Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #46
    Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

    Parabens Fernando. Coisa fina esse tópico. Gosto de ignições potentes, e realmente os módulos CDI são a melhor opção, principalmente se forem os "Sukys" Um amigo colocou no carro dele e ficou outro carro. Já usei amplificador da CM Racing, mas, esse é muito inferior em eficiência.

    Comment


    • #47
      Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

      Postado originalmente por fernando ferro
      1-mas ricardo quem controla o tempo de carga da bobina não é o platinado?

      2-o tempo que ele permanece fechado é o tempo que está carregando a bobina certo?

      3-existe como diminuir este tempo de carga, através do platinado??
      1- É.

      2- Certo.

      3- O Tonella já respondeu isso para voce. Pode-se diminuir o tempo de carga da bobina aumentando a folga do platinado. Mas tudo tem um limite, se aumentarmos muito a folga do platinado poderá haver flutuação dele em altas rotações, como tambem pode o platinado não fechar.

      Aumentando a folga do platinado pode-se minimizar o aquecimento da bobina (plástica) devido ao tempo de indução, mas o problema do aquecimento devido a tensão de 12 volts permanecerá. Teríamos então que usar tambem um pré resistor adequado.

      Comment


      • #48
        Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

        Fernando.
        Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pela sua iniciativa e dedicação na investigação desse "mito".
        Passei uns 20 dias fora, e só agora tive tempo de ler todo o tópico.

        Teve uma coisa que me intrigou bastante, eu posso estar falando besteira, ou não ter lido direito.

        Mas veja só, nos cálculos que você fez, foi levado em consideração uma rotação de 1000 rpm, achando um tempo de carga de 7,5 ms. O que é muito alto para a bobina do Gol Mi.
        Se você considerar uma rotação de 2000 rpm, vai ter um tempo de carga de 3,75 ms. O que já é bem mais próximo do tempo aceitável.

        Ou seja, acima de 2000 rpm já não teremos sobre aquecimento da bobina causado por tempo de carga alto.

        Então, se elevarmos a rotação prar 4000 rpm teremos um tempo de carga bem menor, aproximadamente 1,9 ms. Isso iria impedir que a bobina carregasse toda e diminuiria a faísca?

        Achei tudo isso muito estranho. Pois pelo que eu li, o tempo real que a bobina vai ter para carregar varia linearmente com a rotação.
        Porém a bobina possui um valor exato para carregar.
        Com isso ela só funcionaria corretamente em uma rotação X.

        Nesse caso seria exatamente 2083,3333 rpm, pois:
        2083,3333/60 seg= 34,7222 voltas por segundo

        1 seg/ 34,7222 voltas= 0,0288 seg

        0,0288 seg/ 8 posições = 0,0036 seg = 3,6 ms

        Entende? Isso ainda está meio estranho....

        Mas de qualquer forma, eu vi que a bobina do Gol Mi definitivamente não serve para nossos motores.
        Funcionar ela funciona, pois meu carro está andando até agora. Porém é como disseram, ela é uma bomba relógio preste a "derreter"
        Desde que eu instalei a pré-resistência, sempre suspeitei que iria diminuir a energia da faísca, mas nunca procurei investigar (como você fez) com medo de confirmar minhas suspeitas...
        Assim que puder vou trocar por uma KW.

        Mudando um pouco de assunto, você sabe o preço da CDI Sukys? Achei bem interessante, futuramente vou procurar mais a respeito.

        Comment


        • #49
          Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

          preciso trocar a bobina(MI), as bobinas da bosch tem várias numerações, alguém sabe se pode ser utilizada qualquer uma ou cada bobina tem seu veículo exs.
          9 220 081 039
          9 220 081 054
          9 220 081 067
          9 220 081 068
          9 220 081 072
          9 220 081 077
          9 220 081 091
          9 220 081 091
          9 220 081 097
          9 220 081 098
          minha dúvida é com relação a diferenças internas ou seja resistiva sei que algumas o conector do cabo da bobina é com pino e outos sem.

          Comment


          • #50
            Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

            Postado originalmente por Guga Pedrosa
            Fernando.
            Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pela sua iniciativa e dedicação na investigação desse "mito".
            Passei uns 20 dias fora, e só agora tive tempo de ler todo o tópico.

            Teve uma coisa que me intrigou bastante, eu posso estar falando besteira, ou não ter lido direito.

