Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #91
    Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

    Postado originalmente por fcm
    Olá,

    Poxa, já tinha visto na sua assinatura 5gear mas não o tópico.
    Entrou para a fila dos desejos da segunda versão do meu projeto.
    É duro, gastei $ 600,00 somente em uma carcaça nova para o cambio.
    Com um pouco de coragem e com o carro desmontado o 5 marchas vinha a calhar.
    Parabéns, e agora perseguindo o tópico do motor com SC. Sou fã dos charges....

    []s
    Fernando.

    Valeu...

    Acho que voce esta acompanhando a saga do motor.... to quase desistindo o charger e montando turbo mesmo. De qualquer forma; espero que esse cambio segure o rojão... hehehe, quebra-lo com certeza seria uma preju daqueles.
    Hamilton Nicoletti
    Santo André - SP
    1969 EFI 5 speed
    1915T
    1968 RAT Coming...

    Comment


    • #92
      Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

      Postado originalmente por hjn
      Valeu...

      Acho que voce esta acompanhando a saga do motor.... to quase desistindo o charger e montando turbo mesmo. De qualquer forma; espero que esse cambio segure o rojão... hehehe, quebra-lo com certeza seria uma preju daqueles.

      É turbo é mais fácil, já tem receita e kit´s prontos.
      Mas boa sorte em qualquer decisão.

      []s
      Fernando.
      Fusca - 1968
      1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
      123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

      http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

      Comment


      • #93
        Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

        Postado originalmente por hjn
        Pessoal, Espero mais uma vez poder responder a algumas perguntas e duvidas sobre o mito criado em torno do tão sonhado cambio de 5 marchas pra VW a ar pois meu projeto finalmente está pronto e posso falar com convicção a partir de agora.
        Para iniciar o assunto recomendo este upgrade no Beetle apenas a pessoas que reúnam essas 3 características básicas - dinheiro em quantidade razoavel, coragem e muita, mais muita perseverança mesmo. Foram mais de 60 dias de trabalho, das 8 da manha ás 8 da noite...mas agora está pronto.

        Desde que comprei o meu 69 pretendia pra ele um carro original, mas completamente atualizado. Pois bem; a suspensão dianteira zera e freios dianteiros a disco com pinças de Santana foi o primeiro passo, pois eu já tinha problemas nestas partes. Veja o link:

        http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5018

        Como o 1300 dele é bom, e eu já tinha problemas de cambio (até cheguei a comprar um outro cambio de 1300 pra ele) decidi que o upgrade traseiro seria total menos motor. Adquiri usado de um amigo o kit de freios traseiros, com pinças de Tempra Turbo. Quando de fato fui observar o kit para montar... descobri que os discos estavam muito finos e que o cubo estava com todas as roscas espanadas... ou seja, do kit mesmo só aproveitei as pinças e o suporte... o resto veio tudo zero. Para o cambio, já a muito eu havia decido instalar um 5 marchas e sendo assim decidi comprar do melhor (mais caro) exatamente pra não ter problemas. Acessei o Mercado Livre e arrematei o tão famigerado cambio. Fiz contato com a pessoa (Thomas da Adapta Fusca) que me atendeu muito bem... fabricou o cambio e no dia marcado retirei e paguei pessoalmente. Neste ponto, pensava ter todos os componentes em mãos e levei o carro para a oficina para começar a saga. Motor prum lado, cambio pro outro aproveitei e já desmontei completamente a suspensão também. Levei todas as pecas para pintar, incluindo o cambio... Passado uma semana começamos a montagem, e logo de inicio já encontramos a primeira dificuldade. O cambio 5 marchas é maior, mais longo que o cambio original e isto exige uma trabalho de recuo logo acima do túnel, no fundo do assento traseiro para que ele possa encaixar no lugar. Um amigo funileiro de plantão resolveu este problema. (Doeu na alma ver ele marretando)
        Feito os devidos trabalhos o cambio foi instalado, aproveitei a ocasião e também instalei os semi-eixos dos fuscas mais modernos, que aumentam a distancia entre as rodas traseiras em 5 cm de cada lado; o cambio foi instalado com o coxim traseiro próprio do cambio 5 marchar que serve até pra um V8 de tão parrudo e os outros dois (da caixa seca) já aproveitei coloquei os EMPI de poliuretano, também aproveitei para aumentar a alavanca do garfo de embreagem em 1,5cm na tentativa de deixá-la mais macia.

