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Modificação na Flauta do solex 30 PIC

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  • Re: Modificação na Flauta do solex 30 PIC

    Rafaelmarx .
    As vezes nem é só problema de carburador, precisamos saber o que tem de montagem no tu motor, além de ser 1600 de kombi, tipo de ignição, se o veículo de origem era de combustível compativel com o de uso atualmente ...

    Forneça as informações que posso te ajudar, a tabela de calibração original eu posso passar e vc confere, depois retrabalha a flauta e regula novamente, mas antes monta conforme o que especifica a tabela, regula e anda com o carro, depois de acertado vc substitui a flauta recalibrada.

    De onde vc é?


    **Atualiza no teu perfil a localização e assinatura.**
    Anor Mecânico

    Reparação Automotiva
    Instalação de Acessórios
    Personalização de Motores
    Adaptação de Equipamentos
    Especializado em Antigos e VW ar

    Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
    e-mail: anor-mecanico@outlook.com

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    • Re: Modificação na Flauta do solex 30 PIC

      [QUOTE=Anor;162626]O tubo misturador só influencia em rotações medias e altas, na marcha lenta tem de verificar o gargulante respectivo.
      Nesse caso vc mexeu no lugar errado.
      Qual a calibragem que está no carburador do teu carro?
      Confere a regulagem da mistura de marcha lenta, o sintoma que vc está passando é de mistura muito pobre em marcha lenta.
      Vc sabe como regular?[QUOTE=Anor;162626]


      Camarada, nao sei como regular a mistura não, mas eu dou uma olhada se tem algum tutorial a respeito, outra coisa quais soa as peças que eu tenho de comprar para deixar o carbura na configuração original dele? tem uma casa de carburador aqui perto de casa, mas se eu nao pedir cada peça eles nao dizem "vc vai precisar dessa tbm na hora de montar rsrsr" So pra informar, meu fusca ta rodando na gasolina, mas o motor da kombi eu puxei no sistema e rodava a alcool e gnv, e o meu fusca era a alcool.
      Desde ja te agradeço
      Vlw

      José Junior Schülter
      jr.anitapolis@gmail.com

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      • Re: Modificação na Flauta do solex 30 PIC

        Humm, entendi ...
        em resumo, vc vai precisar de colocar o gicle principal, o tubo misturador e a marcha lenta, conforme a tabela que te mandei, mas o principal, vc pode aumentar mais 5 pontos pelo motivo de o motor ser taxado para etanol, a regulagem de marcha lenta, conforme o Tonella explica https://www.youtube.com/watch?v=byaE6zHU8as (este é da regulagem), vc olha o tutorial todo que vc vai conseguir identificar onde e como substituir os componentes.

        Com a tabela que mandei, vc anota as medidas dos componentes, e pode sim ir na loja de peças que vc disse com a relação das medidas e o balconista só vai te fornecer o que vc pedir.
        Anor Mecânico

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        • Re: Modificação na Flauta do solex 30 PIC

          eu estava com um problema parecido com a dos amigos na minha brasa,frio ela falhava,pra arrancar em morros tinha q ir acelerando pq senao morria,dai coloquei o tubo injetor de 70,parou a falhaçao,anteriormente tinho o 55.melhorou 100%

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          • Re: Modificação na Flauta do solex 30 PIC

            Muito obrigado pela ajuda, amanha vou comprar as peças e vou" brincar" no sabado e depois conto se deu certo.
            Abç

            José Junior Schülter
            jr.anitapolis@gmail.com

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            • Re: Modificação na Flauta do solex 30 PIC

              Ola Anor, seguinte, meu motor tem marcação pbx0099 pelo que procurei no google, parece que meu motor era originalmente para alcool e dois carburadores, só que esse motor nunca sentiu 2 carburador. o primeiro dono do fusca por volta de 1990 comprou esse motor 0km na concessionaria. e montou com o h30 pic, e falei com o filho dele a uns tempos atras que é mecanico e me falou que o comando de valvulas é melhorado, não é original. mas isso tudo com coisas dos anos 90 rsrs.
              o Fusca agora esta com principal 125, flauta 135, bengalinha 55, lenta 60. Ignição eletronica Hall e bobina de gol MI, cabo de velas original do fusca, esta usando belas bp5hs, ainda tenho duvidas se devo usar belas rosca curta ou longa.
              Eu sou muito fraco de mais deltalhes e como regular, tudo que aprendi até agora foi com esse meu fusca, meu primeiro carro por sinal

              Para regular o carburador tento usar os videos do tonella, mas nao tenho muito exito, só no ouvido nao to conseguindo achar a rotação de 900rpm, to agoniado pra instalar um conta giros pra me auxiliar.

