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Venturi suplementar em solex 32-34

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  • #31
    Postado originalmente por DanielRS
    O que ele fez tbm não é cônico?
    No meu caso, o motor ainda é o original sem preparação (gasolina) mas vou montar outro com W100, e a carburação tbm é, e tem a seguinte configuração: borboletas 32mm, venturi 24mm, dessif. 100, principal 155, gigle de lenta 60, e tubo injetor 60.
    Que melhora eu teria se fizer um sistema identico ao seu neste caso?

    Abraços.
    Daniel, com W100 e borboletas de 32mm não é necessário vc fazer suplementares pois nessa configuração que vc passou é quase igual a da Brasília 1600 dupla carburação à gasolina, vc vai ter um excelente motor, bem melhor que o original e no caso do w100 é capaz de vc ter até mais torque do que com o modelo de comando original. Sem querer jogar estragar seu projeto, acho eu que quando vc fizer seu motor e ver do que ele é capaz, vai ficar com vontade de fazer outro sempre mais forte, daí sim vc vai precisar desses conhecimentos para montar um motor de mais de 110 cavalos mesmo com 1600cc e cabeçotes de 1 entrada apenas sem gastar muita grana. Os problemas de regulagem aparecem com comandos W120 para cima pois a alimentação vai se tornando crítica e a necessidade de desempenho está diretamente ligada a capacidade de mistura ar/comb que o motor poderá processar, daí vc usando venturis de 26 para cima em motores a álcool principalmente, eles ficam com uma faixa de regulagem muito restrita o que se traduz em dificuldades para regular, equalizar o sistema e etc, além do que às vezes começa a dar excesso de baixa para poder compensar na alta, mas nem só de alta vive um carro de uso diário, então, quando vc fizer um motor com w120+álcool+molas Opala+válvulas de 40 x 35,5+pistão de álcool sem saia+venturis de 27 ou superiores vc deve guardar essas conversas pois vai precisar muito delas.
    Last edited by maurilio; 05-01-2008, 05:28 PM.
    Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
    Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
    Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
    Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
    Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
    volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

    VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
    Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

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    • #32
      foto do meu venturi suplementar
      Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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      • #33
        Antonio Carlos,

        Me parece que seu suplementar está abaixo da saída do pulverizador, quando teoricamente ele deveria estar acima dele e terminar no máximo na parte mais estreita do venturi...

        Se eu não estiver enganado, quais os resultados com ele desse jeito?

        [ ]'s
        Last edited by Juncker; 04-01-2008, 09:20 PM.
        Roberto Juncker

        Comment


        • #34
          Postado originalmente por Juncker
          Antonio Carlos,

          Me parece que seu suplementar está abaixo da saída do pulverizador, quando teoricamente ele deveria estar acima dele e terminar no máximo na parte mais estreita do venturi...

          Se eu não estiver enganado, quais os resultados com ele desse jeito?

          [ ]'s
          junker eu copiei tudo que o fusca ap,o chico biela eo maurílio fizeram ,somente diferenciando no material usado ,pois usei polietileno ao inves de cobre e como este material é de fácil usinagem ,trabalhei bastante sua aerodinamica.O que facilitou muito a fixação.O carro ficou mais manso ao acelerar e mais liso na alta.melhorou um pouco o torque em baixa e retomadas.Tive que voltar o gigle de ar para 115.
          Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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          • #35
            Postado originalmente por maurilio
            Não, ele não perde a função de injetor de aceleração rápida, apenas ao invés de injetar direto sobre a borboleta, ele injetará combustível na parede interna do venturi suplementar e para isso ele têm que atravessar através de um pequeno furo a parede do venturi suplementar, mas tome cuidado com a fixação pois ele terá de ficar muito bem preso, apesar de que aquele encaixe no venturi suplementar que o faz ficar apoiado sobre o injetor principal serve de descanso para que o tubinho da injeção da aceleração rápida não faça toda a sustentação da peça sozinho.
            Na parede do venturi suplementar? Meu amigo vc bebeu? Dessa forma o pulverizador perde toda a sua função de pulverizar o combustivel pra q ele se misture melhor ao ar... ele cola na parede do tubinho e fica gotejando, e a sua mistura com o ar fica mais complicada, principalmente no alcool!!!

            Não dava pra montar esse sistema como o chico fez? cortando a haste q prende o filtro original e prendendo o venturi secundario com arames ali... como ta no blog dele... ou então o pulverizador apontar pra borboleta não pra parede do tubo...

            Vc modificou a forma q os engenheiros da VW melhor encontraram pra deixar o pulverizador funcional, estragou ele... acharia melhor consertar isso... q até o consumo melhora...

            não me leve a mal mas é perceptivel...

