Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

    ricardo, vc nao usa AP no seu triciculo?????

    se for, vc pode usar a TBI completa dos APs injetado e usar uma central MegaSquirt q controla tudo no motor

    a his tambem funciona nessa tbi, mas vc nao tem um acerto tao fino quanto numa central completa!!

    abracos

    t+
    VW 1966 AP 2.0 TURBO - IE PROTUNE PR440 DRAG FULL!!!

    "IT'S NOT A CAR, IT'S A VOLKSWAGEN!!"

    MODERADOR FORUM FUSCA BRASIL

    RENEGADE PLACE!!!

    Comment


    • #32
      Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

      Tambem estou estudando a hipótese de uma TBI do AP injetado, no caso da fig., uma flex. A fig. anexa refere-se a um anuncio do ML, a TBI pelo que observei ja faz parte do coletor, trata-se de um sistema multiponto. Só de olhar dá medo.

      A Mega tambem é uma hipotese, mas não tenho saco para estudar um manual todo em ingles nem de monta-la.

      Se a Mega, ou melhor, seu software operacional permitir desabilitar algumas funções que não serão usadas e seu custo for razoável é uma opção a pensar.
      Arquivos Anexos

      Comment


      • #33
        Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

        Voltando a hipótese e considerando a exequibilidade real e simples de usar um carburador como corpo de borboleta, peço responder meu post nº 30 http://www.fusca4ever.com.br/showpos...6&postcount=30

        Comment


        • #34
          Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

          Postado originalmente por ricardo groetaers
          Voltando a hipótese e considerando a exequibilidade real e simples de usar um carburador como corpo de borboleta, peço responder meu post nº 30 http://www.fusca4ever.com.br/showpos...6&postcount=30
          Ricardo,

          Eu acho que uma maneira mais fácil de resolver essa questão seria utilizar uma TBI monoponto encontrada facilmente por ai.
          Você teria muito menos trabalho adaptando a TBI(seria apenas fazer uma flange) do que adaptar um bico dentro de um carburador. Depois da TBI no lugar é só ligar os fios na central que você escolher seja ela qual for.
          Se você der uma olhada no forum da Mega no Brasil tem muito material já traduzido para o Português.
          Se for colocar uma injeção sem muitos requintes de sofisticação acho que vai conseguir fácil. É só ser metódico e seguir as recomendações.
          2276 FK8 .

          Comment


          • #35
            Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

            Como minha idéia (hipótese) é um caso específico, vou abrir um tópico só para ela afim de não sobrecarregar este tópico que é mais geral e de conteúdo mais profundo.

            Comment


            • #36
              Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

              Postado originalmente por ricardo groetaers
              Cogito a hipótese remota de injetar meu motor, a principio com um sistema mais simples possivel, se for um pouquinho melhor que carburado já está bom. Não manjo nada de injeção.

              O modulo de comando programável mais simples (exceto quanto ao preço) que encontrei foi o HIS EFIC ASPIRADO. Esse módulo, de ligações elétricas simples, trabalha com apenas 2 parâmetros:
              - rotação e
              - abertura da borboleta, mais nada.
              Seria um "carburador" cujos gicleurs são virtuais (n°s numa tabela bidimensional).

              Como nunca ouvi falar de um sistema de injeção que não use o sensor de posição da borboleta, pergunto:

              1- Como colocar um sensor de posição da borboleta num artefato desses feito com corpo de carburador?

              2- Como colocar um bico nele? A alimentação (combustivel) do bico não é feita atraves de canalizações internas do corpo de borboleta? Ou existe bicos que tem um "caninho" no qual se coloca uma mangueira?

              Desculpem as perguntas idiotas, mas nunca desmontei um corpo de borboleta, mas chato sei que eu sou.
              Ricardo, meu amigo... Acho que vc deve pensar nesse upgrade de forma mais concreta e não como uma hipótese remota

              Não sei se já responderam sua pergunta ou se vc já abriu seu tópico sobre essa sua idéa específica, mas como sou tão chato quanto vc e também não entendo bem de IE, vou dar meu pitaco...

