Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Injeção eletrônica

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #61
    Postado originalmente por maurilio
    Alambique ! Não é porque vc vai colocar uma injeção de Kombi original que ele(fusca) vai andar pouco, ela funciona muito bem e o único problema, para mim seria o corte de injeção programado para +- 5000 rpm, o que num fusca representa mais de 150 km/h dependendo do câmbio, se for um 31x 8 eu tenho certeza que vc vais estar próximo disso em velocidade real, com motor original e com um consumo bastante razoável. Faça esta melhoria que vc não vai se arrepender. Mudando o foco mais ainda no assunto, muito bacana a instalação toda escondida da injeção no fusca preto fosco, show de bola.
    Vou partir para a injeção sim, mas me convenci a mudar para um módulo FuelTech AsPro (para motores aspirados, mas sem ajustes sobre a ignição).
    Sobre a injeção do FUSCA FOSCO, eu achei muito legal, mas não posso monta-la se usar a capela da Kombi moderna, já que ela possui o radiador deslocado...

    Valeu
    Fusca 1500 1974 Verde Hippie
    1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
    "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

    Comment


    • #62
      Postado originalmente por fuscaspeed
      Tenho no meu fusca a injeção da Kombi,motor 1600,pretendo colocar um motor 1900,mas a injeção não alimenta,o problema é que meu contagiros é ligado no módulo e pelo que andei pesquisando nem a HIS,analógica ou digital,nem a digipulse tem saida de sinal para contagiros,alguem sabe se posso ligar o contagiros direto na bobina(a minha tem 3 fios) e se posso qual é o fio,ja me falaram que posso queimar o relogio se ligar errado
      Como anda?
      Consumo?
      Algum incomodo?

      abraço
      Fusca 1500 1974 Verde Hippie
      1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
      "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

      Comment


      • #63
        Alguem sabe dizer se aquele estrangulamento que existe no coletor da kombi, na região dos bicos, atrapalha (restringe) muito a passagem do ar (com w110)?!

        Comment


        • #64
          Judson,Para mim, qq estrangulamento gera restrições nas passagens de ar, mas com w110 e injeção(4 bicos), a potência até poderia ser maior se não houvesse a restrição, mas vc concorda que a alimentação será muito mais otimizada do que com carburadores, naõ é ? Então, nem ligue para isso, coloque o sistema que vc está falando e não vai ser por causa desse estreitamento que vc não vai curtir os 6/6200 que esse comando pode chegar e ainda por cima muito mais fácil de acertar.Alanbique, Na sportsystem esse módulo fueltech já vem pré-programado para fusca e custa R$1.160,00 eliminando o problema do corte da injeção original e tb as limitações. FuscaSpeed,eu já postei um esquema de ligação de contagiros aqui no fórum e aí vai o link:
          http://forum.fusca4ever.com.br/showt...E3o+contagiros
          Last edited by maurilio; 02-04-2007, 12:28 PM.
          Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
          Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
          Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
          Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
          Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
          volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

          VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
          Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

          Comment


          • #65
            O coletor da kombi tem diâmetro de 30mm na junção com o cabeçote, porém na "emenda" (onde tem aquelas peças de borracha) ele tem um afunilamento para 28mm, depois expande novamente. Pergunto: adianta trocar a borboleta (tbi) por uma maior e/ou aumentar o diâmetro na saída do coletor?!
            Abs

            Comment


            • #66
              Re: Injeção eletrônica

              galera, tenho um motor 1300 parado em casa, estoupensando em usá-lo em uma réplica de porsche 356, porém quero deixá-lo injetado.

              gostei muito da idéia do master vader de usar o corpo do solex 32 com um bico monoponto, porém, gostaria de mais detalhes como por exemplo:

              onde será instalado o bico injetor no solex?
              quais sensores e onde instalar?
              qual módulo (central) a ser usado?
              vou precisar de roda fônica e distribuidor da kombi injetada?

              se puderem me ajudar eu agradeço muito.

              obrigado.
              saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
              miura 1979...................60% loading
              fusca 1977...................aguardando na fila
              sp2 1973.....................aguardando na fila
              Puma 1971...................aguardando na fila
              bianco 1977.................aguardando na fila
              projeto gordini boxer.....aguardando na fila

              Comment


              • #67
                Re: Injeção eletrônica

                1300 No Porche 356!!!!me Desculpe Mais Isso é Judaria!!!
                C A Grana Q Vc Iria Gastar Para Injetar Um 1300, Monte Um 1600 Aspiradinho C Dupla Carburaçao !!!depois Coloque Uma Injeçao ,vc Nao Vai Se Arrepender!!!!
                Vc Nao Presisar Montar Injeçao C Roda Fonica!!!!
                Va Adquirindo As Peças Aos Poucos ,logo Logo Vc Vai Ter Um Rapido 356!!!!!
                "" HOT AIR FOREVER""
                KARMANN 63- 1200
                KARMANN 67-1600

