Anúncio

Collapse
No announcement yet.

German, Suby Swap, e Old School not finished....

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • German, Suby Swap, e Old School not finished....

    Fala meu amigos do F4E!

    gostei muito do fórum, em especial pos todos aqui curtem performance, e deixar o fusca mais usável no dia-a-dia!

    meu projeto foi bem longo, 6 anos já, e ainda não terminei... hj é um misto de muitas coisas, e era pra ser 1900 aspro ar forte, mas as condições $$$ falaram mais forte pro lado de uma adaptação que me dará confiabilidade

    estou colocando um motor de subaru, EJ22, com a injeção original. está sendo usado a flange da giovanni performance, e câmbio original do meu 1500 revisado.

    chegamos no arrefecimento. preciso de idéias! radiador em baixo dos paralamas? em cima do câmbio? os dois?

    e quero fazer uma "meia" roll cage, apenas no lugar ds bancos traseiros, cruzando um X e um U invertido. só para evitar torcão e dar um visual um pouco mais "racing"

    as fotos falam por si só!







    abraços
    Luciano

  • #2
    Re: German, Suby Swap, e Old School not finished....

    Luciano,

    em primeiro lugar, bem vindo ao F4E, e que carro lindo! meus parabéns! Coloque mais fotos dele pra galera ver!

    Muito legal seu projeto! estava esperando algum "maluco" do fórum tentar algo parecido com motor de Subaru!

    Quanto ao arrefecimento eu tentaria colocar o(s) radiador(es) do lado do cambio. eu tentaria dois, não muito grandes(depende do espaço disponível alí, claro), cada um com uma ventoinha elétrica, disparada por termostato. Colocaria um captador de vento(que viria debaixo do carro) para jogar o ar para esses radiadores. Uma idéia de captadores de ar que achei interessante pode ser vista nas imagens abaixo:


    No caso desses das fotos são radiadores de óleo, mas acredito que funcionaria legal para radiadores de água também. Apenas colocaria uma tela na entrada desses captadores, evitando que possíveis pedras possam ser engolidos alí e amassar as aletas dos radiadores(ou que aconteça algo pior)

    Troque uma idéia com o luismj também. Ele tem um Fusca renegade de responsa(aqui você pode ver o tópicod o carro dele: http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5746 ) e vai lhe dar boas sugestões de como se deve refrigerar a água que seus motores fervem... hahahahha (Desculpa a brincadeira )

    Estou acompanhando de perto esse tópico. Sempre quis ver de perto a montagem de um Fusca com motor de Subaru. O seu motor me parece ter um comando por cabeçote apenas, deve ser mais fácil de instalar no cofre do Fusca. Se possível, tire as fotos dos retrabalhos na lata, caso tenham que ser feitos, para caber o motor.

    Forte abraço e boa sorte!
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

    Comment


    • #3
      Re: German, Suby Swap, e Old School not finished....

      Postado originalmente por Rafael_MO
      ...
      Quanto ao arrefecimento eu tentaria colocar o(s) radiador(es) do lado do cambio. eu tentaria dois, não muito grandes(depende do espaço disponível alí, claro), cada um com uma ventoinha elétrica, disparada por termostato. Colocaria um captador de vento(que viria debaixo do carro) para jogar o ar para esses radiadores. Uma idéia de captadores de ar que achei interessante pode ser vista nas imagens abaixo:

      Fala amigo rafael,

      Obrigado pelos conselhos. Na verdade, hj, fazendo as contas, eu acho malucos as pessoas que insistem em fazer motor a ar. pra fazer direito, do jeito certo, vai muito $$$$!!!!! esse motor de suby tá ficando muito em conta, pelo custo/benefício.

      os radiadores vc me deu idéias geniais.. esse idéia do captador de ar é realmente uma ótima opção.

      o carro do luis eu conheço do ffb, e li o tópico dele aqui tbm. o projeto dele é tão longo quanto o meu! procurei no tópico dele fotos da posição dos radiadores dele, ams não achei detalhes...

      vou postar mais fotos do carro com tempo. Ele já foi muitas coisas, desde que comprei. a única coisa que nunca vou mudar é a cor, apesar de bem popular, sou apaixonado pelo azul pavão!

      e vamo que vamo! abraços

      Comment


      • #4
        Re: German, Suby Swap, e Old School not finished....

