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Escape Puma... Dá para melhorar?

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  • Escape Puma... Dá para melhorar?

    Sim, dá!

    Basta que o coletor seja do modelo com defletor que evita o contra fluxo entre os gases de um cilindro retornando para outros, além de direcionar o fluxo ao tubo de saída (com abafador).

    O abafador é um capítulo à parte, pois seu comprimento é muito longo, deixando o escape fora de sintonia (não ajuda nenhuma rotação). Assim se o mesmo for modificado (encurtado), para ter no máximo 60cm desde a junção dos 4 tubos (aranha, coletor, etc) até a saída da ponteira, teremos um escape melhor sintonizado a motores originais ou com preparação não muito pesada, por exemplo com comandos até W110 (de 284 graus).
    Uma segestão é cortar o tubo de saída logo após a junção parafusada do coletor e soldar aí um abafador JK, deixando-o atrás da saia traseira do Fusca. Após o abafador pode-se soldar uma ponteira curta para acabamento deixando a sída dos gases de escape logo atrás da roda traseira direita.
    O estilo ficará bem paracido com os antigos escapes esportivos da Kadron da década de 70, porém com desempenho superior pelo coletor com defletor e sem contrafluxo.

    Vejam a ilustração anexa.
    Arquivos Anexos
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

  • #2
    Bom saber disso!

    O meu COFAP já veio com uma peça parecida com essa, só que ao invés de uma, eram duas chapas formando uma espécie de triangulo para disciplinar o fluxo acredito eu.

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    • #3
      [quote=Master Vader]Sim, dá!

      Basta que o coletor seja do modelo com defletor que evita o contra fluxo entre os gases de um cilindro retornando para outros, além de direcionar o fluxo ao tubo de saída (com abafador).

      O abafador é um capítulo à parte, pois seu comprimento é muito longo, deixando o escape fora de sintonia (não ajuda nenhuma rotação). Assim se o mesmo for modificado (encurtado), para ter no máximo 60cm desde a junção dos 4 tubos (aranha, coletor, etc) até a saída da ponteira, teremos um escape melhor sintonizado a motores originais ou com preparação não muito pesada, por exemplo com comandos até W110 (de 284 graus).
      Uma segestão é cortar o tubo de saída logo após a junção parafusada do coletor e soldar aí um abafador JK, deixando-o atrás da saia traseira do Fusca. Após o abafador pode-se soldar uma ponteira curta para acabamento deixando a sída dos gases de escape logo atrás da roda traseira direita.
      O estilo ficará bem paracido com os antigos escapes esportivos da Kadron da década de 70, porém com desempenho superior pelo coletor com defletor e sem contrafluxo.

      Caro Vader,

      gostaria de saber se, no intuito de manter a originalidade, mantivermos a saída no local determinado (Puma), fazendo com que surja um ângulo de 90º na ponta do escape. Assim, em vez de sair perto da roda, sairia pelo local original. Haverá perda, sem dúvida, mas será que melhora em relação ao Kadron?
      Abraços.

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      • #4
        [QUOTE=maccouto]
        Postado originalmente por Master Vader
        Sim, dá!

        Basta que o coletor seja do modelo com defletor que evita o contra fluxo entre os gases de um cilindro retornando para outros, além de direcionar o fluxo ao tubo de saída (com abafador).

        O abafador é um capítulo à parte, pois seu comprimento é muito longo, deixando o escape fora de sintonia (não ajuda nenhuma rotação). Assim se o mesmo for modificado (encurtado), para ter no máximo 60cm desde a junção dos 4 tubos (aranha, coletor, etc) até a saída da ponteira, teremos um escape melhor sintonizado a motores originais ou com preparação não muito pesada, por exemplo com comandos até W110 (de 284 graus).
        Uma segestão é cortar o tubo de saída logo após a junção parafusada do coletor e soldar aí um abafador JK, deixando-o atrás da saia traseira do Fusca. Após o abafador pode-se soldar uma ponteira curta para acabamento deixando a sída dos gases de escape logo atrás da roda traseira direita.
        O estilo ficará bem paracido com os antigos escapes esportivos da Kadron da década de 70, porém com desempenho superior pelo coletor com defletor e sem contrafluxo.

        Caro Vader,

        gostaria de saber se, no intuito de manter a originalidade, mantivermos a saída no local determinado (Puma), fazendo com que surja um ângulo de 90º na ponta do escape. Assim, em vez de sair perto da roda, sairia pelo local original. Haverá perda, sem dúvida, mas será que melhora em relação ao Kadron?
        Abraços.
        As curvas desde que num raiolongo não geram perda perceptível num escape, pois a viscosidade do gás é extremamente baixa.
        Assim o fato de fazer uma curva paea saída no mesmo esquema do Puma, porém com o tubo de saída bem curto conforme comentei é válido e não altera o desempenho do modelo que comentei.
        O que não se deve fazer é aquele tubo enorme de saída que vaio até a região do cilindro 1 e voltar no sentido longitudinla do veículo até a traseira do carro.
        "Master Vader"
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        • #5
          Vader, poderia ser como este, cortando o que esta entre os riscos amarelos e soldado, tanto para o lado da roda como reto tipo rabo de tatu ?
          Arquivos Anexos