                Comment


                • #68
                  Re: Injeção eletrônica

                  Postado originalmente por charles.marchi
                  galera, tenho um motor 1300 parado em casa, estoupensando em usá-lo em uma réplica de porsche 356, porém quero deixá-lo injetado.

                  gostei muito da idéia do master vader de usar o corpo do solex 32 com um bico monoponto, porém, gostaria de mais detalhes como por exemplo:

                  onde será instalado o bico injetor no solex?
                  quais sensores e onde instalar?
                  qual módulo (central) a ser usado?
                  vou precisar de roda fônica e distribuidor da kombi injetada?

                  se puderem me ajudar eu agradeço muito.

                  obrigado.
                  Amigo,
                  Concordo com o Luis Power, compensa mais investir um pouqinho a mais e coloca rum 1600 aspiradinho na 356.
                  Mas respondendo suas perguntas:

                  O bico injetor, quando instalado em carburadores, vai depender muito do bico que se vai instalar. Mas provavelmente é logo em cima da borboleta, na "garganta" do bura mesmo. Claro, é interessante tirar fora o venturi, pra não restringir muito o fluxo de ar. Pode-se inspirar nas injeções monoponto(bico injetor na TBi, pra ver como fica para clocar o bico no carburador).

                  Os sensores que você via precisar, depende muito de qual módulo de injeção via precisar. Módulos programáveis como Megasquirt e Fueltech tem várias opções de mapa de injeção que você pode usar. E dependendo do mapa, não precisa de um ou outro sensor. Os sensores mais utilizados são: TPS(posição da borboleta), temperatura de líquido refrigeranta do motor(no nosso caso, óleo do motor), temperatura do ar admitido e sensor de pressão do ar admitido(Na Fueltech e na Megasquirt, esse sensor está dentro do módulo, basta levar uma mangueirinha do coletor até a ECU, que o sensor interno faz a leitura).

                  A central, é você que escolhe pelos seus gostos pessoais ou possibilidades financeiras...hehehe. mas recomendo uma programável, mais fácil de se trabalhar, por não ter códigos e bloqueios, e poder ser regulada a aprtir de um computador comum.

                  Você pode usar roda fônica ou distribuidor Hall. Você escolhe o que for melhor pra você. Lembrando que não se usa os dois simultâneamente. Se o seu módulo de injeção controlar ignição tmbém, pode usar roda fônica. Se o módulo de injeção não controlar a ignição, vá de distribuidor Hall(da kombi injetada) mesmo, mais simples.

                  Abraço e espero ter ajudado!
                  Aos que não atualizaram ...

                  ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                  Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                  VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                  Megasquirting

                  284º

                  Comment


                  • #69
                    Re: Injeção eletrônica

                    puts ajudar pra caraca!!!
                    valeu mesmo galera, pelas informações, me ajudaram muito.

                    eu tenho curso basico de mecânica, mas de injeção eu não manjo nada!!!

                    eu falei de usar o meu 1300 no 356 por que ele tá parado lá em casa, então usaria ele só pra dar inicio no projeto e poder rodar com o 356 enquanto não arrumo grana pra algo melhor...rs.

                    mas, a intenção não é deixar o 1300 original.

                    pretendo colocar um supercharger igual o do nosso amigo da puma, pois não haveria a necesidade de trocar cabeçotes para coletores duplos, etc., e gastaria menos do que um veneno mais pesado.

                    com essa configuração e sem injeção eletronica, já daria uns 90cv, só pra brincar na cidade mesmo....rs
                    saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                    miura 1979...................60% loading
                    fusca 1977...................aguardando na fila
                    sp2 1973.....................aguardando na fila
                    Puma 1971...................aguardando na fila
                    bianco 1977.................aguardando na fila
                    projeto gordini boxer.....aguardando na fila

                    Comment


                    • #70
                      Re: Injeção eletrônica

                      Gente, leio e leio sobre injeção mas na parte que diz respeito sobre "acerto", eu sou uma negação. Tenho uma fuel tech no meu carro, sei que tenho um mundo de opções mas não mexo em m...da nenhuma, é um desperdiço. Alguém tem a dica de algum passo a passo básico ou outro site de pesquisa pra me ajudar, porque se ficar na base do post disso e pergunta daquilo, acaba virando um tópico muito extenso e repetitivo. Valeu um abraço.
                      Porsches & VW air cooled, that's what I like!
                      www.floripaboxer.blogspot.com

                      Comment


                      • #71
                        Re: Injeção eletrônica

                        Postado originalmente por charles.marchi
                        galera, tenho um motor 1300 parado em casa, estoupensando em usá-lo em uma réplica de porsche 356, porém quero deixá-lo injetado.

