vc tem razão... ja que vou colocar a IEA e Velas Super Four (Rosca Curta - código WR78G, certo ??)... vou trocar a Bobina de uma vez... e aproveitar para instabar um Desborbulhador também...

                          Pelo que li no Forum, seria a Bosch KW, cod 067 ou 069, correto ?

                          Qual a diferença entre elas (067 / 069) ? Qual das duas é mais indicada ?

                          Mas sempre falam nesta bobina utilizando um "RESISTOR"... Como é isto ?? Como coloco esse "resistor" ? Eu mesmo consigo colocar ou é melhor levar num eletricista ?

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                          • #58
                            Re: Escolha das velas:

                            Postado originalmente por TIMBUCA
                            Acho que vc tem razão... ja que vou colocar a IEA e Velas Super Four (Rosca Curta - código WR78G, certo ??)... vou trocar a Bobina de uma vez... e aproveitar para instabar um Desborbulhador também...

                            Pelo que li no Forum, seria a Bosch KW, cod 067 ou 069, correto ?

                            Qual a diferença entre elas (067 / 069) ? Qual das duas é mais indicada ?

                            Mas sempre falam nesta bobina utilizando um "RESISTOR"... Como é isto ?? Como coloco esse "resistor" ? Eu mesmo consigo colocar ou é melhor levar num eletricista ?
                            O 069 é código antigo, foi substituída pelo 067. Pode conferir no catálogo Bosch anexo, página 69.
                            A pré-resistência (foto anexo) você encontra em auto-peças, de preferência nas lojas antigas, onde é mais fácil achar. Você coloca entre o fio positivo e a bobina.
                            Qualquer dúvida, acredito que o Tonella pode te informar a melhor forma de usar o sistema dele.

                            Abração!
                            Arquivos Anexos
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                            • #59
                              Re: Escolha das velas:

                              Olha só...pra ficar ANIMAL TEU CARRO: coloca esta IEA que serve pra todas as bobinas de alta sem precisar o uso de resistência http://produto.mercadolivre.com.br/M...-frete-pac-_JM depois coloca a bobina de plástico Mi de 2 fios e depois compre um platinado NOVO(descarte o seu mesmo se for novo mas já tenha ido pro lugar )e peça a um ourives pra banhar os contactos ,apenas,de ouro(fica barato)....pra melhor condução....não se preocupe com a temperatura....que o banho de ouro vai resistir...mas passe um pouquinho atoa de vaselina no eixo do distriba...cara vc vai ficar uma uma usina elétrica !!!!! Coloque cabos de silicone de boa qualidade e a super vela four !!!!!!
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                              • #60
                                Re: Escolha das velas:

                                Caro Madai, obrigado pela atenção.

                                Suas informações ajudaram bastante. Mandei e-mail pro Tonella sobre essas questões (bobina, vela, etc) junto com o sistema dele, estou aguardando retorno.

                                Assim que ele responder posto aqui.

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