Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

    Postado originalmente por fernando ferro
    essa parada de indutivo, hall etc ta me confundindo a cabeça.

    outro troço que tambem influencia, segundo minhas pesquias e a corrente alternada ou contínua.

    Puts tô emcabulado com essa bobina do gol Mi.

    Agora quero realmente desvendar este mistério e o rela funcionamento da mesma.
    Eu também. Já comprei a bobina, a tampa do distribuidor, cabos de velas modernos (encaixes compatíveis com a bobina e com a tampa). Estou propenso a achar que entrei bem...

    Comment


    • #17
      Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

      Se não estou enganado nos primeiros 1300 a alcool e nos opalas usavam-se esta resistencia ...
      Abrços
      Luby
      http://pumaslubisomem.blogspot.com/

      Rio de Janeiro - RJ

      Comment


      • #18
        Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

        Postado originalmente por lubisomem01
        Se não estou enganado nos primeiros 1300 a alcool e nos opalas usavam-se esta resistencia ...
        tudo bem. ja cheguei a um consenso quanto a resistencia, ela dimui a corrente que vem do alternador mas a bobina do gol Mi trabalha em 12v . Porém segundo relatos a bobina oferece diferentes performances se a corrente for alternada ou continua. ainda estou pesquisando e logo chego a uma conclusão quanto ao bom funcionamento desta bobina em nossos vw.
        Last edited by fernando ferro; 17-01-2010, 07:42 PM.

        Comment


        • #19
          Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

          achei isso na net, funcionamento de uma cdi, só pra alimentar um pouco o tópico de pois vou analisar tudo com calma, enquanto não aparece alguem com conhecimento tecnico no assunto.


          Indústria e Comércio de Produtos Eletrônicos LTDA.
          CDI capacitor discharge ignition: ignição por descarga capacitiva. Embora complexo, o funcionamento da ignição CDI pode ser facilmente explicado e ilustrado.
          A tensão gerada pelo conjunto magneto e estator (onda superior), carrega o capacitor. Logo após a bobina sensora (pick-up) aciona a "chave" do cdi fechando o circuito e provocando a passagem da corrente pela bobina de alta tensão (bobina de ignição / bobina de faísca) que transforma a tensão descarregada pelo capacitor em alta tensão provocando a faísca na vela

          Comment


          • #20
            Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

            Postado originalmente por maccouto
            Mas pelo texto do 4x4, nem em sistema hall ou indutivo funciona. E aí? Pelo visto só na Kombi injetada...
            Olá maccouto,

            O sistema HALL é muito diferente do sistem de ignição eletronica comum, ele é bem mais apurado e com uma programação mais eficiente, pois a injeção eletronica exige isso.

            Mas vc consegue instalar um sistema HALL de distribuidor e modulo sem a injeção eletronica. Já ví instalado.
            Ricardo Zampolli
            Fusca - Ano 1965
            Motor 1300
            Pertronix Ignitor I
            São Paulo - SP

            Comment


            • #21
              Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

              Pessoal,

              Achei este material na Internet e compilei em um unico arquivo.

              Espero que ajude.
              Arquivos Anexos
              Ricardo Zampolli
              Fusca - Ano 1965
              Motor 1300
              Pertronix Ignitor I
              São Paulo - SP

              Comment


              • #22
                Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                Postado originalmente por Zampollir
                Pessoal,

                Achei este material na Internet e compilei em um unico arquivo.

                Espero que ajude.
                Foi uma boa voce postar esta apostila, eu tenho ela no meu Pc e tinha esquecido de postar.

                Mas veja só, segundo o nosso estimado Tonella o uso da Bobina do gol Mi em fusca com platinado não é recomendado mesmo com o uso do Módulo que ele vende. Segundo ele ela superaquece e precisa de uma resistencia ligada no positivo antes da bobina diminuindo os 12v para cerca de 8v a 9v.

                POis bem, nessa apostila bem no final o cara que escreveu deixa bem claro que as bobinas plasticas (do gol Mi) não utilizam resistencia pois são aliamantadas em 12v


                Como sou leigo no assunto de aletrica, mas porém sou inteligente o suficiente para estudar e entender este tipo de assunto, e devido a isso estou disconfiado do real eficácia desta bobina.

                Pense comigo:

                Na apostila diz que a bobina não necessita de resistencia.

