Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

    Postado originalmente por FUKETEIRO
    Olá, concordo com vc em gênero, grau e etc, até que enfim apareceu alguém que fala a minha língua, meu Primo é chefe da engenharia da VW do Brasil e falou a mesma coisa pra mim, vc leu minhas colocações? Abraço Amigo.
    Então responde ai FUKETEIRO.

    Qual o tempo de carga que caixinha proporciona?

    Levanto outra questão, por que o fusca ITAMAR originalmente sai de fabrica com bobina Asfaltica, sendo que já existia a muito tempo a bobina plastica?

    Parece meio óbvio não?

    Eu mesmo vou pesquisar sobre as especificações tecnicas desta caixinha de 7 pinos e posto aqui, mesmo sabendo o resultado.

    Comment


    • Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

      Aqui vai uma citação de uma experiência realizada pelo Sukys (engenheiro eletrônico) www.sukys.com.br

      Citação retirada do fórum 4x4 Brasil.

      Citado por: Sukys

      "Pessoal,

      Ontem arrumei um tempo livre e aproveitei pra fazer testes com a bobina do Gol Mi que havia comprado (reposição Bosch).
      Pra identificar o tempo de carga da bobina (duty cicle) fiz uso de gerador de funções acionando diretamente o módulo eletrônico do Gol ( modelo 7 pinos, que comprei junto com a bobina). Na saída da bobina instalei centelhador, ponta de prova de alta tensão e ponta de prova de corrente pra checar valores no osciloscópio, e para alimentar o circuito fiz uso de fonte linear de 36A ajustada em 14V.
      Resultado, fazendo uma comparação com a KW-12V (vermelha), a Mi só apresentou vantagem no tempo de carga (1,4 mS a menos). Em termos de faísca deu empate, e em termos de garantia de funcionamento do arranjo de bobina plástica acionada por módulo de bobina asfáltica não aposto um tostão furado. Fazendo simulação de rotação de motor 4 cil. em 5.000 RPM, com uso de termômetro digital (sensor do tipo termopar) a temperatura na carcaça do módulo batia em 80°C depois de uns 15 minutos de funcionamento, quando a saída do módulo pifou. Só por curiosidade, peguei um módulo de Chevette que estava ocupando espaço na garagem, e depois de uns dez minutos nas mesmas condições também pifou, sem ao menos a carcaça atingir a mesma temperatura, o que é explicável pela maior quantidade de alumínio na carcaça.
      Resumo, a vantagem da bobina do Gol Mi está no menor tempo de carga, e isso permite rotações mais elevadas sem queda de potência da faísca, mas requer chaveamento com capacidade de corrente compatível, coisa que não encontrei nos dois módulos utilizados, o que me leva a crer que dificilmente será encontrado em qualquer outro utilizado em bobinas asfálticas.
      Em outro tópico já fiz comentários sobre a temperatura de funcionamento do módulo, onde levei em consideração tanto o acréscimo de resistência proporcionado pela fiação quanto o tempo de carga longe do ideal, onde um compensava o outro, mas mesmo assim ainda acreditava que fazendo uso de tempo de carga adequado houvesse resultado satisfatório, o que não ocorreu, e se for pra pensar em também desenvolver módulo de potência adequado, o custo final do sistema não justificará o resultado obtido com tal configuração."


      Bom como podem verificar, e podem procurar no forum 4x4 o sukys fez o teste com a caixinha de 7 pinos que foi comentada. E com o uso de toda aparelhagem necessária pra tirar todas as dúvidas, quanto as vantagens e desvantagens.

      Pontos a serem considerados.

      * Qualquer Módulo de controle de ignição do fusca é imcompativel com bobina plastica pelos seguites motivos:

      - Chaveamento imconpativel
      - Controle de tempo de carga variavel
      - Não possui Microcontrole de carga fixa

      Há que se considerar que é perceptivel a vantagen da bobina do gol Mi em altas rotações, pois ela carrega mais rápido.

      Porem em baixa o teste constatou nenhuma diferença.

      Não vou explicar aqui o que ja foi explicitado quanto ao problema do chaveamento, pois o mesmo está descrito em algum post do tópico.

