Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

    Postado originalmente por hot_64
    opa,o braço superior ao qual m referi era no caso a manga d eixo(tem 2 d cada lado,superior e inferior,vai dentro do eixo e na outra extremidade o pivo)se vc olhar na suspa do fusca montado,vera q so o amortecedor quase ja pega no braço superior,por isso ter q ser uma mola d acordo..
    gostei da ideia,pois os carros com mcphersson sao mt mais confortaveis,macios..
    mas se a sua ideia é baixar ou levantar quando quiser,pode coloca os amortecedor do kadett gsi,funcionam com ar,neles tem um niple q vc calibra como um pneu por exemplo
    agora pra teste,teria q ver alguem ai do forum q tivesse a suspençao antiga rebaixada,e colocar os amortecedor da xlx 350 no lugar,sao motos pra qualquer tipo d terreno,por isso tem uma boa carga e acho q pelo tamanho serve,e ver se levanta um pouco a suspençao,emfim ver como fica,conforto estabilidade
    Então,

    Interessante esse amortecedor de Kadet, não conhecia... vou dar uma sondada para ver o que consigo.

    Agora entendí a que braços estava a se referir... pois bem, a idéia não é mais exatamente eliminar por completo a barra de torção e nem seria criar uma McPherson, mas você até que deu uma boa idéia.

    Para eliminar o feixe de molas seria necessário criar algum outro mecanismo de sustentação das mangas de eixo, já até sugerí umam forma, substituindo o feixe de molas por uma barra de aço roscada da bitola do quadro dianteiro, fazendo a fixação do eixo por rosca.

    Para poder acoplar amortecedores mais largos de motos maiores, como a xlx350, e eles não ficarem batendo na manga de eixo, uma idéia que me veio agora foi utilizar barras de aço mais longas, fazendo embuchamentos no quadro para que elas fiquem bem firmes, aumentando a distância entre as rodas extritamente o necessário de forma a caber os amortecedores coil-over maiores que acabariam por fica um pouco inclinados ( o encaixe inferior estaria mais afastado do chassi e o superior mais próximo), o que resolveria (em tese) o problema de seu pouco curso de ação.

    Daria certo ou viajei muuuuito na maionese?

    Abraço

    Comment


    • #32
      Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

      Talvez o amortecedor da amazonas de pano pra manga realmente!

      A vantagem do sistema mcpherson sobre os outros é que ele sacrifica a cambagem das rodas pra privilegiar uma maior area de contato do pneu (maior aderencia em curvas).

      Na teoria, se vc conseguir ligar um coil over da ponta de eixo ao suporte superior, vc resolveu sua questao. Prefira os coil overs de catraca (desse site que vc mandou sao de catraca, tem uma ferramentinha pra regular eles) em relacao aos de rosca/contrarosca. Da uma olhada na StreetHot ver se eles ja nao tem pronto o que vc precisa, eles desenvolvem pedidos tb. Se conseguir falar com o Nene (Clerverson), melhor ainda.

      Comment


      • #33
        Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

        Postado originalmente por realenemy
        Talvez o amortecedor da amazonas de pano pra manga realmente!

        A vantagem do sistema mcpherson sobre os outros é que ele sacrifica a cambagem das rodas pra privilegiar uma maior area de contato do pneu (maior aderencia em curvas).

        Na teoria, se vc conseguir ligar um coil over da ponta de eixo ao suporte superior, vc resolveu sua questao. Prefira os coil overs de catraca (desse site que vc mandou sao de catraca, tem uma ferramentinha pra regular eles) em relacao aos de rosca/contrarosca. Da uma olhada na StreetHot ver se eles ja nao tem pronto o que vc precisa, eles desenvolvem pedidos tb. Se conseguir falar com o Nene (Clerverson), melhor ainda.
        Beleza Reale,

        Vou ver o que consigo com eles.

        abraço

        Comment


        • #34
          Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

          Senhores,

          Ultima forma em relação as barras de aço como componente para fixar as mangas de eixo... acabei de me dar conta que se transpassar uma barra de aço por todo o comprimento do eixo transformaria uma suspensão independente em outra dependente, o que não será bom para o projeto como um todo...

