Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

    Pois bem senhores,

    Vejam a pergunta que fiz ao vendedor das molas do ML (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-103454752-_JM):

    Amigo, e no caso de uma suspensão dainteira de fusca rebaixada pela retirada de 3 feixes de mola, a colocação dessa mola alteraria a altura da suspensão, fazendo que ela retornasse a altura original? Caso negativo, em que melhoraria a suspensão/ estabilidade do veículo? Grato

    e a resposta dele:

    olá - a instalação da mola sempre levanta o carro em pelo menos dois dedos. Entretanto, o uso dela não é para devolver a altura original perdida peka retirada das molas do quadro. Vai melhorar o conforto sim, a estabilidade e a durabilidade do conjunto. qq outra dúvida entre em contato. Abs. Ricardo

    Então o que estou pensando... a colocação desse tipo de mola eleva a suspensão em dois dedos... e se retirarmos 3 feixes de mola, rebaixariamos mais que dois dedos, daí instalamos essas molas para compensar a fragilidade presumida da ausência dos feixes retirados.

    Outra coisa que foi citada no anuncio é que pode ser adatptada em amortecedores de chevete, desde que com a capa superior de metal.

    Será que existe algum caminho por aí?

    Funcionaria?

    Abraços.

    Comment


    • #17
      Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

      Postado originalmente por Rafael_MO
      Celão,

      Pois é, esse kit da macaulay dá pra adaptar sim em amortecedor de Fusca(fique atento ao diâmetro interno dessa peça roscada bater com o do amortecedor). É uma boa idéia partir daí.

      Não recomendo fazer rosca no próprio corpo do amortecedor pelo mesmo motivo da solda ter que ser criteriosa. Dentro do amortecedor está o gás de amortecimento. Fazendo rosca, em determinados pontos, a parede do amortecedor porde ficar muito fina, quando a roda "catar" um buraco grande e a pressão lá dentro aumentar, pode chegar a romper o material no local.

      Pelo que entendi nesse link do MercadoLivre, essa mola você usa em conjunto com os feixes de mola, pois o cara não citou nada de remover o feixe de mola ou soltar o engaste(travamento) que tem no centro de cada tubo do quadro de suspensão, onde uma ponta do feixe de molas é fixado(Conforme nosso amigo Hot_64 disse). Ou seja, talvez elas não dêem conta do recado de trabalharem sozinhas.

      E o Coil-over da giovani, eles tem vários modelos de mola(cada uma com constante elástica diferente)? Pois se tiver só um modelo e indicar pra tudo que é tipo de carro, a possibilidade de não ficar tão bom quanto o desejado pelo proprietário pode ser grande.

      Acho que dá pra tirar a constante elástica de torção do feixe de molas com experiencias simples... Depois, só comparar com outras molas(fazendo os testes de constante elástica delas). Vou dar uma lida no meu material aqui e ver o que pode-se fazer.

      Essa mola do Link do ML, inclusive, lembra muito mola de Biz! hehehehe

      Abraço!
      Pois é Rafael,

      Lembra muito a da Biz sim, por isso a citei no rol de molas provaveis de serem adaptadas. E inclusive não recomenda a retirada do feixe de molas não.

      Agora veja que interessante:

      Imagem da coil-over dianteira para fusca vendida pela SportSystem:
      Detalhe, na especificação do produto diz não ser de altura regulável (coil-over???), veja o tamanho diminuto da foto disponibilizada para visualização...

      Agora compare com a coil-over traseira vendida também por eles:


      Compare, no mínimo, a discrepância no tamanho das imagens que eles disponibilizam.

      Agora tente ver detalhes da coil dianteira, parece, mas parece muito, com amortecedores de motocicletas de baixa cilindrada.

      Nada me tira da cabeça que existe um caminho por aí, principalmente depois do meu mecânico/preparador ter dito que as molas duplas deles são idênticas as do gol com as do uno por dentro... Sei não hein...