            Mas veja só, nos cálculos que você fez, foi levado em consideração uma rotação de 1000 rpm, achando um tempo de carga de 7,5 ms. O que é muito alto para a bobina do Gol Mi.
            Se você considerar uma rotação de 2000 rpm, vai ter um tempo de carga de 3,75 ms. O que já é bem mais próximo do tempo aceitável.

            Ou seja, acima de 2000 rpm já não teremos sobre aquecimento da bobina causado por tempo de carga alto.

            Então, se elevarmos a rotação prar 4000 rpm teremos um tempo de carga bem menor, aproximadamente 1,9 ms. Isso iria impedir que a bobina carregasse toda e diminuiria a faísca?

            Achei tudo isso muito estranho. Pois pelo que eu li, o tempo real que a bobina vai ter para carregar varia linearmente com a rotação.
            Porém a bobina possui um valor exato para carregar.
            Com isso ela só funcionaria corretamente em uma rotação X.

            Nesse caso seria exatamente 2083,3333 rpm, pois:
            2083,3333/60 seg= 34,7222 voltas por segundo

            1 seg/ 34,7222 voltas= 0,0288 seg

            0,0288 seg/ 8 posições = 0,0036 seg = 3,6 ms

            Entende? Isso ainda está meio estranho....

            Mas de qualquer forma, eu vi que a bobina do Gol Mi definitivamente não serve para nossos motores.
            Funcionar ela funciona, pois meu carro está andando até agora. Porém é como disseram, ela é uma bomba relógio preste a "derreter"
            Desde que eu instalei a pré-resistência, sempre suspeitei que iria diminuir a energia da faísca, mas nunca procurei investigar (como você fez) com medo de confirmar minhas suspeitas...
            Assim que puder vou trocar por uma KW.

            Mudando um pouco de assunto, você sabe o preço da CDI Sukys? Achei bem interessante, futuramente vou procurar mais a respeito.
            desculpa a demora guga.

            voce está coberto de razão.

            se voce andar acima a 2083 rpm a bobina vai trabalhar corretamente.

            Porém o fusca é um carro que roda muito em baixa tambem, afinal a rpm maxima em alguns motores é 4500 rpm.

            Unindo a baixa rotação, com o calor do motor causa o superaquecimento,

            O pior de tudo é que acima de 2083 rpm a faisca ja começa perder a força, pois a bobina do gol Mi foi projetada pra trabalhar com Dwell fixo, isso significa que se o motor estivar em 1000 ou 7000 rpm a bobina vai carregar nos mesmos 3.6 mseg pois a E.C.U vai controlar este tempo.

            espero respondido.

            quanto ao sukys eu não sei o preço mas no site dele tem o e-mail, ele responde no mesmo dia

            abraço

            Comment


            • #51
              Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

              Postado originalmente por fernando ferro
              desculpa a demora guga.

              voce está coberto de razão.

              se voce andar acima a 2083 rpm a bobina vai trabalhar corretamente.

              Porém o fusca é um carro que roda muito em baixa tambem, afinal a rpm maxima em alguns motores é 4500 rpm.

              Unindo a baixa rotação, com o calor do motor causa o superaquecimento,

              O pior de tudo é que acima de 2083 rpm a faisca ja começa perder a força, pois a bobina do gol Mi foi projetada pra trabalhar com Dwell fixo, isso significa que se o motor estivar em 1000 ou 7000 rpm a bobina vai carregar nos mesmos 3.6 mseg pois a E.C.U vai controlar este tempo.

              espero respondido.

              quanto ao sukys eu não sei o preço mas no site dele tem o e-mail, ele responde no mesmo dia

              abraço
              Tem razão.
              Depois de um tempo pensando melhor eu entendi como a bobina Mi e a E.C.U. trabalham.
              Por ter um Dwell fixo, a E.C.U. lê a rotação do motor, verifica o tempo que tem para a próximo centelha, e quando faltar 3,6 mseg para ela ocorrer, se começa a carregar a bobina. Ai sempre ela vai trabalhar com a máxima eficiência em todas as rotações
              Por isso, uma bobina que tenha um Dwell baixo (e trabalhe com um módulo inteligente) pode ser usada em motores de altas rotações. Pois dá tempo de carregar a bobina mesmo nas rotações elevadas.

              Agora, essas bobinas asfáticas possuem então um Dwell variável?
              Ou o Dwell delas é tão alto que não chega a sobrecarregar elas em rotações de 1.000 a 5.000 rpm ??