              O caso é o seguinte, seu motor é AP, confere? Então... esqueça essa idéia de adaptar bicos injetores em carburadores, é sarna pra se coçar, pra mais de metro... concordo em genero, número e grau com o Luiz, vai de TBI monoponto, é bem mais barato do que vc imagina e não vai ter que adaptar quase nada, talvez a sonda lambda e o sensor de temperatura do motor e arranjar um local para fixar o sensor MAP, o resto... é todo onboard na TBI,.

              O distribuidor com sensor hall é um caso a parte, pois tanto utilizando a TBI, como estuprando o carburador, ele será necessário, ou ele ou a roda fônica, mas essa última, acho que seria um pouco mais complicado a adaptação... é uma questão de analizar e e estudar direitinho a arquitetura do motor.

              E olha, te digo mais, se brincar nem precisa de flange, já que seu coletor é AP, provavelmente possui o mesmo desenho de encaixe ...não tenho certeza dessa informação, estou supondo apenas, mas de qualquer forma confeccionar um flange é fácil.

              E outra, sou de opinião que nem de módulo programável vc vai precisar... coloque o módulo da central no pacote, compre os dois casados de fábrica nas mesmas especificações do seu motor... cilindrada, ano de fabricação, modelo do carro, regime de funcionamento, enfim, tente se aproximar o mais que puder da configuração original do seu motor, só que no modelo monoinjetado, tenho quase certeza que vai funcionar perfeitamente e vc terá menos trabalho ainda, fora o custo menor, certamente, daí mais a frente, se for seu desejo, dê voos mais altos com centrais programáveis.

              Seu Upgrade será infinitamente mais tranquilo que o meu, por exemplo, que ainda nem terminou e vc viu o tamanho que o tópico já está. Se fosse eu, nesse seu caso, já teria feito esse up a tempos.

              Agora, se vc deseja algo mais insano, cheque as medidas do seu tubo de admissão e compare com a admissão multiponto, quem sabe não é retirar um e colocar o outro, incluindo o cabeçote? aí vai ficar ouro em pó.

              Abração pra ti... e pense com carinho no que escrevi...

              Comment


              • #37
                Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                Postado originalmente por ricardo groetaers
                Tambem estou estudando a hipótese de uma TBI do AP injetado, no caso da fig., uma flex. A fig. anexa refere-se a um anuncio do ML, a TBI pelo que observei ja faz parte do coletor, trata-se de um sistema multiponto. Só de olhar dá medo.

                A Mega tambem é uma hipotese, mas não tenho saco para estudar um manual todo em ingles nem de monta-la.

                Se a Mega, ou melhor, seu software operacional permitir desabilitar algumas funções que não serão usadas e seu custo for razoável é uma opção a pensar.
                Então Groetaers... não é necessário medo... mas eu não iria de flex não, tem mais sensores e é um pouco mais complicada para montar.

                Caso é o seguinte... conversei com meu mecânico a respeito de por injeção em um motor AP carburado, Ele me disse que trata-se apenas de trocar a admissão carburada pela admissão IE e nem percisa trocar cabeçote, apenas a admissão! mbom mecânico saqbe realizar esse trabalho sem maiores dificuldades

                Reitero o que disse anteriormente, no seu caso, com motor AP, eu nem me preocuparia com nada, arrumaria uma admissão completa multiponto, central e chicote do mesmo modelo de motor AP que o seu e faria a troca sem medo, vai funcionar e vc não terá que se preocupar em configurar a central.

                Vc já leu o manual da megasquirt, eu li umas pequenas partes, para mim, não bastasse ser grego, está escrito en inglês, até para traduzir os termos técnicos mais específicos é necessária uma bagagem considerável no assunto, coisa que não tenho.

