Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #61
    Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

    Postado originalmente por Guga Pedrosa
    Fernando, hoje fiz o teste que você surgeriu (acho que era em outro tópico) para checar a temperatura da bobina após 3 minutos de funcionamento.
    A minha bobina Mi estava com a temperatura normal. Isso por que eu uso a pré-resistência.
    Diante disso, será que eu posso andar tranquilo, sem medo que a bobina me deixe na mão?
    Sei que a potência dela é reduzida pelo uso da resistência e tal... mas será que dá para continuar usando assim??
    ...
    Last edited by fernando ferro; 18-02-2010, 08:08 AM.

    Comment


    • #62
      Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

      Postado originalmente por Guga Pedrosa
      Fernando, hoje fiz o teste que você surgeriu (acho que era em outro tópico) para checar a temperatura da bobina após 3 minutos de funcionamento.
      A minha bobina Mi estava com a temperatura normal. Isso por que eu uso a pré-resistência.
      Diante disso, será que eu posso andar tranquilo, sem medo que a bobina me deixe na mão?
      Sei que a potência dela é reduzida pelo uso da resistência e tal... mas será que dá para continuar usando assim??
      ...
      Last edited by fernando ferro; 18-02-2010, 08:08 AM.

      Comment


      • #63
        Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

        Postado originalmente por Guga Pedrosa
        Fernando, hoje fiz o teste que você surgeriu (acho que era em outro tópico) para checar a temperatura da bobina após 3 minutos de funcionamento.
        A minha bobina Mi estava com a temperatura normal. Isso por que eu uso a pré-resistência.
        Diante disso, será que eu posso andar tranquilo, sem medo que a bobina me deixe na mão?
        Sei que a potência dela é reduzida pelo uso da resistência e tal... mas será que dá para continuar usando assim??
        ...
        Last edited by fernando ferro; 18-02-2010, 08:07 AM.

        Comment


        • #64
          Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

          Postado originalmente por Guga Pedrosa
          Fernando, hoje fiz o teste que você surgeriu (acho que era em outro tópico) para checar a temperatura da bobina após 3 minutos de funcionamento.
          A minha bobina Mi estava com a temperatura normal. Isso por que eu uso a pré-resistência.
          Diante disso, será que eu posso andar tranquilo, sem medo que a bobina me deixe na mão?
          Sei que a potência dela é reduzida pelo uso da resistência e tal... mas será que dá para continuar usando assim??
          ...
          Last edited by fernando ferro; 18-02-2010, 08:07 AM.

          Comment


          • #65
            Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

            Postado originalmente por Guga Pedrosa
            Fernando, hoje fiz o teste que você surgeriu (acho que era em outro tópico) para checar a temperatura da bobina após 3 minutos de funcionamento.
            A minha bobina Mi estava com a temperatura normal. Isso por que eu uso a pré-resistência.
            Diante disso, será que eu posso andar tranquilo, sem medo que a bobina me deixe na mão?
            Sei que a potência dela é reduzida pelo uso da resistência e tal... mas será que dá para continuar usando assim??
            tive problemas ao postar a resposta como podem ver acima. DESPREZEM

            Guga, tudo bem...

            Bom é de se esperar que a bobina esquente menos quando tiver uma resistencia em serie no primário.
            Agora o que vc quis dizer com "temperatura normal" ela ficou morna ou fria?

            Se ficou morna ja esta em mal funcionamento, se ficou fria ela vai aguentar muito tempo sem problemas.

            Mas atenção, quando se usa uma bobina que requer tempo de carga microprocessada em sistemas de ignição analógicos, ao tentar resolver um problema se cria outro.

            No seu caso vc quis sanar o problema de superaquecimento certo.

            Colocando a resistencia ballast vc conseguiu:

            *menor aquecimento da bobina.
            *menos volts na faísca.
            *superaquecimento no módulo.

            Viu o ultimo item? faça o mesmo teste e cheque a temepratura do múdulo agora.