              Comment


              • #52
                Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                Postado originalmente por Guga Pedrosa
                Tem razão.
                Depois de um tempo pensando melhor eu entendi como a bobina Mi e a E.C.U. trabalham.
                Por ter um Dwell fixo, a E.C.U. lê a rotação do motor, verifica o tempo que tem para a próximo centelha, e quando faltar 3,6 mseg para ela ocorrer, se começa a carregar a bobina. Ai sempre ela vai trabalhar com a máxima eficiência em todas as rotações
                Por isso, uma bobina que tenha um Dwell baixo (e trabalhe com um módulo inteligente) pode ser usada em motores de altas rotações. Pois dá tempo de carregar a bobina mesmo nas rotações elevadas.

                Agora, essas bobinas asfáticas possuem então um Dwell variável?
                Ou o Dwell delas é tão alto que não chega a sobrecarregar elas em rotações de 1.000 a 5.000 rpm ??
                na ignição c/ platinado o tempo de carga é variavel, pois utiliza controle mecanico. conforme aumenta a rotação o tempo de permanecia vai diminuindo.

                exemplo de suposição:

                1000 rpm: 8 msegundos pra carregar
                2000 rpm: 4 msegundos pra carregar
                4000 rpm: 2 msegundos pra carregar

                o tempo de carga vai variando vai variando.

                o dwell é sempre o mesmo.

                dwell é o angulo de permanecia isso se mantem inalterado. 50% do tempo platinado aberto e 50% platinado fechado.

                o que faz variar o tempo de carga é a rotação

                Comment


                • #53
                  Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                  Postado originalmente por fernando ferro
                  respondendo aos colegas

                  hobeomoroni , maccouto e zampollir

                  Que isso, esse fórum exsite pra isso, agregar valores, conhecimentos, aprendizagem a todos usuários.

                  E quem ganha mais com isso somos nós que pesquisamos corremos atrás de desvendar coisas meio obscuras como essa bobina.

                  Bom

                  pra fechar entrei em contato com o Sukys, o expert que me ajudou a desmascarar a bobina do gol Mi.

                  entrei no site dele e descobri o e-mail do cara, fiz isso pra saber se hoje 2010 ele tinha derrepente bolado um sistema que pudesse solucionar as problemas que a bobina do gol mi causa quando casada com um a ignição convencional.

                  e obtive resposta negativa

                  aqui esta a resposta:

                  qualquer pessoa que tenha sólidos conhecimentos em ignição automotiva oferecerá a mesma explicação, mas se a idéia é comprovar na prática, basta instalar a bobina do Mi em ignição controlada por sensor Hall e, após uns dez minutos com o motor ligado em marcha lenta, observar "a quantas andam" a temperatura do módulo, bobina e até mesmo fiação.

                  Bobina do Gol Mi, ou qualquer outra "bobina plástica", pode ser utilizada em sistemas de ignição convencional apenas quando se faz uso de módulo de ignição por descarga capacitiva (CDI), mas mesmo assim faço restrições para a bobina do Mi, em particular, porque a capacidade de isolação elétrica desta bobina não é das melhores, tanto que é muito comum, até quando instalada no sistema original, a fuga de corrente entre o enrolamento do secundário com o entre-ferro (armadura).


                  ENTÃO CONCLUI-SE QUE

                  SISTEMAS DE IGNIÇÃO CONVENCIONAL SEJA PLATINADO, INDUTIVO (ARANHA), OU HALL. DO FUSCA CARBURADO, OU SEJA TODOS OS QUE POSSUEM, MÓDULOS DE IGNIÇÃO, NÃO FUNCIONAM BEM COM BOBINA DO GOL MI. PODENDO OCASIONAR QUEIMA DA BOBINA OU DO MÓDULO.

                  FUSCA QUE TENHA AMPILFICADOR DE FAISCA (CDI) TAMBEM NÃO É ACONSELHAVEL O USO DA BOBINA MI POIS PODE OCORRER FUGA DE CORRENTE.

                  A UNICA OPÇÃO EM QUE SE PODE UTILIZAR A BOBINA DO GOL MI É SE O FUSCA FOR INJETADO, E POSSUIR A E.C.U DA KOMBI 1.6 MI ORIGINAL, OU UMA E.C.U PROGRAMÁVEL.