                Centrais programaveis, para quem não tem muita experiência no assunto, podem se tornar um belo quebra-cabeças, acaba-se por acahr a solução, mas leve um belo tempo para isso.

                Vai com fé... não terá mistério algum.

                Abs.

                Comment


                • #38
                  Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                  Uma pergunta q pode ser boba, mas se fala muito da megasquirt e fueltech ( não sei se assim q se escreve), mas existe outros modulos no mercado, inclusive + simples e baratos, alguem pode comentar sobre eles algo.
                  Last edited by Jrbeto; 22-06-2015, 12:46 PM.

                  Comment


                  • #39
                    Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                    Jrbeto, meu caro...

                    Não sei se sou a pessoa mais indicada para te responder isso, mas vamos lá...

                    Ascentrais programáveissao divididas entreas analógicas e as digitais, além de serem também divididas em relação as funções que controlam.

                    As mais simples e mais baratas, geralmente não controlam a ignição do motor, além de controlarem menos funções da injeção, muitas vezes exigindo um módulo acessório compatível com ela para que a ignição funcione corretamente, não basta ter ignição eletrônica tem que ser aquele módulo específico, dessa forma, ao se escolher qual central melhor se adapta a cada caso, esses fatores devem ser pensados.

                    as mais baratinhas são as analógicas, possuem uma série de limitações, mas não chegam a 600,00 se não me falha a memória agora, geralmente não controlam a ignição exigindo um módulo acessório, além disso, funcionam pelo modelo alfa-N, que calcula o combustivel a ser injetado por logarítmos a partir da posição da borboleta e rotação do motor, o que pode até ser vantajoso, dependendo do nº de sensores que se disponha... e da verba

                    O fato concreto é que pelo funções que controla e por controlar a ignição também, a centralina programável de melhor custo benefício é, na minha opinião, a megasquirt, sem sombra de dúvida.

                    Ainda terei a minha... e quando isso acontecer... será com duas TBIsonas de logus com bicos injetores para 2.0CC, vai ficar Special Series...

                    O problema que vejo em relação a todas as ECU programáves é justamente a programação delas, que por vezes não é tão simples quanto parece.

                    Abraço

                    Comment


                    • #40
                      Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                      Inicialmente eu pensei em megasquirt, mas andei lendo sobre a pandoo e
                      me parece que ja vem completa sem precisar de modulos extras.

                      Se alguem com conhecimento puder falar a respeito.

                      []s
                      Dum
                      Fusca 65
                      Fusca 80

                      Comment


                      • #41
                        Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                        Vcs podem colocar o nome dessas ecu mas baratas ou seja por +/- 600,00, para eu poder consultar o site dos fabricantes. Vader kd a sua + simples para o pessoal do forum

                        padawan JrBeto

                        Comment


                        • #42
                          Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                          Jrbeto (e demais companheiros,)

                          Minha idéia (hipótese a ser discutida em outro tópico ou por aqui mesmo) é usar o módulo HIS EFIC ASPIRADO, link para o manual: http://www.his-power.com.br/manuais/...irado_v1-2.pdf

                          Motivos:

                          1- É o mais simples que encontrei, preço R$550,00. Só usa 2 parâmetros, posição da borboleta (que ele pega do corpo TBI) e rotação do motor (que ele pega da bobina comum).

                          2- Só precisarei de:
                          - uma bomba de combustivel elétrica
                          - um regulador de pressão (retorno já tenho)
                          - um corpo de borboleta (TBI) com um bico só e com sensor de posição da borboleta (não tenho a menor idéia de qual usar)
                          - uma flange para adaptar o corpo de borboleta no meu coletor
                          - fazer as ligações elétricas simples e mais nada.


                          Ou seja, é como se fosse um carburador cujos gicleurs são virtuais (números numa planilha). Se vale a pena, não sei, se vai ficar melhor que carburador, não sei, mas que é simples, isto é. Não tem que furar nada, mutilar nada, se não der certo, reverte-se tudo ao que era antes.