              Abraço. Vamos falar por e-mail?
              Fusca 1975 Bege
              Motor Tork 1600 com Carburador Solex H30 PIC

              Contato: rafaelmarx89@gmail.com

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              • Re: Modificação na Flauta do solex 30 PIC

                Sou novato aqui, mas já li muita coisa. Prá ser sincero, um dos tópicos mais interessantes foi esse, pois apesar da simplicidade, trata de conhecimento profundo, por isso vou tentar desenterrar ele.
                Viajando na conicidade dos furos da flauta, me veio uma questão que acredito ser até melhora do procedimento. O que imaginei foi que se após dar a conicidade nos furos da flauta, eu lixasse com lixa 600 as arestas externas dos cones, arredondando as mesmas. É trabalho fácil e rápido pois o material é muito macio, mas delicado pela pequena dimensão. Penso que aumentaria a depressão nos furos, mesmo que pouquinho, aumentando ainda mais a capacidade do poço de mistura.
                Esse assunto me interessa enormemente, pois daqui um tempo vou mexer no motor do meu Fuscão. É carro original, careta, e ao menos no aspecto vou manter exatamente como está. A intenção é montar um virabrequim de 74mm, com kit original, ou no máximo retificar os meus cilindros para 0,50. A taxa será a que a medida do virabrequim e dos cilindros me derem, algo entre 7,65 e 7,81:1, pois não pretendo fazer nenhum trabalho nos cabeçotes. O comando pretendido é um W100, ou um 266º mais manso, por causa limitações que tenho no projeto. Mas a pretensão mesmo é o W100. Não pretendo mais nenhuma modificação, nem no motor e nem no carro, só capricho, como balanceamento e brunimento fino.
                Ai vem a limitação (também chamada de crime, sacrilégio, burrice, e vai por ai), que é a aparência exatamente original, e isso inclui manter o 30PIC no lugar dele. Sei que ele é limitador do que o motor poderia dar, mas acredito que dará o que pretendo para ele. E nisso toda melhoria o 30PIC e bem vinda.
                Viajando mais nos cones da flauta, imaginei um polimento interno no 30PIC. Coisa barata, feita em casa mesmo, como é a genealidade de se fazer cones nos furos da flauta. Apesar da dificuldade, e do tamanho do dedo, poderia até ser retirado um pouquinho de material do venturi, aumentando o seu diâmetro em 0,5, até 1mm. Mas essa fuxicação é coisa empírica, pois nunca nem ouvi falar disso, e o risco de sambar o carburador mudando o perfil do venturi é grande. Imaginei também a abertura da borboleta para uma de diâmetro maior.
                As viagens são várias num carburadorzinho tão pequenininho. Mas a vontade de fazer o motor do Fuscão dar algo de 15% a mais de potência, e principalmente algo em torno de 20% a mais de torque é grande.

                Last edited by WalterJunior; 12-05-2016, 04:33 PM.
                Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                www.waltergjunior.com

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                • Re: Modificação na Flauta do solex 30 PIC

                  Bem vindo hehe!

                  Mano! O motor vai virar um 1.700 cc! Alguma coisa assim! :P

                  Então, motorzinho legal e tal. Vai investir quase 2000 reais no virabrequim.. pra rodar com solex 30 central, mesmo que mexido?! Não compensa, não é viável, custo x benefício desta montagem é péssimo!

                  Hoje em dia um 1600 comum, apenas com um leve talento nos cabeçotes, uma dupla 32 em ÓTIMO estado, um escape 4x1 dimensionado (Silenautto ou UE Master), um comando de KOMBI ou no máximo um W100, volante aliviado (peso final 6 kg) e uma ignição eletrônica com curva de avanço trabalhada.. já dá pra brincar sem gastar muito!

                  Pega esses quase 2000 reais do vira e gasta na dupla 32 + escape + comando. Os cabeçotes você trabalha em casa! É fácil!

                  Se não curtir mexer com dupla carburação, vai de weber central e boa!

                  O lance das flautas é plausível. Mas para uso com este motor pretendido, não rola!

                  Abração!

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                  • Re: Modificação na Flauta do solex 30 PIC

