Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Venturi suplementar em solex 32-34

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Tá... deixa eu ver se entendi... aquele chuveirinho antigo sai fora, e entra um tubinho com esse venturi no lugar certo? aquele corte do lado do tubo de cobre é pra encaixar oq? o injetor normal? se vc tiver mais fotos me mande q qq coisa eu posto ae

Abraços
    Legends may sleep, but they never DIE!!!!!!
    I miss you my little bug.

Comment

Postado originalmente por Fuskeiro79
      e pra quem nao tem o injetor de lenta? com é que fica?
      Todo carburador têm injetor de aceleração rápida, pois é ele que é alimentado pelas bombinhas de difragma encontradas em carburadores e bem visíveis nas solex. Se o seu não têm, é porque devia estar encharcando, dando excesso em baixa rotação, então é um bom momento para rever o sistema de aceleração rápida e instalar o suplementar, tendo marcha lenta normal mesmo com vênturis de 26,27,28 e gicleurs principais maiores que 210.
      Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
      Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
      Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
      Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
      Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
      volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
      Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

Comment

Postado originalmente por pipo
        Tá... deixa eu ver se entendi... aquele chuveirinho antigo sai fora, e entra um tubinho com esse venturi no lugar certo? aquele corte do lado do tubo de cobre é pra encaixar oq? o injetor normal? se vc tiver mais fotos me mande q qq coisa eu posto ae

Abraços
        O chuveirinho do gicleur principal fica como está, o que é entortado é aquela bengalinha em forma de guardachuva que é utilizada para injetar combustível, somente em acelerações rápidas na lateral do venturi ou sobre o eixo da borboleta. Aquele rasgo é para apoiar o tubinho bem em cima do chuveirinho.
        Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
        Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
        Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,

Comment

maurílio meu chapa responde o meu email e me manda umas dicas de preparação de carburadores.abração
          Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

Comment

Postado originalmente por Antonio carlos
            maurílio meu chapa responde o meu email e me manda umas dicas de preparação de carburadores.abração
            Eu não respondi seu e-mail Antônio ? Posso ter me esquecido, pois tive muitos para responder, me faça um favor de reenviá-lo para que eu possa saber qual sua dúvida à respeito de carburação, preparação etc. A maioria delas está na seção de tutoriais, qq coisa me recorde.
            Abraço.

Comment

Postado originalmente por maurilio
              Notei que a lenta melhorou bastante e as engasgadas tb, essa impressão de ter aumentado o gicleur é porque existe mais torque disponível em rotações mais baixas.
              Achei muito interessante o sistema e a explicação,e me interessei em fazer, pq inclusive no meu caso acho q seria muito bem vindo um pouco de torque a mais na baixa, mas só não consegui compreender porque um tubo reto, e não cônico, consegue melhorar o fluxo em baixas. A meu entender, esse tubo suplementar deveria ser cônico, e com a boca maior virada para cima, de forma semelhante ao venturi principal, aumentando assim o fluxo pelo orificio desse tubo suplementar. Ou estou errado? Se estiver, como esse funciona?
              Inclusive, carburadores duplos como o Webber TLDZ e Brosol 2E (dentre outros) possuem esse venturi suplentar da forma como comentei.

Creio ainda ter os venturis de meu 2E (de AP 1.8 ) que converti para gasolina, se tiver posto fotos.
              ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

Comment

Anexei fotos dos venturis suplementares (1º e 2º estágio) do Brosol 2E à alcool que passei pra gasolina. Estes possuem entrada cônica.
                Arquivos Anexos
                Last edited by DanielRS; 31-10-2007, 12:24 AM.

Comment

Postado originalmente por DanielRS
                  Achei muito interessante o sistema e a explicação,e me interessei em fazer, pq inclusive no meu caso acho q seria muito bem vindo um pouco de torque a mais na baixa, mas só não consegui compreender porque um tubo reto, e não cônico, consegue melhorar o fluxo em baixas. A meu entender, esse tubo suplementar deveria ser cônico, e com a boca maior virada para cima, de forma semelhante ao venturi principal, aumentando assim o fluxo pelo orificio desse tubo suplementar. Ou estou errado? Se estiver, como esse funciona?
                  Inclusive, carburadores duplos como o Webber TLDZ e Brosol 2E (dentre outros) possuem esse venturi suplentar da forma como comentei.