      Abração pra ti.

      Comment


      • #18
        Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

        Celão,

        Essas coil-overs que o pessoal da Sportsystem usam na frente são modelo "sem-rosca". Coil-over é o tipo de montagem da mola ao redor do amortecedor, não necessariamente precisando ter a regulagem por rosca.

        Parece sim de moto. E para carro de comerição, no caso arrancada, talvez até seja, pois a dianteira não sofre muita pancada, tendo que absorver apena pequenas imperfeições da pista. Já vi em biz que tem amortecedores com umas 3 posições de regulagem. Não é por mola, mas sim por um mecanismo que lembra os de caneta "clic-clic"(aquelas que você aperta para aparecer a pnta, e aperta denovo pra sumir com ela). É um pino no amortecedor, e o suporte de mola, é móvel, e tem rasgos e várias alturas. conforme você gira o suporte de mola, o pino cai num suporte mais alto ou mais baixo, regulando assim a altura do sistema.

        Repare que o conjunto amortecedor/mola trazeiros dos carros de arrancada da SportSystem são bem mais parrudos, além de reguláveis. Pois na arrancada, grande parte do peso do carro é transferido pra trazeira dele, e quem tme que dar conta disso são os coil-overs trazeiros!

        Esse sistema do ML, pelo que eu entendi, é ó um "extra" de constante elástica. Ou seja, você aumenta a constante elástica do sistema. Mas aí que tá, isso, teoricamente iria prejudicar o conforto! hehehehe

        Uma outra possibilidade é que essa mola(supondo ser de moto pequena) teria uma constante menor, o que ajudaria na absorção de impactos de alta frequencia(quando se passa rápido em local levemente esburacado, sem que a suspensão dê muito curso) que são os que mais aparecem em piso acidentado urbano(digo acidentado, não off-road/rock crawling...). Isso de tirar 3 feixes de mola e colocar essa mola, acredito que melhoraria mais o conforto, mas tem que tomar cuidado para saber se a suspensão não vai ficar pegando no batente direto.

        Vou ver se faço uma pergunta pro camarada lá depois, e posto aqui

        PS: Sò para ilustrar, o cabeçote dianteiro de uma Variant II: http://www.flickr.com/photos/11123456@N08/3387567954/

        O problema de colocar essa suspensão na frente é trocar o cabeçote e depois, ter que fazer na carroceria as torres de suspensão(onde vão fixas a parte de cima da suspensões. Acho que tirando gabarito em uma Variant II, cortando dela e soldando no Fusca, com devidos reforços, deve ficar bom. Mas imagina o trabalho....
        Last edited by Rafael_MO; 17-09-2009, 04:56 PM.
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • #19
          Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

          Postado originalmente por Rafael_MO
          Celão,

          Essas coil-overs que o pessoal da Sportsystem usam na frente são modelo "sem-rosca". Coil-over é o tipo de montagem da mola ao redor do amortecedor, não necessariamente precisando ter a regulagem por rosca.

          Parece sim de moto. E para carro de comerição, no caso arrancada, talvez até seja, pois a dianteira não sofre muita pancada, tendo que absorver apena pequenas imperfeições da pista. Já vi em biz que tem amortecedores com umas 3 posições de regulagem. Não é por mola, mas sim por um mecanismo que lembra os de caneta "clic-clic"(aquelas que você aperta para aparecer a pnta, e aperta denovo pra sumir com ela). É um pino no amortecedor, e o suporte de mola, é móvel, e tem rasgos e várias alturas. conforme você gira o suporte de mola, o pino cai num suporte mais alto ou mais baixo, regulando assim a altura do sistema.

          Repare que o conjunto amortecedor/mola trazeiros dos carros de arrancada da SportSystem são bem mais parrudos, além de reguláveis. Pois na arrancada, grande parte do peso do carro é transferido pra trazeira dele, e quem tme que dar conta disso são os coil-overs trazeiros!

