Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Escolha das velas:

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Postado originalmente por marcus
    Faz muito tempo que também fiz uma consulta na NGK sobre o melhor grau térmico utilizar no motor turbo, sendo que a resposta foi que estava relacionado à taxa de compressão como afirmou no inicio, então quanto à teoria seria que no motor turbo temos a taxa estática e dinâmica, no meu caso que utilizo taxa de 7,5:1 estática quando atinjo 1 kgf/cm² de pressão estarei com taxa dinâmica aproximadamente de 15:1, então tenho que utilizar velas de grau 8 (NGK B8ES), que utilizo e o funcionamento é perfeito, me corrija por favor se eu estiver errado! Pq com está explicação passei a fazer uma baita confusão, rsrsrs.
    Tanto que no caso do motor do Renato também estaria com taxa dinâmica de 15:1, então seria a utilização de velas de grau 8.
    Lembrando também que sua tabela inicial está super correta, exemplo se dá com motor álcool original que funciona com taxa aproximada de 10:1 e utiliza velas de grau 7.

    .............................................
    Marcus,

    A referência verdadeira para grau térmico é a taxa de compressão dinâmica realmente, assim o que você disse é bem corente, portanto a escolha da vela pode ser feita a princípio desta forma.
    Contudo o uso de turbo às vezes nos leva a exagerar em alguns aspectos e muito mais do que em motres aspirados, ou seja se tá andando pouco torce o parafuso da waste gate e resolvemos o problema... Só que aí a pressão subiu, o rendimento volumétrico global também e portanto a taxa dinâmica... e a vela? continua a mesma?
    Nada disto, vai ter que esfriar ainda mais.
    Desta forma eu usaria sempre um grau mais frio que aquele que se consegue com a sua análise. Se considerou a BP8ES, use uma BP9ES.
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

    Comment


    • #17
      Postado originalmente por JamesTKirk
      Fala maurilio

      Quanto a folga das velas, achei um tópico bem antigo em que o Mestre recomenda exatamente essa folga (0,9 a 1 mm) caso sejam usada bobinas de maior potência (Mi, Accel). Eu apenas estava imaginando: já que nos carros que vem com bobinas de alta potência de fábrica e com taxas de compressão sempre superiores a 9,5:1 usam folgas de 1mm as vezes, porque então o motor a ar não poderia usar maiores folgas nas velas já que tem taxa de compressão bem inferior?
      Podem usar folgas maiores sim. Porém existe a possibilidade de se exagerar.
      Bobinas originais além de não possuírem capacidade (potência) suficientes para gerar uma centelha de boa qualidade (alta energia) em velas com folgas elevadas, podem se danificar com esta medida.
      A tensão do secundário de uma bobina de ignição sempre será proporcional a alguns fatores.
      Tensão induzida no primário, que depende do tempo em que o circuito primário fica energizado (por isto recomendo platinado com folga de 0,15mm), relação de espiras entre primário e secundário e tensão de disparo da centelha na vela. Esta última, depende da abertura de eletrodo, da pressão na câmara, da relação ar/combustível... Aí se a tensão de disparo for muito alta, podemos ter probelmas com o isolamento interno da bobina, a qual apresenta curtos parciais (entre espiras), aquecimento e sua queima total.

      Desta forma a recoemndação de maior abertura até 1,0mm eu só faço para bobinas de maior capacidade de potência. No mínimo uma KW da Bosch (a vermelha).
      "Master Vader"
      The Lord of the Sith VW
      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
      My email -> vaderthemaster@gmail.com

      Comment


      • #18
        Postado originalmente por Master Vader
        Podem usar folgas maiores sim. Porém existe a possibilidade de se exagerar.
        Bobinas originais além de não possuírem capacidade (potência) suficientes para gerar uma centelha de boa qualidade (alta energia) em velas com folgas elevadas, podem se danificar com esta medida.
        A tensão do secundário de uma bobina de ignição sempre será proporcional a alguns fatores.
        Tensão induzida no primário, que depende do tempo em que o circuito primário fica energizado (por isto recomendo platinado com folga de 0,15mm), relação de espiras entre primário e secundário e tensão de disparo da centelha na vela. Esta última, depende da abertura de eletrodo, da pressão na câmara, da relação ar/combustível... Aí se a tensão de disparo for muito alta, podemos ter probelmas com o isolamento interno da bobina, a qual apresenta curtos parciais (entre espiras), aquecimento e sua queima total.

        Desta forma a recoemndação de maior abertura até 1,0mm eu só faço para bobinas de maior capacidade de potência. No mínimo uma KW da Bosch (a vermelha).

        Master Vader

        E qual abertura do eletrodo vc recomendaria para quem usa Bobina da Accel Super Coil que gera 45.000v




        ....................................