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          • #6
            Postado originalmente por rbmfusca
            Vader, poderia ser como este, cortando o que esta entre os riscos amarelos e soldado, tanto para o lado da roda como reto tipo rabo de tatu ?
            Sim esta solução é válida, tanto reto como para o lado. veja que na figura que eu anexo logo abaixo, deixei em verde todo o trecho de tubo que deve ser retirado.
            Outro ponto, é saber se dentro do coletor na região marcada pelo círculo vermelho, existe o defletor que eu comento, e que evita que o gás de um cilindro gere contrapressão em outro.
            Se for assim o coletor, dá para fazer e o desempenho será bastante bom.
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            • #7
              o q eu usava tinha defletor, só que não aguentou os gases do motor e quebrou a solda, vou ver se levo para soldar,.

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              • #8
                Postado originalmente por Master Vader
                Sim esta solução é válida, tanto reto como para o lado. veja que na figura que eu anexo logo abaixo, deixei em verde todo o trecho de tubo que deve ser retirado.
                Outro ponto, é saber se dentro do coletor na região marcada pelo círculo vermelho, existe o defletor que eu comento, e que evita que o gás de um cilindro gere contrapressão em outro.
                Se for assim o coletor, dá para fazer e o desempenho será bastante bom.
                Vader, um escapamento semelhante esta instalado na Kombi 75 do meu filho, vou pedir p/ o meu funileiro fazer esta alteração, principalmente porque esta pretejando a lataria do jeito que esta instalado.

                Ele tem o defletor sim, eu conferi antes de comprar.

                Quando eu instalei este escapamento em substituição ao original detonado, o torque em baixa melhorou bastante, esta alteração vai alterar a faixa de torque ? o motor dela é um 1300L c/ caixa de redução nas rodas, e ainda carrega uns 600kilos extra.

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                • #9
                  Postado originalmente por rbmfusca
                  Vader, um escapamento semelhante esta instalado na Kombi 75 do meu filho, vou pedir p/ o meu funileiro fazer esta alteração, principalmente porque esta pretejando a lataria do jeito que esta instalado.

                  Ele tem o defletor sim, eu conferi antes de comprar.

                  Quando eu instalei este escapamento em substituição ao original detonado, o torque em baixa melhorou bastante, esta alteração vai alterar a faixa de torque ? o motor dela é um 1300L c/ caixa de redução nas rodas, e ainda carrega uns 600kilos extra.
                  Como é um original, com certeza já trabalha em rotações não muito altas.
                  De uma forma geral você pode dizer que o ganho neste escape será em relação ao comprimentop do tubo secundário (tubo desde o coletor - aranha, até o final da ponteira).
                  Abaixo farei uma tabelinha bem simplificada para uma noção da faixa de rotação principal em que ocorrerá o ganho.

                  Tubo secundário - Faixa de RPM
                  31cm - 4500 rpm
                  46cm - 4000 rpm
                  50cm - 3900 rpm
                  90cm - 3000 rpm


                  Ou seja se o tubo tiver de 30 a 50cm teremos as medidas mais adequadas a um motor original. 30cm para priorizar rotações mais altas (4500rpm em média) e 50cm para priorizar rotações um pouco mais baixas (3900 rpm em média - faixa entre potência e torque máximo).
                  Tubos com comprimento superior a isto ajudam em rotações mais baixas, portanto de menos aplicação esportiva.
                  Por exemplo um tubo de 80 a 100cm vão atuar perto da rotação de torque apenas!!!

                  É isto que o escape do Puma faz.
                  É um bom coletor, porém com tubo secundário pessimamente sintonizado para potência.
                  O resultado dele original é o seguinte:
                  Melhor que o escape original, pois tem baixa restrição, mas não ajuda na faixa de potência máxima, mas apenas na faixa de torque, assim dá a impressão de mais força do motor mas em alta não acrescenta nada ao motor.
                  Fazendo o corte do tubo e reduzindo seu comprimento para algo ao redor de 50cm (no máximo), teremos um escape sem restrição (como o original do Puma) e ainda um ganho expressivo de eficiência ao redor de 4000rpm, ou seja muito torque a mais nesta faixa (uns 10% a mais que com o escape do Puma sem modificações e 15% em relação a um original).

                  Galera eu editei este trecho, pois eu havia considerado um comando diferente do original e outras características no cálculo. Minha planilha estava com outros parâmetros de default. Desculpem meu equívoco, mas agora está tudo certo. espero que ninguém tenha feito nenhum escape do dia 15/01/2008 (ontém) até hoje. hehehe!!!
                  Last edited by Master Vader; 16-01-2008, 06:16 PM.
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                  • #10
                    Vader, valeu pela informação, quando eu mandar fazer posto aqui as medidas e fotos.

                    Esta tabela tbm se aplica ao 4x2 capetinha que esta no meu fusca, só as ponteiras são mais finas e longas que esta da foto ?
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                    Comment


                    • #11
                      qual é esse abafador que chamam jk?tem fotos ai!