      é relevante a questão do chaveamento pois mais cedo ou mais tarde o Módulo Pifa. Ou a bobina Trinca.

      Já colhi depoimento de um membro que utilizou a bobina do gol mi e eu mesmo tambem tive a experiencia.

      Por tanto alguem, que queira defender o MITO de que usar a bobina do gol Mi melhora e muito a ignição sem trazer consequencias maléficas (dinheiro gasto), trate de por a mão na massa e fazer os testes propostos. E passar tudo a limpo.

      Pra que não influenciemos outros membros a fazer o uso desta bobina simplesmente por que alguem aqui no forum comentou que viu o filho do sobrinho do tio dele usar no fusca e melhorou muito.


      Comment


      • Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

        Postado originalmente por fernando ferro
        Aqui vai uma citação de uma experiência realizada pelo Sukys (engenheiro eletrônico) www.sukys.com.br

        Citação retirada do fórum 4x4 Brasil.

        Citado por: Sukys

        "Pessoal,

        Ontem arrumei um tempo livre e aproveitei pra fazer testes com a bobina do Gol Mi que havia comprado (reposição Bosch).
        Pra identificar o tempo de carga da bobina (duty cicle) fiz uso de gerador de funções acionando diretamente o módulo eletrônico do Gol ( modelo 7 pinos, que comprei junto com a bobina). Na saída da bobina instalei centelhador, ponta de prova de alta tensão e ponta de prova de corrente pra checar valores no osciloscópio, e para alimentar o circuito fiz uso de fonte linear de 36A ajustada em 14V.
        Resultado, fazendo uma comparação com a KW-12V (vermelha), a Mi só apresentou vantagem no tempo de carga (1,4 mS a menos). Em termos de faísca deu empate, e em termos de garantia de funcionamento do arranjo de bobina plástica acionada por módulo de bobina asfáltica não aposto um tostão furado. Fazendo simulação de rotação de motor 4 cil. em 5.000 RPM, com uso de termômetro digital (sensor do tipo termopar) a temperatura na carcaça do módulo batia em 80°C depois de uns 15 minutos de funcionamento, quando a saída do módulo pifou. Só por curiosidade, peguei um módulo de Chevette que estava ocupando espaço na garagem, e depois de uns dez minutos nas mesmas condições também pifou, sem ao menos a carcaça atingir a mesma temperatura, o que é explicável pela maior quantidade de alumínio na carcaça.
        Resumo, a vantagem da bobina do Gol Mi está no menor tempo de carga, e isso permite rotações mais elevadas sem queda de potência da faísca, mas requer chaveamento com capacidade de corrente compatível, coisa que não encontrei nos dois módulos utilizados, o que me leva a crer que dificilmente será encontrado em qualquer outro utilizado em bobinas asfálticas.
        Em outro tópico já fiz comentários sobre a temperatura de funcionamento do módulo, onde levei em consideração tanto o acréscimo de resistência proporcionado pela fiação quanto o tempo de carga longe do ideal, onde um compensava o outro, mas mesmo assim ainda acreditava que fazendo uso de tempo de carga adequado houvesse resultado satisfatório, o que não ocorreu, e se for pra pensar em também desenvolver módulo de potência adequado, o custo final do sistema não justificará o resultado obtido com tal configuração."


        Bom como podem verificar, e podem procurar no forum 4x4 o sukys fez o teste com a caixinha de 7 pinos que foi comentada. E com o uso de toda aparelhagem necessária pra tirar todas as dúvidas, quanto as vantagens e desvantagens.

        Pontos a serem considerados.

        * Qualquer Módulo de controle de ignição do fusca é imcompativel com bobina plastica pelos seguites motivos:

        - Chaveamento imconpativel
        - Controle de tempo de carga variavel
        - Não possui Microcontrole de carga fixa

        Há que se considerar que é perceptivel a vantagen da bobina do gol Mi em altas rotações, pois ela carrega mais rápido.

        Porem em baixa o teste constatou nenhuma diferença.

        Não vou explicar aqui o que ja foi explicitado quanto ao problema do chaveamento, pois o mesmo está descrito em algum post do tópico.

        é relevante a questão do chaveamento pois mais cedo ou mais tarde o Módulo Pifa. Ou a bobina Trinca.

