Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Escolha das velas:

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Re: Escolha das velas:

    Postado originalmente por jmoreira1
    queria tirar uma duvida pois to finalizando a montagem do motor e queria saber qual vela usar o motor esta com cabeçote rebaixado em 2mm pistao para alcool e com injeçao eletronica da kombi ,neste caso qual seria a vela ideal .fico grato pela ajuda.
    No inicio do tópico está bem explicativo a vela a ser utilizada, isto é, temos que saber a exata taxa de compressão para podermos aplicar a tabela que Master Vader passou, então não irá adiantar vc dizer que rebaixou em tantos mm ou está usando cilindros côncavos, convexos ou retos, vc teria que calcular sua taxa de compressão antes de montar o motor, pq cada caso é um caso, não temos como calcular exatamente sua taxa de compressão com dados que passou pq cada cabeçote apresenta diversas medidas, então o certo seria antes da montagem vc calcular a área cúbica da câmara de combustão depois de ter sido alterada, vc diz ter sido rebaixado 2 mm, mas se por um lapso do torneiro ter feito com 2,15 mm, isto trará diferença de taxa, então até mesmo para verificar e conferir o serviço feito é de praxe termos que verificar todas as câmaras de combustão se estão de acordo, isto é, se estão todas com o mesmo cm³.

    ......

    Comment


    • #32
      Re: Escolha das velas:

      legal
      Last edited by fabricio.vergetti; 01-12-2008, 11:00 AM.
      black hot metal

      http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

      Comment


      • #33
        Re: Escolha das velas:

        Pessoal,

        Alguém aqui do forum está usando bobina de MI com abertura de 1mm?
        As minhas estão com 0,7 mas como troquei a bobina acho que dá para abrir um pouco.
        A minha Bobina é uma de Mi com 3 fios.
        2276 FK8 .

        Comment


        • #34
          Re: Escolha das velas:

          luiz, veja se ajuda...

          http://forum.fusca4ever.com.br/showt...abertura+velas

          Comment


          • #35
            Re: Escolha das velas:

            Flatsuda,

            Valeu, não achei esse post ontem.
            2276 FK8 .

            Comment


            • #36
              Re: Escolha das velas:

              opa, o forum é para todos se ajudarem, e isto que é legal!!!!!!!!!

              Comment


              • #37
                Re: Escolha das velas:

                eu uso b9egv no meu motor,o que acham ?
                sedã 1977 mexicanlook 1915cc.

                Comment


                • #38
                  Re: Escolha das velas:

                  alguem sabe me dizer se existe realmente uma vantagem nessas velas de iridium? Alem da durabilidade obvio

                  http://produto.mercadolivre.com.br/M...um-bkr6eix-_JM
                  Buggy Fercar Ratrod - In Rust We Trust

                  Comment


                  • #39
                    Re: Escolha das velas:

                    Postado originalmente por lordvellos
                    alguem sabe me dizer se existe realmente uma vantagem nessas velas de iridium? Alem da durabilidade obvio

                    http://produto.mercadolivre.com.br/M...um-bkr6eix-_JM
                    Sim existe.

                    Além da durabilidade, a eficiência é mais alta pelo eletrodo ser bem mais fino. Acaba-se tendo o início da centelha com tensão mais baixa, e portanto a energia da mesma acaba sendo mais alta sem comprometer a durabilidade da bobina, fazendo-a trabalhar até mais fria.

                    Se uma bobina gera por exemplo 30000 Volts e a vela inicia a centelha com 18000 volts, temos um "atraso" do início da centelha enquanto a tensão na bobina vai subindo até chegar nos 18000 volts. Com velas com disparo por tensão mais baixa, este "atraso" é menor, e portanto a duração da centelha acaba sendo um pouco maior, e a energia da mesma também.
                    "Master Vader"
                    The Lord of the Sith VW
                    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                    My email -> vaderthemaster@gmail.com

                    Comment


                    • #40
                      Re: Escolha das velas:

                      Postado originalmente por Master Vader
                      Sim existe.

                      Além da durabilidade, a eficiência é mais alta pelo eletrodo ser bem mais fino. Acaba-se tendo o início da centelha com tensão mais baixa, e portanto a energia da mesma acaba sendo mais alta sem comprometer a durabilidade da bobina, fazendo-a trabalhar até mais fria.

