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Modificação na Flauta do solex 32

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  • #46
    Po**, quebrou o parafuso!!!, já ví quebrar as pontinhas da flauta, mas o parafuso é a primeira vez. Vc vai ter que ser meio ninja para fazer esse trampo e ter tb muita paciência.
    Vc vai pegar uma broca de uns 2.00 mm e furar o centro desse parafuso que quebrou e depois aumentar o diâmetro da broca para 2,2mm ou um pouco maior(não me lembro o diâmetro interno da flauta ) até vc conseguir parafusar outro parafuso(de preferência de aço) no buraco que vc fez no centro dele e puxar com o alicate ou torqueza ou alicate de pressão que é capaz de sair tudo, até a flauta. Se não sair vc vai aumentando e furando até "comer" todo o parafuso e começar de novo com um parafuso forte.
    Observação: A máquina de furar têm que poder regular a velocidade senão vai ser bem mais difícil fazer esse serviço, pois não pode usar velocidade normal, têm que ser mais devagar um pouco, principalmente para começar o furo.
    Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
    Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
    Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
    Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
    Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
    volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

    VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
    Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

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    • #47
      obrigado Maurilio,já fiz isso que vc sugeriu e já liguei o carro, só que eu fiz os furos laterais com 1,5mm, será que é muito para rodar na gasolina ? ainda não sai com o carro.Maurilio, aproveitando seu conhecimento, existe alguma coisa para sanar definitivamente aquela esfera que trava direto dos ejetores das minhas solex 32 ? Mais uma vez obrigado.

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      • #48
        Postado originalmente por Master Vader
        Quando aumentamos o diâmetro de um furo calibrado, seja ele um gicleur ou um tubo emulsificador (flauta), alteramos a vazão máxima do mesmo.

        Aumentando-a teremos uma área de passagem do fluído maior.
        Este comportamento de maior vazão será percebido em todas as rotações (principalmente em baixa e umpouco menos em alta).

        Quando mantemos o diâmetro do furo,e somente o tornamos cônico na parte externa da flauta, alteramos o que chamamos de coeficiente de vazão do orifício, praticamente um rendimento, podendo ser este valor desde 0 Furo entupido HEHEHE, até 100%, furo com perfil de entrada e de saída com contornos fluidodinâmicos. Neste caso o ganho será bem perceptivel em rotações média e principalmente em altas praticamente inexistindo ganho em baixa.
        Só para mostrar um exemplo:
        O venturi é um furo calibrado considerando-se o diâmero da garganta, por exemplo o venturi 24mm original da maioria dos solex 32 a gasolina possui diâmetro de garganta de 24mm.
        Ele possui contorno de entrada e de saída definidos para aumentar ao máximo sua eficiência fluidodinâmica em todas as vazões de ar, ou seja todas as rotações do motor.
        Se isto não fosse necessário, bastaria uma placa no carburador, com um furo de 24mm feito com uma broca na altura do injetor principal (bengalona).

        Este dispositivo de queda de pressão (semelhante ao venturi) chama-se "placa perfurada", e funciona com rendimento bem mais baixo, além de ter vazão variável em relação à velocidade do fluxo de ar, daí não poder ser utilizado em sistema de fluxo variável, principalmente ond queremos alta eficiência do sistema. Somente é usado em sistemas, onde além de queremos gerar uma tomada de vácuo, queremos uma restrição de pressão violenta (maior que no venturi) e restrição de vazão mais eficiente, para carburadores não serve.

        Assim podemos concluir que:

        1) A flauta original dos solex 32 PDSI e 30PIC (s), como tem os furos praticamente cilindricos, possuem diminuição da vazão na mesma em altos fluxos de ar (rotações elvadas ou em motores com comandos e/ou cilindradas maiores).
        2) Ao fazer furos cônicos sem alterar o diâmetro original, mantemos a condição de funcionamento em baixa original, ou seja mantemos o consumo e melhoramos a potência máxima inclusive com outras alterações no motor (comandos, cilindrada, turbo, etc).
        3) Aumentando o diâmetro dos furos, alteramos o comportamento desde baixa rotação até alta, porém não de forma linear, pois em alta ela irá oferecendo uma queda na vazão. Em casos em que a preparação não é tão forte, já é suficiente.
        4) Aumentando os furos e deixando-os cônicos com um diâmetro de broca 50% maior aproximadamente (esta medida não é tão crítica), temos a somatória de ganhos, basta ver as flautas dos webers!!
        5) Nas dicas que eu coloquei dos dois carburadores, fiz os dois procedimentos, cônico no solex 30 e furo passante de maior diâmetro no solex 32...
        6) Daí em diante valerá a criatividade, necessidade e bom senso de cada um... Boa sorte.