                No F4E e em em outros forums como dos opaleiros entre outros, não recomendam o uso desta bobina sem a resistencia, inclusive o tonella.

                Colocando a resistencia, ela vai trabalhar em 8v a 9v o que já não é a alimentação adequada pra seu melhor funcionamento o 100% de performance.

                Conclusão:

                não acredito ainda que a bobina Mi + a Resistencia + Modulo Tonella seje melhor que uma bobina KW BOSCH.

                OU que ela ofereça estraordinária diferença quanto a faísca quando colocada no lugar da bobina original.


                LEMBRANDO:

                isso em ignição a platinado.

                vamos discutir mais.

                Acho ainda que o Problema é aquela tal de corrente ALternada E contínua.

                não sei o pesquisando

                Comment


                • #23
                  Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                  Não li o topico inteiro pois estou meio atrasado já...

                  eu tive problemas, tanto que abandonei o sistema...

                  como vi na resposta dele... minha bubina superaquecia com muita facilidade... fiquei apé em situaçoes q me prehudicaram muito (tipo entrevista de emprego)

                  achei que o problema era a bubina mais ela rodou por mais de 6 meses emprestada pra um amigo meu ja e ate agora nada de problemas...

                  sei lah dpois dessa minha opinião é... ou é ignição, ou é platinado mesmo...

                  abraços

                  Comment


                  • #24
                    Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                    Postado originalmente por Diegão
                    Não li o topico inteiro pois estou meio atrasado já...

                    eu tive problemas, tanto que abandonei o sistema...

                    como vi na resposta dele... minha bubina superaquecia com muita facilidade... fiquei apé em situaçoes q me prehudicaram muito (tipo entrevista de emprego)

                    achei que o problema era a bubina mais ela rodou por mais de 6 meses emprestada pra um amigo meu ja e ate agora nada de problemas...

                    sei lah dpois dessa minha opinião é... ou é ignição, ou é platinado mesmo...

                    abraços

                    Pra esclarecer pra Voce Digão e pra Gaelra que tá lendo o tÓpico.

                    Pedi a opinião do Digão pois vi a foto do motor dele num outro tópico e notei que ele usava, bobina Mi + modulo Tonella.

                    Como vocês viram mais um que teve problemas com a Bobina.


                    Já aproveitando, notei duas informações em tópicos antigos aqui do F4E se naão me engano de 2006, que é o seguinte.

                    Gotaria até que os colegas pesquisassem pra que este tópico se encerre o quanto antes.

                    questão levantada:

                    CITAÇÃO DE OUTRO TÓPICO:

                    bobinas de boa qualidade, nacional a partir da bobina de gol MI, a vida util das velas é mto aumentada assim como da bobina tbm. Isso é só um pouco do que entendi lendo o site do fabricante de modulos amplificadores... mas tem mto mais por tras disso que prova q a bobina é um mero transformador e quem manda realmente é o modulo.

                    Então será que a distancia (abertura) do platinado não está influenciando diretamente no tempo que se carrega a bobina Mi?

                    é uma questão que estou levantando.

                    vamos pesquisar....
                    Last edited by fernando ferro; 08-01-2010, 05:13 PM.

                    Comment


                    • #25
                      Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                      Srs,

                      As explicações do Forum 4x4 (post 1) http://www.fusca4ever.com.br/showpos...10&postcount=1

                      e do Tonela (post 10)
                      http://www.fusca4ever.com.br/showpos...4&postcount=10

                      são claras.

                      Se o tempo de indução (tempo de carga ou tempo que a bobina fica ligada) for muito grande, a bobina tenderá a superaquecer. É algo parecido com deixar a ignição ligada com o motor sem funcionar em sistemas que não cortam a alimentação para a bobina se esta situação permanecer muito tempo (sistemas sem CCR - corte de corrente em repouso).

                      O tempo de indução necessário para uma bobina plástica é bem menor que para uma bobina asfáltica, por isso as plásticas podem produzir mais "faiscas por minuto" que as asfálticas. Quem controla esse tempo são os seus respectivos módulos de comando (ou o platinado nos sistemas com esse dispositivo).

                      Se colocarmos uma bobina plástica num sistema projetado para controlar uma asfática, o tempo de indução será muito grande para ela e haverá superaquecimento da bobina (plástica).