                    Sei que o 1600 bem trabalhado vai dar mais que essa configuração que pretendo. Não tenho nem cisma e muito menos medo das duplas. Minha Kombi 90 tem duplas originais, e mexo nelas sem susto. Na última regulada que dei nela, deu 8,97 Km/l, trabalhando em Belo Horizonte. Ela tem um tanto de cacuete como qualquer carro velho, mas os assuntos dela ficam prá outra oportunidade.
                    Mas o problema do meu carro, do Fuscão não é esse que você colocou. Ele vai ficar com o 30PIC, pois não é intenção alguma, como já disse, mexer na aparência em nada do carro. Nem interna no cofre do motor, nem nada. O que estou me permitindo em interferências na aparência do motor é um filtro de óleo by pass do lado direito na parede corta-fogo, mesmo assim é só ideia, e mesmo assim um filtro totalmente preto, pretendendo passar o máximo despercebido. Mas essa história do filtro, apesar de ser uma das melhores coisas que poderei fazer no motor, conta com muita resistência minha.
                    O investimento no virabrequim não é isso tudo. Tenho que debitar o valor de um virabrequim novo, então vou gastar à mais aproximadamente a metade do valor do virabrequim de 74mm. O comando da Kombi, o 2AG já tenho montado no meu carro, ou acredito que tenho, baseado no comportamento dele. Esse comportamento era mais visível quando troquei o motor original, que batia tudo depois de 16 anos de uso, pois com tempo a gente vai se acostumando, esquecendo como era o outro motor mesmo quando novo.
                    O incremento no comando seria um 266º(mais ou menos um P3), que seria mais conservador devido ao 30PIC, ou um 276º (W100), esse último é da minha preferência.
                    Sei que acho 1002 razões para retirar o 30PIC e colocar qualquer outra coisa que alimente melhor o motor. Mas acredito que o 30PIC me dará problemas somente acima de 4500 rpm, rotação que não é a intenção de se chegar à miúde. O objetivo principal é mais torque, e ganho um tantinho de potência de lambuja.
                    O projeto é assim, com as limitações que me impus. Fazer isso funcionar bem, da melhor maneira e do jeito que quero, fica tão desafiador quanto tirar o máximo de potência de qualquer motor. O que eu quero para o motor eu já sei, ou já tenho quase definido, me mantendo aberto à sugestões. O que falta agora é aprender como vou fazer isso. E tem muito à aprender.

                    PS: Ah ! Ia me esquecendo. A ignição do Fuscão é quase original, com platinado e avanço no distribuidor somente à vácuo. Me dou bem com o avanço dele, gosto de como reage. Adoro o platinado dele, gosto muito do cutucou, pegou, que só o platinado dá. O que tem de diferente na ignição é só uma bobina Bosch K, a azul, e um módulo assistido, que estudei bastante até fazer e acertar ele. Até incrementei no circuito alguns artifícios eletrônicos que compensam a flutuação do platinado. O resultado é que o platinado já está com 43.000 Km rodados, e eu nem lembro dele. E a centelha que proporciona já deu até susto no meu mecânico quando foi colocar o motor no ponto. Ele esperava um foguinho, e assustou com o estalo. Mas esse papo também é prá outro tópico. O objetivo nesse tópico é tirar o máximo que um 30PIC possa dar. Ensinamentos do Master já temos, com a genial escariada nos furinhos da flauta. Estou divagando é querendo ir além, sem ter que partir para ensaio e erro, pois dinheiro prá consertar erro é o que menos tenho.
                    Last edited by WalterJunior; 12-05-2016, 10:36 PM.
                    Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                    Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                    www.waltergjunior.com

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                    • Re: Modificação na Flauta do solex 30 PIC

                      Nem tinha visto que era de BH! Semana que vem estou indo morar em Sabará! :P

                      Como é este filtro de óleo bypass que você comentou?

                      Abraço!

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                      • Re: Modificação na Flauta do solex 30 PIC

                        Postado originalmente por Delriobr Ver Post
                        Nem tinha visto que era de BH! Semana que vem estou indo morar em Sabará! :P

                        Como é este filtro de óleo bypass que você comentou?

                        Abraço!
                        A Vila Real de Vossa Majestade de Sabarabuçu é lugar de primeira. Beber água no Kaquende é viciante. Costumo até pegar meu menino de 5 anos no colo, e banhar ele no chafariz. Minha menina já tem 8, e minha coluna véia num aguenta o tranco. Estive lá há um mês, mês e meio, passeando de Rural. Almocei em Morro Vermelho, fui e voltei por Sabará. Uma coisa que quase ninguém sabe é que Belo Horizonte foi contruída em cima do Arraial do Curral Del Rey. Mas à qual município pertencia esse arraial ? Pertencia à Sabará.
                        Esse filtro é o mesmo usado nas Porche 356. A Fram é quem fabricava, e colocou muitos deles no mercado americano durante e após a guerra, prá tudo que é carro. Na época a indústria não conseguia suprir o mercado com carros novos e dar durabilidade aos existentes era necessidade.
                        Achei um no ML http://produto.mercadolivre.com.br/M...sche-unico-_JM. Baratinho, né ? Mas no mercado americano se acha isso novo, mas num é tão barato. Olha mais ai: https://www.flat4.co.jp/english/dtail-eg.html , https://www.cbperformance.com/Produc...oductCode=1699 . Faça uma busca por filtro de óleo de Porche 356 que verá. Ah ! Esse filtro trabalha no máximo com uma bomba de óleo de 26mm. Uma maior deve arrumar uma vazação desvairada na tampa. Na página da CB Performance eles citam isso.
                        Mas vão deixar esse papo prá outro tópico. Vão deixar esse tópico só prá modificação no 30PIC. Apesar de eu gostar muito de uma prosa, pois falar só, e somente só, de virabrequins, tubos de emulsão, distribuidores enche a paciência. E o resto também...
                        Last edited by WalterJunior; 12-05-2016, 10:57 PM.
                        Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                        Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                        www.waltergjunior.com