          Esse sistema do ML, pelo que eu entendi, é ó um "extra" de constante elástica. Ou seja, você aumenta a constante elástica do sistema. Mas aí que tá, isso, teoricamente iria prejudicar o conforto! hehehehe

          Uma outra possibilidade é que essa mola(supondo ser de moto pequena) teria uma constante menor, o que ajudaria na absorção de impactos de alta frequencia(quando se passa rápido em local levemente esburacado, sem que a suspensão dê muito curso) que são os que mais aparecem em piso acidentado urbano(digo acidentado, não off-road/rock crawling...). Isso de tirar 3 feixes de mola e colocar essa mola, acredito que melhoraria mais o conforto, mas tem que tomar cuidado para saber se a suspensão não vai ficar pegando no batente direto.

          Vou ver se faço uma pergunta pro camarada lá depois, e posto aqui
          Fala Rafael,

          Entendí, coil-over não sinonimo de suspensão regulável, beleza.

          Também já ví as coil de motos pequenas, sei como é essa regulagem que vc fala, vi inclusive uma Fan de um conhecido meu, deve etr uns 25 cm de comprimento, não medi a largura, mas, de repente dá para fazer alguma coisa nesse sentido, a idéia é somar as constantes do feixe de molas reduzidos com a da coil da suspensão de moto, isso tudo acoplado em um amortecedor de chevete para não dar fim de curso, não seria nem a constate original do feixe de molas e nem a da mola helicoidal, provavelmente não fique uma suspensão tão macia assim, a ponto de absorver bem impactos de alta frequência, mas se manterá firme e conseguiremos rebaixar o fusca sem precisar de muito tempo para realizar isso, as adaptações seriam todas nos amortecedores, daí é somente retirar os feixes de molas e instalar os amortecedores modificados.

          O que é que vc acha?

          Abraço

          Comment


          • #20
            Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

            Postado originalmente por celojr
            Fala Rafael,

            Entendí, coil-over não sinonimo de suspensão regulável, beleza.

            Também já ví as coil de motos pequenas, sei como é essa regulagem que vc fala, vi inclusive uma Fan de um conhecido meu, deve etr uns 25 cm de comprimento, não medi a largura, mas, de repente dá para fazer alguma coisa nesse sentido, a idéia é somar as constantes do feixe de molas reduzidos com a da coil da suspensão de moto, isso tudo acoplado em um amortecedor de chevete para não dar fim de curso, não seria nem a constate original do feixe de molas e nem a da mola helicoidal, provavelmente não fique uma suspensão tão macia assim, a ponto de absorver bem impactos de alta frequência, mas se manterá firme e conseguiremos rebaixar o fusca sem precisar de muito tempo para realizar isso, as adaptações seriam todas nos amortecedores, daí é somente retirar os feixes de molas e instalar os amortecedores modificados.

            O que é que vc acha?

            Abraço

            Celão,

            Acho a idéia válida.

            Tentando ter uma constante elástica do conjunto(mola helioidal da coil-over + barras de torção sem três feixes) perto do original, provavelmente o carro terá um comportamento próximo do original sim.

            Uma ressalva desses coil-overs com regulagem por rosca: Quando se abaixa a suspensão(comprimindo a mola, pela ao se rosquear a base da mola) é a mesma coisa que "pré-tensionar" a mola. Logo quanto mais baixo, mais duro o carro via ficar. É importante analisar isso. Quanto mais alto, menos duro.

            Mas a idéia é válida sim.

            Abraço!
            Aos que não atualizaram ...

            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

            Megasquirting

            284º

            Comment


            • #21
              Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

              O agregado completo da variant II é o mesmo do passat, só não tem os suportes do motor.

              Carros leves obrigatoriamente tem que ter suspensão dura, nao tem como escapar. Aqui em Curitiba tem varios caras que fabricam coil overs reguláveis a partir de amortecedores originais. Eu não usaria.

