Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Suspensão Duplo A - By Fusca Ap

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Re: Suspensão Duplo A - By Fusca Ap

    Postado originalmente por 4x4garage
    nós nao estamos falando de suspensão duplo a?
    Duplo A e todo o pacote de upgrade que ela contempla...
    Hamilton Nicoletti
    Santo André - SP
    1969 EFI 5 speed
    1915T
    1968 RAT Coming...

    Comment


    • #32
      Re: Suspensão Duplo A - By Fusca Ap

      Postado originalmente por hjn
      Po, fiquei até desanimado agora....kkkk.

      Sempre sonhei em fazer essa adaptacao, e nunca tive coragem por nao conhecer ninguém que usa e recomenda.... a nao ser o irmao do meu mecânico que diz ter feito num fusca dele nos anos 80 e que ficou uma maravilha.... neste case ele diz ter usado a de uno.

      Abraço
      hjn ..

      não quero desanimar ninguem.. do contrario .. adoro fazer adaptaçãoes e melhorar uma coisinha aqui e ali em carros .. no meu caso não deu certo ..

      ja sabemos que esse tipo de direção não se adapta perfeitamente por questoes de geometria de trabalho do quadro da suspensão do fusca .

      mas ja ouvi aqui e em outros foruns umas 3 pessoas que adaptaram e disseram que ficou a maravilha que sempre sonharam. rsrs..

      abraço..

      Do it yourself !

      Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


      VW BRASILIA 1.600 AR.
      Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

      Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



      Comment


      • #33
        Re: Suspensão Duplo A - By Fusca Ap

        Postado originalmente por 4x4garage
        nós nao estamos falando de suspensão duplo a?
        caro amigo 4x4 ..
        vejo que é novo aqui no 4ever e desejo boas vindas..

        com certeza o topico aberto fala sobre a suspensão duplo A, mas como é um forum de discussões e troca de ideias e informações , não vejo problemas em comentar sobre um caso diferente do assunto abordado inicialmente no topico

        ainda mais quando se trata diretamente sobre a nossa segurança.

        abraço...

        Do it yourself !

        Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


        VW BRASILIA 1.600 AR.
        Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

        Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



        Comment


        • #34
          Re: Suspensão Duplo A - By Fusca Ap

          bom dia a todos,peço desculpa a todos se estou me expressando mal....desculpas mesmo!!!!!
          é que tenho oficina a muito tempo e as vezes fico confundindo a maneira de me expressar

          abraço a todos e aguardando mais post
          http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=71061
          www.suspensaoespecial.com.br

          Comment


          • #35
            Re: Suspensão Duplo A - By Fusca Ap

            Postado originalmente por 4x4garage
            boa tarde flavio,não é possivel alterar o caster pelo pivo do fusca e sim somente a cambagem.
            abs
            edison
            Normalmente sim, mas como eu não vi nenhum ajuste onde seriam as buchas da balança, ou nas próprias balanças, supus que o pivô tivesse mais liberdade de movimento, afetando o caster tb. E se você pensar bem, se o furo mais externo de fixação do pivô for obilongo, há sim uma possibilidade de ajustar o caster por ali. Nada ortodoxo, mas...

            Abraço,
            F.
            (@\_!_/@)

            Comment


            • #36
              Re: Suspensão Duplo A - By Fusca Ap

              Pessoal,

              Dá para adaptar outra caixa sim, o que tem que ser visto é o comprimento dos braços da direção em relação aos originais. Quanto mais curtos, mais variação dinâmica da convergência das rodas quando a suspensão alterar o seu curso. Daí a falta de estabilidade.

              Fiz um desenho simples (anexo) que mostra que: para um mesmo nível de rebaixamento, o ângulo do braço de direção é muito maior quando ele é mais curto. Isto se aplica quando a suspensão trabalha com o carro em ordem de marcha.

              Figura 1 - braços na horizontal, situação ideal.

