Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Freios a disco traseiro

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Freios a disco traseiro

    Celojr,

    Esse é o mesmo principio da trava Carneiro (exceto pelo corte da ignição). De qualquer forma é uma solução, que como a do meu triciclo, não deve ser usada indiscriminadamente visto manter o fluido de freio sob pressão permanentemente, o que pode ocasionar vasamentos.

    Futuramente, se for o caso, penso em adaptar um freio de estacionamento na roda dianteira, usando um sistema de freio a disco mecânico de moto, se esse ainda existir, e o custo justificar o beneficio.

    Um amigo adaptou um sistema de 2 pinças em cada roda, cada uma oriunda de um carro, o que obrigou uma serie de modificações (cilindro mestre e sua fixação, usinagem de cubos e discos e suas furações etc). Ambas as pinças atuam como freio de serviço e uma delas tambem como freio de estacionamento. Muito freio para pouco veículo e um conjunto de complicada reposição.

    Comment


    • Re: Freios a disco traseiro

      Postado originalmente por ricardo groetaers
      Celojr,

      Esse é o mesmo principio da trava Carneiro (exceto pelo corte da ignição). De qualquer forma é uma solução, que como a do meu triciclo, não deve ser usada indiscriminadamente visto manter o fluido de freio sob pressão permanentemente, o que pode ocasionar vasamentos.

      Futuramente, se for o caso, penso em adaptar um freio de estacionamento na roda dianteira, usando um sistema de freio a disco mecânico de moto, se esse ainda existir, e o custo justificar o beneficio.

      Um amigo adaptou um sistema de 2 pinças em cada roda, cada uma oriunda de um carro, o que obrigou uma serie de modificações (cilindro mestre e sua fixação, usinagem de cubos e discos e suas furações etc). Ambas as pinças atuam como freio de serviço e uma delas tambem como freio de estacionamento. Muito freio para pouco veículo e um conjunto de complicada reposição.
      Eh, bem, eu não tinha pensado nisso, realmente, deixar o fluido sob pressão constante não é o melhor a ser feito, vc tem razão. Foi bom para vermos o que não deve ser feito.

      No caso do Buggy, a idéia é travar uma das rodas para que a força motriz seja jogada para a outra roda, útil, nos casos de atolamento do carro.

      Abs

      Comment


      • Re: Freios a disco traseiro

        Postado originalmente por Jacques
        Galera,

        li o topico. O meu sistema está com freios originais na dianteira.

        na traseira são doscos do gol com pinças do tempra. Até roda aro 14 serve.

        Estes discos de freio você comprou perfurado ou você mandou fazer os furos?
        MarceloFusqueta

        Comment


        • Re: Freios a disco traseiro

          Postado originalmente por FUSQUETA
          Estes discos de freio você comprou perfurado ou você mandou fazer os furos?
          E ae Fusqueta,

          estes discos foram perfurados pelo torneiro mecânico.
          Abraços,

          Jacques

          Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

          Comment


          • Re: Freios a disco traseiro

            Postado originalmente por Jacques
            E ae Fusqueta,

            estes discos foram perfurados pelo torneiro mecânico.
            Tem algum cuidado especial para fazer a furação? Você tem o gabarito de furação? Estou querendo fazer furação no disco que vou colocar na semana que vem, estava pensando em utilizar o disco de freio dianteiro de moto como gabarito. Os furos do teu disco são de quantos milimetros? Na furação não fica aquelas rebarbas? Os discos furados dá um outro visual, só que os comprados furados está um absurdo por volta de R$ 280,00. Olha dá até pra ganhar dinheiro com esse negócio de disco perfurado, o par de disco sólido da Varga de 239 mm está custando R$ 40,00 e dependendo de quanto o torneiro cobrar para furar vamos chutar uns R$ 40,00 o par; tudo fica R$ 80,00.
            MarceloFusqueta

            Comment


            • Re: Freios a disco traseiro

              Postado originalmente por FUSQUETA
              Tem algum cuidado especial para fazer a furação? Você tem o gabarito de furação? Estou querendo fazer furação no disco que vou colocar na semana que vem, estava pensando em utilizar o disco de freio dianteiro de moto como gabarito. Os furos do teu disco são de quantos milimetros? Na furação não fica aquelas rebarbas? Os discos furados dá um outro visual, só que os comprados furados está um absurdo por volta de R$ 280,00. Olha dá até pra ganhar dinheiro com esse negócio de disco perfurado, o par de disco sólido da Varga de 239 mm está custando R$ 40,00 e dependendo de quanto o torneiro cobrar para furar vamos chutar uns R$ 40,00 o par; tudo fica R$ 80,00.
              fusqueta,

              eu não tenho o gabarito...quem fez o serviço foi o torneiro mesmo.
              Não tem rebarba, não pois ele fura com uma broca menor (acedito ser de 6mm) e depois com uma broca maior dá um acabamento no furo retirando as rebarbas que podem existir.

              Mas se o torneiro for bom ele faz o serviço bem feito.

