Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

    Postado originalmente por bugtec
    Há um mito em torno das sonda de carros flex, pois muitos acreditam que são sondas de banda larga(wideband).
    As sondas mais "modernas" chamdas planar(2,3 ou4fios) estão em linha desde os anos 80(lá fora ) e são as que equipam os carros bi-combustível por aqui. As primeiras sondas eram(são ) de apenas de 1 fio e não possuem resistência de pré-aquecimento. A desvantagem é de que o seu aquecimento tem que ser feito pelos gases de escape, o que dá um delay de aproximadamente 1/2 segundo atrás das com aquecimento, fazendo diminuir a emissão de poluentes com o motor frio, nas sondas com aquecimento.

    Se quer uma sonda moderna procure por uma sonda wideband(WB02) que tem leituras mais precisas. Enquanto as sondas planares emite tensões próximas a 1 lambda(mistura estequiométrica) a wideband lê desde 0.7 lambda até 2.2 lambda(ar livre).

    Infelizmente o custo($$) da sonda wide faz com que ela equipe somentes carros turbo como Audi/Golf 1.8T, Volvo, Porsche.

    Se quiseres procurar esta sonda em algum destes carros ela é a sonda de fica mais próxima ao catalisador. Estes carros possuem 2 sondas fazendo um sistema de malha fechada, lembradno que além da sonda ainda há que liga-la a um condicionador de sinal, aí já é outra história.

    Abraço!
    Então sobre a sonda flex, essa foi a informação que me passaram os caras vivem fazendo curso sobre injeção, mas não falaram se eela é larga ou não então valeu pela informação
    Netto
    Bauru - SP
    Volkswagem Variant 1973 1.800 injeção eletrônica digital refrigerado no ar é lógico

    Comment


    • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

      Cara, faz parte. O problema do nosos hobby é que nunca gastamos somente o que prevíamos. Sempre aparece uma surpresa desagradável como essa. Mas pense pelo lado bom: agora você saberá que tem um motor no jeito para mexer. O Verruga é seu único carro? Se for é complicado ficar sem condução, mas não vale a pena fazer tudo com pressa e sem qualidade. Se não for, faça tudo com calma. Já monte no estilo dark side para não ter que abrir de novo.
      AIRpower (vIniCIUs fonSEcA) (o\ ! /o) São Paulo - SP

      SPA Turbo. Acesse: https://www.spaturbo.com.br / https://www.facebook.com/spaturbo / https://www.youtube.com/user/spaturbobrasi

      Se você gosta do Fusca e seus derivados, acesse www.fuscanafoto.com e confira as mais belas e curiosas imagens do universo aircooled. E não esqueça de deixar seu comentário!

      Comment


      • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

        Postado originalmente por AIRpower
        Cara, faz parte. O problema do nosos hobby é que nunca gastamos somente o que prevíamos. Sempre aparece uma surpresa desagradável como essa. Mas pense pelo lado bom: agora você saberá que tem um motor no jeito para mexer. O Verruga é seu único carro? Se for é complicado ficar sem condução, mas não vale a pena fazer tudo com pressa e sem qualidade. Se não for, faça tudo com calma. Já monte no estilo dark side para não ter que abrir de novo.
        fala Air...

        É verdade, eu até imaginava que gastaria mais do que o previsto, só não contava com esse tropeço na retífica, o Verruga já está há duas décadas na família, somente comigo está há sete anos, apenas fazendo manutenções de rotina... quebrou o galho de muitos por aqui, por isso que eu não fazia idéia do estado real do motor...mas é isso aí, faz parte... la se foi a lanternagem e pintura, continuarei no mais puro trash look o bom é que ninguem mexe nele... fica com medo de contrair tétano... hehehe

        Pretendo, realmente, conforme o andar das coisas por aqui, adentrar de vez no lado negro da força, o comando e as molas das válvulas já estão na prateleira.

        Tenho outro carro sim, não fiquei de todo a pé, mas o problema é que estou tendo que dar conta dos meus horários, dos horarios da esposa e dos horários da filha, é de enlouquecer, tô passando um tempão somente dirigindo pela cidade, mas vai dar pra tocar as coisas com calma... não tenho muita escolha mesmo... hehehe

        Abração.