              Figura 2 - braços levemente inclinados, situação prevista, influencia pouco na dirigibilidade.

              Figura 3 - braços na horizontal, situação ideal.

              Figura 4 - braços na horizontal, situação não prevista, altera a convergência das rodas, alterando (e muito!) a dirigibilidade.

              Abraço,
              Flávio.
              Arquivos Anexos
              Last edited by AirCooled-71; 19-07-2010, 01:39 PM.
              (@\_!_/@)

              Comment


              • #37
                Re: Suspensão Duplo A - By Fusca Ap

                Postado originalmente por 4x4garage
                boa tarde.não é possivel manter o ackerman se vc não alterar as mangas,pois a cx de direção do fusca é de setor e sem fim e vc colocou uma de pinhão e cremalheiraem uma disposição completamente diferente da original.
                e qto as outras perguntas?
                se vc vai colocar uma nova suspa,qual a vantagem de manter as condições de regulagem de caster e camber?
                E totalmente possivel manter as mangas de eixo originais com a caixa de outro carro, bastando reposicionar corretamente

                Eu poderia inventar 1001 regulagem para a duplo A mais te pergunto: VOCE VAI USAR O FUSCA PRA QUE ?

                se for para apostar corrida ai eu faço tudo que tem direito, se for apenas para maior estabildiade coisa que a original nao tem, para melhor performace melhor regulagem, melhor segurança, conforto e amortecedimento.
                Se for para isso: - > a suspensao ja ta pronta.

                Procurei fazer tudo para economizar custos sem deixar de mao a qualidade e confiança no produto tanto e que uso tudo Chapa de Aço soldado com a Mig e Tig. suspensao feita por engenheiros.

                Quanto as regulagens originais do fusca ela nao deixa a desejar em nada de qualquer outro carro seja Caster, Direçao e camber

                Comment


                • #38
                  Re: Suspensão Duplo A - By Fusca Ap

                  Postado originalmente por AirCooled-71
                  Pessoal,
                  Dá para adaptar outra caixa sim, o que tem que ser visto é o comprimento dos braços da direção em relação aos originais. Quanto mais curtos, mais variação dinâmica da convergência das rodas quando a suspensão alterar o seu curso. Daí a falta de estabilidade.
                  Fiz um desenho simples (anexo) que mostra que: para um mesmo nível de rebaixamento, o ângulo do braço de direção é muito maior quando ele é mais curto. Isto se aplica quando a suspensão trabalha com o carro em ordem de marcha.

                  Figura 3 - braços na horizontal, situação ideal.
                  Figura 4 - braços na horizontal, situação não prevista, altera a convergência das rodas, alterando (e muito!) a dirigibilidade.

                  Abraço,
                  Flávio.
                  Flavio,
                  Imagine que esteja olhando o carro de cima e o setor esteja na posição conforme você desenhou, alinhado com as rodas:
                  Na opção 3 você está chegando na entrada da ponte a 150km'h as rodas estão assim: |---|
                  Quando a suspensão original de fusca com o outro setor arquiar para baixo ficando como na opção 4 no ressalto da ponte as rodas abrirão assim: /---\ Ao retornar e ultrapassar para cima com a posição da opção 3 elas farão essa sequencia: apertou p/baixo /---\ retornou |---| passou p/ cima /---\ retornou |---|

                  Exatamente isso que vai acontecer pois as suspensões tem principio diferentes de funcionamento, sendo uma de bandeija (A ou mc pherson) e a outra braço articulado. Solte as catracas de sua suspensão e suba e desça fazendo essa simulação e verás acontecendo...
                  Caso obtarmos por levar o setor de pinhao e cremalheira para a mesma posição que o do fusca proximo ao cano superior, melhora esse problema anterior só que aí quem não funciona é o arckeman e o carro passa a virar as rodas paralelamente arrastando ou empurrando uma delas ao fazer curvas e nesse caso quem tem mudar é o braço da manga de eixo...

