Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Freios a disco traseiro

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Freios a disco traseiro

    Postado originalmente por sedan74turbo
    Vc diz em usar as pinças diants do fusca na traseira !!??

    até da, só que vc perde o freio de mão e tbém a frenagem fica muito mais forte na traseira do que na dianteira...
    Bom, sendo assim, acho que não dá né? Além de perder o freio de mão, a cada freiada uma patinada ou um cavalo de pau fica meio estranho e perigoso. Valeu o esclarecimento.

    Abç.

    Comment


    • Re: Arquivo correto (Pinça)

      Você pode me responder uma dúvida, tem um outro modelo de suporte que leva em consideração o tamanho do disco. Neste modelo de suporte pelo tamanho do disco informado de 239,0 mm o suporte teria o tamanho de 115 mm contra 119,5 mm do modelo utilizado por você. O cálculo utilizado é o seguinte X= 154 - (288 - Y) onde Y= ao tamanho do diâmetro do disco de freio. Será que este suporte está correto?
      Não estou questionando o seu suporte é só para tirar dúvidas, pois comprei as pinças e o disco de freio traseiro do Golf 2001 e agora tenho que providenciar o suporte.
      Valeu.


      Postado originalmente por cretton
      Desculpe, me confundi totalmente com os pdf's aqui. Segue o arquivo correto.

      Todos os furos não cotados possuem 10,00. Todas as medidas estão em mm (milimetros).
      MarceloFusqueta

      Comment


      • Re: Freios a disco traseiro

        Alguém sabe as medidas da aruela de calço mencionada por Karlos.
        MarceloFusqueta

        Comment


        • Re: Freios a disco traseiro

          Só para ilustrar esse tópico, segue fotos do freio a disco que coloquei em meu triciclo nessas férias.

          Bem simples, pinças e discos de Brasilia, nada a modificar inclusive o cilindro mestre. Somente o cubo foi usinado, reduzido apenas o seu diâmetro para caber dentro do disco nenhuma furação foi modificada.

          O suporte para a pinça foi soldado diretamente no tubo (trombeta) do semi-eixo com solda mig, não confio em suportes aparafusados diretamente no flange da trombeta, os parafusos são de 10mm e poderiam não aguentar o tranco de frenagem.
          Arquivos Anexos
          Last edited by ricardo groetaers; 30-03-2009, 05:15 AM.

          Comment


          • Re: Freios a disco traseiro

            Continuando.....

            O freio de estacionamento agora é no pé, não é o ideal nem deve ser usado permanentemente para não manter o fluido constantemente sob pressão, mas considerando que o veículo é um triciclo, trata-se de um quebra-galho com custo praticamente zero. Vejam a última foto.

            A reposição de componentes é relativamente simples e econômica visto que a única peça modificada é o cubo e a única alteração nela é o seu diâmetro, coisa que qualquer torneiro de fundo de quintal faz.
            Arquivos Anexos

            Comment


            • Re: Freios a disco traseiro



              muito show hein Ricardo nada melhor do que um freio a disco traseiro, no sedan é uma das coisas que me deixam mais contente...a diferença na frenagem é enorme....mas posso dar só uma opinião...!!???
              não seria melhor ter feito essa tubulação que rosqueia na pinça com um flexivel !!??? porq quando você for trocar a pastilha você terá que remover a pinça e nesse momento pode ocorrer de você entortar o tubo de freio e ele se fechar...não seria mlhor um flexivel !!???
              Fernando / German Look 74
              2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

              Comment


              • Re: Freios a disco traseiro

                Postado originalmente por ricardo groetaers
                Só para ilustrar esse tópico, segue fotos do freio a disco que coloquei em meu triciclo nessas férias.

                Bem simples, pinças e discos de Brasilia, nada a modificar inclusive o cilindro mestre. Somente o cubo foi usinado, reduzido apenas o seu diâmetro para caber dentro do disco nenhuma furação foi modificada.

                O suporte para a pinça foi soldado diretamente no tubo (trombeta) do semi-eixo com solda mig, não confio em suportes aparafusados diretamente no flange da trombeta, os parafusos são de 10mm e poderiam não aguentar o tranco de frenagem.
                me falaram uma vez que se tiver qq coisa soldada ñesse tipo de adaptação e quiser fazer vistoria do Inmetro pra legalizar algo não passa

                não sei se procede
                Felipe Mori
                Osasco - SP
                --------------------------------------------------------

                Comment


                • Re: Freios a disco traseiro

                  Galera,

                  li o topico. O meu sistema está com freios originais na dianteira.

                  na traseira são doscos do gol com pinças do tempra. Até roda aro 14 serve.

                  Abraços,

                  Jacques

                  Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

                  Comment


                  • Re: Freios a disco traseiro

                    Li no topico sobre 5 furos...mas não especificaram a medida.

                    Se for 5 furos do golf acredito que serve no disco do fusca. Aí na traseira deve ser igual o da dianteira.

                    Agora, com respeito ao a furação 5 x 130 (furação antiga do fusca, correto?) só com flange mesmo.

                    Eu tenho estas fotos da flange 4 x 100 para 5 x 130. Não me pareçe disco do fusca e sim da kombi...