        Já colhi depoimento de um membro que utilizou a bobina do gol mi e eu mesmo tambem tive a experiencia.

        Por tanto alguem, que queira defender o MITO de que usar a bobina do gol Mi melhora e muito a ignição sem trazer consequencias maléficas (dinheiro gasto), trate de por a mão na massa e fazer os testes propostos. E passar tudo a limpo.

        Pra que não influenciemos outros membros a fazer o uso desta bobina simplesmente por que alguem aqui no forum comentou que viu o filho do sobrinho do tio dele usar no fusca e melhorou muito.

        Então me explica porque funciona a 3 anos no meu Fusca e nunca pifou nada?
        Tem na Parati de um amigo a mais de 2 anos e não pifou, tem no Fusca do meu Cunhado a mais de 2 anos e não pifou nada e ele viaja duas vezes por semana 450 km, me explica?

        Comment


        • Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

          Postado originalmente por fernando ferro
          Então responde ai FUKETEIRO.

          Qual o tempo de carga que caixinha proporciona?

          Levanto outra questão, por que o fusca ITAMAR originalmente sai de fabrica com bobina Asfaltica, sendo que já existia a muito tempo a bobina plastica?

          Parece meio óbvio não?

          Eu mesmo vou pesquisar sobre as especificações tecnicas desta caixinha de 7 pinos e posto aqui, mesmo sabendo o resultado.
          Não saiu de fábrica por questões do custo, um transformador custa o dobro do preço de uma bobina.

          Comment


          • Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

            Postado originalmente por fernando ferro
            Então nos diga qual o tempo de carga desta caixinha de 7 pinos que creio que deva ser a com CCR.

            Descubra e poste aqui.

            Ai eu respondo pra vc se funfa ou não...

            Já te adianto uma coisa o Dwell tem que ser no máximo 3,6 milisegundos.

            Outra coisa que acho que vc deixou passar, o sistema hall tem tempo de carga variavel, e a bobina do gol Mi funciona com tempo de carga fixo.

            Já de cara isso atrapalha o funcionamento.

            abraço espero sua resposta.
            Eu não sei onde vc pega estas informações, mas tem como vc colocar uma foto desta "bobina plástica" que vc tanto fala? se vc se refere ao transformador de ignição que saiu no Gol Bola até 97 com sistema de injeção FIC monoponto, tem no sistema de ignição uma unidade chamada TFI que comanda o Dwell , nos conferimos no curso com auxilio do osciloscópio a sua variação ao acelerar o motor, quanto mais rápido acelera mais forte é a faísca, pportanto não é fixo.

            Comment


            • Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

              Postado originalmente por FUKETEIRO
              Não saiu de fábrica por questões do custo, um transformador custa o dobro do preço de uma bobina.
              tem haver com custo também,

              Porém o que explica por que o fusca saia de fabrica com bobina asfaltica, é a questão do projeto do motor.

              O projeto do motor é de 1950 mais ou menos ou seja um motor de meio século, não justificava mudar toda a ignição.

              Além do mais o projeto do motor do fusca trabalha em menores rotações que os motores em linha de hoje.

              A exemplo seus 4500 rpm maximos de alguns modelos de fusca.

              A bobina plastica foi desenvolvida pra atender as maiores rotaçoes dos motores atuais, que chegam a 7.000 e 8.000 rpm praticamente o dobro.
              E tambem para gerar economia, fazendo com que a queima do combustivel seja completa em todas as faixas de rotação. E só a bobina plastica, casada com E.C.U é capaz de fornecer faísca energética em todas as faixas de rotação.

              O que nunca será alcançado com sistema a platinado, indutivo e hall.

              Comment


              • Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                Postado originalmente por FUKETEIRO
                Então me explica porque funciona a 3 anos no meu Fusca e nunca pifou nada?
                Tem na Parati de um amigo a mais de 2 anos e não pifou, tem no Fusca do meu Cunhado a mais de 2 anos e não pifou nada e ele viaja duas vezes por semana 450 km, me explica?
                Isso pode ter várias explicações.

                vou citar algumas:

                *o fusca tem injeção eletronica da kombi.