                  A coisa é complexa mesmo... por isso que por enquanto estou de CBperformance + TRW.

                  Abraços
                  Last edited by luismj; 19-07-2010, 03:21 PM.
                  CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                  GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

                  Comment


                  • #39
                    Re: Suspensão Duplo A - By Fusca Ap

                    Postado originalmente por luismj
                    Flavio,
                    Imagine que esteja olhando o carro de cima e o setor esteja na posição conforme você desenhou, alinhado com as rodas:
                    Na opção 3 você está chegando na entrada da ponte a 150km'h as rodas estão assim: |---|
                    Quando a suspensão original de fusca com o outro setor arquiar para baixo ficando como na opção 4 no ressalto da ponte as rodas abrirão assim: /---\ Ao retornar e ultrapassar para cima com a posição da opção 3 elas farão essa sequencia: apertou p/baixo /---\ retornou |---| passou p/ cima /---\ retornou |---|

                    Exatamente isso que vai acontecer pois as suspensões tem principio diferentes de funcionamento, sendo uma de bandeija (A ou mc pherson) e a outra braço articulado. Solte as catracas de sua suspensão e faça essa simulação e verás acontecendo...
                    Caso obtarmos por levar o setor de pinhao e cremalheira para a mesma posição que o do fusca proximo ao cano superior, melhora esse problema anterior só que aí quem não funciona é o arckeman e o carro passa a virar as rodas paralelamente arrastando ou empurrando uma delas ao fazer curvas e nesse caso quem tem mudar é o braço da manga de eixo...

                    A coisa é complexa mesmo... por isso que por enquanto confio em CBperformance + TRW.

                    Abraços
                    Concordo! É isso mesmo que acontece. E nem falamos em curvas, que provoca o mesmo tipo de efeito, sendo que a mudança na convergência é variável entre a roda esquerda e direita. Fazendo uma curva com irregularidades no piso, o carro fica completamente indirigível.

                    Por curiosidade: eu só perguntei do cáster porque estou num projeto e achei a sua idéia muito interessante. Porém, eu gosto de dar o meu ajuste particular, afinal cada um tem o seu gosto pessoal e tocada. E a gente ajusta a geometria em função da altura do carro, largura do pneu, offset de roda, finalidade de uso, etc. Eu só gostaria de saber se eu consigo um pouco mais de cáster nessa sua suspa. As demais regulagens eu já sei que faz.

                    Abraço,
                    F.
                    (@\_!_/@)

                    Comment


                    • #40
                      Re: Suspensão Duplo A - By Fusca Ap

                      Postado originalmente por AirCooled-71
                      Concordo! É isso mesmo que acontece. E nem falamos em curvas, que provoca o mesmo tipo de efeito, sendo que a mudança na convergência é variável entre a roda esquerda e direita. Fazendo uma curva com irregularidades no piso, o carro fica completamente indirigível.
                      Por curiosidade: eu só perguntei do cáster porque estou num projeto e achei a sua idéia muito interessante. Porém, eu gosto de dar o meu ajuste particular, afinal cada um tem o seu gosto pessoal e tocada. E a gente ajusta a geometria em função da altura do carro, largura do pneu, offset de roda, finalidade de uso, etc. Eu só gostaria de saber se eu consigo um pouco mais de cáster nessa sua suspa. As demais regulagens eu já sei que faz.
                      Abraço,
                      F.
                      Consegue acrescentar caster sim! Verifique la no meu tópico e veras como fazer! Acrescente um calço no tubo inferior. O volante ficará mais pesado porem vai melhorar muito o comportamento em movimento. Mas usar caixa de direção de outro carro eu realmente não aconselho fazer sem um estudo aprofundado sob pena de sofrer as consequencias dos exemplos acima!
                      Sorte ai.
                      Abraços
                      Last edited by luismj; 19-07-2010, 03:28 PM.
                      CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                      GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