                  ABRAÇOS E ATÉ O PRÓXIMO MITO

                  RSRSRSRSR
                  Muito bom parabens, uso a mesma com dwell 3.6 e 6.0 na partida, perfeita, sendo o uso na MS.

                  Lembrando que a 3 pinos tem em seu interior um driver de igniçao, ou seja, vc nao deve usar o mudulo original.
                  Last edited by Museu; 28-01-2010, 10:36 PM.

                  Comment


                  • #54
                    Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                    Abrindo um parêntese: a famosa bobina Bosch, que atingamente era pintada de azul, seria essa, que hoje tem um selo azul?
                    Abraços.

                    http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=365

                    Comment


                    • #55
                      Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                      Postado originalmente por maccouto
                      Abrindo um parêntese: a famosa bobina Bosch, que atingamente era pintada de azul, seria essa, que hoje tem um selo azul?
                      Abraços.

                      http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=365
                      exato. e acontece o mesmo pra kW-12v que era vermelha e hoje vem com o selo ou tarja vermelha

                      Comment


                      • #56
                        Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                        fernando, tenho uma bobina asfáltica prata, relativamente nova, você acha que vale a pena colocar uma azul?
                        Abraços.

                        Comment


                        • #57
                          Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                          Postado originalmente por maccouto
                          fernando, tenho uma bobina asfáltica prata, relativamente nova, você acha que vale a pena colocar uma azul?
                          Abraços.
                          se vc usa sistema a platinado e condensador, compensa colocar k-12v (azul) ela vai substituir bem a sua e-12 (alumunio).

                          se vc usa sistema a platinado + módulo I.E.A by Tonella compensa colocar a Kw-12v (vermelha) com resistencia ballast em serie no primário.

                          se for Ignição eletronica compensa a Kw-12v (vermelha) com resistencia ballast em serie no primário.

                          se for injeção eletronica (E.C.U) compensa colocar a bobina do gol-Mi

                          abraço

                          Comment


                          • #58
                            Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                            Postado originalmente por fernando ferro
                            se vc usa sistema a platinado e condensador, compensa colocar k-12v (azul) ela vai substituir bem a sua e-12 (alumunio).

                            se vc usa sistema a platinado + módulo I.E.A by Tonella compensa colocar a Kw-12v (vermelha) com resistencia ballast em serie no primário.

                            se for Ignição eletronica compensa a Kw-12v (vermelha) com resistencia ballast em serie no primário.

                            se for injeção eletronica (E.C.U) compensa colocar a bobina do gol-Mi

                            abraço
                            Gostaria de parabenizá-lo, fernando. Tenho acompanhado seu interesse em estudar a sério a aplicabilidade das bobinas, sem tomar palpites e "achismos" como verdade absoluta (eu mesmo me penitencio: cheguei a comprar a bobina plástica e defendi seu uso como uma otimização do sistema de ignição). Nossa cultura não é muito pródiga em pegar a literatura e estudá-la, damos mais valor ao método "tentativa e erro", fazendo de nós brasileiros, grande improvisadores (para o bem e para o mal). Portanto, creio que o fórum ganhou muito com sua participação.
                            Mais uma vez obrigado e abraços.
                            Last edited by maccouto; 17-02-2010, 07:38 PM.

                            Comment


                            • #59
                              Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                              Fernando, hoje fiz o teste que você surgeriu (acho que era em outro tópico) para checar a temperatura da bobina após 3 minutos de funcionamento.
                              A minha bobina Mi estava com a temperatura normal. Isso por que eu uso a pré-resistência.
                              Diante disso, será que eu posso andar tranquilo, sem medo que a bobina me deixe na mão?
                              Sei que a potência dela é reduzida pelo uso da resistência e tal... mas será que dá para continuar usando assim??

                              Comment


                              • #60
                                Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                                Postado originalmente por Guga Pedrosa
                                Fernando, hoje fiz o teste que você surgeriu (acho que era em outro tópico) para checar a temperatura da bobina após 3 minutos de funcionamento.
                                A minha bobina Mi estava com a temperatura normal. Isso por que eu uso a pré-resistência.
                                Diante disso, será que eu posso andar tranquilo, sem medo que a bobina me deixe na mão?
                                Sei que a potência dela é reduzida pelo uso da resistência e tal... mas será que dá para continuar usando assim??
                                ....
                                Last edited by fernando ferro; 18-02-2010, 08:09 AM.

                                Comment

                                Working...
                                X