Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Suspensão RACE

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Re: Suspensão RACE

    Postado originalmente por felipedmori
    Se usar manga acho que o amortecedor de chevette vai ficar curto
    a não ser que usa a manga mais rebaixe com catraca
    amortecedor de chevette com mangas de eixo não dá. Os amortecedores vão segurar a suspensão lá embaixo. Vai ficar estendido dando final de curso.
    Abraços,

    Jacques

    Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

    Comment


    • #32
      Re: Suspensão RACE

      Exatamente. A idéia das mangas é deixar a suspensão original, mantendo o conforto, e rebaixar a altura. Eu usaria com os amortecedores traseiros dos Celta/Corsa. Rebaixar com catracas tem o problema de alterar a geometria de suspensão, como o cáster, diminui o curso e deixa a suspensão dura.
      Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

      Comment


      • #33
        Re: Suspensão RACE

        No meu caso, é o contrario pois é uma baja, mas vou falar a diferença que a irs faz para andar é outra coisa, lembro da minha baja sem irs e te digo nunca mais , um investimento que vale a pena da um trabalhao mais depois de pronta se bem instalada nunca mais te trara problemas, na frente eu uso manga de eixo dupla (sobreposta) para ganhar na altura e fica bom de guiar mesmo com os pneus gigantes que eu uso.

        Um amigo tem brasilia e levou la no pardal da drift para baixar fixa e vou falar o carro ja rachou todo.

        espero ter ajudado mas se eu fosse voce iria de irs, e na frente nao tenho ideia nenhuma


        Abraços

        Comment


        • #34
          Re: Suspensão RACE

          Postado originalmente por Museu
          Do jeito que esta estou insatisfeito... a 140km/h reais o carro fica passarinhando e transmite preocupaçao, quero algo para andar no trilho.

          Se bem que o carro atualmente esta SEM estabilizadora dianteira e SEM compensandora traseira... ou seja esta pelado !!!
          Com certeza a barra estabilizadora dianteira faz MUITA falta. Andei um tempo sem a barra dianteira na minha Kombi, parecia que ia capotar em qualquer curva. Depois que coloquei a barra, nossa, que diferença! A Kombi anda como se estivesse nos trilhos! Imagine que desço as primeiras curvas da Fernão depois de Terra Preta, sentido Mairiporã, a mais de 80m/h na Kombi... Mesmo a 130, 140km/h (VDO, claro), não sinto insegurança na suspensão, com amortecedores TAG 20% mais duros. Só nos freios, rs.

          Postado originalmente por Museu
          Sera que esqueci de algo? Como chama aquele compensador de caster mesmo?
          Já usei os Caster Shims, mas acabei tirando. Minha suspensão não é rebaixada o suficiente para justificar seu uso, tanto é que a estabilidade continuou igual, mas a direção ficou muito mais pesada. O que eliminou as passarinhadas foi uma boa regulagem da folga dos rolamentos dianteiros. Para melhorar mais, falta tirar a folga dos braços com os tubos da suspensão. Na traseira, uso amortecedores pressurizados COFAP do Astra, mas ainda acho um pouco moles. Acredito que os da D20, por serem um pouco mais curtos e duros, devam resolver grande parte dos problemas da traseira. Uma solução melhor é o que o amigo acima comentou, colocar a IRS da Variant II.
          Last edited by Madai; 11-09-2011, 08:56 PM.
          Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

          Comment


          • #35
            Re: Suspensão RACE

            Excelentes relatos !!!

            Interessante que olhando meu carro de lado nota-se que devido ao rebaixamento tem a impressao que o eixo dianteiro "correu" para frente, aquele dispositivo do caster deve corrigir isto.

