Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #46
    Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

    Ricardo,

    Bom saber que a bobina simples asfáltica serve, vai facilitar muito, minha preocupação era somente descobrir que não serviria depois de tudo montado.

    Confeccionar um flange nao é nenhum bicho de sete cabeças, isso não será problema, o meu custou 20,00, já a TBI ainda não sei quanto ficará... mas se vc procurar em desmanches e ferro-velhos verá que nao é difícil de achar não, e por um preço bem mais em conta, não sei se 80,00, mas que não chegará nem perto de 500,00 isso não chegará não.

    Se a TBI incorpora ou não o regulador de pressão, isso eu não sei precisar, mas conversei com meu mecânico há algum tempo sobre esse assunto pois estava com a mesma preocupação sua de agora e ele me disse que o regulador de pressão era na TBI, tanto é que meu conjunto não tem regulador externo de pressão de combustível, do tanque vai pra bomba eletrica, da bomba para a TBI, da TBI retorna para o tanque, e ninguem há de negar que está funcionando razoavelmente bem, só não esqueça do filtro de combustível, de preferência, antes da bomba de gasolina.

    Só para acrescentar ao seu orçamento, minha bomba de combustível é de Monza e custou 180,00 zerada na loja.

    abs.

    Comment


    • #47
      Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

      alguem já viu esse modulo DIGIPULSE? será que ele é bom?

      ele tem o aspirado e o turbo, o aspirado custa 550,00 pilas mas não é digital.

      o que vcs acham?
      Last edited by charles.marchi; 19-08-2009, 04:30 PM.
      saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
      miura 1979...................60% loading
      fusca 1977...................aguardando na fila
      sp2 1973.....................aguardando na fila
      Puma 1971...................aguardando na fila
      bianco 1977.................aguardando na fila
      projeto gordini boxer.....aguardando na fila

      Comment


      • #48
        Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

        Sei que minha hipótese de injeção é um caso particular, mas considerando que a previsão de problemas, contratempos e surpresas desagradáveis podem ser uteis para todo mundo, teremos:

        Geralmente os corpos de borboleta (TBI) com bico injetor incorporado, tambem possuem o atuador de marcha lenta (motor de passo).

        Esse componente (motor de passo) regula a entrada de ar para a marcha lenta visto que a borboleta do acelerador, na marcha lenta, encontra-se completamente fechada. O comando do motor de passo é feito pelo módulo de comando baseado nas informações recebidas da sonda lâmbida.

        Considerando que o módulo HIS citado acima só comanda o(s) bico(s) injetor(es), não comanda motor de passo nem recebe e portanto não analisa informações da sonda lâmbida, pergunto:

        1- Como ficaria a marcha lenta usando este módulo num sistema monoponto?

        Comment


        • #49
          Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

          Postado originalmente por charles.marchi
          alguem já viu esse modulo DIGIPULSE? será que ele é bom?

          ele tem o aspirado e o turbo, o aspirado custa 550,00 pilas mas não é digital.

          o que vcs acham?
          O Demary o usa muito! Eu tenho um digital mas ainda não tá instalado..

          Comment


          • #50
            Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

            Postado originalmente por Delriobr
            O Demary o usa muito! Eu tenho um digital mas ainda não tá instalado..
            ele é melhor do que o his aspirado?

            outra pergunta, esse modulo full serve para turbo também? ou tem que ser outro modulo?
            saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
            miura 1979...................60% loading
            fusca 1977...................aguardando na fila
            sp2 1973.....................aguardando na fila
            Puma 1971...................aguardando na fila
            bianco 1977.................aguardando na fila
            projeto gordini boxer.....aguardando na fila

            Comment


            • #51
              Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

              Postado originalmente por ricardo groetaers
              Sei que minha hipótese de injeção é um caso particular, mas considerando que a previsão de problemas, contratempos e surpresas desagradáveis podem ser uteis para todo mundo, teremos:

              Geralmente os corpos de borboleta (TBI) com bico injetor incorporado, tambem possuem o atuador de marcha lenta (motor de passo).

              Esse componente (motor de passo) regula a entrada de ar para a marcha lenta visto que a borboleta do acelerador, na marcha lenta, encontra-se completamente fechada. O comando do motor de passo é feito pelo módulo de comando baseado nas informações recebidas da sonda lâmbida.

              Considerando que o módulo HIS citado acima só comanda o(s) bico(s) injetor(es), não comanda motor de passo nem recebe e portanto não analisa informações da sonda lâmbida, pergunto:

              1- Como ficaria a marcha lenta usando este módulo num sistema monoponto?
              Bem, Groetaers, caso particular por caso particular, a minha injeção também parece ser um caso a parte...