        Postado originalmente por luciano_beto
        Fala amigo rafael,

        Obrigado pelos conselhos. Na verdade, hj, fazendo as contas, eu acho malucos as pessoas que insistem em fazer motor a ar. pra fazer direito, do jeito certo, vai muito $$$$!!!!! esse motor de suby tá ficando muito em conta, pelo custo/benefício.
        os radiadores vc me deu idéias geniais.. esse idéia do captador de ar é realmente uma ótima opção.
        o carro do luis eu conheço do ffb, e li o tópico dele aqui tbm. o projeto dele é tão longo quanto o meu! procurei no tópico dele fotos da posição dos radiadores dele, ams não achei detalhes...
        vou postar mais fotos do carro com tempo. Ele já foi muitas coisas, desde que comprei. a única coisa que nunca vou mudar é a cor, apesar de bem popular, sou apaixonado pelo azul pavão!

        e vamo que vamo! abraços
        Ola Luciano,

        Seja bem vindo ao ambiente mais hardcore de vw's da net do Brasil! hehe

        Não tem muitas informações sobre o meu carro no FFB. Aqui é o lugar!
        Sobre o radiador, colocar ele na horizontal não me parece muito legal... Afinal o que é quente sobe! Eu uso radiador na frente ligeiramente inclinado no compartimento do estepe com abertura de entrada de ar embaixo do capô conforme dá para ver nas fotos e não conheço maneira mais eficiente do que essa. Aqui em Brasilia tem alguns com radiador atraz, mas sinceramente não sei dizer até onde vai essa eficiência pois tem carro que teve que usar dois radiadores de agua atraz e mais o de oleo na frente sendo aspirados para aguentar o calor da estrada e o meu tem apenas um na frente e é turbo e tudo mais....
        Não me lembro de termos trocados informações no FFB. Enfim, pense bem sobre a posição do radiador pois isso é a vida de seu motor.

        Abraço
        CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
        GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

        Comment


        • #5
          Re: German, Suby Swap, e Old School not finished....

          Obs: Pense em usar um de oleo e um de agua se ele for aspirado.
          Last edited by luismj; 15-02-2011, 07:06 PM.
          CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
          GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

          Comment


          • #6
            Re: German, Suby Swap, e Old School not finished....

            Luciano,

            Que bom que as fotos lhe deu idéias, quero muito ver seu projeto pronto e dando certo.

            Realmente, montar um motor aircooled de ponta sai muito caro, mas dependendo do uso e do que o dono quer, dá pra montar um motor com preço justo.

            Abraço e boa sorte!

            PS: também sou fã dos azuis da década de 70 que saiu nos Fuscas.
            Aos que não atualizaram ...

            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

            Megasquirting

            284º

            Comment


            • #7
              Re: German, Suby Swap, e Old School not finished....

              Postado originalmente por luismj
              Ola Luciano,

              Seja bem vindo ao ambiente mais hardcore de vw's da net do Brasil! hehe

              Não tem muitas informações sobre o meu carro no FFB. Aqui é o lugar!
              Sobre o radiador, colocar ele na horizontal não me parece muito legal... Afinal o que é quente sobe! Eu uso radiador na frente ligeiramente inclinado no compartimento do estepe com abertura de entrada de ar embaixo do capô conforme dá para ver nas fotos e não conheço maneira mais eficiente do que essa. Aqui em Brasilia tem alguns com radiador atraz, mas sinceramente não sei dizer até onde vai essa eficiência pois tem carro que teve que usar dois radiadores de agua atraz e mais o de oleo na frente sendo aspirados para aguentar o calor da estrada e o meu tem apenas um na frente e é turbo e tudo mais....
              Não me lembro de termos trocados informações no FFB. Enfim, pense bem sobre a posição do radiador pois isso é a vida de seu motor.