                      Pode-se tentar compensar isso diminuindo a corrente de indução pela colocação de um resistor no circuito (troca do módulo de comando, do distribuidor etc), mas será que vale a pena? As bobinas comuns (asfálticas) não dão conta do recado e sem problemas?

                      Observemos bem as pag. 15 e 16 da apostila anexada pelo Zampollir no post nº 21, e calculemos a rotação máxima de um motor 4 cilindros que as bobinas comuns podem suprir.

                      Comment


                      • #26
                        Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                        Postado originalmente por ricardo groetaers
                        Srs,

                        As explicações do Forum 4x4 (post 1) http://www.fusca4ever.com.br/showpos...10&postcount=1

                        e do Tonela (post 10)
                        http://www.fusca4ever.com.br/showpos...4&postcount=10

                        são claras.

                        Se o tempo de indução (tempo de carga ou tempo que a bobina fica ligada) for muito grande, a bobina tenderá a superaquecer. É algo parecido com deixar a ignição ligada com o motor sem funcionar em sistemas que não cortam a alimentação para a bobina se esta situação permanecer muito tempo (sistemas sem CCR - corte de corrente em repouso).

                        O tempo de indução necessário para uma bobina plástica é bem menor que para uma bobina asfáltica, por isso as plásticas podem produzir mais "faiscas por minuto" que as asfálticas. Quem controla esse tempo são os seus respectivos módulos de comando (ou o platinado nos sistemas com esse dispositivo).

                        Se colocarmos uma bobina plástica num sistema projetado para controlar uma asfática, o tempo de indução será muito grande para ela e haverá superaquecimento da bobina (plástica).

                        Pode-se tentar compensar isso diminuindo a corrente de indução pela colocação de um resistor no circuito (troca do módulo de comando, do distribuidor etc), mas será que vale a pena? As bobinas comuns (asfálticas) não dão conta do recado e sem problemas?

                        Observemos bem as pag. 15 e 16 da apostila anexada pelo Zampollir no post nº 21, e calculemos a rotação máxima de um motor 4 cilindros que as bobinas comuns podem suprir.
                        mas ricardo quem controla o tempo de carga da bobina não é o platinado?

                        o tempo que ele permanece fechado é o tempo que está carregando a bobina certo?

                        existe como diminuir este tempo de carga, através do platinado??

                        Comment


                        • #27
                          Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                          olá galera.

                          acho que estou achando o caminho das pedras !!!

                          aqui esta um post de um cara do forum dos opaleiros.

                          citação:



                          Usando termos praticos para entender o funcionameent da BOBINA,
                          1)-A FAISCA se da´devido uma força na NATUREZA chamada de força contra-eletromotriz.
                          2)- Esta força e´porporcional a RAZAO MULTIPLICADORA da bobina e a tensao aplicada a ela.
                          2)- Ela "aparece" apos que desligamos a "ALIMENTAÇÂO" na BOBINA.
                          3)- Desta forma ela sera tanto maior, quanto maior for esta FORÇA força contra-eletromotriz.
                          4)- A força contra-eletromotriz sera maxima quando o bobina estiver em saturação, ou seja quando a corrente de alimentacao da bobina se estabilizar por 0,5 milisegundos.

                          Fatores que prejudica o funcionamento da bobina
                          1)- tempo de carga inferior ao tempo de saturação.
                          2)- excesso de temperatura, a bobina perde ate 40% de sua eficiencia a 110ºC ( pode ser por exposição a fontes de calor, ou por excesso de tempo de carga)



                          Para a adaptação na ignição convencional do OPALA e tendo estes conceitos em mente poderemos analisar a bobina MI(tempo de carga 3,6mseg)
                          1)-TEMPERATURA POR TEMPERATURA;
                          Como nossa ignição nao tem controle de tempo de carga (max 3,60mseg). Há o trabalha constantemente em saturação .
                          2)-TEMPO DE CARGA; tempo MINIMO, (padrao caracteristico de 3,6mseg)
                          motor 4cil----Limite de eficiencia a 8250 RPM
                          motor 6cil----Limite de eficiencia a 5500 RPM
                          motor 4cil----Limite de eficiencia a 4125 RPM
                          Deacordo com tabela referencia um OPALA 6cil acima de 5500RPM ja nao estara com a eficiencia nominal



                          RESUMO
                          a Bobina apesenta seu valor nominal superior ao bobina asfaltica,
                          porem tende a perder eficiencia rapidamente devido ao escesso de trabalho em saturacao .
                          e para os que viram acima de 5500RPM ela deixa de ser
                          a mais indicada.