          De volta a prancheta...

          Abraços.

          Comment


          • #35
            Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

            Postado originalmente por celojr
            Senhores,

            Ultima forma em relação as barras de aço como componente para fixar as mangas de eixo... acabei de me dar conta que se transpassar uma barra de aço por todo o comprimento do eixo transformaria uma suspensão independente em outra dependente, o que não será bom para o projeto como um todo...

            De volta a prancheta...

            Abraços.
            Celão,

            A idéia dada pelo hot 64 é a que provavelmente resolverá o seu problema.

            O feixe de molas é fixo no bracinho de suspensão(que via do quadro até a maga de eixo, também conhecido como cubo de roda por alguns) e em um suporte fixo no interior do tubo do quadro, no meio dele. Reparou que as catracas, quando o carro as tem instaladas são no meio dos tubos do quadro de suspensão? Então, elas são instaladas nesse suportes internos, que são devidamente soltos do tubo, girando livre dentro do tubo. Assim, gira-se o suporte e o fixa com o uso do parafuso da catraca.

            Se você os soltar, terá nenhum "efeito mola" de torção, pois a ponta interna dos feixes estará, juntamente com o suporte, girando livre. E se usá-los assim, com um coil-over(este que sustente a frente do carro sozinho), teremos que esse feixe de torção funcionará como uma barra estabilizadora, ou algo bem parecido! hehehehe

            Abraço!
            Aos que não atualizaram ...

            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

            Megasquirting

            284º

            Comment


            • #36
              Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

              Postado originalmente por hot_64
              ... deixar as barras d torçao,mas tirar o eixo fora e tirar os pontos do disco interno(msm retrabalho,quando coloca catraca)ai as barras ficaria,segurando as mangas d eixo e com mobilidade...
              Postado originalmente por Rafael_MO
              Celão,

              A idéia dada pelo hot 64 é a que provavelmente resolverá o seu problema.

              O feixe de molas é fixo no bracinho de suspensão(que via do quadro até a maga de eixo, também conhecido como cubo de roda por alguns) e em um suporte fixo no interior do tubo do quadro, no meio dele. Reparou que as catracas, quando o carro as tem instaladas são no meio dos tubos do quadro de suspensão? Então, elas são instaladas nesse suportes internos, que são devidamente soltos do tubo, girando livre dentro do tubo. Assim, gira-se o suporte e o fixa com o uso do parafuso da catraca.

              Se você os soltar, terá nenhum "efeito mola" de torção, pois a ponta interna dos feixes estará, juntamente com o suporte, girando livre. E se usá-los assim, com um coil-over(este que sustente a frente do carro sozinho), teremos que esse feixe de torção funcionará como uma barra estabilizadora, ou algo bem parecido! hehehehe

              Abraço!
              Rapazes, É VERO!!!!

              Estava com o foco tão fixado em retirar alguns feixes de mola que não conseguí visualizar essa parte, parabéns hot, excelente idéia, e obrigado mais uma vez, Rafael, pela moderação tão precisa em relação ao tópico.

              Caso achemos alguma mola que se preste a sustentar toda a dianteira do fusca sem piar...será isso mesmo que farei... resta saber se vai dar certo...hehehe

              Eu nã creio que encontremos tal salvadora mola assim tão facilmente, a Honda Fan pesa parcos 108 Kg, a CG titan, 121 Kg, na Dafra todos os modelos com mais de 125cc até 150cc tem como peso máximo admitido, 150 Kg, segundo dados do site do fabricante.

