Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Escape Puma... Dá para melhorar?

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Postado originalmente por dalton vinicius
    O meu é original Kadron e tem a separação na saida da aranha

mas veja como é meu abafador

seria melhor encurtar ele, meu motor, e 1600 dupla carburação
    Em primeiro lugar, dá gosto de ver seu carro.
    espero podermos conversar nos próximos encontros.O trabalho que você fez no motor e em outros detalhes é de tirar o chapéu.Parabens.
    Quanto ao escape, o tubo secundário original tem bem mais de 50cm, portanto ele não será idela para desempenho máximo do motor.Ele judará em rotações intermediárias ao redor do torque máximo e por volta de 3000rpm.
    Assim se o que esperamos do carro é um andar tranquilo na cidade sem esticar muito, este ecsape está sim adequado, mas não se pode esperar dele o máximo desempenho por exemplo numa aceleração forte onde se "belisca" as 5000 rpms numa aceleração hehehe!!
    Neste caso em que se quer o máximo de performance que o motor pode dar por exemplo numa arrancada, ou mantendo-se velocidades de cruzeiro mais altas, o escape do puma deve ser alterado no comprimento do tubo secundário, ficando por volta de 50cm um valor bem interessante, onde se melhora em alta, porém sem deixá-lo sem elasticidade.
    com o escape sintonizado por volta de 3500 a 4500 rpm (com 50cm de comprimento), tem-se bastante torque a 2400 rpm (o escape não o alterará), e um ganho de torque numa faixa mais alta, onde o Fusca com motor original acaba pecando. Assim o escape do Puma, assim como um dimensionado com tubo secundário de aproximadamente 50cm ajuda muito nesta faixa de 3500 a 4500rpm.
    Na minha opiniãoeu faria um novo tubo secundário com o abafador fazendo parte do mesmo e a saída no mesmo lugar atual. O que vai acontecer e sumir aquela curva toda de tubos, onde ele vai até perto do cilindro 1 e volta até a traseira do carro.
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

Obrigado pelo elogio amigo, minha ideia é ter um carro forte porem economico.
      Vou ver sua sugestão de encurtar o abafador