            Com a resitencia ballast em serie no primário de uma bobina plastica, o chaveamento fica 5 vezes maior do que o módulo pode aguentar, isso causa um superaquecimento que diminui sua vida util.

            isso acontece assim:

            o módulo eletrônico foi projetado para chavear a corrente produzida por uma bobina com enrolamento primário de 1,5 Ohm e a bobina do Mi tem um primário com resistência de 0,5 Ohm.
            Sob 14 volts, 1,5 Ohm representa uma corrente de 9,3 ampéres para ser chaveada pelo módulo, o que já é muito e deveria ser limitada com o uso de ballast, e 0,5 Ohm representa uma corrente de 28 ampéres, isso mesmo, o módulo deveria aguentar o chaveamento de VINTE E OITO AMPÉRES, algo como 5 vezes a sua capacidade nominal, que é por volta de 6 ampéres. seu módulo esquenta mas não pifa. Não pifa porque na verdade não está aguentando 28 ampéres, exatamente. A corrente é alta, com certeza, mas uma resistência em série diminui este valor, e esta resistência adicional vem da própria fiação, dos contatos nos conectores, dos contatos da chave de ignição, da fixação à terra e por aí vai. Talvez nisso tudo dê para somar 0,5~1 Ohm ou até mais, o que pode diminuir o valor real de corrente para algo em torno de uns 10 ampéres, o que também é muito para o módulo chavear sem que isso diminua sua vida útil.


            Entende como isso é tapar buraco em estrada de terra, voce tapa um e assim que tapa aparece outro.

            Lembro-me de que mencionou que usa o carro somente por tempos curtos, talvez isso te traga alguma sorte pra que o módulo não pife, mas é sempre bom ter um, módulo de reserva pois mais cedo ou mais tarde ele vai pifar, isso é fato.

            releia o post nº38

            abraço
            Last edited by fernando ferro; 18-02-2010, 08:12 AM.

            Comment


            • #66
              Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

              Cara, agora eu fiquei preocupado...
              Se ferrase só a bobina era até tranquilo, pois teria que trocar aquela merd@#&$ de qualquer jeito. Mas queimar o módulo Tonella, ai é bronca...

              O teste que eu fiz a bobina ficava fria mesmo, não era morna não. Vou checar a temperatura do módulo também. Valeu pelas dicas...

              A propósito, essa daqui é que é a bobina kw12?
              http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=17676

              Comment


              • #67
                Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                Postado originalmente por Guga Pedrosa
                Cara, agora eu fiquei preocupado...
                Se ferrase só a bobina era até tranquilo, pois teria que trocar aquela merd@#&$ de qualquer jeito. Mas queimar o módulo Tonella, ai é bronca...

                O teste que eu fiz a bobina ficava fria mesmo, não era morna não. Vou checar a temperatura do módulo também. Valeu pelas dicas...

                A propósito, essa daqui é que é a bobina kw12?
                http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=17676
                pela foto ilustrativa não sei te dizer ta meio estranha, mas a numeração ta correta.Geralmente ela é prata mas tem tarja vermelha.

                aqui vai uma tabelinha



                Note que existem varios modelos de Kw-12v, aconselho comprar a 9 220 081 067 caso for tracar a sua bobina.

                Quanto menor a resistencia no primário, maior é a corrente no secundario. Ou seja no caso ...097 ela carrega muito mais rápido e satura. e como consequnecia em sistema com platinado mesmo com o ballast ela vai aquecer.

                Lembre-se que a kW-12v todas sem excessão geram corrente 8A, o dobro da E-12, k-12. por isso precisa da pré-resistencia.

                da kw-12v ...067 até a ...087 a resistencia tem que ser 1,5W
                da kw-12v ...097 e ...098 a resistencia deve ser 2,5W e 2W respectivamente.

                abraço

                Comment


                • #68
                  Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                  só pra constar, pois acho que informação nunca é demais, e pra enterrar de vez a bobina do gol Mi á 7 palmos, (quando usada em ignição anlógica).

                  Venho apenas complementar e avisar que editei o post 34 onde fiz o calculo de dweel time.

                  Pois tinha me esquecido de calcular a rotação do rotor (eixo came) eu tinha utilizado rpm do virabrequim, e não o do rotor que é a metade sempre.