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                        • Re: Modificação na Flauta do solex 30 PIC

                          Hehehe! Isso ae!

                          Ficava no kaquende direto! Minha avó mora ali perto. Depois da esquina da rua da antiga prisão! Na rua da biblioteca! E já morei na rua em frente ao supermercado BH ali em cima do kaquende (Rua Santa Clara)! Eita mundo pequeno!

                          Coisa fina o filtro heim! Uma capelinha de 1200, este kit e uma duplinha.. hum! :P

                          Abração!

                          Comment


                          • Re: Modificação na Flauta do solex 30 PIC

                            Amigo! Um 1600 com comando torque e dupla 32 já atende o que você quer heim... pense bem hehe!

                            Dê uma olhada:

                            https://sportsystem.com.br/oscommerc...upgqvm09pfogb3

                            http://brasil.fuscanet.com/virabrequ...nos-p-746.html


                            Com esse dinheiro praticamente você faz o motor todo (com sua mão de obra)! Fica de 2000 a 3000 com mão de obra.

                            Abraço!

                            Comment


                            • Postado originalmente por Master Vader Ver Post
                              Da mesma forma que no solex 32, podemos alterar ligeiramente o solex H30 PIC com venturi de 24mm ( o original do 1500, 1600 e primeiros 1300), possibilitando o uso até de um W110.
                              Para isto não adianta somente o aumento dos gicleurs, mas também o aumento de capacidade do "poço de mistura", com a alteração da flauta (caneta ou tubo emulsionador).

                              A receita consiste em altera seus furos laterias tornando-os cônicos de modo a melhorar seus coeficiente de orifício (basicamente rendimento volumétrico).
                              Desta forma em alta o carburador permitirá que o motor trabalhe sem falta, engasgos e corte de potência.

                              Não chega a ficar igual aos dois solex 32 originais, mas chega perto!!

                              Importante!!!!
                              Para deixar os furos cônicos utilize uma broca de 1,6mm ou 1/16 pol e com a mão mesmo gire-a nos furos formando um cone. É importante que os furos não devem ser transpassados, portanto su diâmetro continuará o original.

                              []s,

                              Master Vader.

                              Basta segir o desenho
                              Boa noite amigo!
                              Comprei um 1500 1970 e veio com um carburador brosol novo, o carro está bom de lenta mas em alta gasta e parece q se arrasta! A configuração do carburador é 70 de lenta(elétrica) flauta 125, injetor 50 e principal de 120! Fazendo cônico os furos da flauta eu vou melhorar a alta do meu carro! Muito obrigado pela ajuda!

                              Comment


                              • Postado originalmente por Master Vader Ver Post
                                Da mesma forma que no solex 32, podemos alterar ligeiramente o solex H30 PIC com venturi de 24mm ( o original do 1500, 1600 e primeiros 1300), possibilitando o uso até de um W110.
                                Para isto não adianta somente o aumento dos gicleurs, mas também o aumento de capacidade do "poço de mistura", com a alteração da flauta (caneta ou tubo emulsionador).

                                A receita consiste em altera seus furos laterias tornando-os cônicos de modo a melhorar seus coeficiente de orifício (basicamente rendimento volumétrico).
                                Desta forma em alta o carburador permitirá que o motor trabalhe sem falta, engasgos e corte de potência.

                                Não chega a ficar igual aos dois solex 32 originais, mas chega perto!!

                                Importante!!!!
                                Para deixar os furos cônicos utilize uma broca de 1,6mm ou 1/16 pol e com a mão mesmo gire-a nos furos formando um cone. É importante que os furos não devem ser transpassados, portanto su diâmetro continuará o original.

                                []s,

                                Master Vader.

                                Basta segir o desenho
                                Boa noite amigo!
                                Comprei um 1500 1970 e veio com um carburador brosol novo, o carro está bom de lenta mas em alta gasta e parece q se arrasta! A configuração do carburador é 70 de lenta(elétrica) flauta 125, injetor 50 e principal de 120! Fazendo cônico os furos da flauta eu vou melhorar a alta do meu carro! Muito obrigado pela ajuda!

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