Comment

Postado originalmente por Master Vader
        Rafael.
        Qualquer motor pode ser beneficiado com escapes dimensionado, popis terão um sistema que otimiza as características deste motor. Assim um 1300 com um escape adequado e bem dimensionado terá ganhos de performance e só ficará frouxo (sem força), se o dimensionamento for mal feito.
        Ainda existe um entendimento equivocado que escape dimensionado é escape "aberto" e barulhento!
        Nada disto. Escape dimensionado é em primeiro lugar calculado para as características do motor e faixa de rotação desejada. A faixa de rotaçõespode ser escolhida para um uso civilizado (mais próximo do torque), ou mais esportivo entre torque máximo e potência máxima, ou ainda para máxima velocidade calculado ao redor de 85 a 90% da rotação de potência máxima.
        As dimensões que eu passei mostram mais ou menos isto, onde se varia o comprimento do tubo secundário (tubo após a junção dos 4 tubos vindos dos 4 cilindros), sendo maior para rotações mais baixas.
        Minha sugestão é sempre um coletor com tubos de mesmo comprimento e que devem ter aproximadamente.
        No 1300 como ele possui válvulas de escape menores, existe diferença na velocidade de propagação do som nos dutose portanto o escape muda um pouco em relação ao que ocorre no 1500 e 1600 originais.
        Assim a minha sugestão de um escape fantástico para o 1300 é o seguinte:
        Tubo primário:
        diâmetro 1,5 pol ~38mm
        comprimento 800mm
        Tubo secundário 2pol ~50mm
        comprimento 930mm, podendo ter um abafador intercalado.
        Note que o comprimento do secundário é bem maior que o recomendado para um motor 1500 e 1600 com válvulas de 32mm no lugar dos 30mm do 1300cm3.
        este escape terá sua curva sintonizada em 3000 rpm, onde a faixa de 2000 a 4500 rpms será bastante ajudada, existindo ganho de torque em praticamente toda esta faixa, chegando a ser 15% maior que o que se consegue com um escape original por volta das 3000rpm
        Se quizer um escape mais civilizado, utilize tubo secundário de 1300mm, onde se privilegiará o torque e o anda e para da cidade, aumentando muito o torque máximo (por volta de 2400rpm) do motor e sem alterar praticamente a potência.
        Agora se for para retirar o máximo que o 1300 pode dar por exemplo numa estrada em velocidade final, utilize tubo secundário de 500mmneste caso a potência máxima deve crescer uns 15% (na faixa das 4500rpms) sem alterar o torque máximo.
        O aço 1020 eu acredito ser adequado, mas não sou o cara mais adequado para dizer isto. No fundo acho que deveria ser um aço com menor carbono, para evitar variações de dureza na região das soldas, quem sabe um 1010 ou no máximo um 1015, mas acho melhor você pesquizar isto. Se os amigos aqui souberem seria legal.
        Muito obrigado pelas dicas, Master Vader!
        Vou esperar juntar uma grana, e ver se faço um escape desses...
        Abraço!
        Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Eu tenho uma cópia do escape da puma da still car. Ai eu fiz essa alteração sugerida aqui, só q cortei o cano original um pouco mais a frente, quase na 1a curva, pois o JK nao cabe se soldado onde o Marcelo Sugeriu, ele pegaria no bacalhau, e ficaria aparente e talvez pegasse no chao.
          O q posso dizer é q o escape ficou maravilhoso. Meu carro é o fusca mais silencioso q ja vi até hoje. Quem ve se espanta. Quanto a performance melhorou muito, da pra sentir a diferença só de ligar o carro.
          Eu ainda pretendo montar outro escape no futuro, pois os tubos do meu escape sao muito finos, e a junção deles, apesar de ter o defletor, nao é das melhores.
          Pretendo fazer um 4X1, com tubo do mesmo diametro do do puma da kadron, com a junção dos tubos como a do 4X1 mesmo e o JK pro lado esquerdo. Pra eu ouvir o ronquinho grave q acredito q possa sair dele.

Não fosse o barulho dos tuchos, meu carro estaria agora soando como um AP.

Comment

mestre. queria fazer um escapamento tipo esse...
            vou passar em algumas lojas que fazem dimensionado por aqui em BH (na verdade so conheco umas 2...)

so que colocando um abafador JK o mais proximo possível da junção e a saida logo na boca do JK sem esse tanto de cano depois do abafador..

gostaria de saber as bitolas dos tubos primarios e secundarios para meu motor

1621cc com w110, 8,3:1 de taxa na gasolina

Abraço!
            1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

Comment

Excelente as dicas de medida do tubo secundário para escape de Puma.

Querendo ou não apesar de não ser o escape dos sonhos da galera, com certeza pelo seu custo é um dos mais utilizados e conhecidos, então melhorias nele são super bem vindas.

Mais uma vez parabéns e obrigado, Vader.

Comment

Postado originalmente por Gump-GTI
                mestre. queria fazer um escapamento tipo esse...
                vou passar em algumas lojas que fazem dimensionado por aqui em BH (na verdade so conheco umas 2...)

so que colocando um abafador JK o mais proximo possível da junção e a saida logo na boca do JK sem esse tanto de cano depois do abafador..

gostaria de saber as bitolas dos tubos primarios e secundarios para meu motor

1621cc com w110, 8,3:1 de taxa na gasolina

Abraço!
                Sicenramente, ja andei com tudos longos, curtos, direto pra traz tudo que foi tipo e oq mais rendeu no meu carro foi esse ai mesmo tendo tubos longos. uma vez fui da uma brincada por aqui na terra dai pensei ja que vo corre vo deixa direto no 4x1, pior besteira que fiz perdi pra todo mundo amarro o carro demais, acho que perdeu uns 10cv deixando direto. entao se vc pretende usar tbm como rabo de tatu o melhor é bitola original 1 1/2" tanto é que a empi usa a bitola original até 1900cc para rabo de tatu. depois da união sim vc pode abusar da bitola. 2", 2 1/4"....