        Comment


        • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

          Postado originalmente por celojr
          Rafael, meu amigo, essa foi muito boa... só você mesmo... dei umas boas gargalhadas agora com essa história de vir aqui com a chave na mão para descer esse negócio do Verruga...

          Fica tranquilo que por esse motivo você não vai precisar vir até aqui não... Para passear, aí sim, vai ser um prazer e uma honra ciceroneá-lo pelo litoral do extremo sul da Bahia, que na minha opinião é simplesmente lindo...

          Estava conversando com minha esposa a respeito desses últimos acontecimentos com o Verruga e sabe o que ela me perguntou? "Mas Marcelo, qual será a graça d dirigir um fusca que não tem motor de fusca???"... detaqlhe, foi ela quem batizou o Vocho de "Verruga"

          Além do mais, já formei minha opinião a esse respeito, depois de esquadrinhar toda a seção renegade do forum, definitivamente, não é a minha praia... nada contra quem fez a modificação... mas não é para mim, advogo o mesmo que você, água quente, só na chaleira mesmo

          Iniciarei a caça a motores de Kombi injetada, pois pelo que ví por aqui, carcaças de fusca, só nas últimas medidas mesmo, daí não vale muito a pena não, alias, uma pena mesmo, ia ficar show, duas TBI's controladas pela MS... mas fazer o que né? Ces't la vie...

          Pelo menos o tópico ficou com um nível técnico excelente... então já valeu a iniciativa.

          Vamo que vamo...

          Abração pra ti, parceiro.

          Celojr,

          Eu diria que, para seu projeto(1600 com comando w120), aceita bem o uso de uma carcaça autolínea...Que nova, pode ser parcelada no cartão e talz...Essa carcaça eu não indicaria para motores turbo de altas pressões ou de grandes cilindradas(onde as pressões nos mancais e componentes de junção dos componentes é maior), mas para um 1600 c w120 aspro, acho que dê sim conta do recado. Mas claro, se puder trabalhar com bloco zero VW, sem sombra de dúvidas, é bem melhor!

          Enfim, recomendo vc sentar, procurar os preços do que vai precisar e colocar no papel...

          Pelo que percebo, o pessoal da mecânica e retífica, seus amigos, devem ter bons contatos aí dentro da sua cidade ou região... Veja com eles se consigam achar peças boas e em conta.

          Um motor parcial(bloco fechado, com vira, biela, pistões, camisas e cabeçotes(sem os "agregados") originais vw, numa concessionária é cerca de 4 mil reais!

          Enfim..tudo deve ser devidamente analisado. E você, como bom médico, sabe fazer um belo planejamento do tratamento do se querido paciente!

          Abração!
          Aos que não atualizaram ...

          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

          Megasquirting

          284º

          Comment


          • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

            Postado originalmente por Rafael_MO
            Celojr,

            Eu diria que, para seu projeto(1600 com comando w120), aceita bem o uso de uma carcaça autolínea...Que nova, pode ser parcelada no cartão e talz...Essa carcaça eu não indicaria para motores turbo de altas pressões ou de grandes cilindradas(onde as pressões nos mancais e componentes de junção dos componentes é maior), mas para um 1600 c w120 aspro, acho que dê sim conta do recado. Mas claro, se puder trabalhar com bloco zero VW, sem sombra de dúvidas, é bem melhor!

            Enfim, recomendo vc sentar, procurar os preços do que vai precisar e colocar no papel...

            Pelo que percebo, o pessoal da mecânica e retífica, seus amigos, devem ter bons contatos aí dentro da sua cidade ou região... Veja com eles se consigam achar peças boas e em conta.

            Um motor parcial(bloco fechado, com vira, biela, pistões, camisas e cabeçotes(sem os "agregados") originais vw, numa concessionária é cerca de 4 mil reais!

            Enfim..tudo deve ser devidamente analisado. E você, como bom médico, sabe fazer um belo planejamento do tratamento do se querido paciente!

            Abração!
            Então, Rafael...

