Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

    Caros amigos,

    Venho pensando em formas de rebaixar a suspensão do fusca sem recorrer a mangas de eixo rebaixadas, catracas ou retirada de feixesd e molas da suspensão... algo mais plug'n'play.

    A única solução plausível é a utilização de amortecedores coil overs para tal fim, mas seu preço é muito alto o que torna mais interessante todas as outras formas de rebaixamento citadas acima.

    Então pensei... e se usassemos a suspensão de outro modelo de carro? existem suspensões reguláveis para isso. Conseguí, depois de alguma pesquisa alguns resultados interessantes... realmente existem suspensões reguláveis para varios outros modelos de carro, o único empecilho em que esbarrei, na maioria das vezes, foi na largura das molas e dos respectivos pratos de sustentação das molas (ambos largos demais para encaixar no espaço dos amortecedor do fuscas.

    Foi então que encontrei esse site: http://www.fenixamortecedores.com.br, e acho que alguma coisa boa pode sair daí... vejam por exemplo esse amortecedor fabricado por eles para santana:



    A grande questão é... será que cabe no fusca? o preço desse conjunto completo é praticamente o mesmo de um par de coil over da Giovanni.

    E tem mais, tem outros modelos, até mais baratos, só nos resta saber qual deles é compatível com os encaixes do fusca.

    Aí teriamos nosso fusca rebaixado ou suspendido numa girada de rosca (eles inforam no site que os amortecedores tem regulagem de altura e carga da mola), seria o paraíso ou é impossível adaptar de forma rápida algum amortecedor de carros modernos no fusca?

    Algum palpite?

    Abraços a todos

  • #2
    Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

    O que mais em chamou a atenção nestes amortecedores, principalmente o que não tem telescópio, foi o diâmetro da mola, praticamente justo no amortecedor, bem diferente das molas originais e seu diâmetro enorme.

    Isso me fez pensar que seja bem possível que eles caibam no pequeno espaço dos encaixes dos amortecedores do fusca, talvez tivessemos que encurtar a haste superiora, pois deve ser maior que a de fusca, mas seria galho fraco em relação ao resto todo.

    Cheguei até a pensar em produzir meu próprio coil-over, híbrido de mola de tenerè com amortecedor de fusca, com direito a rosca, prato de mola e tudo mais, se der certo, abro um tópico específico para ele.

    Abraço.

    Comment


    • #3
      Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

      as molas do gol,so q na traseira sao mt parecidas...achei a ideia interessante,poderia pegar as molas traseiras do santana q sao finas e mais fortes para colocar na diant. do fusca q nao tem mt peso....
      so teria q ver se a aba q segura so o amortecedor,aguentaria o amort. e a mola fazendo pressao.....

      Comment


      • #4
        Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

        Celo,

        Esses kits, em sua maioria são pra suspensões d tipo PcPherson(dianteira de quase todo carro, exceto pickups, que saem da´fábrica no Brasil hoje). Se su Fusca fosse um 1303, que tem esse tipo de suspensão na frente, até acredito que acharia uma que desse certo lá.

        O problema é que se for pra colocar esse sistema de rosca na suspensão dianteir ado Fusca, deverá sim tirar os feixes de mola(que fazem o papel de mola mesmo, pela torção do feixe). Caso não tirasse, a suspensão iria ficar muito dura e não iríamos ter pouca regulagem da sua altura. Isso vale pra suspensão trazeira também.

        O ideal é o uso de coil-overs, também pelo tamanho. Ví no site e a maioria são dessas suspensões McPherson mesmo, que tem hastes muito grandes. Amortecedor de Fusca é pequeno.

        Se eles fazem esses amortecedores de rosca, com a mola mais próxima do amortecedor, eles conseguem sim fazer coil-overs, pois a idéia dos coil-overs e esses amortecedores da foto que você mostrou é a mesma. Amortecedor com mola por fora e a rosca para ajustar. O que muda é que nesses da foto, a mola se apoia na carroceria e no regulador do amortecedor. Nos coil-overs, a mola se apoia só no amortecedor(numa ponta no seu regulador, e na outra na ponta que vai fixa próximo da ponta da haste).

        Acredito que tem no mercado marcas de coil-overs mais baratas que da Giovani, não?