              Ao meu ver, a Amazonas tem uma boa distribuicao de peso entre a dianteira e a traseira, não acho que os amortecedores dela iam ficar bons no fusca. Venho pensando algum tempo em qual moto seria uma boa moto doadora de amortecedores pra uma dianteira com duplo A no fusca, mas até agora só consegui imaginar Harley, em termos de curso e peso.

              Comment


              • #22
                Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                Postado originalmente por Rafael_MO
                Celão,

                Acho a idéia válida.

                Tentando ter uma constante elástica do conjunto(mola helioidal da coil-over + barras de torção sem três feixes) perto do original, provavelmente o carro terá um comportamento próximo do original sim.

                Uma ressalva desses coil-overs com regulagem por rosca: Quando se abaixa a suspensão(comprimindo a mola, pela ao se rosquear a base da mola) é a mesma coisa que "pré-tensionar" a mola. Logo quanto mais baixo, mais duro o carro via ficar. É importante analisar isso. Quanto mais alto, menos duro.

                Mas a idéia é válida sim.

                Abraço!
                Diga, RAfael,

                Então o caso é conseguir uma mola que seja mais o menos do tamanho do curso do amortecedor, seja ele de fusca ou chevete, dessa forma não pré-tensionaremos tanto assim as molas.

                Acho que as molas de motos de 125 cc não caberão por causa do diâmetro menor que o corpo do amortecedor, mas foi somente no olho.

                Abraço.

                Comment


                • #23
                  Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                  Postado originalmente por realenemy
                  O agregado completo da variant II é o mesmo do passat, só não tem os suportes do motor.

                  Carros leves obrigatoriamente tem que ter suspensão dura, nao tem como escapar. Aqui em Curitiba tem varios caras que fabricam coil overs reguláveis a partir de amortecedores originais. Eu não usaria.

                  Ao meu ver, a Amazonas tem uma boa distribuicao de peso entre a dianteira e a traseira, não acho que os amortecedores dela iam ficar bons no fusca. Venho pensando algum tempo em qual moto seria uma boa moto doadora de amortecedores pra uma dianteira com duplo A no fusca, mas até agora só consegui imaginar Harley, em termos de curso e peso.
                  Fala Realenemy...

                  Confesso que não fico muito confortável com a idéia de enxertar o agregado inteiro de um carro em outro, muito trabalhoso e as chances de dar errado são bem consideráveis.

                  Agora interessante saber que etm uma turma aí em curitiba que fabrica coil-overs reguláveis a partir de amortecedores originais, mas por quê você não usaria esses amoretcedores? Gostaria muito de saber sua opinião a esse respeito, quanto mais opiniões juntarmos, melhor será para desenvolvermos algo de qualidade, se é que será realmente possível conseguir algo

                  REalmente, não tinha pensado na questão da distribuição de peso da Amazonas, mas imagio que a harley também tenha uma boa distribuição de peso, principalmente as mais modernas, como a da foto.



                  O que teria de fiferente nos amortecedores dela?

                  Bom ter falado nisso, fiz uma pesquisa rápida agorae veja o que achei em um fabricante desse tipo de amortecedores (ainda nem li o material):

                  http://www.progressivesuspension.com/tech/index.html
                  http://www.progressivesuspension.com...008Catalog.pdf

                  Importá-los está fora de questão, mas que deu para retirar algumas boas idéias, isso deu.

                  Abraço

                  Comment


                  • #24
                    Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                    O agregado da variant ii/passat nao tem chances no fusqueta, as torres iam ficar mais altas que o paralama. O super beetle usa um esquema parecido (nao é igual) e pode ver como a frente do carro é radicalmente diferente do fusca normal.

                    Os coil overs um amigo meu pegava pra vender, se nao me engano um torneiro fazia, posso até perguntar pro pessoal. Mas é aquela coisa, pegava um amortecedor, soldava a rosca e colocava a mola. Sei que a mola não era de moto, acho que era de corcel.