        Tomei a maior surra dos facões... ficou 95% certo, mas acho que 100% nenhum é então ficou bom depois de umas 4 desmontadas de cada lado. Trampo de CORNO pra ser franco. (imagina fazer isso com as pecas todas pintadas).
        Aproveitei e instalei novos amortecedores traseiros NAKATA; já que a Cofap não tem mais a linha super (primeira linha) para os traseiros, segunda linha por segunda linha os NAKATA estavam em promoção. Também ainda não decidi se vou ou não usar os de D20 quando colocar o novo motor por isso a escolha pelo do fusca mesmo por enquanto.


        Parte 2....
        Olá Hamilton, ficou ótimo, parabéns.

        Estou no meio do meu projeto, li todos os seu posts, e peço sua ajuda para sanar as seguintes dúvidas.

        1º - Vc me recomenda primeiro finalizar o motor para colocar o câmbio?
        2º - Vc tem noticias dos câmbios atuais, já que seu projeto é de 2009?
        3º - A assistência técnica desse câmbio é confiável?
        4º - Vc recomenda a troca dos coxins, ficou boa?
        5º - Onde vc conseguiu esse garfo de embreagem maior, e melhorou o peso do pedal.

        Grato Ricardo Rebello

        Comment


        • #94
          Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

          Postado originalmente por hjn
          Valeu...

          Acho que voce esta acompanhando a saga do motor.... to quase desistindo o charger e montando turbo mesmo. De qualquer forma; espero que esse cambio segure o rojão... hehehe, quebra-lo com certeza seria uma preju daqueles.

          BOA NOITE, HAMILTON.

          ESTOU PENSANDO EM COLOCAR UMA CAIXA DE 5 MARCHAS NO BESOURO, MAS COM ESTA CONFIGURAÇÃO:

          1ª 3,78:1 (= fusca)
          2ª 2,06:1 (= fusca)
          3ª 1,56:1 (mais curta que no fusca, que é 1,32:1)
          4ª 1,19:1 (bem mais curta que a 4ª do fusca, que é 0,88:1, porém mais longa que a 3ª desta proposta)
          5ª 0,82 (praticamente a mesma relação utilizada na quarta do fusca original, que é 0,88:1).
          Dif = 3,875:1 = fusca.

          SÓ QUE NO LUGAR DO DIFERENCIAL DO ITAMAR EU ESTOU PENSANDO EM USAR O DIFERENCIAL DO FUSCA 1300, POIS EU ACHO QUE FICARIA COM UMA ARRANCADA FORTE E NAS DUAS ULTIMAS FICARIA COM UMA VELOCIDADE FINAL MAIOR E ECONÔMICO E SEM FORÇAR O MOTOR, POIS PRETENDO FAZER UM MOTOR 1500 OU 1600 COM MAIS OU MENOS 90 A 100 CV. DE POTENCIA E EM TORNO 6000 RPM. VOCÊ ACHA QUE DARIA CERTO? OBRIGADO

          Comment


          • #95
            Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

            amigo hjn lhe dou os parabéns pela empreitada e coragem de utilizar esse câmbio que ao mesmo tempo todos desejavam e temiam, puder tirar algumas duvidas e me interessei e muito por esse câmbio...
            Meus sinceros parabéns e com certeza esse câmbio acabou de entrar para minha lista de itens a utilizar no meu upgrade 1915ti...

            vlwww por compartilhar conosco....
            Fernando / German Look 74
            2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

            Comment


            • #96
              Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

              Postado originalmente por Ricardo Rebello
              Olá Hamilton, ficou ótimo, parabéns.