                          Pois bem, então a bobina do gol mi tem tempo de carga de 3,60 milisegundos.

                          então a bobina superaquece, por exesso de carga.

                          então meus caros colegas, agente tem que achar um jeito de saber qual é o tempo de carga que os fusca c/ platinado tem.

                          Agora não sei o que controla esse tempo de carga, nos fuscas só com platinado acho que é proprio platinado.

                          agora quem tem, I.E.A, ai já é assunto pro tonella.

                          vou madar um e-mail pra ele e posto aqui.

                          mas já vão pesuisando ai !!!

                          abraço
                          Last edited by fernando ferro; 07-01-2010, 02:52 PM.

                          Comment


                          • #28
                            Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                            o cara manja.

                            esta aqui a resposta.

                            citação:

                            a MI e´superior comparada a ORIGINAl!
                            1)- menor tempo de carga,
                            2)- maior potencia
                            POrem apenas se utilizada com a UNIDADE DE CONTROLE DE IGNIÇÂO,
                            (KOMBI, linha AP-VW >>94...)

                            Se simplesmente utilizada direta na adapatracao da ignicao original,
                            Ela perde toda sua vantagem conforme o tempo em trabalho em saturacao


                            Então é o seguinte, quem comprou essa Bobina e não teve sucesso, é por que ela não funciona adatado ao sistema original do fusca, SOMENTE COM O MóDULO DE CONTROLE (IGNIÇÃO ELETRONICA) ela vai funcionar direito.

                            bom, resta ainda se o módulo do tonella, controla alguma coisa na ignição mas to achando que só faz um desvio de corrente, pra que o platinado não se desgaste.

                            mas to esperando ele responder.

                            abraço.

                            Comment


                            • #29
                              Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                              ainda não obtive resposta do tonella.

                              bom hoje anoite vou pensar num modo de diminuir o tempo de carga, através da abertura do platinado, não sei se isso vai dar mas vou pensar, pensei tambem no formato do eixo que ocila o platinado.

                              mas anoite vou pensar.


                              Bom caso eu não chegue a uma solução mais barata.

                              tem uma outra saida.

                              deem uma olhada.

                              distribuição eletronica, sem eliminar o distribuidor e o platinado.

                              ai compra o modulo que vai controlar o tempo de carga e pronto.

                              passa a régua. rsrsrs

                              é uma saída !!!
                              Arquivos Anexos

                              Comment


                              • #30
                                Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                                aqui esta a resposta do Tonella

                                pergunta:

                                Desculpe-me por tomar seu tempo mais uma vez Tonella.

                                Bom lá no fórum depois de loga discução e pesquisa sobre a bobina do gol Mi, descobrimos que a mesma tem tempo de carga de 3,60 milisegundos.

                                E já que você fabrica módulos, entende muito sobre isto,

                                Chegamos a um consenso, que a bobina superaquece devido a saturação (tempo de carga maior ou seja excedido).

                                Uma saída seria trocar o sistema de ignição por um eletronico, ai teriamos um módulo que controlaria este tempo.

                                mas isso seria muito caro.

                                Você mencionou que quem controla o tempo de carga seria o platinado 50% fechado 50% aberto.

                                não tem como regular isso pra 30% fechado e 70% aberto ??

                                isso alteraria o tempo de carg, correto?

                                dá uma força pra gente, pois teve muitos que fritaram a bobina por falta de conhecimento, e eu não quero fritar a minha.

                                abraço


                                resposta:

                                fernando,
                                a forma mais facil de fazer isso é aumentando a folga do platinado, com isso a porcentagem ligado- desligado se altera.
                                teoricamente, com essa modificação, voce terá um menor aquecimento da bobina. Na pratica, um resultado inferior a uma bobina KW da Bosch, que terá um rendimento superior com confiabilidade.
                                para testes use uma folga maior, tiipo 0,70mm e me conte o resultado!

                                um abraço
                                mtonella



                                bom pelo menos com essas informação agente num derrete a bobina.

                                abraços

                                Comment

                                Working...
                                X