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                      • #12
                        Postado originalmente por rbmfusca
                        Vader, valeu pela informação, quando eu mandar fazer posto aqui as medidas e fotos.

                        Esta tabela tbm se aplica ao 4x2 capetinha que esta no meu fusca, só as ponteiras são mais finas e longas que esta da foto ?

                        Sim ela se aplica a escapes com coletores com todos os tubos primários (aranha) de mesmo comprimento, em motores originais de 1300 a 1600cm3 com comando até 280 graus aproximadamente, contudo o comprimento deve ser medido conforme a linha verde que coloquei na foto.
                        Arquivos Anexos
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                        • #13
                          Master Vader!
                          Estou querendo um escape de Puma pro meu 1300 original, mas não tenho muita grana. Contudo, tenho muita força de vontade e adoro botar a mão na massa. Então, vai lá minhas dúvidas:
                          Qual é o diâmetro dos tubos do escape Puma?
                          E os tubos de aço 1020 servem para fazer o escapamento?
                          Pergunto isso, pois, acho mais fácil e barato fabricar um escape do que comprar pronto. Conheço um lugar onde tem uma "calandra"(dobradeira de tubos manual), para fazer o serviço.
                          E com esse escape, o 1300 não fica muito "frouxo"?
                          Abraço!
                          Aos que não atualizaram ...

                          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                          Megasquirting

                          284º

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                          • #14
                            O meu é original Kadron e tem a separação na saida da aranha



                            mas veja como é meu abafador



                            seria melhor encurtar ele, meu motor, e 1600 dupla carburação

                            Comment


                            • #15
                              Postado originalmente por Rafael_MO
                              Master Vader!
                              Estou querendo um escape de Puma pro meu 1300 original, mas não tenho muita grana. Contudo, tenho muita força de vontade e adoro botar a mão na massa. Então, vai lá minhas dúvidas:
                              Qual é o diâmetro dos tubos do escape Puma?
                              E os tubos de aço 1020 servem para fazer o escapamento?
                              Pergunto isso, pois, acho mais fácil e barato fabricar um escape do que comprar pronto. Conheço um lugar onde tem uma "calandra"(dobradeira de tubos manual), para fazer o serviço.
                              E com esse escape, o 1300 não fica muito "frouxo"?
                              Abraço!
                              Rafael.
                              Qualquer motor pode ser beneficiado com escapes dimensionado, popis terão um sistema que otimiza as características deste motor. Assim um 1300 com um escape adequado e bem dimensionado terá ganhos de performance e só ficará frouxo (sem força), se o dimensionamento for mal feito.
                              Ainda existe um entendimento equivocado que escape dimensionado é escape "aberto" e barulhento!
                              Nada disto. Escape dimensionado é em primeiro lugar calculado para as características do motor e faixa de rotação desejada. A faixa de rotaçõespode ser escolhida para um uso civilizado (mais próximo do torque), ou mais esportivo entre torque máximo e potência máxima, ou ainda para máxima velocidade calculado ao redor de 85 a 90% da rotação de potência máxima.
                              As dimensões que eu passei mostram mais ou menos isto, onde se varia o comprimento do tubo secundário (tubo após a junção dos 4 tubos vindos dos 4 cilindros), sendo maior para rotações mais baixas.
                              Minha sugestão é sempre um coletor com tubos de mesmo comprimento e que devem ter aproximadamente.
                              No 1300 como ele possui válvulas de escape menores, existe diferença na velocidade de propagação do som nos dutose portanto o escape muda um pouco em relação ao que ocorre no 1500 e 1600 originais.
                              Assim a minha sugestão de um escape fantástico para o 1300 é o seguinte:
                              Tubo primário:
                              diâmetro 1,5 pol ~38mm
                              comprimento 800mm
                              Tubo secundário 2pol ~50mm
                              comprimento 930mm, podendo ter um abafador intercalado.
                              Note que o comprimento do secundário é bem maior que o recomendado para um motor 1500 e 1600 com válvulas de 32mm no lugar dos 30mm do 1300cm3.
                              este escape terá sua curva sintonizada em 3000 rpm, onde a faixa de 2000 a 4500 rpms será bastante ajudada, existindo ganho de torque em praticamente toda esta faixa, chegando a ser 15% maior que o que se consegue com um escape original por volta das 3000rpm
                              Se quizer um escape mais civilizado, utilize tubo secundário de 1300mm, onde se privilegiará o torque e o anda e para da cidade, aumentando muito o torque máximo (por volta de 2400rpm) do motor e sem alterar praticamente a potência.
                              Agora se for para retirar o máximo que o 1300 pode dar por exemplo numa estrada em velocidade final, utilize tubo secundário de 500mmneste caso a potência máxima deve crescer uns 15% (na faixa das 4500rpms) sem alterar o torque máximo.
                              O aço 1020 eu acredito ser adequado, mas não sou o cara mais adequado para dizer isto. No fundo acho que deveria ser um aço com menor carbono, para evitar variações de dureza na região das soldas, quem sabe um 1010 ou no máximo um 1015, mas acho melhor você pesquizar isto. Se os amigos aqui souberem seria legal.
                              "Master Vader"
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