            A carcaça autolinea custa menos de 200,00 que a original VW na nafil: http://www.nafil.com.br/busca_autope...ca&n_original= , não sei se compensa tanto assim, ainda estou vendo isso, o pessoal aqui tem sim alguns contatos em Vitória do ES e em Feira de Santana e já estão vendo essa questão do motor da Kombi IE para mim, vamos ver o que eles conseguem...

            Parcial do motor boxer na concessionária é nessa faixa de preço de R$ 4.000,00 é? Não fazia idéia disso, outro dia desses, bem antes dessa bagaça toda acontecer, liguei para a concessionária VW aqui da cidade vizinha para saber o preço do motor completo e me disseram R$ 9.500,00, daí nem cogitei, por agora, saber o preço da parcial do motor, pois achei que seria inviável... Mas de repente, é um caso a se pensar... tudo na medida standard, se transforma em um motor que vai durar pelos próximos vinte anos... o duro é que se trocar o comando, perde a garantia e é danado empatar uma graninha dessas e ter que parar com todos os projetos pelo tempo da garantia né?

            É isso mesmo que vc falou, tudo tem que ser muito bem analisado... estou tentando fazer isso da melhor forma possível...

            Abração pra ti, Brother!

            Comment


            • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

              E ai Celo!!! e os corres ai tá osso em hehehe, ai parceiro eu iria de carcaça original,vira moderno original(tem mais furos de lubrificação),bielas original,comandinho w110 ou w120,joguinho de Rock Balboa (pistão 94 mm) hehehe cabeçotinho trabalhado ,sistema de arrefecimento a carater,capelinha do mile duke(1.200) filtrinho de ar tipo original a oleo (totalmente desmiolado só para sacanear e esconder o sportivo), taca a sua IE, e já era só andar, leva meia duzia de AP por ai,e quando alguem querer ver o motor, fala que é mile duke original hehehehe
              Digão Osasco S.P

              Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

              Comment


              • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                Postado originalmente por celojr
                Diga aí ernesto,

                Não, não desanimei não... quem desanimou um pouquinho foi meu bolso...

                Abs.
                É... esses imprevistos quebram mesmo...
                mas devagar vc recupera isso. Eventualmente pode ser que compense comprar uma carcaça usada em bom estado... eu queria comprar carcaça e cabeçotes novos pra montar meu futuro motor, mas ainda to um pouco tentado a correr atrás de uma carcaça usada boa, porque as novas são liga as-41 e as antigas liga as-21.

                Grande abraço!
                Ernesto
                Localização: Rio de Janeiro - RJ
                Reforma do Fuscão: http://www.flickr.com/photos/3255866...88230798/show/

                Comment


                • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                  Postado originalmente por celojr
                  Então, Rafael...

                  A carcaça autolinea custa menos de 200,00 que a original VW na nafil: http://www.nafil.com.br/busca_autope...ca&n_original= , não sei se compensa tanto assim, ainda estou vendo isso, o pessoal aqui tem sim alguns contatos em Vitória do ES e em Feira de Santana e já estão vendo essa questão do motor da Kombi IE para mim, vamos ver o que eles conseguem...

                  Parcial do motor boxer na concessionária é nessa faixa de preço de R$ 4.000,00 é? Não fazia idéia disso, outro dia desses, bem antes dessa bagaça toda acontecer, liguei para a concessionária VW aqui da cidade vizinha para saber o preço do motor completo e me disseram R$ 9.500,00, daí nem cogitei, por agora, saber o preço da parcial do motor, pois achei que seria inviável... Mas de repente, é um caso a se pensar... tudo na medida standard, se transforma em um motor que vai durar pelos próximos vinte anos... o duro é que se trocar o comando, perde a garantia e é danado empatar uma graninha dessas e ter que parar com todos os projetos pelo tempo da garantia né?

                  É isso mesmo que vc falou, tudo tem que ser muito bem analisado... estou tentando fazer isso da melhor forma possível...

                  Abração pra ti, Brother!
                  Celojr,

                  Sim, por essa diferença de preço, não compensa mesmo levar a autolínea!!!

                  Como disse, vc sabe o que quer do seu besouro, planeje direitinho e tudo mais. No que precisar de ajuda, pode contar com a galera(me incluo nela)!