        Abraço.
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • #5
          Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

          Postado originalmente por hot_64
          as molas do gol,so q na traseira sao mt parecidas...achei a ideia interessante,poderia pegar as molas traseiras do santana q sao finas e mais fortes para colocar na diant. do fusca q nao tem mt peso....
          so teria q ver se a aba q segura so o amortecedor,aguentaria o amort. e a mola fazendo pressao.....
          Pois é Hot_64...

          A questão é que as molas tanto do gol, como do santana, mesmo mais estreitas que as outras, ainda são largas para caberem no espaço que tem lá nos locais dos amortecedores, por isso gostei desses, as molas são bem justas nos amortecedores, dessa forma cabe bem, esses dias alinhei e baleanceei as rodas do Verruga e dei uma bela observada no espaço que tem lá, é suficiente apenas para o amortecedor em um pouquinho mais.

          Agora aguentar o tranco eu acho que aguenta sim, senão não teriam no mercado coil-overs para fusca, pena que são caras pra KCT.

          Mandei uma mensagem no fale conosco do site deles, vamos ver o que respondem... ou se respondem...

          Abraço
          Last edited by celojr; 15-09-2009, 07:14 PM.

          Comment


          • #6
            Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

            Postado originalmente por Rafael_MO
            Celo,

            Esses kits, em sua maioria são pra suspensões d tipo PcPherson(dianteira de quase todo carro, exceto pickups, que saem da´fábrica no Brasil hoje). Se su Fusca fosse um 1303, que tem esse tipo de suspensão na frente, até acredito que acharia uma que desse certo lá.

            O problema é que se for pra colocar esse sistema de rosca na suspensão dianteir ado Fusca, deverá sim tirar os feixes de mola(que fazem o papel de mola mesmo, pela torção do feixe). Caso não tirasse, a suspensão iria ficar muito dura e não iríamos ter pouca regulagem da sua altura. Isso vale pra suspensão trazeira também.

            O ideal é o uso de coil-overs, também pelo tamanho. Ví no site e a maioria são dessas suspensões McPherson mesmo, que tem hastes muito grandes. Amortecedor de Fusca é pequeno.

            Se eles fazem esses amortecedores de rosca, com a mola mais próxima do amortecedor, eles conseguem sim fazer coil-overs, pois a idéia dos coil-overs e esses amortecedores da foto que você mostrou é a mesma. Amortecedor com mola por fora e a rosca para ajustar. O que muda é que nesses da foto, a mola se apoia na carroceria e no regulador do amortecedor. Nos coil-overs, a mola se apoia só no amortecedor(numa ponta no seu regulador, e na outra na ponta que vai fixa próximo da ponta da haste).

            Acredito que tem no mercado marcas de coil-overs mais baratas que da Giovani, não?

            Abraço.
            Fala Rafael,

            Vamos nós de novo..hehehe...

            Sim, eu sei que else são para Mcpherson, mas repare que a áera roscada do amortecedor não foi feita no corpo do amortecedor, mas sim uma estrutura cilíndrica por fora dele, acredito que seja fixada por solda, então ela pode ser deslocada para outro local no próprio amortecedor. A questão da haste ser muito longa, basta encurtá-la para caber no espaço do fusca, o caso seria o prato superior que teria que ser usinado, pois os originais de outros modelos de carro não cabem ali.

            Pode-se ainda, aproveitando o próprio amortecedor do fusca, acoplar uma estrtura cilíndrica roscada de metal numa bitola que se ajuste perfeitamente as duas partes do amortecedor, encaixar ma porca preparada com laterais largas para funcionar como pratos e cobrir todo esse conjunto com uma mola externamente, o problema fundamental é: qual mola utilizar... de RD, de tenerè, de falcon... CG, Biz??? Realmente não sei qual a capacidade de carga a ser medida para esse propósito. Estou tendo dificuldades em escolher qual mola utilizar, até pela dificuldade de achá-las individualmente, mas erqaucionando isso retirariamos os feixes de mola da barra de torção e pronto, só regular a altura a gosto do freguês e partir para o abraço...

            Fucei um bocado e não consegui achar coil-overs mais em conta que os da Giovanni, se vc souber de algum me dê um toque.

            Abraço

            Comment


            • #7
              Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

              Celão,

              Essa sua ultima idéia, de adaptar rosca no amortecedor original, é uma ótima idéia. Pois você estará fazendo os seus coil-overs!