              A coisa começa a ficar mais bonita com motos maiores, a fazer pesa 137 Kg, a CB 300 tem como peso seco, 143 Kg, a hornet pesa 173 Kg (seco), todas com suspensão monobloco, só que suas molas já começam a ficar bem largas para caber no espaço que temos.

              Somente mais um detalhe em relação a fazer, seu amoretcedor não parece, mas tem um curso de 120 mm, bem razoavel, não acham? se for suficiente, acredito termos um belo coil-over nas mãos, compacto (nem tanto assim) mas com um curso até que bom.

              Acho que vamos ter que continuar com a primeira hipótese, retirar feixes de molas e complementar com a mola, afinal ao que parece essas molas de motos de menor cilindrada suportam um peso máximo de 150 Kg em média e como não terão, nessa hipótese de manter feixes de molas ativos, que sustentar toda a dianteira do carro, me parece uma boa margem para se trabalhar.

              abraços

              Comment


              • #37
                Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                E por falar nisso...

                Já até estou com um par de amortecedores traseiros de Fan nas mãos, ainda não medí direitinho, nem tirei fotos ainda, mas no olho grande, ele me parece ter, senão a mesma altura, algo bem perto da altura do amortecedor de fusca, e, com alguns retrabalhos, muita coisa pode ser aproveitada dele, o suporte inferior da mola (que da a regulagem) e o encaixe superior dele, que basta serrar a argola de encaixe e fazer um furo central que está feito o suporte superior da mola no amortecedor são bons exemplos.

                Só me resta saber se o amortecedor de fusca caberá por dentro da mola... mas saberemos, saberemos semana que vem...

                Abraços

                Comment


                • #38
                  Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                  um d 125 sinceramente acho mt fraco.....tente ver o qual sugeri,de uma moto cross tipo a xlx 350,o tamanho é o msm q o da fan,so é mais largo e bem mais forte,acho q ficara melhor,pois ate ja ouvi falar em gnt q colocou os d 350 na traseira do fusca..
                  valew e abraços

                  Comment


                  • #39
                    Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                    Postado originalmente por hot_64
                    um d 125 sinceramente acho mt fraco.....tente ver o qual sugeri,de uma moto cross tipo a xlx 350,o tamanho é o msm q o da fan,so é mais largo e bem mais forte,acho q ficara melhor,pois ate ja ouvi falar em gnt q colocou os d 350 na traseira do fusca..
                    valew e abraços
                    Então Hot_64,

                    Já chequei superficialmente isso, realmente os amortecedores de 350 são bem mais robustos, mas apesar de eu não os ter medido, tenho quase certeza de que não cabem nos suportes dos amortecedores dianteiros devido ao diâmetro das molas, elas não encaixariam bem na parte superior, não tem muito espaço por ali, teriam que ser posicionados mais para baixo, acho que não ficaria bom, não cumpriria o papel de rebaixar o carro.

                    Já na traseira é outra história, tem espaço de sobra lá, quando chegarmos a essa parte (provavelmente em outro tópico) de preparação da suspensão, essa será uma das opções mais cotadas, inclusive até pela possibilidade de eliminar a ação das barras de torção traseiras, além de várias outras possibilidades que podem ser feitas ali.

                    Eu, particularmente, não acho que sejam tão fracos assim para o uso proposto, apenas para o uso proposto, que é compensar a ausência de duas ou três molas dos feixes dianteiros. Não se prestariam, em instante nenhum, para substituir os feixes de mola como elementos ativos da suspensão. Para esse propósito, realmente são fracos.

                    Grande abraço pra ti.

                    Comment


                    • #40
                      Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                      é agora realmente o negocio é testar e ver como fica,se ficar bom,otimo!!