                  Abraço!
                  Aos que não atualizaram ...

                  ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                  Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                  VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                  Megasquirting

                  284º

                  Comment


                  • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                    Postado originalmente por fusca64
                    E ai Celo!!! e os corres ai tá osso em hehehe, ai parceiro eu iria de carcaça original,vira moderno original(tem mais furos de lubrificação),bielas original,comandinho w110 ou w120,joguinho de Rock Balboa (pistão 94 mm) hehehe cabeçotinho trabalhado ,sistema de arrefecimento a carater,capelinha do mile duke(1.200) filtrinho de ar tipo original a oleo (totalmente desmiolado só para sacanear e esconder o sportivo), taca a sua IE, e já era só andar, leva meia duzia de AP por ai,e quando alguem querer ver o motor, fala que é mile duke original hehehehe
                    Nem me fale dos corres, ta de doer... Gostei da idéia de camuflar o motorzão sob uma capa de um inocente 1200... gostei muito também da idéia de esconder o filtro e ar esportivo no filtro a óleo.. deve ficar bem bacana... vou ver, na medida do possível, o que dá pra fazer...

                    Abs.

                    Comment


                    • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                      Postado originalmente por Ernesto
                      É... esses imprevistos quebram mesmo...
                      mas devagar vc recupera isso. Eventualmente pode ser que compense comprar uma carcaça usada em bom estado... eu queria comprar carcaça e cabeçotes novos pra montar meu futuro motor, mas ainda to um pouco tentado a correr atrás de uma carcaça usada boa, porque as novas são liga as-41 e as antigas liga as-21.

                      Grande abraço!
                      Ernesto
                      Pois é, Ernesto, a guerra é justamente achar uma carcaça, principalmente das antigas, em bom estado, as usadas das novas, já não está sendo fácil... imagina as antigas.

                      Tô na caça ainda...

                      Abs

                      Comment


                      • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                        Postado originalmente por Rafael_MO
                        Celojr,

                        Sim, por essa diferença de preço, não compensa mesmo levar a autolínea!!!

                        Como disse, vc sabe o que quer do seu besouro, planeje direitinho e tudo mais. No que precisar de ajuda, pode contar com a galera(me incluo nela)!

                        Abraço!
                        fAla, Rafa,

                        Pra ser sincero, estou mais perdido que cego em tiroteio, numa dúvda atroz sobre qual é a melhor linha a ser seguida... um motor parcial fechado na VW, bloco novo da VW na Nafil, ou partir para peas usadas.

                        Lá no ES já me disseram que não tem nada que preste... falta Feira de Santana, mas não nutro muitas esperanças não...

                        A vantagem de partir para u novo é aquela coisa né? novo é novo... usado não é novo... é como dizem... uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa e uma folha que cai é sempre uma folha que cai...

                        O MCiola está vendendo um bloco de Kombi e cabeçotes num preço bom, vai me ficar faltando apenas o vira... vamo ver se vai dar pra mim...

                        Abs.

                        Comment


                        • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                          Postado originalmente por celojr
                          fAla, Rafa,

                          Pra ser sincero, estou mais perdido que cego em tiroteio, numa dúvda atroz sobre qual é a melhor linha a ser seguida... um motor parcial fechado na VW, bloco novo da VW na Nafil, ou partir para peas usadas.

                          Lá no ES já me disseram que não tem nada que preste... falta Feira de Santana, mas não nutro muitas esperanças não...

                          A vantagem de partir para u novo é aquela coisa né? novo é novo... usado não é novo... é como dizem... uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa e uma folha que cai é sempre uma folha que cai...

                          O MCiola está vendendo um bloco de Kombi e cabeçotes num preço bom, vai me ficar faltando apenas o vira... vamo ver se vai dar pra mim...

                          Abs.

                          Não to querendo de deixar mais nervoso do que parece mas carcaça de motor boxer da familia Volkwagem está dificel achar nova e original de fabrica aqui no estado de São Paulo, tanto que o pessoal da retifica só tem usada ou autoline tá duro o negócio

                          abraço e boa sorte na empreitada
                          Netto
                          Bauru - SP
                          Volkswagem Variant 1973 1.800 injeção eletrônica digital refrigerado no ar é lógico

                          Comment


                          • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                            Obs: 44 páginas, 432+1 posts, um dia leio tudo.