                        gostei muito da idéia do master vader de usar o corpo do solex 32 com um bico monoponto, porém, gostaria de mais detalhes como por exemplo:

                        onde será instalado o bico injetor no solex?
                        quais sensores e onde instalar?
                        qual módulo (central) a ser usado?
                        vou precisar de roda fônica e distribuidor da kombi injetada?

                        se puderem me ajudar eu agradeço muito.

                        obrigado.
                        Charles, porque não uma TBI de 32 mm, por exemplo, a de uno, como estou fazendo (sem querer puxar a sardinha pra minha brasa, claro), vai te dar bem menos trabalho (um flange bem simples resolve o encaixe no coletor), já vem com os sensores e seus devidos encaixes, se não quizer ter trabalho com a roda fônica usa uma TBI de logus, que o ponto é no distribuidor hall (bem mais fácil de achar, diga-se de passagem) e ainda vem com uma borboleta estúpida de 40 mm, além disso os acertos na injeção vão ocorrer do mesmo jeito, apenas economizando a trabalheira de adaptar um bico injetor na carcaça de um bura...o que acredito, não seja fácil e como o Rafael_MO disse, dependendo da central que vc usar, nem tanto trabalho de acerto vai ter.

                        Pense nisso...

                        Se quiser mais detalhes da adaptação, veja em: http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=4873

                        Abs

                        Comment


                        • #72
                          Re: Injeção eletrônica

                          Postado originalmente por celojr
                          Charles, porque não uma TBI de 32 mm, por exemplo, a de uno, como estou fazendo (sem querer puxar a sardinha pra minha brasa, claro), vai te dar bem menos trabalho (um flange bem simples resolve o encaixe no coletor), já vem com os sensores e seus devidos encaixes, se não quizer ter trabalho com a roda fônica usa uma TBI de logus, que o ponto é no distribuidor hall (bem mais fácil de achar, diga-se de passagem) e ainda vem com uma borboleta estúpida de 40 mm, além disso os acertos na injeção vão ocorrer do mesmo jeito, apenas economizando a trabalheira de adaptar um bico injetor na carcaça de um bura...o que acredito, não seja fácil e como o Rafael_MO disse, dependendo da central que vc usar, nem tanto trabalho de acerto vai ter.

                          Pense nisso...

                          Se quiser mais detalhes da adaptação, veja em: http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=4873

                          Abs
                          Só uma leve coreção, Celojr,
                          O que impede o uso distribuidor Hall é o módulo de injeção. O módulo de injeção que utiliza um ou outro tipo de sensor de rotação(distribuidor ou roda fônica), e não a TBi. O amigo pode muito bem pegar a tbi que quiser, e colocar com distribuidor ou roda fônica, desde que o módulod e injeção aceite determinado equipamento. Módulos programaveis como Megasquirt e Fueltech dão a possibilidade da escolha entre um ou otro. Se for adaptar junto com a tbi de logus o módulo do logus tb, daí sim, será necessário o uso de distribuidor Hall.

                          Do resto, tá tudo correto!

                          Abraço!
                          Aos que não atualizaram ...

                          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                          Megasquirting

                          284º

                          Comment


                          • #73
                            Re: Injeção eletrônica

                            Hmmmm!!!! Saquei,

                            Aí fica mais fácil ainda no caso de um módulo programável, traalho somente para entrar com as configurações corretas no módulo..porreta esses troços hein? pena que não são baratos esses danados...

                            Aprendí mais uma, valeu! aos pouquinhos chego la.

                            Abs.

                            Comment


                            • #74
                              Re: Injeção eletrônica

                              Postado originalmente por celojr
                              Hmmmm!!!! Saquei,

                              Aí fica mais fácil ainda no caso de um módulo programável, traalho somente para entrar com as configurações corretas no módulo..porreta esses troços hein? pena que não são baratos esses danados...

                              Aprendí mais uma, valeu! aos pouquinhos chego la.

                              Abs.
                              Sim..muito porreta eles!
                              recomendo ler o manuald a Megasquirt(se tiver paciencia pra ler em inglês) ou o da Fueltech(ques e acha para baixar no site deles). É bem instrutivo.

                              No manual da Megasquirt tem a seção "How megasquirt works", que explica basicamente como funciona um módulo de injeção eletrônica. é praticamente um "calculador" de reação de combustão.

                              Explico, o motor queima combustível segundo uma relação química:

                              A Combustível + B ar atmosférico ----> C CO2 + D H2O + E outros gases e fuligem.