              Tente entrar em contato com a fênix e ver se eles fazem isso(ou se vendem a parte roscada e o suporte roscado da mola).

              O haste do amortecedor do fusca tem uma "capa" metálica. Ela deverá ser serrada, deixando apenas a ponta de fixação no chassis e soldado alí um suporte para a mola. E pronto!

              Quanto a escolha de molas, isso é coisa bme complicada, ue diria. Conversei com um ex-capitão de uma equipe de Baja, e ele flaou que pra mini-baja(carros com motor de 10cv, que pesam sem o piloto cerca de 200kg) e segundo ele, molas de moto não são suficientes. lembrando que mini-baja é feito pra dar saltos bem altos, logo tem que aguentar um baita de um impacto...

              Se for pensar de maneira simples(mas não correta), o Fusca tem lá seus cerca de 800kg. Uma moto maior, de trilha deve ter cerca de 200kg. Poderia-se pensar em pegar molas trazeiras. Mas essas são muito grandes para a sua idéia.

              O ideal é fazer essas molas, o que sairia caro. Tente procurar fabricantes de mola, como a Cangoo Run, e outras nacionais, para ver com eles se fazem por envomenda.

              O que acha?
              Aos que não atualizaram ...

              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

              Megasquirting

              284º

              Comment


              • #8
                Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                Pois é, Rafael,

                Por isso que gostei dessa configração dos amortecedores Fênix, repare como a mola é bem justa no amortecedor. Daria para ser feito como coil-over sem problema nenhum.

                Uma pena isso de mola de moto não servir, eu realmente não me conformo, a traseira do fusca eu nem digo, mas a dianteira é leve, somente é muito exigida em freadas bruscas, qual será o peso que a suspensão dianteira suporta? 40% do peso total do carro? Náo pode ser mais do que isso não, tomando por premissa os 800 Kg do fusca, são 320 Kg, se uma mola de moto grande já aguenta +/- 200 Kg de peso seco da própria moto, coloca aí em cima dois adultos de 80 Kg cada, são mais 160 Kg, somente aí, com a moto parada já é mais peso que a frente do fusca, some-se a isso as irregularidades das vias, as frenagens, retomadas, etc... Não estou falando em relação ao minibaja, pois é um veículo de provas, que é levado sempre ao seu limite de funcionamento e ainda trata-se de um Off-Road e de competição, é outra estória.

                Não acredito que seja por conta da carga na mola que ela não seja a ideal, deve ter outro motivo, sei não, não me conformo...... O conjunto total do amortecedor de moto não serve por er curso muito curto, o que é um bom motivo, já as molas...

                abraço.

                Comment


                • #9
                  Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                  Somente para ilustrar...

                  Olha aí a suspensão traseira da Amazonas, diz se uma jegona dessa aguenta ou não o peso da dianteira do fusca...



                  Eu arrisco dizer que ela aguenta até a traseira do fusca no lombo, e sorrindo até...

                  Abraço

                  Comment


                  • #10
                    Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                    Senhores,

                    Vejam as images desse coil-over e me digam se não dá pra usinar os suportes e criar algo parecido usando o próprio amortecedor do fusca ou de chevete... meu único problema atualmente é definir qual mola pode ser usada.



                    Abraços
                    Arquivos Anexos
                    Last edited by celojr; 16-09-2009, 01:03 PM.

                    Comment


                    • #11
                      Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                      Postado originalmente por celojr
                      Senhores,

                      Vejam as images desse coil-over e me digam se não dá pra usinar os suportes e criar algo parecido usando o próprio amortecedor do fusca ou de chevete... meu único problema atualmente é definir qual mola pode ser usada.



                      Abraços
                      Celão,

                      A comparação com mini-baja é meramente ilustrativa! Só outra ilustração: tem carros de Fórmula SAE(um fórmulazinho com motor de moto 600cc) usa amortecedores de bikes(de competição, de descida de montanha) só que com molas fabricadas sobre encomenda.

                      Para nosso amado "carrinho", acredito que essa idéia sua de adaptar em cima dos amortecedores originais´dá certo. Claro, desde que bem feitos.
                      Esses suportes são fáceis de serem usinados. Não tem mistério nenhum..