        []s,

        Master Vader.
        Já estive pegando muitas dicas aki no forum para preparaçao de um 1600 a gasolina (kit antigo à alcool e cabeçotes gasolina), e acabei optando por usar um comando W100, pois em diversas simulações que fiz esse fim de semana em sua planilha, vi que este comando desenvolve um torque final maior (com carburação sem grandes alterações) e em rotações menores, com um pouco menos de potencia final, o que achei interessante para um uso misto do carro. Agora, quanto à alterações na carburação (dupla solex 32), teria um ganho significativo, com esse comando W100 q é + manso, se for feita essa alteração na flauta? Seria melhor para esse comando, aumentar os furos ou torná-los cônicos?

        Valeu!!
        Last edited by DanielRS; 13-06-2007, 04:24 PM.
        ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

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        • #49
          Postado originalmente por cirao
          obrigado Maurilio,já fiz isso que vc sugeriu e já liguei o carro, só que eu fiz os furos laterais com 1,5mm, será que é muito para rodar na gasolina ? ainda não sai com o carro.Maurilio, aproveitando seu conhecimento, existe alguma coisa para sanar definitivamente aquela esfera que trava direto dos ejetores das minhas solex 32 ? Mais uma vez obrigado.
          De qual esfera vc está falando, das circundadas em amarelo ou as circundadas em azul ? Veja foto anexa.
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          • #50
            Daniel, por ser W100 acho que vc deveria apenas torná-los cônicos a princípio e testar, se sentir que está bom blz, se quiser um pouco mais aumente os furos e sempre deixe os furos cônicos.
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            • #51
              Em Azul, O Baja Só Sai De Fim De Semana E Sempre Trava!!valeu....

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              • #52
                Postado originalmente por maurilio
                Daniel, por ser W100 acho que vc deveria apenas torná-los cônicos a princípio e testar, se sentir que está bom blz, se quiser um pouco mais aumente os furos e sempre deixe os furos cônicos.
                Haaa blz!
                Mas todos os 10 furos devem ser formatados para cônicos ou só aqueles 06 furos centrais, como no desenho do Vader? E deve ser criado aquele furo na base em 1,2mm?
                Outra coisa, sei que essa modificação é para melhorar o desempenho, principalmente em alta, mas se a principio eu montar o motor e deixar a dupla solex completamente original (155 / 110 / 60), ele já terá grande melhora?

                Valeu!!!
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                • #53
                  É para vc conseguir mais giro no motor, um motor mais elástico em que vc poderá acelerar até giros maiores entende-se por isso maior potência em alta rotação e em baixa o comportamento é de carro original. É para o carro ter alguma melhora mas vc precisa estar atento à cor das velas pois a mistura partindo da original que vc cita acima poderá ficar pobre e suas velas com a ponta muito branca(veja anexo) daí vc vai ter que aumentar o principal.
                  Qto aos furos, os originais já são cônicos e os que vc fará futuramente(caso necessário) aumentando-os vão perder esse formato, daí a necessidade de torná-los cônicos novamente.
                  Arquivos Anexos
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                  • #54
                    Postado originalmente por maurilio
                    É para vc conseguir mais giro no motor, um motor mais elástico em que vc poderá acelerar até giros maiores entende-se por isso maior potência em alta rotação e em baixa o comportamento é de carro original. É para o carro ter alguma melhora mas vc precisa estar atento à cor das velas pois a mistura partindo da original que vc cita acima poderá ficar pobre e suas velas com a ponta muito branca(veja anexo) daí vc vai ter que aumentar o principal.
                    Qto aos furos, os originais já são cônicos e os que vc fará futuramente(caso necessário) aumentando-os vão perder esse formato, daí a necessidade de torná-los cônicos novamente.
                    Haa OK!
                    Seria o seguinte então: aumentar os 06 furos centrais já cônicos de 1mm para 1,2mm, e depois fazer suas faces externas cônicas novamente, pelo fato delas se tornarem cilíndricas após abertura. E os outros 04 furos devem ser deixados como estão, e abrir um novo furo de 1,2mm no fundo da flauta. Certo?
                    Existe esse procedimento que descrevi e um outro que seria a mesma coisa desse só q sem fazer os furos cônicos?
                    ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