            Comment


            • #36
              Re: Suspensão RACE

              "Correu para a frente"? Que estranho...
              Normalmente ele "corre para trás", e os caster shims (calços) são colocados atrás dos tubos de baixo da suspensão dianteira, jogando novamente para a frente, corrigindo essa diferença. Na verdade, o que eles fazem não é jogar para frente, mas corrigir o ângulo do eixo de giro da suspensão em relação ao eixo vertical. Resumindo, quando rebaixamos na catraca, a suspensão fica como se estivesse comprimida. Como os braços de suspensão descrevem um arco em seu movimento, o ângulo de giro em relação à vertical diminui. Para compensar isto, usa-se os calços nos tubos, que fazem a inclinação voltar aos parâmetros que permitam a estabilidade direcional do carro. Numa suspensão McPherson é mais fácil de visualizar, mas Fuscas e derivados temos que traçar uma reta passando pelos pivôs de suspensão que sustentam a manga. O ângulo desta reta em relação à vertical é o ângulo de cáster. Podemos imaginar no movimento da suspensão que, quando distendido, este ângulo aumenta, e, quando comprimido, este ãngulo diminui. Quando o ãngulo se aproxima da vertical, teremos uma direção "boba", qualquer irregularidade faz o carro sair da trajetória. Por outro lado, quando o ãngulo aumenta, aumenta a tendência do carro querer se manter reto, deixando a direção mais pesada e com respostas lentas.
              Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

              Comment


              • #37
                Re: Suspensão RACE

                Postado originalmente por Madai
                "Correu para a frente"? Que estranho...
                Normalmente ele "corre para trás", e os caster shims (calços) são colocados atrás dos tubos de baixo da suspensão dianteira, jogando novamente para a frente, corrigindo essa diferença. Na verdade, o que eles fazem não é jogar para frente, mas corrigir o ângulo do eixo de giro da suspensão em relação ao eixo vertical. Resumindo, quando rebaixamos na catraca, a suspensão fica como se estivesse comprimida. Como os braços de suspensão descrevem um arco em seu movimento, o ângulo de giro em relação à vertical diminui. Para compensar isto, usa-se os calços nos tubos, que fazem a inclinação voltar aos parâmetros que permitam a estabilidade direcional do carro. Numa suspensão McPherson é mais fácil de visualizar, mas Fuscas e derivados temos que traçar uma reta passando pelos pivôs de suspensão que sustentam a manga. O ângulo desta reta em relação à vertical é o ângulo de cáster. Podemos imaginar no movimento da suspensão que, quando distendido, este ângulo aumenta, e, quando comprimido, este ãngulo diminui. Quando o ãngulo se aproxima da vertical, teremos uma direção "boba", qualquer irregularidade faz o carro sair da trajetória. Por outro lado, quando o ãngulo aumenta, aumenta a tendência do carro querer se manter reto, deixando a direção mais pesada e com respostas lentas.
                Caraca! Show de explicação Madai!
                Last edited by Brasa74; 11-09-2011, 10:05 PM.
                D O U G L A S
                Brasilia 1974 - "Marrom"

                São Miguel do Oeste - SC
                ++++++++++++++++++++
                FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

                ++++++++++++++++++++

                RUMO AOS 1000 POSTS,
                MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

                Comment


                • #38
                  Re: Suspensão RACE

                  Opa! Compartilhar conhecimento é o espírito do fórum!

                  Valeus!
                  Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

                  Comment


                  • #39
                    Re: Suspensão RACE

                    Gente boa, tirando algumas dúvidas....
                    Na minha Brasa, retirei as 8 molas estreitas... duas de cada tubo da susp. Ficou na altura que pretendia e macia. Não tem stress ficar sem as molas pelo que eu sabia certo?
                    Outra... Na dianteira ainda, serve a barra estabilizadora da Kombi?
                    Mais uma.... Na traseira, tenho a barra estabilizadora original (balançando) sem as "bieletas" (não sei se chama assim... mas parece uma...), já procurei por tudo e não encontrei. Quero botar funcionar, pois faz falta. Será que tem alguma bieleta de outro carro que serve na barra estab. traseira da Brasilia?
                    Abraço!
                    D O U G L A S
                    Brasilia 1974 - "Marrom"