Creio ainda ter os venturis de meu 2E (de AP 1.8 ) que converti para gasolina, se tiver posto fotos.
                  Se vc quiser pode até fazer eles cônicos, só que vc deve contar que o apoio desse venturi, no caso dessa minha modificação, baseada na idéia do Chico Biela(A dele possui venturi fixo no corpo do carburador e é muito mais complicada de fazer mas deve ter um desempenho muito bom com certeza) o apoio é em cima do injetor principal o que restringe bastante o ar que passa pelo suplementar. O que eu fiz era para fins de teste, no teste deu certo e eu apenas fiz uma melhor acabamento no sistema, que desse jeito além de muito barato para fazer e não depender de nenhum conhecimento muito grande me proporcionou o que eu queria, que era torque em baixa com comando alto e possibilidade de uso de venturis até maiores que 27/28 sem problemas com marcha lenta e consumo exagerado. Outra coisa, para fazer um venturi cônico vc terá que ter o material, que não enferruja e o material e ferramentas para desbaste da peça para fazer um venturi de 1ª linha, isso com certeza para quem possui o equipamento e conhecimento fica barato, mas para vc pagar vai ficar bem mais caro do que desse jeito que passei, mas toda melhora conseguida por um investimento maior sempre é bem vinda. Eu vejo muito a relação custo benefício nessas alterações, por isso ando com meu cabeçote de 1 entrada ainda, enquanto eles durarem, caso aconteça algum problema, aí é outra conversa.
                  Last edited by maurilio; 30-12-2007, 06:32 PM.

Comment

Postado originalmente por maurilio
                    Se vc quiser pode até fazer eles cônicos, só que vc deve contar que o apoio desse venturi, no caso dessa minha modificação, baseada na idéia do Chico Biela(A dele possui venturi fixo no corpo doi carburador e é muito mais complicada de fazer mas deve ter um desempenho muito bom com certeza) o apoio é em cima do injetor principal o que restringe bastante o ar que passa pelo suplementar. O que eu fiz era para fins de teste, no teste deu certo e eu apenas fiz uma melhor acabamento no sistema, que desse jeito além de muito barato para fazer e não depender de nenhum conhecimento muito grande me proporcionou o que eu queria, que era torque em baixa com comando alto e possibilidade de uso de venturis até maiores que 27/28 sem problemas com marcha lenta e consumo exagerado. Outra coisa, para fazer um venturi cônico vc terá que ter o material, que não enferruja e o material e ferramentas para desbaste da peça para fazer um venturi de 1ª linha, isso com certeza para quem possui o equipamento e conhecimento fica barato, mas para vc pagar vai ficar bem mais caro do que desse jeito que passei, mas toda melhora conseguida por um investimento maior sempre é bem vinda. Eu vejo muito a relação custo benefício nessas alterações, por isso ando com meu cabeçote de 1 entrada ainda, enquanto eles durarem, caso aconteça algum problema, aí é outra conversa.
                    O que ele fez tbm não é cônico?
                    No meu caso, o motor ainda é o original sem preparação (gasolina) mas vou montar outro com W100, e a carburação tbm é, e tem a seguinte configuração: borboletas 32mm, venturi 24mm, dessif. 100, principal 155, gigle de lenta 60, e tubo injetor 60.
                    Que melhora eu teria se fizer um sistema identico ao seu neste caso?

Abraços.

Comment

Daniel,

De fato em alguns carburadores as formas cônicas desse suplemntar são bem acentuadas, são verdadeiros venturis, apenas de menores dimensões...

... já nos Weber 446, Solex 40, Weber 40/44/48,... no geral carburadores mais parrudos, esses suplementares são apenas arredondados na borda superior interna...

...acredito que isso se deva justamente pelas maiores proporções do venturi e a necessidade de haver um certo casamento entre eles para que o conjunto funcione bem nas várias faixas de rotação/ aspiração, não sendo viável uma sucção elevada de combustivel pelo suplementar nesses casos...

... assim, o Chico copiou o que existe nesses carburadores já consagrados e, resumidamnete, disse que o fato desse pequeno tubo simplesmente direcionar o ar em cima do pulverizador já ajuda bastante...

... estou fazendo essa modificação aqui também para testar, porém sem pressa pq a Brasilia está no cavalete, estou trocando o câmbio dela e vai demorar mais alguns dias, depois coloco fotos dos tubos...

