Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Barra De Torção

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Barra De Torção

    Postado originalmente por ricardo groetaers
    Correção:
    O dispositivo em questão desses amortecedores, assim como de outras motos regulam a pré carga da mola, tornando-os mais duros ou macios, não acarretam variação da altura ou do curso da suspensão.
    Fala Ricardo, quanto tempo...

    Muito boa a sua colocação, eu estava achando que havia regulabem de altura, mas pelo visto, não há, acho que aí complica um pouco o uso desses amortecedores devido ao curso muito pequeno que ambos tem.

    Daí eu continuar a achando que a melhor alternativa são os amortecedores das fora-de-estrada que tem, inclusive, regulagem de altura.

    Abs.

    Comment


    • Re: Barra De Torção

      Postado originalmente por celojr
      Fala Ricardo, quanto tempo...

      Muito boa a sua colocação, eu estava achando que havia regulabem de altura, mas pelo visto, não há, acho que aí complica um pouco o uso desses amortecedores devido ao curso muito pequeno que ambos tem.

      Daí eu continuar a achando que a melhor alternativa são os amortecedores das fora-de-estrada que tem, inclusive, regulagem de altura.

      Abs.
      Celojr, Não tem não!...
      O ajuste é simplesmente da pressaõ da mola, o curso não se ajusta não.
      Acho que a alterantiva correta, é a de fazer com que o conjunto trabalhe inclinado, e sua instalação seja feita em algum ponto mais proximo ao eixo de articulação, ou seja, o que originalmente é a barra de torção.
      Um dos melhores amortecedor de fora de estrada até hoje, ainda é o da ténéré, que ainda é utilizado em motocross.
      Porém seu curso é pequeno se comparado com amortecedores automotivos, mas se o inclinar-mos, e mudar-mos seu apoio, acho que dá certo sim, pois êle permite uma boa compressão da mola.
      Aliás, as molas podem ser endurecidas, e isso era muito comum em carros preparados antigamente, acho que por tempera.
      Alguem aí do forum deve conhecer esse sistema.
      Boa sorte,
      Carlão

      Comment


      • Re: Barra De Torção

        Postado originalmente por Carlos Roberto
        Celojr, Não tem não!...
        O ajuste é simplesmente da pressaõ da mola, o curso não se ajusta não.
        Acho que a alterantiva correta, é a de fazer com que o conjunto trabalhe inclinado, e sua instalação seja feita em algum ponto mais proximo ao eixo de articulação, ou seja, o que originalmente é a barra de torção.
        Um dos melhores amortecedor de fora de estrada até hoje, ainda é o da ténéré, que ainda é utilizado em motocross.
        Porém seu curso é pequeno se comparado com amortecedores automotivos, mas se o inclinar-mos, e mudar-mos seu apoio, acho que dá certo sim, pois êle permite uma boa compressão da mola.
        Aliás, as molas podem ser endurecidas, e isso era muito comum em carros preparados antigamente, acho que por tempera.
        Alguem aí do forum deve conhecer esse sistema.
        Boa sorte,
        Carlão
        Carlão, tenho a impressão de ter lido em algum forum sobre motos ou em algum artigo na net, que a suspensão da Tenerè é coil-over, com direito a rosca e tudo, mas não me lembro onde.

        E, caso nenhum deles seja, também podemos tornear a rosca, substituindo o suporte da mola do amortecedor por um jogo de duas porcas para regulagem, esse é o principal motivo pelo qual estou caçando um amortecedor desses chumbado, por aqui, para poder terminar de detoná-lo sem dó nem piedade, algo que não dá para fazer em um zero bala, né mesmo? Pena que ainda não achei, mas já coloquei um monte de gente atrás dele... quem sabe alguem consegue?

        Abs

        P.S.: Vou pesquisar por aqui a respeito desse processo de endurecimento das molas, talvez facilite as coisas. Abraço.

        Comment


        • Re: Barra De Torção

          Postado originalmente por celojr
          Carlão, tenho a impressão de ter lido em algum forum sobre motos ou em algum artigo na net, que a suspensão da Tenerè é coil-over, com direito a rosca e tudo, mas não me lembro onde.