                  Mas já editei, e obiviamente o valores dobraram.

                  no primeiro cálculo a 1000 rpm o tempo de permanencia era de 7,5 msegundos ou 0,0075 segundos

                  no calculo correto admitindo rotação do eixo came de 500 rpm o tempo de permanencia para os mesmo 1000 rpm do vira é de 15 msegundos ou seja
                  0,015 segundos.

                  lembram que a bobina do gol mi satura em exatos 3,6 msegundos ou 0,0036 segundos.

                  pois bem

                  a 1000 rpm ela recebe carga 4 vezes + tempo ideal
                  a 2000 rpm ela recebe carga pelo o dobro de tempo ideal
                  a 4000 rpm ela recebe carga em 0,00375 ainda não é o ideal.

                  ela só trabalhar com dwell correto ao atingir 4.166,66 rpm e dai pra cima começa e diminuir a potencia da faisca.

                  abraço

                  Comment


                  • #69
                    Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                    Postado originalmente por fernando ferro
                    Olá amigos decidi abrir este tópico pois não achei informações suficientes que sanacem minhas dúvias.

                    Pesquisando no forum 4x4 comecei a ficar confuso quanto a bobina do Gol Mi.

                    veja esta citação:

                    Resumo da história, bobina plástica (qualquer uma) foi feita para trabalhar com tempo de carga FIXO, coisa que só existe em sistema de ignição computadorizado.
                    Instalar bobina plástica em sistema convencional, seja por platinado, sensor Hall ou indutivo, é certeza de encrenca, mal funcionamento ou dinheiro jogado no lixo, porque em sistema convencional o tempo de carga é VARIÁVEL e neste caso só existe GARANTIA de bom funcionamento quando se faz uso de bobina asfáltica.
                    Fazer uso de resistor ballast em série com a Mi realmente evita a queima do módulo ou da bobina, mas em compensação a eficiência da bobina vai pro saco, a faísca é raquítica e existe grande chances de queimar o resistor.
                    Dúvidas? Funcione o motor por meia hora e tente colocar a mão no resistor.

                    De resto, se a teoria explica mas ninguém dá bola, então façam o teste são tomé, fazendo uso da seguinte referência:

                    -Temperatura:
                    Fiação NÃO PODE esquentar.
                    Módulo, bobina e resistor só devem esquentar de forma moderada.

                    -Tensão: cada cm de "pulo" equivale a 10.000V, logo quanto maior o "pulo" maior a tensão.

                    -Energia liberada: pode ser observada através da cor da faísca, em TODA a sua extensão.
                    Vermelho é lixo.
                    Amarelo é meia-boca.
                    Azul é o ideal, e se tender para o branco (azul claro) melhor ainda.

                    E não adianta fazer o teste soltando uma ou outra faísca, porque nesta situação qualquer sisteminha meia-boca mostra resultado. O teste tem que ser feito com o motor em alta rotação (menor tempo de carga da bobina) que é aí que a grande maioria dos sistemas de ignição abrem a boca, justamente quando o motor mais precisa da ignição.

                    Vejam tambem esta outra citação:

                    e vc estiver usando o distribuidor original com platinado, danou-se, vc vai ter que colocar a resistencia p/ nao torrar o platinado. Resumindo, se vc usar a resistencia, vai baixar a voltagem e nao vai adiantar usar a bobina do gol mi.

                    a vantagem da bobina do gol mi, é p/ quem usa distribuidor eletronico afim de ter uma faisca mais forte. e assim propiciar uma melhor queima do combustivel
                    .

                    Então é o seguinte:

                    Originaldmente as bobinas asfalticas trabalham com tempo variavel de carga e as plasticas "gol mi" com tempo fixo de carga. ou seja Full Time.

                    Então pessoal se alguem ai entende disso me respondam.


                    Eu estou com o modulo I.E.A Tonella funcionando no meu fusca com bobina asfaltica Amarela Marflex, só que ja fiquei na mão duas vezes.

                    1-O Módulo do Tonella faz com que a minha bobina asfaltica marflex trabalhe com carga máxima "Full Time" por isso ela esta superaquecendo?