                *o fusca está com resitencia "ballast" em serie no primário da bibina.

                *O fusca tem fiação do conjunto da ignição que chega até a bobina com resistencia.

                Estas são as 3 principais explicações de por que não pifou ainda.

                cabe agora fazer os testes com o voltimetro ou multimetro pra saber se não há resistencia antecedendo o primário.

                Se caso a sua fiação estiver criando muita resitencia, nem bobina nem o módulo vão pifar pois estarão funcionanto abaixo do normal do seu rendimento.

                ou seja gato por lebre.

                Sem fazer os testes não é possivel afirmar que tudo esta perfeito.

                Comment


                • Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                  Postado originalmente por FUKETEIRO
                  Eu não sei onde vc pega estas informações, mas tem como vc colocar uma foto desta "bobina plástica" que vc tanto fala? se vc se refere ao transformador de ignição que saiu no Gol Bola até 97 com sistema de injeção FIC monoponto, tem no sistema de ignição uma unidade chamada TFI que comanda o Dwell , nos conferimos no curso com auxilio do osciloscópio a sua variação ao acelerar o motor, quanto mais rápido acelera mais forte é a faísca, pportanto não é fixo.
                  Bobina plástica é isso aqui:

                  http://www.bosch.com.br/br/autopecas...a_plastica.asp

                  Eu não disse que o tempo de carga do módulo é fixo, eu disse que o tempo de carga da bobina é fixo.

                  os módulos, todos eles tem tempo de carga variável.

                  Agora tem uma coisa estranha que vc mencionou... Como pode a faisca ser mais forte conforme a RPM aumenta se o tempo de carga é inversamente proporcional ao aumento do giro do motor?


                  FUKETEIRO.

                  Estou pesquisando e conversando com enegenheiros pra encontrar especificações técnicas deste módulo TFI. Porém até agora nada de fabuloso. Preciso que vc me falasse como é o controle do módulo.

                  Só que ta muito controverso as informações.

                  Primeiro vc diz que o Módulo não tem tempo de carga fixo e sim variável.
                  Então que controle ele faz? pois próprio sistema a platinado tem tempo variável.

                  Além do mais se o módulo tem tempo variavel ja não teria como utilizar uma bobina do gol Mi.


                  Vou fazer uma esplanação acho que fica melhor:

                  A 1000 rpm a coroa de janelas do distribuidor Hall está a 500 rpm.

                  Ou seja O eixo do distribuidor gira metado da rotação do virabrequim.

                  Então temos:

                  1000 rpm passando pra segundos é igual 1000/60=16,66

                  O virabrequim dá 16,66 voltas por segundo, isso nos dá 16,66/2= 8,3333 voltas do eixo do distribuidor.

                  Se temos 8,333 voltas completas em 1 segundo quanto tempo leva pra a coroa de janelas dar apenas uma volta completa?

                  resp: 1 seg/8,333 voltas = 0,12 seg

                  Bom agora chegamos a finalização do calculo.

                  No sistema a platinado temos 8 posições ou seja 4 fechado e 4 aberto

                  temos então 8 posições 4 carregam a bobina e 4 geram o sinal do momento certo da faísca.

                  Pois bem, logo:

                  0,12 seg / 8 posições = 0,015 seg

                  Isso quer dizer que:

                  Motor a 1000 RPM a bobina tem tempo de carga de 0,015 seg ou 15 milisegundos.


                  Agora eu quero saber de você. Qual é o angulo de permanecia da coroa de janelas (Hall) ?

                  Este é um valor inprecindivel pra eu fazer os calculos depois que descobrir como funciona o modulo que vc se referiu.

                  aguardo resposta
                  Last edited by fernando ferro; 18-08-2010, 11:19 AM.

                  Comment


                  • Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                    Encontrei alguns esquemas de como é montado o Módulo TFI originalmente.








                    Como pode ser observado, o módulo TFI é utilizado em conjunto com E.C.U.

                    Então seu funcionamento correto depende de uma Unidade central Eletronica.

                    Que controla todo o motor.

                    Ainda não desvendeu o funcionamento da TFI e que tipo de controle ela faz.

                    Mas acho que não funciona totalemte corretamente em sistemas de ignição sem E.C.U. que é o caso dos nossos fuscas.

                    abraço até em breve.