              Estou no meio do meu projeto, li todos os seu posts, e peço sua ajuda para sanar as seguintes dúvidas.

              1º - Vc me recomenda primeiro finalizar o motor para colocar o câmbio?
              2º - Vc tem noticias dos câmbios atuais, já que seu projeto é de 2009?
              3º - A assistência técnica desse câmbio é confiável?
              4º - Vc recomenda a troca dos coxins, ficou boa?
              5º - Onde vc conseguiu esse garfo de embreagem maior, e melhorou o peso do pedal.

              Grato Ricardo Rebello
              Olá Ricardo,

              1 - Se você já tem um cambio bom no carro... monta tudo e anda com o carro primeiro. Senão começa a mexer pra todo lado e entra em um processo muito desgastante.... adaptação sempre é desgastante.

              2 - O cambio continua no carro que esta parado a praticamente 1 ano sem motor. O ultimo status esta uns posts pra traz ai.

              3 - Assistência técnica desse tipo de coisa não existe. É por sua conta e risco camarada.

              4 - A troca do coxim da ponta do cambio é obrigatória, já a do lado no motor recomendo apenas se você pretende ter um motor quebrador de coxim porque transmite mais vibração e menos conforto ao carro e motorista.

              5 - O alavanca eu fiz soldando 2; não senti melhora significativa já que estava com o braço do rolamento quadrado... agora com o novo motor e kit de embreagem também não espero muita coisa já que a embreagem deve ser mais pesada que a original.

              Espero ter ajudado.
              Hamilton Nicoletti
              Santo André - SP
              1969 EFI 5 speed
              1915T
              1968 RAT Coming...

              Comment


              • #97
                Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

                Postado originalmente por roberto da silva lima
                BOA NOITE, HAMILTON.

                ESTOU PENSANDO EM COLOCAR UMA CAIXA DE 5 MARCHAS NO BESOURO, MAS COM ESTA CONFIGURAÇÃO:

                1ª 3,78:1 (= fusca)
                2ª 2,06:1 (= fusca)
                3ª 1,56:1 (mais curta que no fusca, que é 1,32:1)
                4ª 1,19:1 (bem mais curta que a 4ª do fusca, que é 0,88:1, porém mais longa que a 3ª desta proposta)
                5ª 0,82 (praticamente a mesma relação utilizada na quarta do fusca original, que é 0,88:1).
                Dif = 3,875:1 = fusca.

                SÓ QUE NO LUGAR DO DIFERENCIAL DO ITAMAR EU ESTOU PENSANDO EM USAR O DIFERENCIAL DO FUSCA 1300, POIS EU ACHO QUE FICARIA COM UMA ARRANCADA FORTE E NAS DUAS ULTIMAS FICARIA COM UMA VELOCIDADE FINAL MAIOR E ECONÔMICO E SEM FORÇAR O MOTOR, POIS PRETENDO FAZER UM MOTOR 1500 OU 1600 COM MAIS OU MENOS 90 A 100 CV. DE POTENCIA E EM TORNO 6000 RPM. VOCÊ ACHA QUE DARIA CERTO? OBRIGADO
                Camarada... não inventa... cambio quanto mais mexe mais fede, melhora de um lado e piora do outro.

                O pessoal fala tanto da relação 8X31, que é longa coisa e tal. Pra mim sempre foi curta por isso busquei a solução do 5 marchas. E mesmo assim ainda to achando a quinta marcha curta demais. Veja que o meu 1300 tava andando de boa com essa relação e um 1300 não tem torque nem pra maquina de garapa hein.

                Um motor de 100cv vai te dar torque em todos os regimes de rotacao e o que menos vai te preocupar é a relacao de cambio.