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            • #36
              eu desconfiava que com tubo de 1/2 polegada ficaria melhor (quase 13mm)

              ficou mais proporcional, com um difusor de 27mm. estou em processo de montagem, falta chegar as flautas novas, que comprei no giba. 5 reais cada.

              minha impressão é que com as flautas antigas, sem o pescoço, os carburadores começaram a gotejar, com o motor desligado

              também encomendei o sacador de flautas, 11 conto.

              a minha dica é usar cobre para água, a parede é fina e fácil de trabalhar, e 1 metro me saiu a dez reais.

              abraços

              Comment


              • #37
                Postado originalmente por andersonzemis
                eu desconfiava que com tubo de 1/2 polegada ficaria melhor (quase 13mm)

                ficou mais proporcional, com um difusor de 27mm. estou em processo de montagem, falta chegar as flautas novas, que comprei no giba. 5 reais cada.

                minha impressão é que com as flautas antigas, sem o pescoço, os carburadores começaram a gotejar, com o motor desligado

                também encomendei o sacador de flautas, 11 conto.

                a minha dica é usar cobre para água, a parede é fina e fácil de trabalhar, e 1 metro me saiu a dez reais.

                abraços
                Como é esse sacador de flautas?

                E de que jeito vc vai deixar a furação de suas flautas; e qual é a configuração de seu motor??

                Valeu!
                ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

                Comment


                • #38
                  oi, daniel

                  chegou ontem. o sacador é como um parafuso, mas tem a rosca com o sentido de aperto ao contrário. e a rosca é bem fina e comprida.

                  é muito bom pra sacar, mas use as dicas do mestre vader, como o wd40 e o querosene.

                  as flautas do giba são muito boas, eu achei melhores que as originais, os furos até já vieram cônicos!

                  dados do meu motor:

                  1600, com w110, taxa 7,5. gasolina, cabeçote dupla entrada, dutos trabalhados e angulos das válvulas também.

                  carburação atual:

                  solex "35.5"
                  difusor 24mm
                  lenta 55
                  principal 145
                  injetor 45
                  ar 110


                  nessa configuração o carro está bem econômico, até 9,5 km/l, mas a festa acaba a 5000 rpm...

                  o que pretendo fazer em 2 carburadores que tenho, pra testes:

                  borboletas 35.5
                  difusor 27
                  lenta 55
                  principal 160
                  injetor 55
                  ar 100

                  as flautas novas, vou fazer o furo inferior de 1,2mm, e os laterais ainda estou pensando, entre aumentar uns 4 ou 6 furos laterais. algo mais intermediário e menos radical.

                  abraços

                  Comment


                  • #39
                    outra dica:

                    para tirar o dessifonador, lixei e estanhei a tampa dele,

                    soldei uma porquinha 3/16, previamente estanhada e usei um parafuso nela, apertando pouco e forçando lateralmente.

                    depois se limpa o estanho, com a ajuda do ferro e um alicate, agitando o tampão, para remover a solda

                    a desvantagem é que vc precisa de um ferro "machadinho", que têm uns 360watts, para conseguir aquecer tudo.

                    :!: e cuidado com queimaduras, pq esquenta tudo! rs.

                    abraços

                    Comment


                    • #40
                      Estou sem tempo de tirar fotos, imagina confeccionar pra vender!!
                      Fiz parecido com o do maurílio, entortei o injetor de rápida pra acertar o novo venturi acima do injetor principal. o carro está um trator, mais facil de regular, mas segura um pouco em alta. Achei que foi pouco pelo benefício que troxe na baixa...
                      Abraços!

                      Comment


                      • #41
                        Postado originalmente por andersonzemis
                        oi, daniel

                        chegou ontem. o sacador é como um parafuso, mas tem a rosca com o sentido de aperto ao contrário. e a rosca é bem fina e comprida.

                        é muito bom pra sacar, mas use as dicas do mestre vader, como o wd40 e o querosene.

                        as flautas do giba são muito boas, eu achei melhores que as originais, os furos até já vieram cônicos!

                        dados do meu motor:

                        1600, com w110, taxa 7,5. gasolina, cabeçote dupla entrada, dutos trabalhados e angulos das válvulas também.

                        carburação atual:

                        solex "35.5"
                        difusor 24mm
                        lenta 55
                        principal 145
                        injetor 45
                        ar 110


                        nessa configuração o carro está bem econômico, até 9,5 km/l, mas a festa acaba a 5000 rpm...

                        o que pretendo fazer em 2 carburadores que tenho, pra testes:

                        borboletas 35.5
                        difusor 27
                        lenta 55
                        principal 160
                        injetor 55
                        ar 100

                        as flautas novas, vou fazer o furo inferior de 1,2mm, e os laterais ainda estou pensando, entre aumentar uns 4 ou 6 furos laterais. algo mais intermediário e menos radical.