                    Mas aí que nasce a questão. Pode até colocar no lugar e rodar com o carro, mas ficar acertado é muito relativo. Meu amigo tem uma oficina de adaptacao mecanica, onde são montados v8 sobre chassis do ford 30/31 que ele fabrica. Ja sairam alguns carros de lá com esses amortecedores na traseira, inclusive ja andei em um e nao achei bom - uma pickup 31 de fibra de um amigo nosso:




                    O pickup sofre do mesmo problema que o fusca, só que invertido: na pickup o peso tá todo na frente e a traseira é extremamente leve. No fusca o peso tá todo atrás e a frente flutua.

                    Tenho certeza que o amortecedor de CG nao vai dar certo por um motivo bem simples: só empurrando com a mao a traseira da CG vc já consegue dar fim de curso no amortecedor (virtualmente sem carga nenhuma em cima, a CG nao pesa 100kg e dá pra chutar que só metade do peso da moto tá na traseira). Imagino que com uma moto bem mais pesada e com molas progressivas se aproxime do que a susp. dianteira do fuca necessite, mas até agora é só achismo meu e nao levei muito adiante minha pesquisa.

                    ESsa harley é uma v rod, é tipo a esportiva deles. Teriamos que ir atras de algo mais tipo onibus de duas rodas, tipo as eletra glide que pesam prá la 400 kilos. Talvez a amazona tenha algum potencial, mas eu sou receoso pois a Amazonas já é uma adaptacao.

                    Agora, se vc tá buscando solucoes pra suspensao traseira nao tem nem pq sofrer, existem varios kits de coil over pra traseira, todos os fuscas de arrancada usam.

                    Comment


                    • #25
                      Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                      Pois é Reale,

                      A traseira não me preocupa tanto assim, pois pode ser rebaixada na regulagem do facão.

                      O caso é que não será necessário aque a mola helicoidal da suspensão dianteira sustente todo o peso do carro, e sim que compense a ausência de duas ou três molas que seriam retiradas do feixe para conseguir rebaixar a dianteira, não seria nem para que com a colocação dessa mola no amortecedor fizesse o carro suspender de novo, apenas compensar a diminuição na constante elastica do feixe de molas, se aproximando o máximo possível do valor original, sem elevar a suspensão por conta disso.

                      Por isso acho que tem chances de dar certo, não é necessária uma mola com constante elástica tão alta assim.

                      A idéia é rebaixar o carro sem muito trabalho, já me basta a trabalheira que foi por a injeção monoponto, estou pensando em adaptações mais simples agora.

                      Abraço.

                      P.S.: a electra glide que vc se refere é essa né?


                      Mas ela não é a cara da amazonas?

                      Comment


                      • #26
                        Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                        Bom, se for o caso de utilizar suspensão McPherson, podemos fazer uma adaptação dessas daqui ó:





                        Abraços

                        Comment


                        • #27
                          Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                          Bem, pessoal...

                          Agora sério,

                          penso em usinar algo parecido com essas peças daqui:



                          de forma que cubram perfeitamente a parte inferior do amortecedor, onde serão devidamente soldados, a capa superior sai fora, descobri que o Verruga tem dois amortecedores de modelos diferentes na dianteira hj, um com capa superior de borracha e outro com capa de ferro, tentarei arrumar dois outros do modelo de capa superior de borracha, talvez até a mantenha para cobrir a mola, quem sabe? pode proteger um pouco mais a estrutura né? E, por cima disso tudo vai a mola, com um pratinho para fixá-la a haste do amortecedor, daí é só rezar para que tenha dado certo...

                          Abraço

                          Comment


                          • #28
                            Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                            Bom, entendendo melhor o seu objetivo, não tem nem muito o que discutir: a solucao sao as mangas rebaixadas. Curso da suspensao original, acontecendo numa altura mais baixa que o normal. Vc ja comentou no comeco que não quer pagr uma fortuna.. entao talvez desenvolver as mangas seja o canal.