                          Programar isso? É colocar números crescentes com critério e algum conhecimento de carburação numa abscissa (abertura da borboleta) e numa ordenada (rotação). A cota (z) (tempo de injeção), o módulo calcula sozinho. Qualquer dificuldade, passo a bola para minha filha de 10 anos, se ela não resolver, aciono o suporte técnico e o serviço de pós venda da HIS. Se eles não resolverem para um motor original, ou fizerem jogo duro para fornecer um mapa típico para esse motor, estarão na boca do povo (e dos triciclistas).

                          obs: A sonda lâmbida para análise da mistura já está instalada no escape (embora este módulo, assim como outros mais caros e sofisticados, não usem esse sinal), o halmeter está na estante, quando tiver saco e tempo instalo.


                          Apreciaria receber qualquer comentário, sugestão, dica, macete, bizú, contraindicação devidamente consubstanciada se for o caso e etc sobre a hipótese de usar esse módulo.

                          Comment


                          • #43
                            Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                            Postado originalmente por ricardo groetaers
                            Jrbeto (e demais companheiros,)

                            Minha idéia (hipótese a ser discutida em outro tópico ou por aqui mesmo) é usar o módulo HIS EFIC ASPIRADO, link para o manual: http://www.his-power.com.br/manuais/...irado_v1-2.pdf

                            Motivos:

                            1- É o mais simples que encontrei, preço R$550,00. Só usa 2 parâmetros, posição da borboleta (que ele pega do corpo TBI) e rotação do motor (que ele pega da bobina comum).

                            2- Só precisarei de:
                            - uma bomba de combustivel elétrica
                            - um regulador de pressão (retorno já tenho)
                            - um corpo de borboleta (TBI) com um bico só e com sensor de posição da borboleta (não tenho a menor idéia de qual usar)
                            - uma flange para adaptar o corpo de borboleta no meu coletor
                            - fazer as ligações elétricas simples e mais nada.


                            Ou seja, é como se fosse um carburador cujos gicleurs são virtuais (números numa planilha). Se vale a pena, não sei, se vai ficar melhor que carburador, não sei, mas que é simples, isto é. Não tem que furar nada, mutilar nada, se não der certo, reverte-se tudo ao que era antes.

                            Programar isso? É colocar números crescentes com critério e algum conhecimento de carburação numa abscissa (abertura da borboleta) e numa ordenada (rotação). A cota (z) (tempo de injeção), o módulo calcula sozinho. Qualquer dificuldade, passo a bola para minha filha de 10 anos, se ela não resolver, aciono o suporte técnico e o serviço de pós venda da HIS. Se eles não resolverem para um motor original, ou fizerem jogo duro para fornecer um mapa típico para esse motor, estarão na boca do povo (e dos triciclistas).

                            obs: A sonda lâmbida para análise da mistura já está instalada no escape (embora este módulo, assim como outros mais caros e sofisticados, não usem esse sinal), o halmeter está na estante, quando tiver saco e tempo instalo.


                            Apreciaria receber qualquer comentário, sugestão, dica, macete, bizú, contraindicação devidamente consubstanciada se for o caso e etc sobre a hipótese de usar esse módulo.
                            Todos que usam estão satisfeitos, apenas ele não têm tantas opções de regulagem que os mais sofisticados. No seu caso, que parece não querer motor muito "fuçado" eu até iria de módulo original mesmo(mais barato que o H.I.S), pois o tbi de um bico só serve em qq coletor de ap carburado para 2E/3E(nada contra fazer uma flange tb), custo na faixa de R$80,00 ou pouco mais, e chicotes de ap se acha aos montes em desmanches, M.L. por preços bem baixos. O módulo original me parece que gira até 6500 no 1.6 ou 1.8l injeção single point.
                            Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                            Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                            Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                            Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                            Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                            volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

                            VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                            Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

                            Comment


                            • #44
                              Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                              Postado originalmente por ricardo groetaers
                              Jrbeto (e demais companheiros,)

                              Minha idéia (hipótese a ser discutida em outro tópico ou por aqui mesmo) é usar o módulo HIS EFIC ASPIRADO, link para o manual: http://www.his-power.com.br/manuais/...irado_v1-2.pdf

                              Motivos:

                              1- É o mais simples que encontrei, preço R$550,00. Só usa 2 parâmetros, posição da borboleta (que ele pega do corpo TBI) e rotação do motor (que ele pega da bobina comum).