                      Quanto as molas, o acredito que terá que mandar fezer. Só que provavelmente vocÊ terá que informar a constante elástica que você vai querer. Daí, seria bom dar uma analisada no feixe de mola, tentar achar a constante elástica dela(claro, de torção) e pedir uma mola com constante parecida, ou levemente menor(se você quiser mais conforto).

                      Cálculo de mola e amortecedor é tenso...Ainda não me aventurei nessa parte, mas é tenso! hehehe. Logo, se for partir por algo próximo do original, a chance de acertar e grande.

                      O problema de soldar a parte roscada no amortecedor, é que dentro dele tem o gás. E te que ter muto cuidado pra soldar, pra evitar danos ao amortecedor.
                      Mas a idéia é boa sim, e muito válida!

                      Abraço!
                      Aos que não atualizaram ...

                      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                      Megasquirting

                      284º

                      Comment


                      • #12
                        Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                        Postado originalmente por Rafael_MO
                        Celão,

                        A comparação com mini-baja é meramente ilustrativa! Só outra ilustração: tem carros de Fórmula SAE(um fórmulazinho com motor de moto 600cc) usa amortecedores de bikes(de competição, de descida de montanha) só que com molas fabricadas sobre encomenda.

                        Para nosso amado "carrinho", acredito que essa idéia sua de adaptar em cima dos amortecedores originais´dá certo. Claro, desde que bem feitos.
                        Esses suportes são fáceis de serem usinados. Não tem mistério nenhum..

                        Quanto as molas, o acredito que terá que mandar fezer. Só que provavelmente vocÊ terá que informar a constante elástica que você vai querer. Daí, seria bom dar uma analisada no feixe de mola, tentar achar a constante elástica dela(claro, de torção) e pedir uma mola com constante parecida, ou levemente menor(se você quiser mais conforto).

                        Cálculo de mola e amortecedor é tenso...Ainda não me aventurei nessa parte, mas é tenso! hehehe. Logo, se for partir por algo próximo do original, a chance de acertar e grande.

                        O problema de soldar a parte roscada no amortecedor, é que dentro dele tem o gás. E te que ter muto cuidado pra soldar, pra evitar danos ao amortecedor.
                        Mas a idéia é boa sim, e muito válida!

                        Abraço!
                        É, Rafael,

                        Aí complica, mandar fazer as molas, calcular constante elásticas, eu passo... deixo pros engenheiros de plantão, eu nem sei por onde começar, deixei em anexo um arquivinho pdf para quando vc for se aventurar nos cálculos das molas.

                        Isso sem contar que provavelmente encareceria o projeto a ponto de ser melhor comprar as coil da Giovanni.

                        O danado vai ser se após calcular esse coeficiente, descobrirmos que é o mesmo da CG Titan 125... hehehe... Isso que eu estou atras, algo bem plug'n'play (em relação as molas, claro, descontando os retrabalhos nos amortecedores)

                        Já a parte de soldar a rosca por fora do amortecedor, ralmente tem que tomar muito cuidado, não tinha me tocado do gás no interior dele, mas repare neste flange da macaulay:


                        http://www.macaulay.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=405

                        Eles aconselham utilizar solda MIG... não me pergunte por quê, visto que eu não sei...

                        Agora, o corpo inferior do amortecedor é de metal, quem sabe não dá para fazer a rosca no corpo dele mesmo, no torno?

                        Tem uma coisa que vc citou que me chamou a atenção, essa parte do coeficiente elástico menor dar mais conforto, pois é, não conseguiriamos esse coeficiente menor retirando 2 ou 3 feixes de molas da suspensão original? Como muitos fazem por aí, resolveriamos a questão sem maiores dificuldades, qualquer coisa, poderiamos até por uma mola dessas de motos pequenas, sei lá, tipo Biz ou outra de 125 cc, para compensar a perda, ou ainda essas desse anuncio do ML: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-103454752-_JM



                        Sei lá, são apenas suposições.

