Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #76
    Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

    Postado originalmente por bob_8
    eu coloquei no meu gol bx 1600 a alcool uma delphi nova com igniçao indutiva e ta perfeito, melhorou o consumo e sensivelmente o desempenho, alinhou o carro, sumiram as pequenas falhas, tenho pra dizer que foi o melhor investimento que fiz no carro. fiz uma viajem de 200km sem problemas, anda na cidade sem problemas, a partida é mais rapida. tenho varios amigos com gol quadrado, passat, voyage com ignição indutiva e rodam a tempos com essas bobinas sem stress, inclusive em motor preparados. esqueçam um pouco a teoria e escutem quem mesmo usa. no fusca uma vez eu testei uma marflex de mi mas chegava em 4500 rpm cortava, não sei se é problema na bobina, mas no gol funciona perfeito, vou experimentar colocar no fusca pra ver.
    Então faça o seguinte.

    Concordo que vc usa uma bobina dessas, porem seria uma inverdade dizer que seu funcionamento esta dentro da normalidade.

    Pra constatar isso é facil.

    Ligue o carro e deixe em ponto morto por 5 a 10 min. desligue o carro e em seguida segura a bobina com sua mão por no minimo 10 segundos.

    Se vc não conseguir segurar é por que ela sobre aquece e te digo mais é pura sorte ela não ter pifado.

    segundo ponto:

    caso ela não esteja sobreaquecendo.

    Desplugue o positivo e tente medir atensão vinda da bateria.

    caso esteje a baixo dos 12~13,5 volts é por que ou tem um fio resistivo ou uma resistencia de ceramica.

    ou seja.

    no segundo caso a bobina não esquenta mas perde "potencia". e trabalha abaixo do seu potencial maximo, talvez até menos que uma bobina asfaltica.

    Há e o motivo da partida ser fácil é que ela não esquentou ou sobre aqueceu.


    em eletronica não existe milagre....

    Comment


    • #77
      Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

      Postado originalmente por FUKETEIRO
      Troquei só a bobina, funciona perfeitamente, o distribuidor é sistema hall, coloquei no Fusca do meu cunhado que viaja toda semana já tem 3 anos também e nunca deu nada. Abs
      faça a verificação das mesmas coisas que indiquei ao Bob 8.

      não existe milagre

      Comment


      • #78
        Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

        Postado originalmente por Marco.Grings
        Eu usei no meu fusca, a Bosch do Gol Mi. Funcionou direitinho. Como não notei melhoras, voltei pra bobina KW. Quando voltei pra KW, até acho que melhorou, mas posso tá enganado.

        Na minha opinião funciona, mas não sei se vale a pena.


        Abraços.
        vc esta coberto de razão, ao colocar a bobina Mi ela funciona, mas não corretamente, muito menos tras beneficios.

        eu tambem fiz os testes e hoje rodo com uma KW

        Comment


        • #79
          Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

          Postado originalmente por lenardx
          A ingnição indutiva seria aquela que o distribuidor tem uma aranha dentro??? E a bobina q vc usou foi a de 2 ou 3 pinos????
          Exato o distribuidor que tem a "aranha" é o sistema indutivo

          Comment


          • #80
            Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

            Postado originalmente por bob_8
            é o sistema de igniçao antigo, caixinha grande. usei uma de 2 fios.

            Abraço
            Valeu bob 8, faça os testes propostos e nos informe!!!!!!!!!!!!!!

            Comment


            • #81
              Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

              Postado originalmente por fernando ferro
              Exato o distribuidor que tem a "aranha" é o sistema indutivo
              Grato pela atenção, mas com o sistema hall ela funciona direito????

              Comment


              • #82
                Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                Postado originalmente por lenardx
                Grato pela atenção, mas com o sistema hall ela funciona direito????
                O meu é hall, e aconteceu o que eu comentei anteriormente. Funcionou, mas usei por pouco tempo, voltei pra KW pois não vi vantagem significativa. E sobre o aquecimento que o amigo Fernando Ferro comentou, não posso afirmar, no tempo que ela estava montada não conferi a temperatura da bobina.
                Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                1976 1600 Turbo

                Comment


                • #83
                  Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                  Postado originalmente por Marco.Grings
                  O meu é hall, e aconteceu o que eu comentei anteriormente. Funcionou, mas usei por pouco tempo, voltei pra KW pois não vi vantagem significativa. E sobre o aquecimento que o amigo Fernando Ferro comentou, não posso afirmar, no tempo que ela estava montada não conferi a temperatura da bobina.
                  Grato pela atenção.

                  Comment


                  • #84
                    Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                    uso o sistema hall com a bobina MI 2 fios fiz todos os testes e funciona bem a bobina não esquenta mas o modulo tem um pequeno aquecimento, e fiz comparações com 2 peruas e 1 voyage todos com bobina kW e a temperatura é a mesma, já uso a mais de 6 meses e continuarei a usar se der problemas postarei.