                    Comment


                    • Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                      [quote=fernando ferro]Encontrei alguns esquemas de como é montado o Módulo TFI originalmente.








                      Como pode ser observado, o módulo TFI é utilizado em conjunto com E.C.U.

                      Então seu funcionamento correto depende de uma Unidade central Eletronica.

                      Que controla todo o motor.

                      Ainda não desvendeu o funcionamento da TFI e que tipo de controle ela faz.

                      Mas acho que não funciona totalemte corretamente em sistemas de ignição sem E.C.U. que é o caso dos nossos fuscas.

                      abraço até em breve.[/quot
                      Olá, vc viu as fotos que coloquei no tópico? Meu Fusca Itamar (verde) é todo original, eu peguei um transformador do Gol Mi e retirei o estágio de potência que é fixado nele e tem um conector com tres terminais, onde os dois terminais externos são + e - , e o do meio é o sinal que vem da ECU, ou seja o sinal sai do distribuidor onde uma janela tem tamanho diferente pra identificar o cilindro 1, a ECU processa o sinal e envia para o estágio de potência, pra usar esse transformador num veículo carburado vc precisa remover ele, onde vai aparecer dois terminais em baixo, que são o + eo - que vc liga como se fosse uma bobina normal, não da tilt de forma alguma, o sistema utilizado no logus é a outra foto onde a 'caixinha' está grudada no transformador e funciona da mesma forma, se vc quiser posso desacoplar ela pra vc ver com é. No Logus, foi usado este sistema por ter taxa mais alta no motor e por ter carburador com controle eletrônico da marcha lenta é um sistema bem mais caro, este sistema éra pra ter saído no fusca também, mas foi vetado pela engenharia por ser importado da alemanha e aí vc ja viu né...um Logus custava o dobro do preço de um Fusca....rsrs


                      Abs
                      foto 1 no Fusca Itamar
                      foto 2 no meu Fusca 1300 Ignição do Logus
                      foto 3 mais de perto no meu Fusca Itamar
                      Arquivos Anexos
                      Last edited by FUKETEIRO; 18-08-2010, 09:46 PM.

                      Comment


                      • Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                        Postado originalmente por FUKETEIRO
                        Olá, vc viu as fotos que coloquei no tópico? Meu Fusca Itamar (verde) é todo original, eu peguei um transformador do Gol Mi e retirei o estágio de potência que é fixado nele e tem um conector com tres terminais, onde os dois terminais externos são + e - , e o do meio é o sinal que vem da ECU, ou seja o sinal sai do distribuidor onde uma janela tem tamanho diferente pra identificar o cilindro 1, a ECU processa o sinal e envia para o estágio de potência, pra usar esse transformador num veículo carburado vc precisa remover ele, onde vai aparecer dois terminais em baixo, que são o + eo - que vc liga como se fosse uma bobina normal, não da tilt de forma alguma, o sistema utilizado no logus é a outra foto onde a 'caixinha' está grudada no transformador e funciona da mesma forma, se vc quiser posso desacoplar ela pra vc ver com é. No Logus, foi usado este sistema por ter taxa mais alta no motor e por ter carburador com controle eletrônico da marcha lenta é um sistema bem mais caro, este sistema éra pra ter saído no fusca também, mas foi vetado pela engenharia por ser importado da alemanha e aí vc ja viu né...um Logus custava o dobro do preço de um Fusca....rsrs


                        Abs
                        foto 1 no Fusca Itamar
                        foto 2 no meu Fusca 1300 Ignição do Logus
                        foto 3 mais de perto no meu Fusca Itamar
                        Entendi.

                        Bom vamos estabelecer uma coisa aqui primeiro, pra quem ler entender o que agente está discutindo no tópico.

                        As três fotos que vc postou, nas três contem "bobinas plásticas" não chame a bobina de "transformador" pois a maioria do pessoal conhece por bobina plastica que é o nome que consta nos catalogos da Bosch.

                        Ok estabelecido isto.

                        Seguinte:

                        Fazendo esta adaptação na bobina que tem estagio de potencia acoplado, não vai funcionar, pelo seguinte.