        Comment


        • #19
          Postado originalmente por marcus
          Master Vader

          E qual abertura do eletrodo vc recomendaria para quem usa Bobina da Accel Super Coil que gera 45.000v




          ....................................
          Marcos, você ainda utiliza essa bobina com a resistencia limitadora? Eu comprei a minha a algum tempo e não utilizo o resistor e não tive problemas de aquecimento da bobina.

          Comment


          • #20
            Postado originalmente por marcus
            Master Vader

            E qual abertura do eletrodo vc recomendaria para quem usa Bobina da Accel Super Coil que gera 45.000v




            ....................................

            1,0mm de abertura!
            "Master Vader"
            The Lord of the Sith VW
            My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
            My email -> vaderthemaster@gmail.com

            Comment


            • #21
              Postado originalmente por JamesTKirk
              Marcos, você ainda utiliza essa bobina com a resistencia limitadora? Eu comprei a minha a algum tempo e não utilizo o resistor e não tive problemas de aquecimento da bobina.
              Sim, ainda utilizo o resistor original que vem na bobina de porcelana, já tive diversos problemas de aquecimento por falta do mesmo.



              .................

              Comment


              • #22
                Postado originalmente por Master Vader
                1,0mm de abertura!
                Vamo testar, hehehe

                Obrigado mais uma vez pelas dicas.




                ................

                Comment


                • #23
                  Postado originalmente por marcus
                  Vamo testar, hehehe

                  Obrigado mais uma vez pelas dicas.




                  ................
                  quando meu motor era aspirado , tinha uma bobina msd blaster ss, usava folga de 1mm, quando turbinei naum ficou muito baum naum ...tive q ir abaixando...foi ficar bom com 0,5mm...agora me fale? era a hora de por uma msd 6AL ? ? ? tenho vontade de andar no metanol...o negocio eh loko

                  Comment


                  • #24
                    Postado originalmente por fuzaro turbo
                    quando meu motor era aspirado , tinha uma bobina msd blaster ss, usava folga de 1mm, quando turbinei naum ficou muito baum naum ...tive q ir abaixando...foi ficar bom com 0,5mm...agora me fale? era a hora de por uma msd 6AL ? ? ? tenho vontade de andar no metanol...o negocio eh loko
                    Infelizmente não posso utilizar modulo de ignição, a categoria TOR que pretendo participar não permite.



                    .................

                    Comment


                    • #25
                      Re: Escolha das velas:

                      Como posso saber se o meu motor usa velas curta ou longa? alguem sabe me informar isso com certeza?
                      GTMassa
                      Tatui

                      Comment


                      • #26
                        Re: Escolha das velas:

                        [quote=marcus]Infelizmente não posso utilizar modulo de ignição, a categoria TOR que pretendo participar não permite.



                        Desculpe a curiosidade, mas que categoria é esta? Abraços.

                        Comment


                        • #27
                          Re: Escolha das velas:

                          [QUOTE=maccouto]
                          Postado originalmente por marcus
                          Infelizmente não posso utilizar modulo de ignição, a categoria TOR que pretendo participar não permite.



                          Desculpe a curiosidade, mas que categoria é esta? Abraços.
                          A categoria é Turbo Original de Rua, em anexo o regulamento e seus anexos inclusos.

                          ................
                          Arquivos Anexos

                          Comment


                          • #28
                            Re: Escolha das velas:

                            Postado originalmente por gabrielmassa
                            Como posso saber se o meu motor usa velas curta ou longa? alguem sabe me informar isso com certeza?
                            Qual o seu motor(se souber) ou a cilindrada, ano de fabricação do veículo e combustível utilizado ?
                            Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                            Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                            Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                            Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                            Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                            volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

                            VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                            Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

                            Comment


                            • #29
                              Re: Escolha das velas:

                              Postado originalmente por gabrielmassa
                              Como posso saber se o meu motor usa velas curta ou longa? alguem sabe me informar isso com certeza?
                              O cabeçote com oito aletas (antigo) usam velas de rosca curta e o de seis aletas (novos) usam de rosca longa.
                              Para ajudar o link do catalogo da NGK que irá lhe informar com exatidão seus defeitos, códigos e aplicações.

                              http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo/4rodas_2008.pdf



                              ........................

                              Comment


                              • #30
                                Re: Escolha das velas:

                                queria tirar uma duvida pois to finalizando a montagem do motor e queria saber qual vela usar o motor esta com cabeçote rebaixado em 2mm pistao para alcool e com injeçao eletronica da kombi ,neste caso qual seria a vela ideal .fico grato pela ajuda.

                                Comment

                                Working...
                                X