                    São Miguel do Oeste - SC
                    ++++++++++++++++++++
                    FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

                    ++++++++++++++++++++

                    RUMO AOS 1000 POSTS,
                    MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

                    Comment


                    • #40
                      Re: Suspensão RACE

                      Postado originalmente por Madai
                      "Correu para a frente"? Que estranho...
                      Normalmente ele "corre para trás", e os caster shims (calços) são colocados atrás dos tubos de baixo da suspensão dianteira, jogando novamente para a frente, corrigindo essa diferença. Na verdade, o que eles fazem não é jogar para frente, mas corrigir o ângulo do eixo de giro da suspensão em relação ao eixo vertical. Resumindo, quando rebaixamos na catraca, a suspensão fica como se estivesse comprimida. Como os braços de suspensão descrevem um arco em seu movimento, o ângulo de giro em relação à vertical diminui. Para compensar isto, usa-se os calços nos tubos, que fazem a inclinação voltar aos parâmetros que permitam a estabilidade direcional do carro. Numa suspensão McPherson é mais fácil de visualizar, mas Fuscas e derivados temos que traçar uma reta passando pelos pivôs de suspensão que sustentam a manga. O ângulo desta reta em relação à vertical é o ângulo de cáster. Podemos imaginar no movimento da suspensão que, quando distendido, este ângulo aumenta, e, quando comprimido, este ãngulo diminui. Quando o ãngulo se aproxima da vertical, teremos uma direção "boba", qualquer irregularidade faz o carro sair da trajetória. Por outro lado, quando o ãngulo aumenta, aumenta a tendência do carro querer se manter reto, deixando a direção mais pesada e com respostas lentas.
                      Muito legal a explicaçao, agora compreendi.

                      Comment


                      • #41
                        Re: Suspensão RACE

                        Postado originalmente por Brasa74
                        Gente boa, tirando algumas dúvidas....
                        Na minha Brasa, retirei as 8 molas estreitas... duas de cada tubo da susp. Ficou na altura que pretendia e macia. Não tem stress ficar sem as molas pelo que eu sabia certo?
                        Outra... Na dianteira ainda, serve a barra estabilizadora da Kombi?
                        Mais uma.... Na traseira, tenho a barra estabilizadora original (balançando) sem as "bieletas" (não sei se chama assim... mas parece uma...), já procurei por tudo e não encontrei. Quero botar funcionar, pois faz falta. Será que tem alguma bieleta de outro carro que serve na barra estab. traseira da Brasilia?
                        Abraço!


                        vc não pode apenas retirar as molas estreitas deixar sem nada, somente as com as mais largas..

                        o vão que ficou após a retirada das molas estreitas , fica suscetivel que as outras molas desgastem as estrias da parte fixa central do tubo e '' escapem'' da sua respectiva estria.. ( desgaste a longo prazo.. )

                        o ideal é cortar pedaços de uns 10 cm das molas retiradas e colocar nos locais que são as duas extremidades e o centro fixo..

                        vi uma foto num forum gringo que o cara apenas ponteou com solda os pedaços pequenos que foram retirados..

                        quando chegar em casa dou uma procurada e posto a foto aqui..

                        abraço..

                        Do it yourself !

                        Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                        VW BRASILIA 1.600 AR.
                        Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                        Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                        Comment


                        • #42
                          Re: Suspensão RACE

                          Postado originalmente por marcos22
                          vc não pode apenas retirar as molas estreitas deixar sem nada, somente as com as mais largas..

                          o vão que ficou após a retirada das molas estreitas , fica suscetivel que as outras molas desgastem as estrias da parte fixa central do tubo e '' escapem'' da sua respectiva estria.. ( desgaste a longo prazo.. )

                          o ideal é cortar pedaços de uns 10 cm das molas retiradas e colocar nos locais que são as duas extremidades e o centro fixo..

