Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

    Olá amigos decidi abrir este tópico pois não achei informações suficientes que sanacem minhas dúvias.

    Pesquisando no forum 4x4 comecei a ficar confuso quanto a bobina do Gol Mi.

    veja esta citação:

    Resumo da história, bobina plástica (qualquer uma) foi feita para trabalhar com tempo de carga FIXO, coisa que só existe em sistema de ignição computadorizado.
    Instalar bobina plástica em sistema convencional, seja por platinado, sensor Hall ou indutivo, é certeza de encrenca, mal funcionamento ou dinheiro jogado no lixo, porque em sistema convencional o tempo de carga é VARIÁVEL e neste caso só existe GARANTIA de bom funcionamento quando se faz uso de bobina asfáltica.
    Fazer uso de resistor ballast em série com a Mi realmente evita a queima do módulo ou da bobina, mas em compensação a eficiência da bobina vai pro saco, a faísca é raquítica e existe grande chances de queimar o resistor.
    Dúvidas? Funcione o motor por meia hora e tente colocar a mão no resistor.

    De resto, se a teoria explica mas ninguém dá bola, então façam o teste são tomé, fazendo uso da seguinte referência:

    -Temperatura:
    Fiação NÃO PODE esquentar.
    Módulo, bobina e resistor só devem esquentar de forma moderada.

    -Tensão: cada cm de "pulo" equivale a 10.000V, logo quanto maior o "pulo" maior a tensão.

    -Energia liberada: pode ser observada através da cor da faísca, em TODA a sua extensão.
    Vermelho é lixo.
    Amarelo é meia-boca.
    Azul é o ideal, e se tender para o branco (azul claro) melhor ainda.

    E não adianta fazer o teste soltando uma ou outra faísca, porque nesta situação qualquer sisteminha meia-boca mostra resultado. O teste tem que ser feito com o motor em alta rotação (menor tempo de carga da bobina) que é aí que a grande maioria dos sistemas de ignição abrem a boca, justamente quando o motor mais precisa da ignição.

    Vejam tambem esta outra citação:

    e vc estiver usando o distribuidor original com platinado, danou-se, vc vai ter que colocar a resistencia p/ nao torrar o platinado. Resumindo, se vc usar a resistencia, vai baixar a voltagem e nao vai adiantar usar a bobina do gol mi.

    a vantagem da bobina do gol mi, é p/ quem usa distribuidor eletronico afim de ter uma faisca mais forte. e assim propiciar uma melhor queima do combustivel
    .

    Então é o seguinte:

    Originaldmente as bobinas asfalticas trabalham com tempo variavel de carga e as plasticas "gol mi" com tempo fixo de carga. ou seja Full Time.

    Então pessoal se alguem ai entende disso me respondam.


    Eu estou com o modulo I.E.A Tonella funcionando no meu fusca com bobina asfaltica Amarela Marflex, só que ja fiquei na mão duas vezes.

    1-O Módulo do Tonella faz com que a minha bobina asfaltica marflex trabalhe com carga máxima "Full Time" por isso ela esta superaquecendo?

    2-De acordo com as citações acima se eu colocar uma bobina "gol mi" no fusca c/ platinado trabalhando em "dwell time" não vou ter total eficiência da bobina?

    3-Caso eu coloque a bobina do Gol Mi + I.E.A do tonela na teoria o carro iria trabalhar em "Full Time"?

    4-E o aquecimento da bobina no caso da pergunta 3 se eu colocar a Resistencia vai acabar diminuindo a eficiencia da bobina Plastica do Gol Mi?


    Amigos estou levantando estas considerações pra que nós não joguemos dinheiro no lixo caso a bobina do Mi não se adapte aos nosso motores c/ platinado como no meu caso.

    Espero que alguém que entenda do assunto sanem essas dúvidas definitivamente.
    Last edited by fernando ferro; 23-12-2009, 02:23 PM.