                        Abraço
                        Arquivos Anexos

                        Comment


                        • #13
                          Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                          sim olhei la tbm,e realmente fica ruim d passar,pois o braço superior atrapalha,qwuase encosta no amortecedor
                          e outra li q vc queria tirar as barras d torçao,né?? como q os braços iriam ficar no seu lugar?? e se movimentar??
                          a unica soluçao q vejo,é se achar uma mola fina e resistente para usar..;
                          deixar as barras d torçao,mas tirar o eixo fora e tirar os pontos do disco interno(msm retrabalho,quando coloca catraca)ai as barras ficaria,segurando as mangas d eixo e com mobilidade
                          sei a q a variola II é mcpherson,mas nunca vi a suspençao...talvez de pra tirar uma ideia,o q achas??
                          abs

                          Comment


                          • #14
                            Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                            Postado originalmente por hot_64
                            sim olhei la tbm,e realmente fica ruim d passar,pois o braço superior atrapalha,qwuase encosta no amortecedor
                            e outra li q vc queria tirar as barras d torçao,né?? como q os braços iriam ficar no seu lugar?? e se movimentar??
                            a unica soluçao q vejo,é se achar uma mola fina e resistente para usar..;
                            deixar as barras d torçao,mas tirar o eixo fora e tirar os pontos do disco interno(msm retrabalho,quando coloca catraca)ai as barras ficaria,segurando as mangas d eixo e com mobilidade
                            sei a q a variola II é mcpherson,mas nunca vi a suspençao...talvez de pra tirar uma ideia,o q achas??
                            abs
                            FAla hot_64...

                            Não entendí bem o que vc quis dizer com braço superior, é a capa do amortecedor? Nesse caso seria somente retirar a capa superior que resolveria o problema.

                            Pensei em retirar os feixes de mola baseado em fotos de fusca com coil-over anterior e imaginei que eles estariam sem os feixes de mola. Por isso pensei que não houvesse problema quanto a isso, mas estou começando a ver que não é tão simples assim como pensei... já devia imaginar isso, nada do invento costuma ser simples mesmo... ... conseguir uma mola fina e forte dessa que vc citou é quase impossível por aqui... talvez barras de ferro unindo as mangas por dentro do quadro (considerando o uso exclusivo das coil-overs com suspensão), mas aí teria que avaliar bem direitinho para não fazer M**.

                            Já as McPherson das variolas e dos 1303, nunca ví uma suspensão dessa ao vivo, somente em imagens na web, mas acho que o grau de dificuldade em se projetar algo parecido seja muito grande para os meus parcos recursos, o caso seria encontrar um quadro dianteiro de variant pronto e enxertá-lo no chassi do fusca, mas quadros desses em bom estado atualmente são coisa muito rara... e cara.

                            Mas nem tudo está perdido, ainda etnho algumas idéias cozinhando no forno... vamos ver no que dá... lembrando que o objetivo principal é apenas rebaixar o fusca de forma rápida e confiável, não necessariamente utilizando coil-overs para tal fim.

                            Abraço

                            Comment


                            • #15
                              Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                              Celão,

                              Pois é, esse kit da macaulay dá pra adaptar sim em amortecedor de Fusca(fique atento ao diâmetro interno dessa peça roscada bater com o do amortecedor). É uma boa idéia partir daí.

                              Não recomendo fazer rosca no próprio corpo do amortecedor pelo mesmo motivo da solda ter que ser criteriosa. Dentro do amortecedor está o gás de amortecimento. Fazendo rosca, em determinados pontos, a parede do amortecedor porde ficar muito fina, quando a roda "catar" um buraco grande e a pressão lá dentro aumentar, pode chegar a romper o material no local.

                              Pelo que entendi nesse link do MercadoLivre, essa mola você usa em conjunto com os feixes de mola, pois o cara não citou nada de remover o feixe de mola ou soltar o engaste(travamento) que tem no centro de cada tubo do quadro de suspensão, onde uma ponta do feixe de molas é fixado(Conforme nosso amigo Hot_64 disse). Ou seja, talvez elas não dêem conta do recado de trabalharem sozinhas.

                              E o Coil-over da giovani, eles tem vários modelos de mola(cada uma com constante elástica diferente)? Pois se tiver só um modelo e indicar pra tudo que é tipo de carro, a possibilidade de não ficar tão bom quanto o desejado pelo proprietário pode ser grande.

                              Acho que dá pra tirar a constante elástica de torção do feixe de molas com experiencias simples... Depois, só comparar com outras molas(fazendo os testes de constante elástica delas). Vou dar uma lida no meu material aqui e ver o que pode-se fazer.

                              Essa mola do Link do ML, inclusive, lembra muito mola de Biz! hehehehe

                              Abraço!
                              Aos que não atualizaram ...

                              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                              Megasquirting

                              284º

                              Comment

                              Working...
                              X