              Visualmente é lindo. Vai ter gente que vai contestar dizendo que vc vai diminuir a área de atrito.... mas até agora não tive problemas.
              Abraços,

              Jacques

              Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

              Comment


              • Re: Freios a disco traseiro

                Ajuda urgente! Na instalação do freio a disco traseiro com a pinça do golf 2001 e o disco sólido do gol de 239 mm não sobra espaço suficiente para a porca que prende o cubo. Não sei o que fazer, estou pensando em prender o suporte por trás. Será onde que eu errei.
                MarceloFusqueta

                Comment


                • Re: Arquivo correto (Pinça)

                  Postado originalmente por cretton
                  Desculpe, me confundi totalmente com os pdf's aqui. Segue o arquivo correto.

                  Todos os furos não cotados possuem 10,00. Todas as medidas estão em mm (milimetros).
                  Neste modelo de suporte para usar as pinças do Golf 2001 tem quer abrir um pouco na parte do suporte onde tem os 2 furos para fixação da pinça. Se não abrir o cilindro da pinça pega no suporte.
                  Arquivos Anexos
                  MarceloFusqueta

                  Comment


                  • Re: Arquivo correto (Pinça)

                    Mostra um foto que talvez dê pra ajudar.

                    Comment


                    • Re: Arquivo correto (Pinça)

                      Pessoal,

                      Comprei os discos de freio mas como estão guardados começaram a enferrujar

                      aqui em casa tenho um oléo de base sintética anti-ferrugem (white lub super), daí vem a pergunta: tem algum problema passar este produto?

                      Abraços
                      Piu piu 2.0 aspirado

                      Comment


                      • Re: Arquivo correto (Pinça)

                        quando eu estava montando e tinha um monte de peças guardadas em casa eu fiz isso com os discos...melequei bastante com WD e deixei guardados em uma prateleira longe do chão ou seja longe da umidade....
                        Fernando / German Look 74
                        2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

                        Comment


                        • Re: Freios a disco traseiro

                          Olá a todos.
                          Eu li e reli todas as páginas deste tópico. Achei muito legal, nem tanto pelo aumento da frenagem que o disco possibilita, mas pelo fato de não precisar mais ficar regulando as lonas traseiras, que ora ficam muito justas ora ficam folgadas.
                          Agora vamos as minhas dúvidas:
                          1 - A espessura da "arruela" de encosto. Eu não tenho uma em mãos para saber qual é o tamanho padrão, mas como vamos colocar a um suporte de 8 mm devemos reduzir a "arruela" em 8 mm? (Postado pelo Karlos Alberto na primeira página)
                          2 -
                          Eu li que a pinça traseira do Golf > 00 não é compatível com a roda original 15", e que a pinça traseira do Golf 98 é compatível?
                          Se pinça ano 98 é compatível com aro 15" mas com que disco? O original do fusca?
                          E li também que o Sedan74turbo usa os discos originais retrabalhados, mas não fala nada sobre qual aro usa.
                          Já o Jacques na página 12 diz que usa disco de gol com pinça do tempra e usa aro 14".
                          Para fechar o assunto eu sugiro a tabela abaixo:

                          disco original fusca - pinça golf 98 - Aro 14 de brasilia ou maior;
                          disco gol - pinça golf 98 - Aro 14 não original ou maior;
                          disco original fusca - pinça golf 00 - Aro 15 não original (podendo ser de liga leve para furação de fusca) ou maior;
                          disco gol - pinça golf 00 - Aro 15 não original (não pode ser furação original de fusca) ou maior.

                          Esta tabela está correta?

                          Preciso pois eu pretendo trocar as rodas, que hoje são de brasilia, por outras mais largas, também de aço, mas o estepe deverá permanecer com aro 14" de brasilia.

                          Emerson.

                          Comment


                          • Re: Freios a disco traseiro

                            Postado originalmente por Emerson
                            E li também que o Sedan74turbo usa os discos originais retrabalhados, mas não fala nada sobre qual aro usa.
                            eu utilizo aro 17" meu estepe é o 15" do fusca e não encaixa na roda traseira...ou seja se um dia furar meu pneu traseiro terei que tirar a roda diant passar p/ a traseira e colocar o estepe na diant...já comprei o estepe fininho tipo o do honda mas ele é 5 furos logo p/ frente irei trocar o miolo desse estepe pelo de 4 furos...

                            Obs.:
                            Eu sempre cito aqui sobre o problema da roda de ferro aro 15" por experiência própria, ou seja "disco de fusca+pinça do golf 00>>" não que toda vez essa combinação não dará certo as vezes alguns "mm" a menos na confecção do suporte muda tudo...apenas alerto por experiência própria....
                            Fernando / German Look 74
                            2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

                            Comment


                            • Re: Freios a disco traseiro

                              Postado originalmente por sedan74turbo
                              UMA COISA MUITO BEM LEMBRADA LUISHPOWER, NO MEU FUSCA USO AS PINÇAS TRASEIRAS DO GOLF 00>>> E A RODA 15" ORIGINAL QUE USO DE ESTEPE NÃO ENCAIXA BATE NA PINÇA !!!
                              AINDA NÃO SEI SE MANDO FAZER UMA RODA ESPECIAL OU OUTRA COISA !!!

                              BEM LEMBRADO....

                              Será que se usar disco do tempra com as pinças do tempra dara para usar rodas 14?

                              Comment


                              • Re: Freios a disco traseiro

                                se o diâmetro do disco do tempra for menor do que o do fusca, acredito que caiba...ae teria que ver tbém se a pinça do tempra não é muito alta...
                                Fernando / German Look 74
                                2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

                                Comment

                                Working...
                                X