                    Comment


                    • #85
                      Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                      Postado originalmente por lenardx
                      Grato pela atenção, mas com o sistema hall ela funciona direito????
                      A bobina do Mi não vai funcionar corretamente nos sistemas, a platinado, Indutivo e Hall, devido ao Dwell ou melhor o tempo de carga da bobina nos tres sistemas são maiores que o tempo suportado pela bobina.

                      A bobina do gol Mi vai funcionar bem se for colocado uma E.C.U da Kombi injetada, ou uma E.C.U programavel onde seja possivel programar o Dwell em 3,6 milisegundos de tempo de carga.

                      Trocando em miudos.

                      Se é impossivel diminuirmos o dwell no sistema mecanico a ponto de proporcionar o carregamento da bobina corretamente.

                      Ou ela superaquece, o consequentemente em algum momento ela pifa.

                      Ou se ela não aquece, é por que esta recebendo menos de 12v no primario
                      e consequentemente a tensão liberada no secundário é menor, ou seja troca-se gato por uma Bomba relógio ou gato por lebre.

                      abraço

                      Comment


                      • #86
                        Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                        Postado originalmente por Marco.Grings
                        O meu é hall, e aconteceu o que eu comentei anteriormente. Funcionou, mas usei por pouco tempo, voltei pra KW pois não vi vantagem significativa. E sobre o aquecimento que o amigo Fernando Ferro comentou, não posso afirmar, no tempo que ela estava montada não conferi a temperatura da bobina.
                        Não lembra se colocou a resistencia Ballast ou se tinha fio resistivo?

                        Comment


                        • #87
                          Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                          Postado originalmente por flatsuda
                          uso o sistema hall com a bobina MI 2 fios fiz todos os testes e funciona bem a bobina não esquenta mas o modulo tem um pequeno aquecimento, e fiz comparações com 2 peruas e 1 voyage todos com bobina kW e a temperatura é a mesma, já uso a mais de 6 meses e continuarei a usar se der problemas postarei.
                          Flatsuda, vc consegue medir que voltagem esta entrando no primário da sua bobina? foi colocado resistencia ballast?


                          se houver resitencia antes da bobina, a mesma fica protegida do sobreaquecimento, mas diminui a sua potencialidade.

                          E como consequencia compromete a caixinha, independente do modelo e inclusive as I.E.A (Tonella).

                          Neste caso a caixinha certamente Pifaria antes da bobina

                          Comment


                          • #88
                            Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                            sitação do post 38

                            por Sukys: Engenheiro Eletrônico www.sukys.com.br


                            Bobinas asfalticas (que levam este nome por causa do tipo de isolação interna, mas que pode ser estendido para qualquer bobina com formato cilindrico, "a lá antiga") tem o controle de carga efetuado por ângulo de comando, que é a única forma de controlar o tempo de carga sem o uso de muita eletrônica.
                            Por exemplo, no sistema com platinado quem determina este ângulo é a geometria do came do eixo + distância dos eletrodos, no sistema equipado com Hall é a relação entre abertura/fechamento do disco de janelas.
                            Como o controle é angular, significa dizer que o tempo de comando varia em função da rotação do motor, e como a bobina tem um tempo de carga fixo, significa dizer que só em uma determinada rotação a bobina terá o comando igual ao seu tempo de carga. Abaixo desta determinada rotação o comando é maior que o tempo necessário a carga, aí a bobina - e até o módulo - vão dissipar o excesso de carga na forma de calor. Acima desta determinada rotação o comando é menor que a necessidade de carga, aí a bobina não gera a faísca que poderia gerar.
                            Como em relação a necessidade de carga o tempo de comando varia de forma absurda, as bobinas asfalticas são projetadas pra aguentar o tranco, e isso é feito aumentando sua capacidade de dissipação térmica, só que esta capacidade também tem um limite, e este limite térmico era o verdadeiro gargalo que impedia o aparecimento de bobinas com faíscas mais energéticas, pelo menos a um custo razoável.

                            Bobinas plásticas (que levam este nome por causa do tipo de material utilizado na isolação) tem o mesmo princípio de funcionamento das asfalticas, e surgiram em função do uso de microprocessadores no sistema de ignição, onde é possível controlar o comando da bobina diretamente em tempo e não em ângulo (ou tempo angular). Assim, da marcha lenta até a rotação no talo o tempo de comando será sempre igual ao tempo de carga, e com isso tornou-se possível projetar bobinas mais eficientes, com características muito mais específicas para um determinado motor e com menos material, já que não existe mais a necessidade de transformar excesso de carga na forma de calor.

                            Resumo desta história:

                            -Bobina asfaltica é mais eficiente do que plástica em função do controle, o que não significa dizer que toda bobina plástica gera faísca mais energética que bobina asfaltica.

                            -Bobina asfaltica tem margem para dissipar excesso de carga, bobina plástica nem tanto ou nada.

                            Agora vamos ao seu caso em particular, ignição com controle por ângulo, módulo idem, bobina plástica do Gol Mi.