              Abraço

              Luis,
              Bem lembrado. Estava vendo essas fotosque postei, acho que cabe um radiador inclinado alí, do lado do cambio e com o captador + ventoinha, acredito que fique legal. dependento, talvez terá que usar dois radiadores pequenos, um de cada lado do cambio. Mas só deitando debaixo do carro para ver e ter certeza.

              O que você acha?

              Abraço.
              Aos que não atualizaram ...

              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

              Megasquirting

              284º

              Comment


              • #8
                Re: German, Suby Swap, e Old School not finished....

                o último fusca com motor subaru que eu vi o cara cortou um radiador de gol quadrado em dois e usou metade de cada lado do cambio.

                eu sempre pensei em fazer isso usando o radiador na frente, no berço do estepe, mas pelo que vi por aí, é muito dificil alguem que faça funcionar 100%.

                o sistem fica com bolhas de ar e acaba fundindo o motor ou outro problema.
                saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                miura 1979...................60% loading
                fusca 1977...................aguardando na fila
                sp2 1973.....................aguardando na fila
                Puma 1971...................aguardando na fila
                bianco 1977.................aguardando na fila
                projeto gordini boxer.....aguardando na fila

                Comment


                • #9
                  Re: German, Suby Swap, e Old School not finished....

                  Postado originalmente por charles.marchi
                  o último fusca com motor subaru que eu vi o cara cortou um radiador de gol quadrado em dois e usou metade de cada lado do cambio.
                  eu sempre pensei em fazer isso usando o radiador na frente, no berço do estepe, mas pelo que vi por aí, é muito dificil alguem que faça funcionar 100%.
                  o sistem fica com bolhas de ar e acaba fundindo o motor ou outro problema.
                  Charles,
                  Com radiador na frente tem o meu carro, o do fuscaAP, o do Lemão, as Brasilias do renegate, as kombis totalflex... Precisa mais? rsrs
                  Brincadeiras a parte, não tem mistério, desde que a tubulação seja bem feita + reservatório mais alto que o motor (de preferência com sensor de nivel) + valvula termostática isolada + radiador com ar bem direcionado sem perdas pelas laterais e pronto!

                  Pode pegar estrada.
                  CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                  GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

                  Comment


                  • #10
                    Re: German, Suby Swap, e Old School not finished....

                    Acho que já vi esse fusca em eventos em SP, (ABC) até tirei foto, se não era ele era igual ... hehe


                    você q fez os freios traseiros com o Sr. Paulo ? ?
                    Felipe Mori
                    Osasco - SP
                    --------------------------------------------------------

                    Comment


                    • #11
                      Re: German, Suby Swap, e Old School not finished....

                      Postado originalmente por luciano_beto
                      Fala meu amigos do F4E!

                      gostei muito do fórum, em especial pos todos aqui curtem performance, e deixar o fusca mais usável no dia-a-dia!

                      meu projeto foi bem longo, 6 anos já, e ainda não terminei... hj é um misto de muitas coisas, e era pra ser 1900 aspro ar forte, mas as condições $$$ falaram mais forte pro lado de uma adaptação que me dará confiabilidade

                      estou colocando um motor de subaru, EJ22, com a injeção original. está sendo usado a flange da giovanni performance, e câmbio original do meu 1500 revisado.

                      chegamos no arrefecimento. preciso de idéias! radiador em baixo dos paralamas? em cima do câmbio? os dois?

                      e quero fazer uma "meia" roll cage, apenas no lugar ds bancos traseiros, cruzando um X e um U invertido. só para evitar torcão e dar um visual um pouco mais "racing"

                      as fotos falam por si só!







                      abraços
                      Luciano
                      Lindíssimos carro Luciano, parabéns pelos 6 anos de luta.

                      A tempos espero um amigo detalhando esse projeto desde o inicio. Eu sou fã desse motor e acho que ele é perfeito e mais perfeito ainda para qq aircooled. (assunto ja discutido amplamente aqui)

                      Dizem que é indestrutível e 100mil km pra um motor desse, é como uma criança de 2 anos.

                      Você deve ter visto um post meu aqui falando dessa configuração:

                      http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=6214

                      E estou sempre postando coisas novas que recebo do pessoal de fora e que ja domina a arte de instalar esses motores... mas eles também têm dificuldade com o sistema de arrefecimento. Agora o cara que faz o kit de reversão para o cambio do subaru ta desenvolvendo o mesmo kit para os cambios de 6 marchas e para os automaticos, fico só imaginando e babando.