                Abraço
                Hamilton Nicoletti
                Santo André - SP
                1969 EFI 5 speed
                1915T
                1968 RAT Coming...

                Comment


                • #98
                  Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

                  Postado originalmente por hjn
                  Camarada... não inventa... cambio quanto mais mexe mais fede, melhora de um lado e piora do outro.

                  O pessoal fala tanto da relação 8X31, que é longa coisa e tal. Pra mim sempre foi curta por isso busquei a solução do 5 marchas. E mesmo assim ainda to achando a quinta marcha curta demais. Veja que o meu 1300 tava andando de boa com essa relação e um 1300 não tem torque nem pra maquina de garapa hein.

                  Um motor de 100cv vai te dar torque em todos os regimes de rotacao e o que menos vai te preocupar é a relacao de cambio.

                  Abraço
                  Hamilton. gostei do esclarecimento. então você acha que se eu usar esta configuração e manter o diferencial 8x31, e o motor na base de 90 a 100 cv. eu vou ter um carro que vai ter uma boa arrancada e uma final também boa. porque o meu 68 com motor 1500 original, arranca muito bem, mas devido a caixa ser original, quando chega a 70 ou 80 km, o motor esquela muito sendo muito forçado e gastando muito combustível.

                  Comment


                  • #99
                    Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

                    Postado originalmente por roberto da silva lima
                    Hamilton. gostei do esclarecimento. então você acha que se eu usar esta configuração e manter o diferencial 8x31, e o motor na base de 90 a 100 cv. eu vou ter um carro que vai ter uma boa arrancada e uma final também boa. porque o meu 68 com motor 1500 original, arranca muito bem, mas devido a caixa ser original, quando chega a 70 ou 80 km, o motor esquela muito sendo muito forçado e gastando muito combustível.


                    Isso mesmo.
                    Hamilton Nicoletti
                    Santo André - SP
                    1969 EFI 5 speed
                    1915T
                    1968 RAT Coming...

                    Comment


                    • Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

                      Postado originalmente por hjn
                      Isso mesmo.
                      OBRIGADO PELO ESCLARECIMENTO, AMIGO.

                      Comment


                      • Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

                        Alguém sabe o escalamento do cambio e diferencial original da TL 71?

                        Comment


                        • Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

                          Postado originalmente por betokessler
                          Alguém sabe o escalamento do cambio e diferencial original da TL 71?
                          Segue sua informação!
                          Abraço
                          Arquivos Anexos
                          Augusto Cesar Nunes

                          Pesquisador
                          Mecânico Entusiasta
                          Analista em Informática
                          gutocesa@hotmail.com
                          gutocesa@terra.com.br

                          Comment


                          • Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

                            Valeu gueto, e esses câmbios 5 marchas, ficaria as 4 marchas original e a 5 alongando o cambio? E qual seria a relação da 5? Ninguém mais tem relatos desses câmbios? To pensando em colocar no xodozinho.

                            Comment


                            • Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

                              Postado originalmente por betokessler
                              Valeu gueto, e esses câmbios 5 marchas, ficaria as 4 marchas original e a 5 alongando o cambio? E qual seria a relação da 5? Ninguém mais tem relatos desses câmbios? To pensando em colocar no xodozinho.

                              O Sapinho Câmbios tem a relação 0,84 e 0,79 são as opções disponíveis.
                              Você também pode consultar outros fabricantes de engrenagens, com a Recuperg, Mutante aqui no Brasil.

                              Abraço
                              Augusto
                              Augusto Cesar Nunes

                              Pesquisador
                              Mecânico Entusiasta
                              Analista em Informática
                              gutocesa@hotmail.com
                              gutocesa@terra.com.br

                              Comment


                              • Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

                                Valeu, sabe qtos. Rpm cai com essa 5? Parece pouca diferença d 4para 5. Vou tentar calcular.

                                Comment

                                Working...
                                X