                              Onde A, B, C,D e E são "partes" (ou mols, enfim, um tipo de medida de quantidade de matéria).

                              Assim, o módulo lê, com o motor em regime quanto de ar está sendo admitido(com base em dados de TPS e/ou MAF, além de sensores de temperatura e pressão do ar na admissão, acha-se essa quantidade usando-se, por exemplo a fórmula PV=NRT), e com isso calcula a proporção estequimétrica(para a queima perfeita, que teoricamente resulta apenas em CO2 e H20), e assims abe o quanto (leia-se A partes) de combustível deve ser injetada. Os gases resultante são lidos pela sonda lambda, para conferir se a mistura est´realmente estequiométrica. Se tiver pobre, a sonda avisa o módulo, que aplica um fator de correção e manda mais combustível. Se a mistura estiver rica, o fator de correção é aplicado para reduzir a quantidade de combustível a ser mandada para o motor.

                              Simples, não?

                              A sacada da injeção tá em fazer isso de maneira cíclica....ou eja, ela fica refazendo esses cálculos toda hora!!! Sem parar...E psicodelicamente.. hehehehe. Eu tinha lido em um lugar qnts cálculos uma Megasquirt faz por segundo, e é bastante coisa!!!

                              Claro, que existem outras coisas a serem consideradas nos módulos de injeção.
                              Só a título de comparação, o carburador tem vários "circuitos" internos, para funcionar bem e diversas situações(principais) como:
                              1) Marcha lenta(regime em baixas rotações)
                              2)Aceleração rápida (bomba injetora que tem em qualquer carbura e pra isso)
                              3) regime em altas rotações.

                              Correspondentemente, o módulo de injeção, por esses cálculos que expliquei em situação de regime(rpm constante ou quase) já tem como manter o motor funcionando muito bem. Agora, para aceleração, usa-se um enriquecimento da mistura chamado de "enriquecimento de aceleração rápida". É um outro fator de correção que lê no TPS que vc pisou fundo, e manda mais combustível pro motor. Basicamente é isso.

                              Agora, existem outras configurações, como "enriquecimento para warm-up" (warm-up é quando vc acaba de ligar o motor frio, até que ele se aqueça). esse enriquecimento segue o mesmo princípio do afogador. VOcê enriquece a mistura pro motor aquecer mais rápido, depois de aquecido, corta-se esse enriquecimento e o motor volta a trabalhar o mais próximo possível da estequiometria.

                              E existem módulos que controlam o pontod e ignição também..e nisso dá pra se fazer muito mais coisa...usar Anti-Lag em carros turbo, retardo de ponto quando o motor começa a bater pino(para perceber isso, deve-se usar o Knock-sensor, que não se dá bem com carros com tucho mecânico....).Enfim, função é o que não falta....

                              Abraço!

                              PS: Foi explicado meio que "nas coxas", depois faço algo bem legal e organizado e coloco n tópico definitivo.
                              Aos que não atualizaram ...

                              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                              Megasquirting

                              284º

                              Comment


                              • #75
                                Re: Injeção eletrônica

                                Postado originalmente por celojr
                                Charles, porque não uma TBI de 32 mm, por exemplo, a de uno, como estou fazendo (sem querer puxar a sardinha pra minha brasa, claro), vai te dar bem menos trabalho (um flange bem simples resolve o encaixe no coletor), já vem com os sensores e seus devidos encaixes, se não quizer ter trabalho com a roda fônica usa uma TBI de logus, que o ponto é no distribuidor hall (bem mais fácil de achar, diga-se de passagem) e ainda vem com uma borboleta estúpida de 40 mm, além disso os acertos na injeção vão ocorrer do mesmo jeito, apenas economizando a trabalheira de adaptar um bico injetor na carcaça de um bura...o que acredito, não seja fácil e como o Rafael_MO disse, dependendo da central que vc usar, nem tanto trabalho de acerto vai ter.

                                Pense nisso...

                                Se quiser mais detalhes da adaptação, veja em: http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=4873

                                Abs
                                po celo, acompanhei a sua adapatação de perto achei fantástica a sua idéia e com certeza já estou pensando com carinho nessa hipótese, só não sabia que a tbi de logus dava certo também, vou fazer uma correria ra ver se acho uma completa.

                                mas vc acha que eu vou ter que remapear a ceentral, ou é só plug and play como a do uno..rsrsr

                                abrbaços e obrigado pela dica.
                                saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                                miura 1979...................60% loading
                                fusca 1977...................aguardando na fila
                                sp2 1973.....................aguardando na fila
                                Puma 1971...................aguardando na fila
                                bianco 1977.................aguardando na fila
                                projeto gordini boxer.....aguardando na fila

                                Comment

                                Working...
                                X