                      E falando em radiador, em qualquer outro carro (Kombi, brasoca, variola) fica fácil adaptar o radiador, mas no fusca é rabo de foguete mesmo.

                      Seu carro lindo assim e pronto; penso que colocar o radiador na frente vai requerer pouca dó da sua parte para adaptar.
                      Eu ja rabisquei varias vezes esse projeto pro meu próprio carro e em todas as vezes chego a mesma conclusão; ele só fica bacana mesmo se cumprir o apelo visual do motor original ou seja com o radiador escondido.

                      Eu sempre pensei em colocar dois radiadores de moto grande, tipo 1100cc, ja com a ventoinha delas mesmo, um de cada lado do cambio presos ao fundo do banco traseiro + um captador de ar. Mas o diametro da entrada/saida e galerias penso ser menor que dos carros... dai a duvida se a pressão no sistema seria suportável e se a menor circulacao do liquido seria aceita pelo motor quando levado ao limite da utilizacao. Entao outro dia vi um cara no mercado livre que fabrica intercoolers e radiadores sob medida..... ah, ai as ideias voaram novamente....

                      Além de ele poder fabricar do tamanho e litragem que voce precisa e pode fazer nos mais variados formatos. Pode fazer uma pra colocar na suspensa dianteira, ou um enorme pra tomar de fora a fora o fundo do banco traseiro, ou dois pra colocar dentro dos paralamas dianteiros, como no tempra turbo... ou nos de traz, mas fora da linha de tiro dos pneus. Sei la....

                      http://produto.mercadolivre.com.br/M...radiadores-_JM

                      Voce vai legalizar o carro assim?

                      Abraço
                      Hamilton Nicoletti
                      Santo André - SP
                      1969 EFI 5 speed
                      1915T
                      1968 RAT Coming...

                      Comment


                      • #12
                        Re: German, Suby Swap, e Old School not finished....

                        Postado originalmente por luismj
                        Obs: Pense em usar um de oleo e um de agua se ele for aspirado.
                        tenho um radiador de óleo que ia usar no meu aircooled 1.9... o problema é arrumar local para circular o óleo externamente num subaru.

                        nesse motor, quanto menos peças customizadas eu precisar, melhor.

                        ele não quebra, e não demanada manutenção, mas não é AP tbm, não tem biela na padaria, infelizmente.... hhehehe

                        Comment


                        • #13
                          Re: German, Suby Swap, e Old School not finished....

                          Postado originalmente por luismj
                          Charles,
                          Com radiador na frente tem o meu carro, o do fuscaAP, o do Lemão, as Brasilias do renegate, as kombis totalflex... Precisa mais? rsrs
                          Brincadeiras a parte, não tem mistério, desde que a tubulação seja bem feita + reservatório mais alto que o motor (de preferência com sensor de nivel) + valvula termostática isolada + radiador com ar bem direcionado sem perdas pelas laterais e pronto!

                          Pode pegar estrada.
                          luís, me passa o link da página do seu tópico com as fotos dos radiadores, por favor.

                          quero saber como vc fez, passou os dutos de água por onde, que radiador usou, e como fechou o radiador na caixa de estepe, e como abriu para ventilar....

                          valeu!

                          Comment


                          • #14
                            Re: German, Suby Swap, e Old School not finished....

                            Postado originalmente por felipedmori
                            Acho que já vi esse fusca em eventos em SP, (ABC) até tirei foto, se não era ele era igual ... hehe


                            você q fez os freios traseiros com o Sr. Paulo ? ?
                            provavelmente viu.

                            participei de muitos encontros com ele, infelizmente meu último foi em lindóia em 2010, desde lá meu carro parou, não tive mais tempo de curti-lo!

                            fiz os freios traseiros com o rogério, ali na pereira barreto.. ele também tinha um azul pavão, mas 71...

                            Comment


                            • #15
                              Re: German, Suby Swap, e Old School not finished....