                            De cabeça não sei os valores exatos (quem tiver o catálogo da Bosch pode postar os valores corretos) mas os números que interessam são mais ou menos o seguinte: o módulo eletrônico foi projetado para chavear a corrente produzida por uma bobina com enrolamento primário de 1,5 Ohm (vou até desprezar o uso de resistor ballast, que dobraria este valor) e a bobina do Mi tem um primário com resistência de 0,5 Ohm.
                            Sob 14 volts, 1,5 Ohm representa uma corrente de 9,3 ampéres para ser chaveada pelo módulo, o que já é muito e deveria ser limitada com o uso de ballast, e 0,5 Ohm representa uma corrente de 28 ampéres, isso mesmo, o módulo deveria aguentar o chaveamento de VINTE E OITO AMPÉRES, algo como 5 vezes a sua capacidade nominal, que é por volta de 6 ampéres, e não é de se estranhar que seu módulo esteja esquentando.

                            E a coisa não pára por aí. De memória não lembro do valor exato, mas com certeza a bobina do Mi tem um tempo fixo de carga que não supera 4 mS (0,004 segundo).
                            Com o motor em marcha lenta, digamos 1.000 RPM, 4mS é o tempo angular de 15°, e com boa margem de acerto seu distribuidor deve estar gerando um ângulo de controle duas ou três vezes superior a isso, e não é de se estranhar que sua bobina esteja esquentando.

                            Acima eu disse que bobina plástica tem pouca ou nenhuma margem de dissipação e a sua bobina esquenta mas não pifa. Pra sorte sua, esta bobina entra na categoria que tem pouca margem de dissipação, ou seja, não pifa de imediato, mas nem pai de santo arrisca dizer o tempo que vai durar, e a encrenca vai começar com trincas na isolação, gerando fuga de corrente ou, de cara e sem aviso, interrompendo o funcionamento. Fosse uma plástica da linha Fiat, por exemplo, poucos minutos com o motor em marcha lenta seriam suficientes para literalmente explodir a camada plástica da isolação externa.

                            Acima eu também disse que o módulo está aguentando 5 vezes mais do que deveria aguentar, e o seu módulo esquenta mas não pifa. Não pifa porque na verdade não está aguentando 28 ampéres, exatamente. A corrente é alta, com certeza, mas também com certeza existe uma resistência em série diminuindo este valor, e esta resistência adicional vem da própria fiação, dos contatos nos conectores, dos contatos da chave de ignição, da fixação à terra e por aí vai. Talvez nisso tudo dê para somar 0,5~1 Ohm ou até mais, o que pode diminuir o valor real de corrente para algo em torno de uns 10 ampéres, o que também é muito para o módulo chavear sem que isso diminua sua vida útil.

                            Já que está preocupado com o calor da bobina e do módulo, dê uma checada "a quantas andam" a temperatura do resto do circuito. Depois de meia ou uma hora usando o carro, cheque com a mão a temperatura da fiação do circuito da ignição, contatos elétricos da chave de ignição e conectores. Tudo deve estar com a mesma temperatura ambiente, qualquer coisa a mais é indício de SÉRIOS problemas futuros.


                            Imagino que muita gente que usa esta receita de bobina de Mi em ignição convencional pode torcer o nariz ao ler este texto, mas qualquer um pode checar estas informações e valores, já que catálogo de fabricante e lei de Ohm estão aí pra isso mesmo, e chegar a mesma conclusão de que o módulo e a bobina estão no limite do talo, que tem coisa fritando no ar, e que, principalmente e finalmente, o anjo da guarda ainda não está de saco cheio com tanto abuso!




                            Comment


                            • #89
                              Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                              Além de mim aqui neste tópico, o Diegão tambèm teve problemas com a bobina do gol Mi.

                              Leiam o post 23

                              LEMBRANDO E SÓ PRA CONSTAR

                              A BOBINA DO GOL MI TEM DWELL FIXO EM 3,6 Mseg.

                              E OS SISTEMAS MECANICOS (Platinado, Hall, Indutivo) TEM DWELL VARIÀVEL. OU SEJA EM MARCHA LENTA FICA EM TORNO DE 7 Mseg E CONFORMA AUMENTA A ROTAÇÃO O DWELL DIMINUI PROGRESSIVAMENTE.


                              É FURADA ACREDITAR QUE A BOBINA MI TRAS BENEFICIOS.

                              Comment


                              • #90
                                Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                                fiz o teste, deixei 10 min ligado na lenta e depois coloquei a mão nele, mal deu uma amornada, aqueceu um pouquinho só pelo bafo do motor quente. não testei a corrente pois não tenho multimetro, mas o fato é que o carro mudou muito com a bobina, andou bem melhor, a vela que ficava só o eletrodo marromzinho agora toda a parte que aparece na camara fica marrom, a queima é muito melhor, o consumo melhor sensivelmente cerca de 0,5 km/l, eu fazia 6,5 e nas mesmas condições não baixa de 7.

                                Comment

                                Working...
                                X