                        Substituindo o sinal da E.C.U que é um sinal microprocessado onde a mesma recolhe não somente a leitura do sensor Hall mas tambem da temperatura e pressão do ar, da borboleta, rotação etc. Assim colhendo os sinais a ECU processa em seus milhares de mapas e devolve um sinal correto e melhor possivel para bobina carregar e induzir a lata tensão.

                        Se for substituido este borne que recebe o sinal da ECU simplesmente pelo sinal do Distribuidor Hall. Vai tudo por agua abaixo.

                        Pois o sinal vai ficar variando de acordo com a rotação do motor.

                        Impossivel isso dar certo.

                        Afinal vc já fez alguma vez a adaptação desta bobina em algum motor carburado??

                        Comment


                        • Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                          Postado originalmente por fernando ferro
                          Entendi.

                          Bom vamos estabelecer uma coisa aqui primeiro, pra quem ler entender o que agente está discutindo no tópico.

                          As três fotos que vc postou, nas três contem "bobinas plásticas" não chame a bobina de "transformador" pois a maioria do pessoal conhece por bobina plastica que é o nome que consta nos catalogos da Bosch.

                          Ok estabelecido isto.

                          Seguinte:

                          Fazendo esta adaptação na bobina que tem estagio de potencia acoplado, não vai funcionar, pelo seguinte.

                          Substituindo o sinal da E.C.U que é um sinal microprocessado onde a mesma recolhe não somente a leitura do sensor Hall mas tambem da temperatura e pressão do ar, da borboleta, rotação etc. Assim colhendo os sinais a ECU processa em seus milhares de mapas e devolve um sinal correto e melhor possivel para bobina carregar e induzir a lata tensão.

                          Se for substituido este borne que recebe o sinal da ECU simplesmente pelo sinal do Distribuidor Hall. Vai tudo por agua abaixo.

                          Pois o sinal vai ficar variando de acordo com a rotação do motor.

                          Impossivel isso dar certo.

                          Afinal vc já fez alguma vez a adaptação desta bobina em algum motor carburado??
                          AMIGO, NÃO SEI COMO VC NÃO CONSEGUE ENTENDER OQUE EU TENTEI EXPLICAR, ME PASSA UM TELEFONE PRA MIM TE LIGAR PRA VER SE VC CONSEGUE ENTENDER, SÓ ME DIZ UMA COISA, VC TRABALHA COM OQUE? VC É FORMADO EM QUE? JÁ PERGUNTEI OUTRA VEZ E VC NÃO RESPONDEU, SE NÃO FUNCIONA, COMO TÁ FUNCIONANDO NO MEU CARRO????????????????????????????????????????????? ???????????????????????????????????????????

                          Comment


                          • Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                            Postado originalmente por FUKETEIRO
                            AMIGO, NÃO SEI COMO VC NÃO CONSEGUE ENTENDER OQUE EU TENTEI EXPLICAR, ME PASSA UM TELEFONE PRA MIM TE LIGAR PRA VER SE VC CONSEGUE ENTENDER
                            Vc explicou as adaptações porém na teoria o que acontece realmente no processo do inicio ao fim não foi explicado por vc.
                            Por tanto explique com números e teoria pra eu entender.

                            Postado originalmente por FUKETEIRO
                            SÓ ME DIZ UMA COISA, VC TRABALHA COM OQUE? VC É FORMADO EM QUE?
                            Já respondi esta pergunta, mas acho que vc não deve ter lido, não tenho formação em engenharia eletronica, tudo que sei é na base de conversa com enegenheiro, estudo, pesquisa etc.

                            Mas já que faz questão:
                            sou formado em Desenvolvimento de Sistemas pra Computadores. vulgo (progamador).

                            também sou Baicharel em Ciências Contábeis pela universidade federal de mato-grosso.



                            Postado originalmente por FUKETEIRO
                            JÁ PERGUNTEI OUTRA VEZ E VC NÃO RESPONDEU, SE NÃO FUNCIONA, COMO TÁ FUNCIONANDO NO MEU CARRO????????????????????????????????????????????? ???????????????????????????????????????????
                            Amigo, uma coisa é funcionar no seu carro, que possui ECU. Outra coisa é funcionar em um fusca que não tem ECU, A exemplo de fusca carburado.