          E, caso nenhum deles seja, também podemos tornear a rosca, substituindo o suporte da mola do amortecedor por um jogo de duas porcas para regulagem, esse é o principal motivo pelo qual estou caçando um amortecedor desses chumbado, por aqui, para poder terminar de detoná-lo sem dó nem piedade, algo que não dá para fazer em um zero bala, né mesmo? Pena que ainda não achei, mas já coloquei um monte de gente atrás dele... quem sabe alguem consegue?

          Abs

          P.S.: Vou pesquisar por aqui a respeito desse processo de endurecimento das molas, talvez facilite as coisas. Abraço.
          Celojr,
          Você tem razão, o amortecedor da Ténéré é, sim um coil over, Dá pra regular a pressão da mola, porém o curso é pequeno.
          Tive uma, e seu amortecedor esta situado, à uns 5 cms do eixo da balança, existe uma rosca e a regulagem é por porcas.
          Acho que o da Xt-600 é igual, não tenho certeza.
          Um amortecedor que me impressionou, foi o falcon, se não estou enganado, e só o encaixe inferior é que teria que modificar, porém a mola é bem parecida com a da Ténéré.
          Abraço,
          carlão

          Comment


          • Re: Barra De Torção

            Retirado da wikipédia:



            A têmpera refere-se a um arrefecimento brusco. Na química de polímeros e na ciência dos materiais, o processo de têmpera é usado para evitar processos que se dão em temperaturas mais baixas, tais como transformações de fase, disponibilizando apenas uma pequena janela de tempo em que a reacção é termodinamicamente favorável e cineticamente acessivel. Por exemplo, pode reduzir a cristalinidade e por consequência aumentar a rigidez de ligas e plásticos (produzidos através de polimerização).
            Em metalurgia, é mais frequentemente usado no endurecimento de aço ao introduzir martensita, submetendo o aço a um arrefecimento brusco e obrigando-o a passar pelo seu ponto eutetóide, a temperatura onde a austenita se encontra instável. Em ligas de aço com outros metais, tais como o niquel e o manganês, a temperatura eutectóide torna-se mais baixa, mas as barreiras cinéticas à transformação de fase são iguais. Isto permite que o processo de têmpera comece a uma temperatura mais baixa, tornando o processo mais fácil. O aço rápido também possui tungstênio, que tem como função o aumento das barreiras cinéticas e dar a ilusão que o material arrefeceu mais rapidamente do que realmente foi. Até o arrefecimento de tais ligas ao ar (processo de normalização) obtém muitos dos efeitos desejados do processo de têmpera e so depois disso tudo que o aço pode ser entao comercializado.
            A tempera tem como objetivo a obtenção de uma microestrutura que proporcione propriedades de dureza e resistência mecânica elevadas. A peça a ser temperada é aquecida à temperatura de austenitização e em seguida é submetida a um resfriamento brusco, ocorrendo aumento de dureza. Durante o resfriamento, a queda de temperatura promove transformações estruturais que acarretam o surgimento de tensões residuais internas. Sempre após a têmpera, temos que realizar o revenimento, para a transformação da martensita em martensita revenida.


            2100 aspro

            Comment


            • Re: Barra De Torção

              Senhores, ia fazer um coment sobre o amortecedor da Fazer de um amigo meu, que dei uma boa olhada agora de manhã, mas quando entrei na web dei de cara com esse amortecedor de Ka da Kastor:

              http://www.castorsuspensoes.com.br

              Custando a bagatela de 559,00, podendo ser pago em até 6x de R$ 93,17 sem juros.

              Fiquei curioso e fui buscar a ficha térnica do Ka, sabem o que descobri? seu peso seco é d 850 Kg, isso lembra alguma coisa? Sim, é o mesmo do fusca, a única diferença, e é o que ponho em debate agora, é que o peso maior do Ka está na dianteira por causa do motor e não sei em que isso interferiria na colocação destes amortecedores no Fusca, mas que pode ser bem possível, acho que pode, somente invertendo a polaridade dos amortecedores ( os dianteiro atras e os taseiros na frente).

              Eles tem modelos semelhantes para outros carros, escolhi o Ka por suas dimensões, semelhantes as do fusca e fiquei bem empolgado quando descobri que possui o mesmo peso.