                        abraços
                        Entendi
                        Eu tinha arrumado uns 4 solex32 sucateados e consegui retirar as flautas intactas deles(furando por baixo e retirando elas), com pescoçinho e tudo. Só um deles que parecia ser pra alcool, e tinha furos na flauta com o dobro do diâmetro.
                        Estou pensando em trabalhar nessas flautas tornando todos os furos dela cônicos;
                        ou então aumentar os dois furos centrais para 1,5mm, tmb fazendo estes cônicos, e o restante ( só fazendo eles cônicos; e em qualquer dos casos, fazer um furo na base da flauta em 1,2mm.
                        Isso para um 1600, gasolina, W100, taxa de 7,7 e valvulas com 43/44°. O que acha?

                        Valeu!!
                        ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

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                        • #42
                          então, daniel

                          use as flautas com furo menor. a do álcool tem os seis furos centrais maiores que 1,5mm. pra gasolina seria um exagero.

                          eu vou usar um difusor de 27mm, fiz uns cálculos de área, em relação ao difusor original, de 24mm. a área dele é 26,5 % maior.

                          calculei a soma das áreas dos furos originais da flauta, que são 10 x 1mm.

                          pra chegar a esse aumento proporcional, na área total dos furos, cheguei a conta de 5 furos de 1,2mm + 5 furos de 1mm.

                          a minha idéia é fazer o furo inferior de 1,2mm + 4 de 1,2mm nas laterais. só não defini onde.

                          eu quero fazer eles assimétricos, passando a broca de 1,2 cima de furo de um lado e do outro uma posição abaixo. acredito que assim crio mais turbulência e distribuo o aumento dos furos, ao longo da flauta.

                          outro cálculo meu, sem risco, é aumentar os 10 furos para 1,1mm, mais o de 1,2mm, no fundo da flauta.



                          pra você minha sugestão é pelo menos os 5 furos de 1,2mm, sendo um embaixo.

                          peço opiniões sobre minha idéia,

                          abraços

                          Comment


                          • #43
                            ah, sempre deixe todos os furos cônicos, como o mestre e o pessoal recomendou,

                            abraços

                            Comment


                            • #44
                              Postado originalmente por andersonzemis
                              então, daniel

                              use as flautas com furo menor. a do álcool tem os seis furos centrais maiores que 1,5mm. pra gasolina seria um exagero.

                              eu vou usar um difusor de 27mm, fiz uns cálculos de área, em relação ao difusor original, de 24mm. a área dele é 26,5 % maior.

                              calculei a soma das áreas dos furos originais da flauta, que são 10 x 1mm.

                              pra chegar a esse aumento proporcional, na área total dos furos, cheguei a conta de 5 furos de 1,2mm + 5 furos de 1mm.

                              a minha idéia é fazer o furo inferior de 1,2mm + 4 de 1,2mm nas laterais. só não defini onde.

                              eu quero fazer eles assimétricos, passando a broca de 1,2 cima de furo de um lado e do outro uma posição abaixo. acredito que assim crio mais turbulência e distribuo o aumento dos furos, ao longo da flauta.

                              outro cálculo meu, sem risco, é aumentar os 10 furos para 1,1mm, mais o de 1,2mm, no fundo da flauta.



                              pra você minha sugestão é pelo menos os 5 furos de 1,2mm, sendo um embaixo.

                              peço opiniões sobre minha idéia,

                              abraços
                              Entendido e anotado a receita..hehe
                              Então deve ficar bom pro meu caso da seguinte forma: 5 furos somente fazendo eles cônicos e os outros 5 aumentar para 1,2mm e fazer tbm cônicos; e fazer + 1 na base em 1,2mm, certo? E quanto a posição dos furos que serão em 1,2mm?? podem ser os centrais ou fazer alternadamente, tipo em zigzag? Do tipo do esquema da flauta abaixo:

                              1,0 ..... 1,2
                              1,2 ..... 1,0
                              1,0 ..... 1,2 ------>furos dos lados direito e esquerdo
                              1,2 ..... 1,0
                              1,0 ..... 1,2

                              . . . 1,2 ----->furo da base

                              Seria melhor assim por causa da turbulência...ou emulsão do ar com a gasolina?

                              Talvez vc possa implementar o seu dessa forma, diferenciando somente colocando 5 furos em 1,2mm e 5 em 1,5, pq creio que colocar + 4 furos pode atrapalhar a emulsão, e ficar exagerado tbm. O que acha?
                              Last edited by DanielRS; 02-04-2008, 01:00 PM.
                              ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

                              Comment


                              • #45
                                oi, daniel

                                vc tá certo, colocar mais furos não. a idéia é só aumentar os existentes, mantendo 5 deles em 1mm.

                                5 de 1,5 + 5 de 1,2 ficaria demais pra mim.

                                e fazer os de 1,2 em zigue-zague mesmo, como vc desenhou, assim distribui o aumento dos furos por toda a extensão da flauta.

                                acredito que assim o aumento do fluxo será distribuído por toda a faixa de rotações.

                                me corrijam, se estiver errado. os furos inferiores da flauta funcionam nas rotações menores e os furos próximos do pescoço começam a atuar nas rotações maiores.


                                abraços

                                Comment

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