                              2- Só precisarei de:
                              - uma bomba de combustivel elétrica
                              - um regulador de pressão (retorno já tenho)
                              - um corpo de borboleta (TBI) com um bico só e com sensor de posição da borboleta (não tenho a menor idéia de qual usar)
                              - uma flange para adaptar o corpo de borboleta no meu coletor
                              - fazer as ligações elétricas simples e mais nada.


                              Ou seja, é como se fosse um carburador cujos gicleurs são virtuais (números numa planilha). Se vale a pena, não sei, se vai ficar melhor que carburador, não sei, mas que é simples, isto é. Não tem que furar nada, mutilar nada, se não der certo, reverte-se tudo ao que era antes.

                              Programar isso? É colocar números crescentes com critério e algum conhecimento de carburação numa abscissa (abertura da borboleta) e numa ordenada (rotação). A cota (z) (tempo de injeção), o módulo calcula sozinho. Qualquer dificuldade, passo a bola para minha filha de 10 anos, se ela não resolver, aciono o suporte técnico e o serviço de pós venda da HIS. Se eles não resolverem para um motor original, ou fizerem jogo duro para fornecer um mapa típico para esse motor, estarão na boca do povo (e dos triciclistas).

                              obs: A sonda lâmbida para análise da mistura já está instalada no escape (embora este módulo, assim como outros mais caros e sofisticados, não usem esse sinal), o halmeter está na estante, quando tiver saco e tempo instalo.


                              Apreciaria receber qualquer comentário, sugestão, dica, macete, bizú, contraindicação devidamente consubstanciada se for o caso e etc sobre a hipótese de usar esse módulo.
                              Ricardo, meu amigo.

                              Penso o seguinte em relação ao seu projeto de EFI:
                              1. Em relação aos módulos programáveis... sim, este é o mais simples de se operar e módulo programável, por mais simples que seja, ainda é melhor que o original, só cheque se ele pega o sinal da rotação do motor de uma bobina comum (acredito que não) ou se é necessário um sensor de rotação, antes de montar a injeção, para evitar sustos.
                              2. Hardware necessário: bomba elétrica de combustível, sim... regulador de pressão, não, já está incorporado ao TBI, assim como o retorno...TBI, logicamente que sim, afinal ela será o coração e os pulmões do projeto, o único cuidado, na minha opinião, é que seja uma TBI que tenha sensor de borboleta, independente de quantos outros sensores mais ela possuir, parece bobagem e obvio, mas algumas não tem sensor de borboleta, e também em relação ao tamanho da borboleta, para que não seja pequena em relação ao seu motor... quanto a flange, é questionável sua necessidade, dependendo do encaixe e da escolha da TBI, pode ser que seja retirar o carburador e colocar a TBI (chances de ser plug'n'play), mas não tenho certeza e acho que esse também é um fator a ser pensado na hora da escolha de TBI... as ligações elétricas serão realmente simples, da pra fazer um chicote muito bem feito, considerando que serão poucos fios implicados no funcionamento.
                              3. Em relação a valer a pena, certamente vale sim, é inquestionável, vai ficar muito melhor que um carburador e digo mais, as chances de dar certo são de quase 100%, praticamente não tem erro.
                              4. Quanto a programação, meu caro, se vc detem esse conhecimento sobre carburação ou conhece quem o detenha, pode ir sem medo que não haverá dificuldade nenhuma e ainda tem o pós-venda da HIS, como vc bem citou, é impensável que eles façam jogo duro para ensinar a programar a central, afinal o que eles vendem é a central e não sua programação... e ainda... na remotíssima hipotese de não dar certo, ainda tem a possibilidade de voltar a carburação, e vou te confessar, foi essa possibilidade de retorno a configuração anterior que me fez por a minha TBI, e sem módulo programável hein... e deu certo... por que a sua não daria?
                              Agora, sinceramente, continuo achando que, independente do uso de módulo HIS ou não, eu, em seu lugar, partiria para uma admissão com quatro bicos, cheque isso, pelo que me disseram, também não tenho certeza, é retirar a admissão carburada e instalar a multiponto... aí, sai da frente, que a melhora vai ser impressionante... e eu ainda ia de módulo original mesmo que provavelmente ainda sai mais barato...