              Depois vou tentar entrar em contato com eles para saber se eles vendem somente o jogo de amortecedores dianteiros e pedir maiores especificações dos amortecedores, vamos ver...

              E aí, o que acham?

              Abs.
              Arquivos Anexos

              Comment


              • Re: Barra De Torção

                no sistema de busca do site da castor nem existe a palavra "fusca" .... nesse caso teria que achar outro que tivesse os mesmos encaixes dos fusca, é isso que vc pretende !!??
                Fernando / German Look 74
                2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

                Comment


                • Re: Barra De Torção

                  Postado originalmente por sedan74turbo
                  no sistema de busca do site da castor nem existe a palavra "fusca" .... nesse caso teria que achar outro que tivesse os mesmos encaixes dos fusca, é isso que vc pretende !!??
                  Mais ou menos, se não conseguir nada que se assemelhe aos encaixes do fusca, pemsei em tornar os encaixes do fusca compatíveis com os amortecedores.

                  Pra checar isso, por aqui fica mais fácil, já que amortecedor de Ka é bem mais fácil de achar batido que de moto, daí checo os encaixes e vejo a compatibilidade ou possibilidade de adaptação, só não pode ficar muito caro, porque senão, acaba ficando melhor pegar os da Giovanni, que já são plu'n'play.

                  Comment


                  • Re: Barra De Torção

                    Na verdade, estou gerando hipóteses igual fiz com o câmbio DarK Five porque está muito difícil achar coil-over de motos detonados por aqui.

                    Uma outra possibilidade é transformarmos as suspensões das motos com suspenção única traseira que não tem regulagem, em autênticas coil-over, aproveitando, inclusive o suporte da mola que faz sua regulagem de carga, bastar ir a um torneiro mecânico de confiança e pedir para tornear a rosca no amortecedor e por dentro do suporte da mola, ambas são peças de metal resistente, senão não suportariam o peso da moto, então, não vejo empecilhos neste movimento.

                    Para mim, o único empecílho é justamente a falta do danado do amortecedor para testes...para sabermos qual melhor se adapta a esse fim.

                    Ainda tenho outras idéias na mente, mas são mais complicadas de por em prática no momento, daí que elas mais atrapalhariam do que ajudariam.

                    Abs.

                    Comment


                    • Re: Barra De Torção

                      Senhores, alguem saberia informar se existe diferença nas barras de torção da suspensão traseira de veículos fabricados pela Wolks aqui no Brasil (fusca, variant, brasilia, tl etc) e como diferencia-las.

                      Comment


                      • Re: Barra De Torção

                        Existe diferença na grossura, no comprimento e no n° de estrias (caso da Kombi). Infelizmente não tenho essas especificações.

                        Comment


                        • Re: Barra De Torção

                          Srs,

                          Embora interessante o conteudo das msgs se desviou do enfoque inicial do tópico, barra de torção especial.

                          Voltando ao assunto inicial, gostaria de saber o que há de diferente nessas barras de torção especiais para proporcionar os beneficios citados na msg n°1 deste Tópico? Seriam elas mais duras? Teriam elas outras características?

                          Comment


                          • Re: Barra De Torção

                            Postado originalmente por ricardo groetaers
                            Srs,

                            Embora interessante o conteudo das msgs se desviou do enfoque inicial do tópico, barra de torção especial.

                            Voltando ao assunto inicial, gostaria de saber o que há de diferente nessas barras de torção especiais para proporcionar os beneficios citados na msg n°1 deste Tópico? Seriam elas mais duras? Teriam elas outras características?
                            São forjadas....
                            Fernando / German Look 74
                            2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

                            Comment


                            • Re: Barra De Torção

                              Postado originalmente por sedan74turbo
                              São forjadas....
                              Não sei qual o "tratamento" (térmico ou mecânico) que as barras originais recebem na sua fabricação a não ser a torção inicial, mas o forjamento, se é que as originais não o são, teríamos apenas uma barra mais resistente.

                              Comment


                              • Re: Barra De Torção

                                é isso mesmo o propósito das barras que vendem ae p/ arrancada...o ruim é o $$...900pilas cada na ancona
                                Fernando / German Look 74
                                2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

                                Comment

                                Working...
                                X