              Agora repare, esse módulo HIS é analógico a funciona pelo princípio Alfa-N, não sei se responde a sua pergunta, mas veja a colocação do Cristiano sobre o funcionamento desse tipo de central, comparando-a a central digital no tópico da minha injeção:

              Postado originalmente por fusca_74
              Estou falando do ponto de vista de controle. Se o uno não trabalha com MAP, porvalvemente a injeção seja analógica, ou seja, não utiliza processador, clock, EPROM. Ela é um controlador PID (Proporcional, Integral e diferencial) que de acordo com os parâmetros rotação e posição da borboleta, injeta a quantidade de combustível. Acho que essa injeção não tem nem sensor de temperatura de ar, ou seja, não corrige a quantidade de combustível com o ar. Partindo do principio de controle, o Alfa-N poderia ser um circuito aberto, ou seja, sem correção, para cada posição da borboleta e rotação do motor ocorre uma quantidade de injeção de combustível, isto é um controle proporcional em malhar aberta, com leitura de dois parâmetros, e quando acelero, entra o controle diferencial, que ve a variação do sensor de borboleta e injeta uma quantidade de comustível e percebe a variação de rotação, com esta variação de rotação ela se estábiliza, e quem é o responsável por está estabilização é o controle integral.

              Isto que falei acima vale para malha aberta.

              Para malha fechada, além dos parâmetros acima, se tem as correções, ou seja, retroalimentações. Para ter malha fechada, deve-se ter uma leitura no fim do processo, combustão, qué é realizada pela sonda lambda. Com estes sinais de processo, se muda a referência do sinal básico de controle, geralmente com uma soma ao sinal de entrada do processo. Além das retroalimentações por conta da sonda lambda, para alterar os valores básicos do processo (imagine uma equação do primeiro grau, essas retroalimentações fazem variar não a constante angular, mas sim a constante linear, ou seja, o zero sobe e desce mas o cofeciente angular continua o mesmo, isso é a retroalimentação para este caso), se tem as retroalimentações para o ajuste fino do processo, que funcionam do mesmo jeito citado para a sonda lambda, subindo ou descendo a reta.

              Espero que tenham entendido, faz muito tempo que estudei controle e estou meio enferrujado.

              E o projeto do Celio vai funconar ehehehehehe.

              Abs,

              Cristiano.
              Espero ter, se não respondido sua pergunta, pelo menos ter ajudado a clarear a resposta.

              Abraço.

              Comment


              • #52
                Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                Postado originalmente por celojr
                ..Espero ter, se não respondido sua pergunta, pelo menos ter ajudado a clarear a resposta.....
                Celo, valeu a intenção, mas o que foi postado pelo fusca_74 de uma forma acadêmica é aquilo que se conclui lendo o manual do modulo HIS referenciado. É claro que esse módulo não possui nenhum tipo de correção, visto que não "analisa" os resultados.

                Como disse anteriormente, é algo como um "carburador de calibres virtuais". A análise dos resultados obtidos e o ajuste dos parâmetros básicos da "programação" (até onde for possível) cabe ao homem, não ao módulo.

                Vou tentar reformular minha pergunta. Considere um corpo de borboleta (TBI) com bico injetor e sensor de posição da borboleta (outros sensores e atuadores presentes na TBI serão desprezados visto que o módulo não tem como usa-los).

                A "quantidade" de combustivel injetada na marcha lenta será função dos parametros inseridos no módulo (abertura da borboleta e rotação estipuladas para marcha lenta). Logo o ar necessário a marcha lenta será fornecido pela abertura mínima possível da borboleta assim como é nos carburadores comuns de Fusca (H30PIC ou H32/34PDSI(T)) e não pelo motor de passo (que será desprezado mesmo ele existindo fisicamente na TBI).

                Logo deverá sempre existir uma abertura mínima da borboleta a ser regulada pelo homem.

                Acontece que muitas TBI (corpo de borboleta) monoponto com local para bico não possuem o parafuso de regulagem da abertura da borboleta, corrija-me se estiver errado (não conheço outras TBI fora a da minha Elba).

                Como sair dessa sinuca?

                Comment


                • #53
                  Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                  Postado originalmente por ricardo groetaers
                  ... Acontece que muitas TBI (corpo de borboleta) monoponto com local para bico não possuem o parafuso de regulagem da abertura da borboleta, corrija-me se estiver errado (não conheço outras TBI fora a da minha Elba).

                  Como sair dessa sinuca?
                  Ok, Ricardo, agora entendí...

                  Bem, o que posso te dizer é que estive com três TBI's monoponto nas mãos, uma de uno EP, uma de logus (que é a que atualmente uso no motor) e uma de monza (que foi de onde retirei o bico injetor), das três, a única que não posso te dar certeza por agora é a do monza, que não analisei com atenção, apenas retirei seu bico injetor, as outras duas tem parafuso de ajuste da abertura da borboleta, arrisco até a dizer que a do monza também tem, mas amanhã confirmo isso procê.

                  A do uno EP, tudo bem que tenha o parafuso, pois segue o mesmo princípio do seu módulo, mas a do logus tem motor de passo e mesmo assim também tem o parafuso de regulagem da abertura da borboleta...

                  Acho que não vai ser tão difícil quanto vc pensa sair dessa sinuca não.

                  Gde Abraço.