Comment

...

Fujindo um pouco do foco...
                  Qual escape seria o melhor para um 1300 com comando etc.. (estou pensando em um TCS10, ja que a caixa é curta, e pela planilha do vader foi a melhor simulação que eu consegui)
                  O "capetinha" ou o do Puma???
                  ou ainda um 4x1 desses artesanais???
                  outra coisa, por mais que seja dificil eu gostaria de um escape com uma lenta silenciosa e em altas rotações um ronco mais grave e homogeneo (estilo porsche )
                  aqui vai um link com varios escapamentos pra vw ar, e com bons preços:
                  http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_96007838

Comment

Bom dia. E sobre aqueles escape do tipo bengala? Podem ser considerados 4x2? Eles dão algum ganho de potencia?
                    Valeu
                    GTMassa
                    Tatui

Comment

Postado originalmente por gabrielmassa
                      Bom dia. E sobre aqueles escape do tipo bengala? Podem ser considerados 4x2? Eles dão algum ganho de potencia?
                      Valeu
                      Se você tiver falando do "capetinha", e se for o dimensionado, é um ótimo escapamento. Deixa o motor mais livre e tem um ronco bem legal.
                      Fusca 1974
                      1600cc Tork Dupla Solex 32
                      http://www.fusca4ever.com.br/showthr...Futuro-GL-1974

Comment

Eu to falando desse aqui (anexo) que se usa em buggy. Chamo de bengala, mas não sei se é esse o nome.
                        Vc sabe se é bom? tentei colocar a foto mas acho que não deu, tenta esse link do ML: http://produto.mercadolivre.com.br/M...dor-bugues-_JM
                        valeu
                        GTMassa
                        Tatui

Comment

Re: Escape Puma... Dá para melhorar?

Boa noite, onde vende escape capetinha no RJ ? Qual a média de preços. E outra, ele aumenta o consumo do carro ? o meu é um 72 1500.

Comment

Alguém conhece este escape? Pelo que já li, ele permite ganhos em alta e gostaria de saber se seria útil na Superclassic (1.8 álcool, comando 284º, vira 78,4mm)? Abraços.

Comment

Postado originalmente por maccouto
                              Alguém conhece este escape? Pelo que já li, ele permite ganhos em alta e gostaria de saber se seria útil na Superclassic (1.8 álcool, comando 284º, vira 78,4mm)? Abraços.

http://produto.mercadolivre.com.br/M...a-brasilia-_JM
                              Cogitei comprar esse aí, mandei as fotos para o meu preparador... ele me falou que não é um bom 4x2... na Superclassic não faz sentido usar esse aí, já que tem um abafador e o melhor seria fazer direto...

No meu caso, desisti desse e t ô mandando fazer um sob medida, 4x2 com um abafador pequeno de cada lado, nas pontas...
                              Pumonstrinha acordando...
                              # F4E German Look Team #

Comment

Bom companheiros... andei lendo esses tópicos de escape coisas relacionadas e fontes na internet tbm... e isso só me gerou mais duvidas... seguinte... acho q o vader deu uma certa receita de escape legal pros carros, que achei mto show por sinal, e li tambem em alguns sites e vi fotos de tubos de escape, e pelo q eu li, a melhor opção é uma expulsão mais eficiente dos gases para não gerar uma contra-pressão, e assim melhorar a potencia do carro... com base nisso... seria mais interessante tubos largos para uma passagem mais livre do ar ou é necessária uma certa compressão dos gases de escape para aquecimento de algo ou funcinamento de algo??

Comment

Working...
                                X