  • #2
    Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

    cara tb tava com essa duvida...um eletricista amigo meu me disse que se colocar a bobina do MI direto sem resistencia quem não aguenta é o platinado que não suportará a tensão elevada desde baixas rotações...pois o distribuidor de i.e. é quem "define a quantidade de centelha correta" num manjo muito mas achei um certo que de razão.
    a melhor opção pra usar a bobina de gol MI acredito ser com distribuidor próprio para I.E.
    esperoter ajudado... abraços.

    Comment


    • #3
      Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

      Muito boa a pergunta: segundo informações do Tonela pode-se usar a bobina do MI sem problema com o modulo dele, tenho um modulo dele em uso na puma mas com bobina comum, no bugre tenho I.E e uso a bobina do MI e tb nunca tive problema nehum, mas pelo que me lembro a tanto a bobina do fusca 1300 a alcool ( original ) e do opala antigo usavam esta peça, este detalhe tecnico descrito nunca ouvi falar não..
      Abrços
      Luby
      http://pumaslubisomem.blogspot.com/

      Rio de Janeiro - RJ

      Comment


      • #4
        Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

        Meus Amigos,

        Por se tratar de uma adaptação, este vai estar sujeito a diversos fatores...

        Idade dos componentes eletricos;
        Qualidade dos fios empregados;
        Qualidade ou validade dos cabos de vela;
        Qualidade ou validade da tampa do distribuidor;
        Situação do rotor;
        etc...

        Pelo que o ocorreu comigo, a bobina MI funcionou certinho com o modulo do Tonella, porém tive que realmente colocar uma pré-resistência no positivo, pois deu superarquecimento na bobina.

        Mas, acredito que o mellhor realmente fosse a instalação de uma ignição eletronica completa para trabalhar legal com a bobina MI.

        Em meu pouco conhecimento de motores e mecânica, aprendi que independentemente do estado do motor, o sistema eletrico é muito importante.

        Procure sempre revisar, trocar quando necessário e checar o sistema eletrico do seu carro, sendo original ou modificado.

        Espero ter ajudado.
        Ricardo Zampolli
        Fusca - Ano 1965
        Motor 1300
        Pertronix Ignitor I
        São Paulo - SP

        Comment


        • #5
          Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

          Postado originalmente por hobeomoroni
          cara tb tava com essa duvida...um eletricista amigo meu me disse que se colocar a bobina do MI direto sem resistencia quem não aguenta é o platinado que não suportará a tensão elevada desde baixas rotações...pois o distribuidor de i.e. é quem "define a quantidade de centelha correta" num manjo muito mas achei um certo que de razão.
          a melhor opção pra usar a bobina de gol MI acredito ser com distribuidor próprio para I.E.
          esperoter ajudado... abraços.
          Sua citação quanto ao Bobina do mi e o platinado esta correta o platinado pode derreter até, mas tem um Porém, eu tenho instalado no meu fusca a I.E.A do Tonella, e ela faz com que essa tensão no platinado seje desviada, ou seja o platinado nunca cola ou desgasta.

          Por isso estou com dúvidas pois temos o problema de o platinado derreter caso colocarmos a bobina do Mi correto, então teoricamente a solução é com a I.E.A do tonella, só que surge outro probleminha que é o superaquecimento da Bobina Mi... e pra resolver isso é necessário uma resistencia.

          mas e ai? com a resistencia antes do positivo da bobina mi ela perde eficiência?

          eis a questão ??
          Last edited by fernando ferro; 24-12-2009, 08:55 AM.

          Comment


          • #6
            Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

            acredito que sim cara...pois ela vai trabalhar com + ou - 8 volts ou seja sem toda capacidade de carga e deve dar diferença na centelha...

            Comment


            • #7
              Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

              Postado originalmente por lubisomem01
              Muito boa a pergunta: segundo informações do Tonela pode-se usar a bobina do MI sem problema com o modulo dele, tenho um modulo dele em uso na puma mas com bobina comum, no bugre tenho I.E e uso a bobina do MI e tb nunca tive problema nehum, mas pelo que me lembro a tanto a bobina do fusca 1300 a alcool ( original ) e do opala antigo usavam esta peça, este detalhe tecnico descrito nunca ouvi falar não..
              POis é inclusive tenho a I.E.A do tonella instalado no meu fusca com bobina Marflex, só que ela ta superaquecendo também, e pelo que ja li aqui no forum o I.E.A do tonella faz com que as bobinas trabalhem em carga máxima por isso a melhora no desenpenho e acaba com as falhas.