                  **Editando: Chequei a TBI do Monza, também tem o parafuso de regulagem da borboleta, enfim, acho que praticamente todas as TBI's possuem essa regulagem.**

                  Abs.
                  Last edited by celojr; 22-08-2009, 02:17 PM.

                  Comment


                  • #54
                    Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                    Tô pegando o bonde andando mas vou postar a minha experiência (derepente ajuda), tinha 2 solex aumentadas para 35 que dava problema direto, instalei a bomba elétrica de monza + filtro palio injetado qnd a bomba mecância deu pau ... daí cismei em passar pra injeção ... só que queria algo mais forte que a original, o meu motor é um tork 1.600 zero, com cabeçotes trabalhados e taxados, pistões alcool, comando w100 da federal mogul, ignição de gol MI, volante aliviado ... como montei:

                    # coletor original de kombi injetada (150)
                    # TBI de montana/celta flex (46mm) (120)
                    # Flange coletor/tbi (30)
                    # Autuador de marcha lenta mecânico para AP MI turbo (30)
                    # 4 bicos de kombi a gasolina abertas na m-brasil pra 45ml (100 + 100 serv.)
                    # regulador de pressão original da kombi (80)
                    # Módulo HIS EFIC aspro (300 usado), o chicote eu mesmo fiz
                    # rodando no alcool

                    Parece um canhão .. o que ganhei na venda dos buras+acionamento (que era da ANCONA) quase paguei a injeção ... pro meu carro, que é um buggy gaiola (100% tubular) de rua rebaixada com pneus 245/14 atrás, e pesando uns 550kg (é emplacada) parece que vai sair voando, consumo 4km/l no alcool, manutenção zero, confiabilidade 100%, pode ficar um mês parado qnd liga é só riscar na chave ... é só alegria, recomendo a HIS é simples igual à motor de fusca, testado e aprovado ......

                    Comment


                    • #55
                      Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                      Postado originalmente por truog2003
                      Tô pegando o bonde andando mas vou postar a minha experiência (derepente ajuda), tinha 2 solex aumentadas para 35 que dava problema direto, instalei a bomba elétrica de monza + filtro palio injetado qnd a bomba mecância deu pau ... daí cismei em passar pra injeção ... só que queria algo mais forte que a original, o meu motor é um tork 1.600 zero, com cabeçotes trabalhados e taxados, pistões alcool, comando w100 da federal mogul, ignição de gol MI, volante aliviado ... como montei:

                      # coletor original de kombi injetada (150)
                      # TBI de montana/celta flex (46mm) (120)
                      # Flange coletor/tbi (30)
                      # Autuador de marcha lenta mecânico para AP MI turbo (30)
                      # 4 bicos de kombi a gasolina abertas na m-brasil pra 45ml (100 + 100 serv.)
                      # regulador de pressão original da kombi (80)
                      # Módulo HIS EFIC aspro (300 usado), o chicote eu mesmo fiz
                      # rodando no alcool

                      Parece um canhão .. o que ganhei na venda dos buras+acionamento (que era da ANCONA) quase paguei a injeção ... pro meu carro, que é um buggy gaiola (100% tubular) de rua rebaixada com pneus 245/14 atrás, e pesando uns 550kg (é emplacada) parece que vai sair voando, consumo 4km/l no alcool, manutenção zero, confiabilidade 100%, pode ficar um mês parado qnd liga é só riscar na chave ... é só alegria, recomendo a HIS é simples igual à motor de fusca, testado e aprovado ......
                      Posta fotos pra galera ver.

                      Parabéns, belo trabalho!

                      Abs

                      Comment


                      • #56
                        Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                        Fotos parte 1
                        Arquivos Anexos

                        Comment


                        • #57
                          Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                          Fotos parte 2 ....
                          Arquivos Anexos

                          Comment


                          • #58
                            Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                            Show de bola!!!

                            E o leque de opções de injeção vai aumentando.

                            O celojr usou modulo de uno( se não me engano ) agora essa injeção com HIS.
                            Opções mais em conta e que atende bem as necessidades.

                            Parabens!!!

                            []s
                            Dum
                            Fusca 65
                            Fusca 80

                            Comment


                            • #59
                              Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                              Postado originalmente por truog2003
                              Fotos parte 1
                              Postado originalmente por truog2003
                              Fotos parte 2 ....
                              RAaaaapaz!!!!

                              Esse seu brinquedo merece um tópico so para ele, muito bonito o trabalho, você está de parabéns!

                              Abraço

                              P.S.: se tiver um videozinho dele na pista... fique a vontade para mostrar...

                              Comment


                              • #60
                                Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                                Postado originalmente por marzano
                                Show de bola!!!

                                E o leque de opções de injeção vai aumentando.

                                O celojr usou modulo de uno( se não me engano ) agora essa injeção com HIS.
                                Opções mais em conta e que atende bem as necessidades.

                                Parabens!!!

                                []s
                                Sim, usei módulo de uno com TBI de logus, mais pela facilidade de peças do que compatibilidade, poderia ser de uno também.

                                Não tenho do que reclamar.

                                Abraço

                                Comment

                                Working...
                                X