                    2-De acordo com as citações acima se eu colocar uma bobina "gol mi" no fusca c/ platinado trabalhando em "dwell time" não vou ter total eficiência da bobina?

                    3-Caso eu coloque a bobina do Gol Mi + I.E.A do tonela na teoria o carro iria trabalhar em "Full Time"?

                    4-E o aquecimento da bobina no caso da pergunta 3 se eu colocar a Resistencia vai acabar diminuindo a eficiencia da bobina Plastica do Gol Mi?


                    Amigos estou levantando estas considerações pra que nós não joguemos dinheiro no lixo caso a bobina do Mi não se adapte aos nosso motores c/ platinado como no meu caso.

                    Espero que alguém que entenda do assunto sanem essas dúvidas definitivamente.
                    Olá, eu tenho no meu Fusca Itamar já faz 3 anos e nunca deu problema. Abs

                    Comment


                    • #70
                      Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                      Postado originalmente por FUKETEIRO
                      Olá, eu tenho no meu Fusca Itamar já faz 3 anos e nunca deu problema. Abs
                      Vc trocou só a bobina? ou algo mais?

                      Comment


                      • #71
                        Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                        eu coloquei no meu gol bx 1600 a alcool uma delphi nova com igniçao indutiva e ta perfeito, melhorou o consumo e sensivelmente o desempenho, alinhou o carro, sumiram as pequenas falhas, tenho pra dizer que foi o melhor investimento que fiz no carro. fiz uma viajem de 200km sem problemas, anda na cidade sem problemas, a partida é mais rapida. tenho varios amigos com gol quadrado, passat, voyage com ignição indutiva e rodam a tempos com essas bobinas sem stress, inclusive em motor preparados. esqueçam um pouco a teoria e escutem quem mesmo usa. no fusca uma vez eu testei uma marflex de mi mas chegava em 4500 rpm cortava, não sei se é problema na bobina, mas no gol funciona perfeito, vou experimentar colocar no fusca pra ver.

                        Comment


                        • #72
                          Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                          Postado originalmente por fernando ferro
                          Vc trocou só a bobina? ou algo mais?
                          Troquei só a bobina, funciona perfeitamente, o distribuidor é sistema hall, coloquei no Fusca do meu cunhado que viaja toda semana já tem 3 anos também e nunca deu nada. Abs

                          Comment


                          • #73
                            Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                            Postado originalmente por FUKETEIRO
                            Troquei só a bobina, funciona perfeitamente, o distribuidor é sistema hall, coloquei no Fusca do meu cunhado que viaja toda semana já tem 3 anos também e nunca deu nada. Abs
                            Eu usei no meu fusca, a Bosch do Gol Mi. Funcionou direitinho. Como não notei melhoras, voltei pra bobina KW. Quando voltei pra KW, até acho que melhorou, mas posso tá enganado.

                            Na minha opinião funciona, mas não sei se vale a pena.


                            Abraços.
                            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                            1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                            1976 1600 Turbo

                            Comment


                            • #74
                              Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                              Postado originalmente por bob_8
                              eu coloquei no meu gol bx 1600 a alcool uma delphi nova com igniçao indutiva e ta perfeito, melhorou o consumo e sensivelmente o desempenho, alinhou o carro, sumiram as pequenas falhas, tenho pra dizer que foi o melhor investimento que fiz no carro. fiz uma viajem de 200km sem problemas, anda na cidade sem problemas, a partida é mais rapida. tenho varios amigos com gol quadrado, passat, voyage com ignição indutiva e rodam a tempos com essas bobinas sem stress, inclusive em motor preparados. esqueçam um pouco a teoria e escutem quem mesmo usa. no fusca uma vez eu testei uma marflex de mi mas chegava em 4500 rpm cortava, não sei se é problema na bobina, mas no gol funciona perfeito, vou experimentar colocar no fusca pra ver.
                              A ingnição indutiva seria aquela que o distribuidor tem uma aranha dentro??? E a bobina q vc usou foi a de 2 ou 3 pinos????

                              Comment


                              • #75
                                Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                                é o sistema de igniçao antigo, caixinha grande. usei uma de 2 fios.

                                Abraço

                                Comment

                                Working...
                                X