              Mas preciso sanar estas minhas dúvidas do tópico pra saber se essa adapatação é válida ou se é trocar seis por meia dúzia.

              POis pretendo trocar a bobina marflex por uma do gol mi.

              Comment


              • #8
                Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                Postado originalmente por Zampollir
                Meus Amigos,

                Por se tratar de uma adaptação, este vai estar sujeito a diversos fatores...

                Idade dos componentes eletricos;
                Qualidade dos fios empregados;
                Qualidade ou validade dos cabos de vela;
                Qualidade ou validade da tampa do distribuidor;
                Situação do rotor;
                etc...

                Pelo que o ocorreu comigo, a bobina MI funcionou certinho com o modulo do Tonella, porém tive que realmente colocar uma pré-resistência no positivo, pois deu superarquecimento na bobina.

                Mas, acredito que o mellhor realmente fosse a instalação de uma ignição eletronica completa para trabalhar legal com a bobina MI.

                Em meu pouco conhecimento de motores e mecânica, aprendi que independentemente do estado do motor, o sistema eletrico é muito importante.

                Procure sempre revisar, trocar quando necessário e checar o sistema eletrico do seu carro, sendo original ou modificado.

                Espero ter ajudado.
                Sim mas a bobina MI com a pré resistencia vai perder eficiencia correto?

                Comment


                • #9
                  Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                  Postado originalmente por hobeomoroni
                  acredito que sim cara...pois ela vai trabalhar com + ou - 8 volts ou seja sem toda capacidade de carga e deve dar diferença na centelha...
                  Eu tambem creio na mesma teoria, por isso resolvi abrir o tópico.

                  Se ela vai trabalhar com menas voltagem, vai gerar menos tensão, mas preciso do parecer de aguem do fórum que entenda de eletrica pra acabar de vez com essas dúvidas.

                  Concorda que se eu trocar minha bobina original sem resistencia, por uma do gol Mi que tem que usar resistencia pra não superaquecer.

                  na minha visão parece trocar 6 pois meia dúzia pois comprar uma bobina mais forte e ter que colocar uma resistencia pra diminuir sua eficiencia não dá.

                  LEMBRANDO QUE ESTAMOS FALANDO DE MOTORES C/ PLATINADO

                  Comment


                  • #10
                    Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                    GALERÁ PERGUNTEI PRO TONELLA ATRAVÉS DE UM E_MAIL UQE MANDEI PRA ELE, PERGUNTANDO SOBRE A BOBINA DO GOL MI, SEGUNDO ELE TEVE DECEPÇÕES NOS VARIOS TESTES QUE FEZ COM ESTA BOBINA.

                    VAi A BAIXO A CONVERSA:

                    Olá Marcelo

                    Sou menbro do Forum FUSCA4EVER e após inumeras pesquisas sobre bobinas e discução em tópicos não conseguimos chegar a um consenso.

                    Por favor me ajude.

                    A situação é seguinte

                    tenho seu módulo instalado no meu fusca c/ platinado, mas tenho aqui em casa uma bobina Bosch do gol Mi.

                    Lá no fórum o pessoal diz que é só instalar uma resistencia no positivo da bobina pra evitar que ela superaqueça.


                    Como voce entende muito do assunto de elétrica poderia me tirar esta dúvida.

                    Módulo tonella + bobina Mi + Resistencia num sistema de platinado vai ter com funcionamento.