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                    • #55
                      Isso mesmo, só aumentando os furos já melhora, mas melhora mais deixando-os cônicos.
                      Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
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                      • #56
                        Postado originalmente por maurilio
                        Isso mesmo, só aumentando os furos já melhora, mas melhora mais deixando-os cônicos.
                        OK.
                        Retirei hoje a flauta de um dos carburadores que tenho sucateados para aproveitar peças, e constatei que os furos não são cônicos e sim cilíndricos, como mostra as fotos que postei aki.
                        Apartir dessa que tenho, posso somente tornar seus furos cônicos e fazer + um furo de 1,2mm no fundo certo?
                        O tampão eu sei q pode ser aproveitado após fechar o furo com estanho, mas para retirar a flauta, tive que usar um daqueles parafusos de rosca soberba e fazer muita força, o que acabou fazendo algumas marcas dentro dele, sem chegar aos furos, e danifiquei a parte superior dele. Veja as fotos para ver se ainda são utilizáveis para modificação.

                        Valeu.
                        Arquivos Anexos
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                        • #57
                          Alguns tipos de carburadores podem até ter os furos cilíndricos apenas, mas nada impede de que já tenham sido modificados porque algumas dessas modificações não são segredo de estado. O meu Gol mesmo qdo desmontei,os furos eram todos de 2.00mm(álcool), então só deixei os mesmos cônicos.
                          Quanto aos dessifonadores eu já tinha postado uma alteração nesse tópico do Vader em que eu ao invés de furar no centro(furo calibrado) eu furo ele deslocado para não perder o cálibre, mas se vc encher de estanho e passar uma broca de 1.00mm ele vai ficar na medida original desse dessifonador que está na sua foto. limpe essas rebarbas e solde que da para usar sim.
                          Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
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                          • #58
                            Postado originalmente por maurilio
                            Alguns tipos de carburadores podem até ter os furos cilíndricos apenas, mas nada impede de que já tenham sido modificados porque algumas dessas modificações não são segredo de estado. O meu Gol mesmo qdo desmontei,os furos eram todos de 2.00mm(álcool), então só deixei os mesmos cônicos.
                            Quanto aos dessifonadores eu já tinha postado uma alteração nesse tópico do Vader em que eu ao invés de furar no centro(furo calibrado) eu furo ele deslocado para não perder o cálibre, mas se vc encher de estanho e passar uma broca de 1.00mm ele vai ficar na medida original desse dessifonador que está na sua foto. limpe essas rebarbas e solde que da para usar sim.
                            OK. Mas tenho certeza q esses não foram modificados, pq os furos e aquele pescoçinho que é tão sensível estavam intactos antes da retirada, inclusive tb pq por aki só tem mecânico no maximo 1/2 boca, q num deve nem saber q existe isso..rsrsr.
                            Então posso manter o diâmetro original de 1mm em todos os furos e somente tornar aqueles 06 centrais cônicos (sem abrí-los), e fazer o novo furo em baixo da mesma? E o q fazer com aquele pescoçinho que ficou todo arreganhado? Ou então dê outra sugestão.

                            Valeu!!!!:mrgreen:
                            ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

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                            • #59
                              Se no tutorial do Vader ele fala para fazer o furo de 1.0 mm e o seu já está é só torná-los cônicos e em relação ao pescoçinho da flauta, eleine o resto e lime o local eliminando pedaços quebrados, faça o furo embaixo,limpe bem e monte novamente.
                              Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
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                              • #60
                                Postado originalmente por maurilio
                                Se no tutorial do Vader ele fala para fazer o furo de 1.0 mm e o seu já está é só torná-los cônicos e em relação ao pescoçinho da flauta, eleine o resto e lime o local eliminando pedaços quebrados, faça o furo embaixo,limpe bem e monte novamente.
                                BLZ! Em primeira experiência vou mantê-los em 1mm e só fazê-los cônicos, mas minha dúvida maior o a seguinte, já que não vou abrir o calibre deles, devo tornar cônicos somente os 06 furos centrais ou todos? E o novo furo inferior?
                                ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

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