[ ]'s
                      Roberto Juncker

Comment

Postado originalmente por Juncker
                        Daniel,

De fato em alguns carburadores as formas cônicas desse suplemntar são bem acentuadas, são verdadeiros venturis, apenas de menores dimensões...

... já nos Weber 446, Solex 40, Weber 40/44/48,... no geral carburadores mais parrudos, esses suplementares são apenas arredondados na borda superior interna...

...acredito que isso se deva justamente pelas maiores proporções do venturi e a necessidade de haver um certo casamento entre eles para que o conjunto funcione bem nas várias faixas de rotação/ aspiração, não sendo viável uma sucção elevada de combustivel pelo suplementar nesses casos...

... assim, o Chico copiou o que existe nesses carburadores já consagrados e, resumidamnete, disse que o fato desse pequeno tubo simplesmente direcionar o ar em cima do pulverizador já ajuda bastante...

... estou fazendo essa modificação aqui também para testar, porém sem pressa pq a Brasilia está no cavalete, estou trocando o câmbio dela e vai demorar mais alguns dias, depois coloco fotos dos tubos...

[ ]'s
                        BLZ. Qual será a configuração da mecanica e carburação dela?

Comment

Postado originalmente por DanielRS
                          BLZ. Qual será a configuração da mecanica e carburação dela?
                          Hehe... com exceção de um distribuidor Bosch 009 e ignição eletrônica, ainda é tudo original.

[ ]'s
                          Roberto Juncker

Comment

eu fiz o meu venturi suplementar

blz pessooal

Depois de pesquisar bastante e ter todo o material na minha garagem eu fiz o venturi suplementar com as dicas do chico biela,do fusca ap e do meu camarada maurílio.Aproveitei tambem pra eliminar o canal do afogador que não tinha fechado na borboleta.resultado um marcha lenta mais dócil.Quanto ao desempenho eu tinha um pequeno lag quando presionava o acelerador.Agora sumiu esse lag e a subida de giro ficou mais rápida e suave,dando uma sensação de uma aceleração constante.Acredito numa melhora no consumo que está na casa dos 7km/l.Ele foi lisinho de 80 p/110.também verifiquei o aperto desta vez das bengalas e o resultado quanto ao ronco e o desempenho foram satisfatórios.Fico agora aguardando as borboletas de 34mm pra dar um plus no meu solex.Somando ao que eu acabei de de fazer pros meus solex que vou comentar num tutorial só para ele.construi um sistema de c.a.i (cold air intake),traduzindo tomada de ar frio.abraços
                            Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

Comment

blz pessooal

Depois de pesquisar bastante e ter todo o material na minha garagem eu fiz o venturi suplementar com as dicas do chico biela,do fusca ap e do meu camarada maurílio.Aproveitei tambem pra eliminar o canal do afogador que não tinha fechado na borboleta.resultado um marcha lenta mais dócil.Quanto ao desempenho eu tinha um pequeno lag quando presionava o acelerador.Agora sumiu esse lag e a subida de giro ficou mais rápida e suave,dando uma sensação de uma aceleração constante.Acredito numa melhora no consumo que está na casa dos 7km/l.Ele foi lisinho de 80 p/110.também verifiquei o aperto desta vez das bengalas e o resultado quanto ao ronco e o desempenho foram satisfatórios.Fico agora aguardando as borboletas de 34mm pra dar um plus no meu solex.Somando ao que eu acabei de de fazer pros meus solex que vou comentar num tutorial só para ele.construi um sistema de c.a.i (cold air intake),traduzindo tomada de ar frio.abraços
                              blz pessoal.As fotos do meu venturi supplementar estão no meu orkut.Uma pena elas não entrarem aqui.abraços

Comment

blz pessoal.As fotos do meu venturi supplementar estão no meu orkut.Uma pena elas não entrarem aqui.abraços
                                Com as borboletas de 34mm e uns venturis de 26mm ou até superiores vc vai ver que as coisas ficam interessantes sem dor de cabeça de carro sem marcha lenta ou de difícil regulagem. Com essa tomada de ar frio, se o motor for a álcool eu manteria o aquecimento nos buras vindo do respiro do motor e utilizaria filtros esportivos duplo fluxo ou cornetas, mas esse aquecimento do respiro é muito importante pela manhã ou até o motor esquentar, eu mantive o meu furando a base dos filtros duplo fluxo e encaixando uma mangueira bem justa nesse furo para que não solte e fique entrando ar sem filtrar nos carburas.

Comment

Working...
                                X