                              Postado originalmente por hjn
                              Lindíssimos carro Luciano, parabéns pelos 6 anos de luta.

                              A tempos espero um amigo detalhando esse projeto desde o inicio. Eu sou fã desse motor e acho que ele é perfeito e mais perfeito ainda para qq aircooled. (assunto ja discutido amplamente aqui)

                              Dizem que é indestrutível e 100mil km pra um motor desse, é como uma criança de 2 anos.

                              ...

                              Seu carro lindo assim e pronto; penso que colocar o radiador na frente vai requerer pouca dó da sua parte para adaptar.
                              Eu ja rabisquei varias vezes esse projeto pro meu próprio carro e em todas as vezes chego a mesma conclusão; ele só fica bacana mesmo se cumprir o apelo visual do motor original ou seja com o radiador escondido.

                              Eu sempre pensei em colocar dois radiadores de moto grande, tipo 1100cc, ja com a ventoinha delas mesmo, um de cada lado do cambio presos ao fundo do banco traseiro + um captador de ar. Mas o diametro da entrada/saida e galerias penso ser menor que dos carros... dai a duvida se a pressão no sistema seria suportável e se a menor circulacao do liquido seria aceita pelo motor quando levado ao limite da utilizacao. Entao outro dia vi um cara no mercado livre que fabrica intercoolers e radiadores sob medida..... ah, ai as ideias voaram novamente....

                              Além de ele poder fabricar do tamanho e litragem que voce precisa e pode fazer nos mais variados formatos. Pode fazer uma pra colocar na suspensa dianteira, ou um enorme pra tomar de fora a fora o fundo do banco traseiro, ou dois pra colocar dentro dos paralamas dianteiros, como no tempra turbo... ou nos de traz, mas fora da linha de tiro dos pneus. Sei la....

                              http://produto.mercadolivre.com.br/M...radiadores-_JM

                              Voce vai legalizar o carro assim?

                              Abraço
                              primeiramente, obrigado a todos pela atenção, e pelos elogios ao carro.

                              é engraçado como agente se acostuma com o visual do carro, e eu por exemplo, não o acho tão bonito. as vezes fico sonhando com BBS 17 gringas, mas qdo vc pega pessoas elogiando seu carro, sente que está no caminho certo.

                              o motor suby.. ótimo!

                              e é! indestrutível. e a melhor parte é que este motor está com menos de 50mil km... a legacy de onde tirei tinha 49 mil km no painel, e visulamente eram originais, pois as correias estavam novas, e o motor não tem marcas de manutenção alguma! as porcas e cabeças de parafuso são virgens!!!

                              bom, o projeto vai ser usado a injeção original do subaru, estamos desvendando o chicote original da legacy, que eu retirei do carro junto com o motor.
                              aqui é uma foto do meu mecânico tentando decifrar este mar de fios no chicote


                              também estou providenciando uma adaptação da posição do corpo de borboleta no coletor. ele não cabe, pois pega na lata traseira do chiqueirinho, e não quis fazer flange curva, ou inverter o coletor e perder os suportes e esticadores originais do alternador... já está pronto o coletor, depois tiro fotos de como ficou, mas para ter uma idéia, inverti a posição da TBI com a Bobina. assim, vou poder usar o cabo do acelerador na posição original do fusca tbm.


                              aquela foto com várias peças pelo chão é tudo que foi tirado do motor e que talvez não vá ser usado. bomba de DH, AC, etc, etc...

                              este motor é um EJ22, SOHC, 2.2, 16V, com 146hp originalmente.




                              o legal deste motor é que ele entra como uma luva, sem cortes de chapa, nem nada.

                              pensei em radiadores em cima do câmbio, ou dentro dos paralamas, mas em todas fica o mesmo problema: o ar pode até entrar, e ventoinha forçando, mas sai por onde?

                              tô achando que vou colocar na dianteira mesmo, pq aí posso colocar um só, grande. só quero saber como passar as tubulações.

                              e sim, meu carro está em processo de legalização. Altura, motor, e roll cage provavelmente serão os itens avaliados e colocados no documento! e é possível, simples e evita dores de cabeça!

                              Comment

                              Working...
                              X