                    Qualquer coisa aparece la no forum e da uma olhada na seção eletrica

                    abraços

                    grato

                    Fernando cezar Vulgo "Fernando Ferro"



                    RESPOSTA:

                    Caro fernando,
                    já testei por mais de um ano uma bobina do mi com o meu módulo. a primeira vista, fica excelente. se voce andar por 10 minutos, não vai querer outra coisa. o problema é quando voce anda por 2 horas em um transito pesado. nessa situação, a bobina superaquece e o carro para. já fiquei algumas vezes parado na beira da estrada por causa disso. trabalho diariamente com meu carro de testes ( na epoca um vw 1600), e ando 100km por dia, muitas vezes em um transito infernal.
                    estudando a bobina do gol mi, descobri algumas caracteristicas; sua tensão de trabalho é de 8 a 9V ( a pre resistencia nesse caso pode manter a tensão nesse nivel. Outra caracteristica, é que o módulo do gol controla o tempo que a bobina fica ligada ( angulo de permanencia) e esse tempo é proporcionalmente muito mewnor que o tempo que ela fica desligada. Quando voce usa um distribuidor com platinado, quem determina esse "tempo" é a folga do platinado -quanto menor, mais tempo a bobina fica ligada e vice versa. um distribuidor permite , grosseiramente falando, 50% ligado e 50% desligado. para a bobina do MI, isso é muito tempo, que vai sem duvida superaquecer a bobina em algum tempo.

                    diante disso, não recomendo o uso dessa bobina - independente do módulo , ela vai superaquecer e te deixar na mão. minha sugestão é sempre a KW da Bosch, SEM pre resistencia ( cod 067 ou 069). O resultado pratico dessa bobina p mim foi sempre equivalente a do MI, sem superaquecimento. Note que ao esquentar, a bobina do Mi tem uma queda de rendimento ( que acaba não sendo notada, pois o motor nessa situação está quente e exige menos da bobina), enquanto a KW segura muito bem a bronca.

                    sinta -se a vontade caso queira testar da MI com o módulo , use uma pre resistencia e o conector especifico p a bobina. Em seus teminais ( de qualquer bobina na realidade) devido ao chaveamento voce tem ali uma tensão alternada de até 300V - sim, estou falando do primario - e se voce não usar o conector correto pode causar um curto circuito e detonar sua bobina nova. mas tenha em mente que essa combinação será bem menos confiavel que a KW..

                    um abraço,
                    mtonella

                    POIS É MOÇADA ACHO QUE A BOBINA DO MI SÓ VAI FUNFAR COM IGNIÇÃO ELETRONICA.

                    ABRAÇOS

                    Comment


                    • #11
                      Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                      Fernando,
                      comigo a combinação bobina MI + Modulo Tonella + Pré-resistência funciona muito bem.
                      Agora é como Tonella falou, eu nunca passei duas horas no buggy, sempre faço trajetos curtos.
                      Agora vou ficar de olho nisso, vou sempre checar a temperatura da bobina, se eu perceber alguma anomalia registrarei aqui.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                        Postado originalmente por fernando ferro
                        Sim mas a bobina MI com a pré resistencia vai perder eficiencia correto?
                        Sim, ela vai perder pois a pré-resistência tente a segurar um pouco a energia que é direcionada a bobina.

                        Acho que o melhor mesmo é a ignição eletrônica completa, distribuidor, modulo etc...
                        Ricardo Zampolli
                        Fusca - Ano 1965
                        Motor 1300
                        Pertronix Ignitor I
                        São Paulo - SP

                        Comment


                        • #13
                          Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                          Postado originalmente por Zampollir
                          Sim, ela vai perder pois a pré-resistência tente a segurar um pouco a energia que é direcionada a bobina.

                          Acho que o melhor mesmo é a ignição eletrônica completa, distribuidor, modulo etc...
                          Mas pelo texto do 4x4, nem em sistema hall ou indutivo funciona. E aí? Pelo visto só na Kombi injetada...
                          Last edited by maccouto; 27-12-2009, 08:20 PM.

                          Comment


                          • #14
                            Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                            Postado originalmente por maccouto
                            Mas pelo texto do 4x4, nem em sistema hall ou indutivo, funciona. E aí? Pelo visto só na Kombi injetada...
                            essa parada de indutivo, hall etc ta me confundindo a cabeça.

                            outro troço que tambem influencia, segundo minhas pesquias e a corrente alternada ou contínua.

                            Puts tô emcabulado com essa bobina do gol Mi.