                      Comment


                      • #41
                        Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                        fala ae galera!!! blz??? desculpe atravessar a discussão de vcs... mas tenho acompanhado o tópico e tenho uma sugestão... tava medindo o tamanho dos amortecedores e considerando o peso.. realmente os da fan são fracos... porém eu tenho uma daelim vs 125 cujo amortecedor trazeiro eh um pouquinho menor que o da fan... mas o peso da moto é maior e os amortecedores tem mais pressão... vou ligar pro meu cunhado que tem uma fuca 65 com suspa das antiga(euacho mais facil de fazer um teste pois tem a fixação parecida da fan e vou fazer um teste desconectando o feixe de molas... vamos ver como fica...vou aproveitar que estou em casa esta semana e dar uma fuçada...posto aqui o resultado

                        Comment


                        • #42
                          Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                          Postado originalmente por hobeomoroni
                          fala ae galera!!! blz??? desculpe atravessar a discussão de vcs... mas tenho acompanhado o tópico e tenho uma sugestão... tava medindo o tamanho dos amortecedores e considerando o peso.. realmente os da fan são fracos... porém eu tenho uma daelim vs 125 cujo amortecedor trazeiro eh um pouquinho menor que o da fan... mas o peso da moto é maior e os amortecedores tem mais pressão... vou ligar pro meu cunhado que tem uma fuca 65 com suspa das antiga(euacho mais facil de fazer um teste pois tem a fixação parecida da fan e vou fazer um teste desconectando o feixe de molas... vamos ver como fica...vou aproveitar que estou em casa esta semana e dar uma fuçada...posto aqui o resultado
                          Beleza, hobeomoroni!!!

                          Vamos ficar esperando os resultados, somente recomendo cautela quando for testar os amortecedores no fusca pois o curso deles é bem menor que os do fusca, ande suave noco começo e muito cuidado com lombadas e buracos na pista paara não detonar os amorteedores de sua moto.

                          A minha idéia não era inicialmente eliminar a ação do feixe de molas, por isso estou confortável com as fracas molas de fan, mas se descobrirmos amortecedores que consigam sustentar toda a carga sozinhos, Opa!!! melhor ainda.

                          Boa sorte na empreitada.

                          Abraço.

                          Comment


                          • #43
                            Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                            Bem senhores,

                            Medi no paquimetro a mola da fan, não tem diâmetro para entrar no amortecedor do fusca, uma pena, vou ver se descubro alguma outra que caiba.

                            Abraços.

                            Comment


                            • #44
                              Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                              bomm....primeiro...os amortecedores apesar de ser mais resistentes num guentaram o tranco...a haste deles eh muito fina comparada com a do fusca...como o celo disse o diametro da mola num entra no amortecedor original...fui numa oficina desmanche dum colega e consegui uma mola de DT180 ela eh maior do que a do fusca mas vou medir o diametro e cortar pra colocar no amortecedor original...
                              vamos a mais um teste...

                              Comment


                              • #45
                                Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                                Puxa vida,

                                Pena não ter guentado o tranco, mas me diz uma coisa, você colocou os amortecedores para sustentar integralmente a frente do fusca ou manteve alguns feixes de mola?

                                O uso dos amortecedores de DT 180 pode ser uma boa idéia realmente, nem me lembrava deles, veja a foto abaixo:



                                É de um amortecedord e DT desmontado, repare que muitos componentes dele podem ser aproveitados para acoplamento da mola no amortecedor do fusca, talvez consigamos algo por esse caminho, vou ver se consigo algo por aqui.

                                Neste link tem um tutorialzinho que também pode ser útil, fala de como aumentar a carga no amortecedor da DT, talvez tenha algo que possa ser aproveitado para o amortecedor de fusca, deixando ele assim:



                                http://www.clubedasmotocas.com/porta...ra-DT-180.html

                                Só não recomendo muito o corte das molas, elas perderão suas características originais, não ficarão eatamente iguais entre sí, isso pode desequilibrar toda a suspensão, tente comprimí-las antes do corte.

                                Abraço.
                                Last edited by celojr; 23-09-2009, 11:50 PM.

                                Comment

                                Working...
                                X