                          vi uma foto num forum gringo que o cara apenas ponteou com solda os pedaços pequenos que foram retirados..

                          quando chegar em casa dou uma procurada e posto a foto aqui..

                          abraço..
                          Eita... só c***da!!! Ma que nada... vou me agilizando...
                          Eu retirei e guardei as molas, então teria que pegar as finas que retirei e cortar ai uns... 10 a 15 cm e colocar devolta pra evitar desgaste prematuro dos tubos. OK e as catracas? Deixo todos os feiches e coloco ela pra regular a altura... só isso... certo?
                          Vou resbalar na regulagem do Caster assim como você companheiro Museu! pois pelo que sei, o caster, cabmer e a abertura de roda devem ficar nestas medidas pra nos trazer prazer e segurança ao derigir, além de não desgastar os kixutes prematuramente.

                          Carro BRASILIA - C/ARTICULAÇÃO ESFÉRICA
                          Camber Diant. mínimo 0º12'
                          Camber Diant. máximo 0º48'
                          Caster Diant. mínimo 2º20'
                          Caster Diant. máximo 4º20'
                          Abertura Diant. mínimo 0,0
                          Abertura Diant. máximo 6,0
                          Camber Tras. Mínimo 1º10'
                          Camber Tras. Máximo 1º50'
                          Abertura Tras. Mínimo -1,4
                          Abertura Tras. Máximo -0,5

                          Espero ter ajudado... Té +
                          D O U G L A S
                          Brasilia 1974 - "Marrom"

                          São Miguel do Oeste - SC
                          ++++++++++++++++++++
                          FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

                          ++++++++++++++++++++

                          RUMO AOS 1000 POSTS,
                          MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

                          Comment


                          • #43
                            Re: Suspensão RACE

                            Postado originalmente por Brasa74
                            Eita... só c***da!!! Ma que nada... vou me agilizando...
                            Eu retirei e guardei as molas, então teria que pegar as finas que retirei e cortar ai uns... 10 a 15 cm e colocar devolta pra evitar desgaste prematuro dos tubos. OK e as catracas? Deixo todos os feiches e coloco ela pra regular a altura... só isso... certo?
                            Vou resbalar na regulagem do Caster assim como você companheiro Museu! pois pelo que sei, o caster, cabmer e a abertura de roda devem ficar nestas medidas pra nos trazer prazer e segurança ao derigir, além de não desgastar os kixutes prematuramente.

                            Carro BRASILIA - C/ARTICULAÇÃO ESFÉRICA
                            Camber Diant. mínimo 0º12'
                            Camber Diant. máximo 0º48'
                            Caster Diant. mínimo 2º20'
                            Caster Diant. máximo 4º20'
                            Abertura Diant. mínimo 0,0
                            Abertura Diant. máximo 6,0
                            Camber Tras. Mínimo 1º10'
                            Camber Tras. Máximo 1º50'
                            Abertura Tras. Mínimo -1,4
                            Abertura Tras. Máximo -0,5

                            Espero ter ajudado... Té +

                            se for usar catracas na suspensão não precisa retirar nenhuma mola...

                            a catraca faz todo o serviço..
                            somente na regulagem e fica como original em relação a maciez do conjunto.

                            abraço..

                            Do it yourself !

                            Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                            VW BRASILIA 1.600 AR.
                            Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                            Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                            Comment


                            • #44
                              Re: Suspensão RACE

                              segue as fotos das laminas '' preparadas '' hehe ..
                              Arquivos Anexos

                              Do it yourself !

                              Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                              VW BRASILIA 1.600 AR.
                              Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                              Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                              Comment


                              • #45
                                Re: Suspensão RACE

                                Eu já vi as bieletas da estabilizadora traseira novas pra vender.
                                Dá uma olhada nas auto peças.
                                Fusca 1974
                                1600cc Tork Dupla Solex 32
                                http://www.fusca4ever.com.br/showthr...Futuro-GL-1974

                                Comment

                                Working...
                                X