                            Agora quero realmente desvendar este mistério e o rela funcionamento da mesma.

                            Comment


                            • #15
                              Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                              este artigo fala sobre corrente alternada e corrente continua mas ainda me faltou informaçães pra que eu chegasse a uma conclusão, vou continuar pesquisando!!





                              A bobina de ignição é um transformador de baixa para alta tensão. Tem por finalidade, produzir as centelhas (faíscas) de alta tensão necessária para a combustão da mistura ar - combustível admitida no motor.
                              Consiste basicamente de dois enrolamentos, e um núcleo de ferro doce. O enrolamento de entrada é chamado de enrolamento primário e possui um fio de grosso calibre com algumas poucas voltas (espiras). Já o enrolamento de saída é constituído de um fio de fino calibre com milhares de voltas.
                              google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad); Quando o enrolamento primário é energizado, forma-se na bobina um campo eletromagnético intenso. Quando a alimentação for cortada, o campo eletromagnético se desfaz, provocando uma indução no enrolamento secundário. Devido a essa indução, ocorrerá uma diferença de potencial elétrico entre as saídas do enrolamento secundário.


                              Se ligássemos nossa bobina ou transformador numa fonte de corrente alternada teríamos o seguinte resultado:
                              No exemplo dado, a relação entre o enrolamento primário e o secundário é de 1 para 3. Neste caso, a tensão de saída do enrolamento secundário será três vezes maior que a tensão de entrada. Conclui-se então, que quanto maior for o número de voltas no enrolamento secundário, maior será a tensão de saída.
                              Esse mesmo efeito não funciona se ligarmos a entrada (enrolamento primário) numa bateria. Isso se deve ao fato da corrente utilizada na bateria ser do tipo "contínua", ou seja, a tensão elétrica nunca se desfaz e com isso não haveria indução no enrolamento secundário. No caso da tensão alternada, a variação vai de -10V até +10V, ou seja, quando a tensão chegar num valor nulo, o campo magnético se desfaz induzindo uma tensão no enrolamento secundário.


                              eja o gráfico abaixo comparando a tensão alternada com a tensão contínua.
                              Tensão alternada
                              Como você pode observar no gráfico, a tensão varia entre 0V até +10V, cai novamente para 0V e vai até -10V e em seguida, retorna a 0V. Esse ciclo se repete constantemente.
                              O campo eletromagnético numa bobina se mantém enquanto houver uma tensão elétrica, seja positivo ou negativo e só se desfaz quando seu valor cai a zero.
                              Tensão contínua
                              A tensão de uma bateria é contínua, ou seja, não existe variação no seu valor. Então a tensão que alimenta a bobina não irá cair a zero, o que significa que não haverá indução no secundário.
                              Agora você deve estar imaginando: "Mas se a bobina é um transformador e ela não funciona em corrente contínua, como pode então a bobina de ignição funcionar?"
                              Analisado o funcionamento do transformador, podemos dizer que somente irá haver indução no secundário quando se interrompe a alimentação do primário, ou seja, quando a tensão cai para um valor nulo. Então, para que ela funcione em um circuito de tensão contínua, bastaria cortar a sua alimentação, gerando uma espécie de corrente em forma de onda quadrada.


                              Para exemplificar o que foi dito, observe a figura abaixo:
                              No exemplo acima, estamos alimentando nosso transformador com uma tensão contínua, uma vez que está sendo feito por uma bateria. Quando ligamos o interruptor, a corrente flui pelo enrolamento primário, criando o campo eletromagnético. Quando desligamos o interruptor, essa corrente é cortada o que irá desfazer o campo e induzir uma tensão no enrolamento secundário.
                              A partir daí já podemos entender como é gerado a tensão no secundário do transformador. Agora, se aumentássemos consideravelmente o número de espiras no enrolamento secundário, poderíamos atingir milhares de volts, tensão necessário para formar uma centelha nas velas.


                              A animação a seguir mostra bem o funcionamento do sistema. Clique no interruptor para ligar e desligar o circuito e veja o que acontece.
                              <div align="center">

                              Comment

                              Working...
                              X