                      Comment


                      • #41
                        Re: Suspensão Duplo A - By Fusca Ap

                        Postado originalmente por 4x4garage
                        bom dia a todos,peço desculpa a todos se estou me expressando mal....desculpas mesmo!!!!!
                        é que tenho oficina a muito tempo e as vezes fico confundindo a maneira de me expressar

                        abraço a todos e aguardando mais post

                        Ok.. entao se contenha pois voce primeiro atacou.... sem antes analisar todo o projeto que ja vai pra quase 2 anos antes de ser anunciado nos foruns

                        Comment


                        • #42
                          Re: Suspensão Duplo A - By Fusca Ap

                          Postado originalmente por AirCooled-71
                          Pessoal,

                          Dá para adaptar outra caixa sim, o que tem que ser visto é o comprimento dos braços da direção em relação aos originais. Quanto mais curtos, mais variação dinâmica da convergência das rodas quando a suspensão alterar o seu curso. Daí a falta de estabilidade.

                          Fiz um desenho simples (anexo) que mostra que: para um mesmo nível de rebaixamento, o ângulo do braço de direção é muito maior quando ele é mais curto. Isto se aplica quando a suspensão trabalha com o carro em ordem de marcha.

                          Figura 1 - braços na horizontal, situação ideal.

                          Figura 2 - braços levemente inclinados, situação prevista, influencia pouco na dirigibilidade.

                          Figura 3 - braços na horizontal, situação ideal.

                          Figura 4 - braços na horizontal, situação não prevista, altera a convergência das rodas, alterando (e muito!) a dirigibilidade.

                          Abraço,
                          Flávio.
                          Com a Duplo A que projetei ela fica igual a figura 1

                          Comment


                          • #43
                            Re: Suspensão Duplo A - By Fusca Ap

                            Postado originalmente por Fusca Ap
                            Com a Duplo A que projetei ela fica igual a figura 1
                            A foto 1(um) do topico mostra a suspensão de frente, arqueada totalmente para baixo e o setor está acima da suspensao e considerando o movimento dela ao afundar as rodas (entrada da ponte novamente) e olhando de cima a tendencia é as rodas fazerem assim \---/ (fecharem cada vez mais) progressivamente na medida em que forem afundando em direção a carroceria devido ao ganho do comprimento dos braços da cx de direção.
                            Achei bem interessantes as perguntas e colocações do 4x4 sobre arckeman etc que nos fazem pensar sempre para melhorar aquilo que já temos! Opalas, chevetes e equivalentes dessa suspensão não possuem o setor em cima!

                            Vai com fé que sempre podemos melhorar! O ideal é colocar no simulador, um catia por exemplo ou então medir ela instalada no carro simulando as alturas de acordo com a posição da cx de direção e ainda verificar o ganho de caster sempre que o carro decolar.

                            Eu já vi umas gringas que me pareceram com sérios problemas apesar de serem bonitas!

                            Sorte aí
                            CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                            GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

                            Comment


                            • #44
                              Re: Suspensão Duplo A - By Fusca Ap

                              Postado originalmente por Fusca Ap
                              Com a Duplo A que projetei ela fica igual a figura 1
                              Show de bola!

                              Já fiz experiências com troca de cx de direção em carro de arrancada meu, e passei por várias situações de erro e acerto, até ficar bom. Imagino que com você deve ter sido a mesma coisa.

                              Vou acompanhar o desenvolvimento, gostei muito.

                              Abraço,
                              Flávio.
                              (@\_!_/@)

                              Comment


                              • #45
                                Re: Suspensão Duplo A - By Fusca Ap

                                gostaria de ver uma foto instalada,se possivel posta um filme do carro em movimento pra gente ver fusca ap ,só pra gente ver a pratica da suspensão!!!
                                forte abraço
                                http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=71061
                                www.suspensaoespecial.com.br

                                Comment

                                Working...
                                X