                            A electra glide é essa mesma. Na oficina que um outro amigo meu trabalha, o dono tem uma acho que 72. Ele já andou e disse que é um absurdo de peso. Com certeza os caras que fizeram a Amazonas queriam fazer a Electra Glide tupiniquim.

                            Mas essa suspensao desse dune buggy muito louco nao é mcpherson, é uma original de fusca completamente retrabalhada. Olha o tanto que o cara alongou os bracinhos, e tem um coil over por dentro e mais um amortecedor por fora. To até imaginando a altura que essa a gaiolinha rampa...

                            Comment


                            • #29
                              Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                              Pois é, Reale,

                              Também pensei a princípio em utilizar mangas de eixo rebaixadas, o problema é que são caras, e desenvolvê-las não é tão simples assim, pelo menos, não para mim, envolve forja, geometria, dureza de materiais, muitas coisas as quais passo longe de dominar, por isso me surgiu essa idéia, o lado bom da história é que se não der certo, desfaz tudo sem grandes perdas.

                              Quanto ao gaiola, é, eu sei que não é uma McPherson, nem postei a foto para fazerms daquela altura bossal que está lá, mas sim para elevar o suporte para caber o amortecedor e por cima a mola maior que a McPherson tem, mas eras brincadeira, não tenho a menor intenção de tentar algo parecido com aquilo. Heavy metal demais para mim......

                              Agora, sabe que tem boas idéias a serem aproveitadas daquele Buggy, por exemplo, se conseguirmos definir uma mola que sustente toda a frente do fusca, fica pendente a questão de como fixar as mangas de eixo sem os feixes de mola... então, basta atravessar uma barra de aço roscada de fora a fora em cada tubo onde ficam os feixes e a fixação ds mangas passaria a ser feita por roscas nas barras, deixando mobilidade suficiente para seu movimento vertical.

                              Enfim, tô com isso martelando na minha cabeça tem tempo, acho qu evou tentar, mesmo com chances de dar com os burros n'água, mas com a injeção também foi assim, e deu certo... não custa tentar, quem sabe né?

                              abraço

                              Ah sim, ia me esquecendo, a Amazonas pesa 384 Kg (peso líquido), mesmo ela tendo um excelente equilíbrio de peso, pelo menos uns 192 Kg (50% do peso total, imaginando um equilíbrio perfeito) recaem sobre aqueles amortecedores da foto lá de cima, é um peso considerável, junte-se a isso, as arrancadas, o peso do passageiro, outras cargas diversas que por ventura estejam nos bagageiros... uns 250 Kg talvez?
                              Fonte: http://www2.uol.com.br/bestcars/mp/amazonas-3.htm
                              Last edited by celojr; 18-09-2009, 12:51 AM.

                              Comment


                              • #30
                                Re: Rebaixar o fusca com suspensão de outros carros... é possível?

                                opa,o braço superior ao qual m referi era no caso a manga d eixo(tem 2 d cada lado,superior e inferior,vai dentro do eixo e na outra extremidade o pivo)se vc olhar na suspa do fusca montado,vera q so o amortecedor quase ja pega no braço superior,por isso ter q ser uma mola d acordo..
                                gostei da ideia,pois os carros com mcphersson sao mt mais confortaveis,macios..
                                mas se a sua ideia é baixar ou levantar quando quiser,pode coloca os amortecedor do kadett gsi,funcionam com ar,neles tem um niple q vc calibra como um pneu por exemplo
                                agora pra teste,teria q ver alguem ai do forum q tivesse a suspençao antiga rebaixada,e colocar os amortecedor da xlx 350 no lugar,sao motos pra qualquer tipo d terreno,por isso tem uma boa carga e acho q pelo tamanho serve,e ver se levanta um pouco a suspençao,emfim ver como fica,conforto estabilidade

                                Comment

                                Working...
                                X