                            Ja tá ficando repetitivo isso aqui.

                            Ja cansei de dizer que a bobina do gol Mi funciona perfeitamente em carros com ECU.

                            Só que não vai funcionar em carros carburados.

                            Agora se o seu fusca é carburado e tá funcionando com a bobina do gol Mi??então vamos discutir sobre ele.

                            Deixa o fusca que está com Injeção da Kombi pra lá, pois este tem ECU, a questão levantada aqui nesté tópico é se a bobina do gol Mi funfa ou não em fusca sem ECU entendeu.
                            Last edited by fernando ferro; 20-08-2010, 12:43 AM.

                            Comment


                            • Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                              Vamos mais a fundo na discução:

                              Vou colocar aqui uma esplanação edruxula bem por cima do funcionamento correto da bobina plástica e o por que da inconpatibilidade quando não é utilizado uma UC (central eletônica):

                              Identificando diferenças:

                              BOBINAS PLÁSTICAS (gol Mi):

                              utilização: Carros com cetral eletrônica (hall, roda Fônica)
                              Tempo de carga: 0,0036 segundos, o tempo de carga tem que ser fixo, pois a bobina nçao tem capacidade de absorver calor
                              descarga secudário: aprox 45 kv
                              *não tem capacidade de absrover o calor gerado após saturação
                              modo de trabalho: Duty Cycle (ciclo de trabalho)


                              BOBINAS ASFALTICAS (Kw bosch):

                              utilização: carros carburados (platinado, indutivo, hall)
                              tempo de carga: superior á 0,005 segundos com variação pra menos conforme aumenta a RPM

                              descarga secundário: aprox 28 kv
                              *grande capacidade de absorver o calor gerado após saturação
                              modo de trabalho: Dwell time "angulo de permanencia"

                              ESPLANAÇÃO:

                              A bobina asfaltica tem modo de trabalho por Dwell time ou seja.

                              50% do tempo em que a circunferencia do eixo came da uma volta completa a bobina carega.

                              Em 4 posições a bobina permanece carregando (por isso nome angulo de permanencia) e 4 posições ela dispara.

                              conforme aumenta a RPM, o tempo de carga da bobina diminui, ou seja permanece menos tempo carregando. Por isso menor rendimento em altas rotações.

                              A isso damos que q bobina asfaltiva trabalha por tempo de carga variavel.


                              A bobina Plastica justamente por não ter seu revestimento capaz de absorver calor, deve obrigatoriamente ter tempo de carga fixo, ou seja, em diversas faixas de rotação o tempo de carga sera sempre será o mesmo.

                              conforme descrevi acima a bobina plastica trabalha com modo Duty Cycle (ciclo de trabalho).Pois não existe como fazer o controle do tempo de carga por Dwell time somente.É preciso um micro porcessador pra fazer calculos de devolver corretamente o tempo de carga e disparo. Por isso da-se o nome de "ciclo de trabalho"

                              Então como funciona?

                              vamos fazer um calculo basico pra chegar do tempo de carga a rotação ideal de funcionamento:

                              a bobina do gol Mi tem tempo de carga 0,0036 segundos.

                              se multiplicarmos 0,0036 por 8 posiçoes do rotor Hall temos:
                              0,0288 segundos ouseja uma volta será completada em 0,0288 segundos.

                              pra tranformar em RPM faz-se:

                              60 seg /0,0288 seg = 2083,33

                              como cada volta completa do eixo came equivale á 2 voltas completas do virabrequim isso significa que ele estará á 2083,33 vezes 2 = 4166,66 RPM

                              Então pra bobina funcionar em modo Dwell ela carregará em 0,0036 seg sem ultrpassar a saturação somente á 4166,66 RPM.


                              Bom eu exemplifiquei a bobina em Dwell só pra diferenciar o seu correto funcionamento em Duty Cycle.

                              O Duty Cycle em pequeno exemplo:

                              Admitindo 1000 RPM teremos qual tempo de carga?