                            Comment


                            • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                              Back to the game...

                              Amigos, se tudo correr bem, amanhã chegam as peças para o meu novo motor (optei por peças zero bala, já que o Verruga é membro honorário da família, carcaça, virabrequim, abeçotes, tuchos, válvulas... tudo estalando, saindo da caixa para o Verruga, menos as bielas, pistões e camisas que por motivos de custo serão mantidos) e retorno as batalhas com a TBI, mantendo a ECU original, pois devido aos tropeços ocorridos, a MSquirt vai ficar para mais logo... Perdí uma batalha, mas não a guerra!!!

                              Não será mais um motor original... já sairá do forno com o comando e molas de válvulas alterados (W120 e molas duplas sportsystem), dessa forma, os quesitos performance e consumo não serão os mesmos de como se fosse tudo original... mas já que me lasquei com a carcaça, melhor reiniciar logo tudo by DarK Side, não sei se será facil, acredito que não, mas vamos ver... quem viver verá...

                              Essa noite será bem longa para mim...

                              Que Deus me ajude...

                              Abs.

                              Comment


                              • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                                Postado originalmente por celojr
                                Back to the game...

                                Amigos, se tudo correr bem, amanhã chegam as peças para o meu novo motor (optei por peças zero bala, já que o Verruga é membro honorário da família, carcaça, virabrequim, abeçotes, tuchos, válvulas... tudo estalando, saindo da caixa para o Verruga, menos as bielas, pistões e camisas que por motivos de custo serão mantidos) e retorno as batalhas com a TBI, mantendo a ECU original, pois devido aos tropeços ocorridos, a MSquirt vai ficar para mais logo... Perdí uma batalha, mas não a guerra!!!

                                Não será mais um motor original... já sairá do forno com o comando e molas de válvulas alterados (W120 e molas duplas sportsystem), dessa forma, os quesitos performance e consumo não serão os mesmos de como se fosse tudo original... mas já que me lasquei com a carcaça, melhor reiniciar logo tudo by DarK Side, não sei se será facil, acredito que não, mas vamos ver... quem viver verá...

                                Essa noite será bem longa para mim...

                                Que Deus me ajude...

                                Abs.

                                Fala Celão,
                                Tudo em cima??

                                rapaz...saudade desse tópico!

                                Tenho algumas indagações:
                                1) molas duplas? Duras demais não? Lembre-se, 98% das quebras de comando estão ligadas a molas dura sdemais(palavras do manual da Engle, leia no ´topico "qual comando você usa..." em Dark Side)
                                2) Varetas, quais você irá usar? Moras duras pedem varetas de aço. As de alumínio, com molas duplas, quase certeza que vão entortar. Com molas simples de Opala, recomenda-se varetas de aço.
                                3) vai continuar usando ECU de uno, mesmo com motor mexido? Se sim, cuidado!!! Mistura pobre é sobreaquecimento e perca de motor quase que na certa. Enuanto for manter essa configuração, não pise com vontade nesse acelerador...ande muuuito na calma.(recomendação minha, que sofro com carro monocarburado que quase certeza me proporciona mistura pobre....Não acho os malditos giclês pra 1600 monocarburado).

                                Ah, como tá tudo na mão, confira se seu bloco tem furo para sensor de temperatura do óleo(direto no carter). Se não tiver, dê uma olhada no meu tópico de TBi de R1, nas ultimas páginas o Bugtec colocou até foto de onde ele furou o bloco do motor dele e colocou o sensor. Faça isso antes de começar a montar o motor. Mesmo que não tenha o sensor, coloque um parafuso provisório pra tampar o furo. Mas já faça o furo roscado!

                                Bem...acho que no mais, é isso!

                                Torcida por vc e por todos amigos do fórum sempre tem! Isso não faltará agora pra você!

                                Manda ver aí!

                                Que a Força esteja com você!
                                Aos que não atualizaram ...

                                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                                Megasquirting

                                284º

                                Comment

                                Working...
                                X