                              Cheque essas possibilidades: http://forum.fusca4ever.com.br/showp...5&postcount=36 e http://forum.fusca4ever.com.br/showp...0&postcount=37

                              Enfim... a bola está contigo agora.

                              Grande abraço.

                              Comment


                              • #45
                                Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                                Postado originalmente por maurilio
                                ..Todos que usam (HIS referenciado acima) estão satisfeitos.....
                                ......eu até iria de módulo original mesmo(mais barato que o H.I.S), pois o tbi de um bico só serve em qq coletor de ap carburado para 2E/3E(nada contra fazer uma flange tb), custo na faixa de R$80,00 ou pouco mais,..........
                                Postado originalmente por celojr
                                ....cheque se ele pega o sinal da rotação do motor de uma bobina comum (acredito que não) ou se é necessário um sensor de rotação......
                                ...Hardware necessário: bomba elétrica de combustível, sim... regulador de pressão, não, já está incorporado ao TBI, assim como o retorno...TBI, logicamente que sim,........único cuidado, na minha opinião, é que seja uma TBI que tenha sensor de borboleta,.....
                                Comentando:

                                1- Se todo mundo que usa esse módulo HIS simples citado acima está satisfeito, é um bom sinal.

                                2- Eu já havia notado que os módulos originais são mais baratos, e tambem mais completos que qualquer modulo programável "de marca". O problema (penso eu) é que neste caso temos que intalar todos os sensores previstos para o módulo original sob pena do conjunto não funcionar direito devido a falta de alguns sinais. Isso significa adaptar, furar, usinar e etc. , aí a coisa complica.

                                3- Pelas figs. que ví na Internet, pareceu-me que a TBI de AP "encaixava" em coletor para carburador 2E/3E, fato confirmado pelo Maurilio. O problema é que meu coletor é para carburador H35 (corpo simples), compatível com H32 (dupla a ar), mas incompatível com 2E/3E/TLDZ. O preço de uma TBI AP completa nova está +- R$500,00. Aonde se encontra esta TBI por +- R$80,00?

                                4- Srs, a TBI do AP já incorpora mesmo o regulador de pressão (do combustível)?

                                5- Celo, segundo o manual do módulo HIS citado acima, ele pega a rotação do motor direto do terminal (-) da bobina comum (asfáltica). É só lembrar de informar ao módulo o nº de cilindros do motor.

                                6- Parece bobeira, mas deve tambem ser previsto uma "casinha" para este módulo, ele não é a prova de chuva. Triciclos não possuem cabine eh eh eh!

                                7- Custo parcial da brincadeira:
                                - módulo---------------------------- 550,00
                                - TBI completa---------------------- 500,00
                                - bomba de combustivel eletrica------ não cotado
                                - flange ou coletor 2E --------------- não cotado
                                - regulador de pressão -------------- ??????
                                - fios, terminais, fusíveis, chicotes --- não cotado

                                Por favor, comentem a vontade.

                                Comment

                                Working...
                                X