                    Abraços,

                    Jacques

                    Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

                    Comment


                    • Re: Freios a disco traseiro

                      Postado originalmente por RogerMCoelho
                      Lord

                      Estou também montando freio a disco na trazeira, mas eu vou usar discos dianteiros de Golf 1.8 Turbo que são de 288mm, estou fazendo tudo desde cubo até flange para fixação das pinças, se interesar quando finallizar passo o desenho e quem montou para mim, na frante vou desenvolver depois cubo e flange para disco de 312mm. hoje o meu na frente já é a disco.
                      roger,

                      vc tem fotos da adaptação?
                      Abraços,

                      Jacques

                      Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

                      Comment


                      • Re: Freios a disco traseiro

                        Postado originalmente por Jacques
                        Li no topico sobre 5 furos...mas não especificaram a medida.

                        Se for 5 furos do golf acredito que serve no disco do fusca. Aí na traseira deve ser igual o da dianteira.

                        Agora, com respeito ao a furação 5 x 130 (furação antiga do fusca, correto?) só com flange mesmo.

                        Eu tenho estas fotos da flange 4 x 100 para 5 x 130. Não me pareçe disco do fusca e sim da kombi...


                        5x130 é a furação da porsche

                        o fusca 5 furos é maior, só não sei qual a medida
                        Felipe Mori
                        Osasco - SP
                        --------------------------------------------------------

                        Comment


                        • Re: Freios a disco traseiro

                          Postado originalmente por felipedmori
                          5x130 é a furação da porsche

                          o fusca 5 furos é maior, só não sei qual a medida
                          Felipe,

                          vc está certo.

                          vasculhei a internet e os fuscas antigos são 5 x 205.
                          Abraços,

                          Jacques

                          Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

                          Comment


                          • Re: Freios a disco traseiro

                            Postado originalmente por sedan74turbo
                            não seria melhor ter feito essa tubulação que rosqueia na pinça com um flexivel !!??? porq quando você for trocar a pastilha você terá que remover a pinça e nesse momento pode ocorrer de você entortar o tubo de freio e ele se fechar...não seria mlhor um flexivel !!???
                            Vou dar uma analisada com calma, mas acho (não tenho certeza) que basta soltar os "grampos", empurrar o pistão um pouquinho com uma chave de fenda, chegar a pinça um pouquinho para tras, remover os "limitadores" superior e inferior e as pastilhas deslizarão para baixo ou para cima sem retirar a pinça.

                            De qualquer forma valeu o alerta embora a troca de pastilhas será algo para daqui a 5 anos ou mais.

                            Quanto aos flexiveis, eles existem mas não aparecem nas figs, estão nas outras extremidades das tubulações rigidas, até certo ponto protegidos.

                            Comment


                            • Re: Freios a disco traseiro

                              Postado originalmente por felipedmori
                              me falaram uma vez que se tiver qq coisa soldada ñesse tipo de adaptação e quiser fazer vistoria do Inmetro pra legalizar algo não passa, não sei se procede
                              Não acredite em tudo que falam por aí. No meu caso o veículo já está legalizado e por se tratar de veículo especial não há original de referência para algum criador de caso se basear.

                              Comment


                              • Re: Freios a disco traseiro

                                Ricardo, em relação ao freio de mão, o que vc acha dessa solução que achei no planeta buggy:

                                O segundo sistema, bem mais trabalhoso, mas com resultado bem mais "profissional" é utilizar duas válvulas de esfera.
                                Este sistema tem inclusive algumas vantagens:
                                1. Fácil de operar
                                2. Pode ser adaptado em sistemas com freio a disco na traseira ou tambor convencional
                                3. Em qualquer um dos casos permite "jogar no lixo" a alavanca de freio de mão, pois não vai mais precisar dela (nem precisava ter alterado os banco do velho 73...)
                                4. Serve para evitar que roubem o carro quando estiver estacionado, bastando colocar uma trava que impossibilite o acesso as válvulas
                                Bom, depois de tanta propaganda, vamos descrever como funciona:
                                Na saída do túnel central (lado do motorista) existe um tubo que vem diretamente do burrinho mestre e um "T" que divide o fluido de freio para cada uma das rodas traseiras.
                                A adaptação consiste em soltar os tubos que vem das rodas até a conexão em "T".
                                Nas saídas do "T" serão instalados dois novos tubos que serão ligados em duas válvulas de esfera, facilmente encontradas em lojas de peças para caminhão ou que vendem material para manutenção/instalação de compressores, como as mostradas nas fotos a seguir:
                                Na saída das válvulas vão colocados dois tubos que serão ligados nas conexões originais.
                                Os tubos de metal são fáceis de conseguir e custam barato. Qualquer loja que vende peças para caminhão costuma vende-los por metro, e geralmente já tem as ferramentas para instalar os terminais (rosca) e fazer a "boca" nos tubos. Também podem ser utilizado tubos flexíveis proprios para freio, ao invés de tubos metálicos, ou em conjunto, se o local de fixação das válvulas se movimentar em relação ao restante do chassis, use a criatividade.
                                Para usar a engenhoca ? fácil, fácil... basta pisar no pedal do freio, fechar a válvula da roda que se deseja travar e pronto, ao soltar o freio o fluido não tem como retornar e a roda fica brecada.
                                Para usar como freio de estacionamento basta pisar no freio e fechar as duas válvulas, pronto, seu buggy vai ficar "travado" no lugar.
                                E se um espertinho tentar roubar seu buggy cadê a alavanca de freio de mão !!!!

                                Fonte: http://planetabuggy.com.br/mecanica/freio_seletivo.htm

                                Abs

                                Comment

                                Working...
                                X