                      Se uma bobina gera por exemplo 30000 Volts e a vela inicia a centelha com 18000 volts, temos um "atraso" do início da centelha enquanto a tensão na bobina vai subindo até chegar nos 18000 volts. Com velas com disparo por tensão mais baixa, este "atraso" é menor, e portanto a duração da centelha acaba sendo um pouco maior, e a energia da mesma também.
                      mas vale o investimenteo nos nossos motorzinhos a ar ? penso eu q tem uma lista de outras melhorias mais significativas antes dessas velas certo?
                      Buggy Fercar Ratrod - In Rust We Trust

                      Comment


                      • #41
                        Re: Escolha das velas:

                        no meu motor vo deixar +ou- 7,2 de taxa estática e colocar 1,6 de pressão do supercharger m62, acho que vou usar vela fria grau 9, qual dessas iridium eu poderia comprar pra usar nos meus cabeçotes 8 aletas? como vou saber se entrar ou não neles?
                        Breve rodando: 2276 cm³, w130, 48 IDA.

                        Comment


                        • #42
                          Re: Escolha das velas:

                          Desculpe a falta de conhecimento como vcs, mas aos poucos vou aprendendo.... com a ajuda de vcs...
                          Meu fusca é 1300 ano 83... qual vela fica melhor para o funcionamento dele, a de rosca curta ou longa?
                          Aguardo
                          Sem Cores

                          Comment


                          • #43
                            Re: Escolha das velas:

                            Postado originalmente por Sem Cores
                            Desculpe a falta de conhecimento como vcs, mas aos poucos vou aprendendo.... com a ajuda de vcs...
                            Meu fusca é 1300 ano 83... qual vela fica melhor para o funcionamento dele, a de rosca curta ou longa?
                            Aguardo
                            Sem Cores

                            Meu carro é igual ao seu. To usando grau 5 rosca curta da NGK, que é o que a tabela recomenda.

                            Comment


                            • #44
                              Re: Escolha das velas:

                              E ai Pessoal!

                              Seguinte, to terminando o projeto do milinove e surgiu uma questão sobre o grau das velas. Lá no começo do projeto, quando era 1600, a taxa era de 13,4:1, logo as velas que adiquiri foram as BP8ES rosca longa. Agora com a mudança para milinove, a taxa vai ficar mais baixa, algo em torno de 12,5:1 a 12,8:1.

                              Pelo exposto acima pergunto, será necessária a troca do grau das velas para a nova taxa ou posso rodar com esse grau mesmo?

                              Agradeço aos companheiros!

                              []s
                              (o\ ! /o) => Itamar Prata 94 Aspro 1915cc EFI+RF

                              BAURU/SÃO PAULO - SP

                              Comment


                              • #45
                                Re: Escolha das velas:

                                Amigos, desculpem minha inexperiência no assunto, mas ainda chego lá...

                                Se puderem me ajudar, a dúvida é a seguinte:

                                Tenho um Fusca 1300L, ano 1980, Gasolina.

                                O motor é original, sem nenhuma modificação e nunca foi aberto, está com 80.000 km.

                                Qual o melhor conjunto Vela / Rosca (curta/longa) / Folga entre eletrodos / Cabo de Velas / Bobina ?

                                Na tabela da NGK (página 62 - http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo/4rodas_2008.pdf) entendi que tenho duas opções: BP5HS ou BP4ES, sem fazer referência ao ano. Vejam:

                                1.2 / 1.3 / 1.5 / 1.6 - rosca curta Gasolina / GNV - BP5HS - 0,7
                                Álcool / GNV - BP7HS - 0,7
                                1.300 / 1.600 - rosca longa Gasolina / GNV - BP4ES - 0,8
                                Álcool / GNV - BP6ES - 0,8

                                Ai veio a dúvida... Qual delas ? Qual Rosca ? Qual Folga ? Ou existe alguma outra vela melhor que essas NGK, mas que de realemnte resultado pratico no meu motor original...

                                E já que vou trocar as velas, gostaria de saber se haveria alguma outra bobina que seja mais efeciente do que a original que uso (a comum, cinza).

                                Ja vi muitos falando das bobinas vermelhas... mas no meu caso, com o motor original, haveria real vantagem na troca ? Ou seja, algum conjunto especifico de Velas/Bobina iria melhorar o funcionamento do motor ?

                                Desde já agradeço a atenção de todos.

                                Comment

                                Working...
                                X