                              1000 rpm / 2 = 500 rpm "eixo came"

                              500/60= 8,33 voltas

                              1/8,33 voltas = 0,12 seg

                              0,12 seg / 8 posições = 0,015 seg de tempo de carga

                              Bom agora pergunto se abobina carrega em 0,0036 seg como que a 1000 RPM o tempo de carga é 0,015 como ela não esquenta?

                              RESPOSTA:

                              A central eletrônica através de diversos sensores e mapas. recebe o sinal Dwell que vem do sensor hall, e após identificar a RPM faz o calculo de quanto tempo vai permanecer carregando, depois disso, caso o cálculo resulte em tempo de carga maior que o tempo de saturação da bobina, a própria central eletronica (ECU) não carrega por um espaço de tempo e fica ociosa 0,0114 seg, depois de passado este tempo, inicia o carregamento da bobina em exatos 0,0036 seg. Ai então a central dispara a bobina no total do tempo correto 0,0114 + 0,0036 seg = 0,015 seg.

                              espero ter esclarecido como fucniona.

                              abraços
                              Last edited by fernando ferro; 20-08-2010, 06:03 PM.

                              Comment


                              • Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                                Este é um dos tópios mais interessantes deste nosso incrível fórum ... sem mensionarmos o valor, incontestável, das ricas informações aqui contidas!
                                Mas,pra tanto, e, portanto não esqueçamos da verdadeira essência do forum! Não deixemos a "coisa" fluir para o lado pessoal(no mau sentido,mesmo,da expressão) !!!
                                Toda pergunta nasce de uma dúvida...toda resposta(deveria ser assim)nasce de fundamentos sobre o que formou a questão em vigor ! Mas o que não admitimos( generalizando mesmo),é obtermos respostas colhidas no "achómetro" ! Tipo: isso é assim, porque é assim e pronto!
                                Nos reservamos o direito de correr atrás,lutar,esmiuçar a equação DÚVIDA ! Portanto,a resposta de qualquer dúvida tem que estar firmemente,no mínimo,embasada em conhecimentos técnicos da questão vigente e não apenas na óptica de quem está a responder!
                                Por favor não me interpretem mau,mas estou cansado de obter respostas de vários problemas do dia-a-dia com o Speed-Bug dos "mexânicos" e seus "derivados"...afirmam sempre que é assim porque tem que ser....então creio que toda alteração,todo e qualquer serviço realizado em nossos carros,tem que ter o mínimo possível de respaldo técnico....até mesmo,pra preservar nossa integridade física(acidentes automobilísticos)e de quem amamos que andam,eventualmente !
                                Me desculpem os cépticos,mas só aceito respostas co-relacionadas em fundamentos fruto de estudos incansáveis e trabalhos sérios,além de farto tempo(gratuito)!
                                Venho então,por meio desta humilde declaração em público,me "solidariezar" e reinterar meus votos de gratidão,admiração e acima de tudo respeito pela incansável empreitada do amigo Fernando em provar a sua tese!
                                Além de ensinar,doutrinar,adestrar,instruir....essa é sem dúvida alguma uma característica única ,que só nosso forum detém:a incansável procura pelo saber!!! Vou citar um velho engº mecânico,se me permitem,meu pai-(já falecido,mas jamais esquecido) " O saber não ocupa espaço" .
                                Cavalheiros,tenhamos todos um belo FDS .Forte abraço a todos.
                                P.s. Fuketeiro,por favor amigo,poste o resultado das pesquisas pra gente,mas num carburado! Pra gente matar esta charada juntos!
                                P.s. II-Só pra ilustrar: no dia 16/07/2007 ou coisa parecida o Vader declarou, no tópico "modificação na flauta do 30 PIC",que não dá certo num 30 PICS...ainda mais num 1600!!! Perceberam? o meu está com o 30PICS com lgumas moditec e tá fazendo o bixo cantar em 2ª....mas estou buscando respostas científicas sobre este fato...pois os "mexânicos" em que o levei pra tentarem explicar o porquê dele está rendendo mais do que um 30PIC e eles não me dão uma resposta técnica! Mas já estou colocando na "prancheta" todas as moditecs feitas nele pra gente(quem tiver interessado)matar esta charada!!!!!
                                Last edited by juliocezar.lee; 20-08-2010, 06:42 PM.
                                SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

                                Comment

                                Working...
                                X