Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

    Rafael, Legal essas fotos, sabia da existência mas nunca tinha visto.
    Os runners que pretendo fazer são exatamente assim, e ligados ao plenum por mangueiras de silicone.
    A inspiração veio desse site:
    http://www.sdsefi.com/air12.html
    abraços
    No final tudo dá certo!
    Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

    Comment


    • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

      Postado originalmente por RickRock
      Já cogitei na polia, até estava estudando uma maneira de executar a roda fônica, usinar a polia rebaixando a face dela onde encaixarioa a roda fonica, e fixando o sensor na lata da ventoinha, só que semana passada, durante alguns testes com o carro, a correia pulou fora durante uma acelerada mais forte. pensei então que o sensor ali não era uma boa. Em serguida, após substituída a correia, algo pior aconteceu, o pino que mantém a polia indexada a ventoinha e consequentemente ao virabrequim esgarçou e a polia começou a laquear. Esse fato está no momento sendo corrigido, com acréscimo de mais pinos, mas observando mais de perto o comportamento da polia em acelerações, notei uma pequena vibração, o que talvez gerasse erro de leitura pelo sensor que requer um afastamento entre 0,6 e 0,8mm, ou seja uma tolerância de 2 décimos.
      Considero o sensor de rotação o principal elemento para uma injeção precisa, principalmente em motores com giro acima de 6K, por isso o retorno para a´idéia inicial de confeccionar uma roda fônica para instalar no local da engrenagem que toca o distribuidor e a bomba (que meu motor já não possue).
      Quanto a sequencial X wasted spark é só uma questão de refino, e o fato de a sequencial permitir maior flexibilidade com os tempos de injeção, dwell, dead time etc.
      O sistema banco a banco é realmente mais simples, e permite um acerto mais fácil, no tocante a fatores que em se tratando de adaptações são sempre um dilema, como posicionamento dos bicos no coletor, etc. (na sequencial, caso a central não te permita uma liberdade maior, como inicio do tempo de injeção, calibragem do dwell e dead time, voce passa a contar apenas com o posicionamento do bico, assim como o tipo e modelo do mesmo para corrigir algumas possíveis falhas.
      Talvez eu goste das coisas mais difíceis mesmo, e na verdade penso que se vou fazer um upgrade do meu motor atual, por que não ir com tudo?
      Pra voce ter uma idéia:
      !0 anos gastos na brincadeira,
      2 motores detonados
      A difícil escolha entre a marreta e o abandono.
      A decisão de brincar mais sério.
      Nessa época da escolha, um amigo muito sábio me disse:
      Pra montar motor a ar ou contrata um alemão ou contrata um paulista ou faz voce mesmo.
      Apesar de gostar muito do faça voce mesmo acabei montando o motor (já se vão 6 anos) com o Sandro Bruno, na Sport System. Uma grande pessoa, que aceitou minhas limitações financeiras na época e esperou até que eu reunisse todas as peças necessárias. (algumas sobraram do motor detonado)
      A configuração final:
      2276cc 94 X 82
      Bielas forjadas perfil H
      Eixo forjado aço cromo molibidênio
      Varetas de aço
      Comando VZ 25 (adoro ele)
      2 Webbers 44 idf (uma das sobras)
      Carcaça de alumínio reforçada Autolinea SportSystem
      Cabeçotes Street Eliminators da CB Performance preparados pelo Pat Downs, com molas duplas e válvulas de inox manley 42mm admissão e 38mm descarga, com dutos polidos e fasados com os coletores, também polidos (outra das sobras)
      MSD Blaster Coil
      Distribuidor 009 Bosch com Pertronix Ignitor 2
      MSD 6A
      Escape com revestimento de cerâmica, e ajustado para o equalização dos comprimentos e pulso harmonico em 6800rpm diametro 1' 5/8". (feito por mim, a partir de um modelo importado (estou tentando postar as fotos, mas elas excedem o tamanho permitido).
      e outros detalhes menores.

      Então, poderia para por aí, né?
      Mas resolvi ir mais adiante e comercei a pensar na injeção. (já se vai quase um ano) e estou agora com tudo pronto para abrir o motor e fazer outros upgrades no embalo:
      Balanceiros roletados Pauter 1.4
      Comando WEBCam 86A ou Engle FK8
      Varetas "barril" CB performance
      ECU HP Professional
      Wideband Hardwarecar
      Pencil Coil AEM
      TWIN SPARK 4 drive AEM
      Bicos Siemens Deka4 60lbs cada

      à fazer e decidir:
      Coletor, TB (ou 4 de 50mm ou uma de 70mm), Roda Fônica, Sensor de Fases, Intakes.

      O problema que eu tenho , acredito ser o de todos, é tempo. no mais, costumo dizer para minha esposa, é uma terapia ocupacional!

      Gostaria se possível de saber onde você comprou e quanto pagou nos bicos da siemens.

      Comment


      • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

        Gostaria se possível de saber onde você comprou e quanto pagou nos bicos da siemens
        http://www.bmotorsports.com/shop/ind.../cPath/144_146

        Comprei os curtos, nesse site acima. Comprei lá também as Bobinas e o Twin Strik da AEM
        No final tudo dá certo!
        Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

        Comment


        • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

          Eu não conhecia essa loja, mas gostei muito:

          http://www.prtperformance.com.br/

          Se alguém conhece ou usa os kits dela, favor comentar...

          Comment


          • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

            Visualmente parecem ser muito bem feitos, já adicionei aos meus favoritos.
            Próxima vêz que eu estiver naquela região vou dar uma esticada lá!
            No final tudo dá certo!
            Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

            Comment


            • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

              Postado originalmente por Ernesto
              (continuação)

              Nota: não mencionei nas opções acima os coletores utilizados nos fuscas injetados (originais de fábrica) da década de 70 (na Europa e EUA, claro). São raros, difíceis de encontrar e caros, só se justificam se você estiver restaurando um fusca dessa época com injeção original. Sempre tem a venda nos classificados do thesamba.


              Alguns links interessantes

              wikipedia sobre bosch jettronic
              http://en.wikipedia.org/wiki/Jetronic

              Coletores duplos - fotos de KäferPilot
              http://www.forumfuscabrasil.com/inde...topic=3273.225

              Rodas fônicas adaptadas
              http://www.clewett.com/products/adapters/adapter.htm

              Coletores duplos na sportsystem
              http://www.sportsystem.com.br/loja/p...4b05680b9df701

              Coletores quádruplos na sportsystem
              http://www.sportsystem.com.br/loja/p...4b05680b9df701

              Fusca1500 Ti
              http://www.fusca4ever.com.br/showthr...ht=inje%E7%E3o

              Comentários interessantes do Paulo (Bugtec) sobre diâmetro das borboletas
              http://www.fusca4ever.com.br/showthr...o+eletr%F4nica

              Tópico sobre injeção eletrônica com os buras + comentários do Vader sobre a "Vader EFI"

              Esquema da EFI da kombi, postado por Luiz em...
              http://www.fusca4ever.com.br/showthr...o+eletr%F4nica

              Mais ensinamentos do Vader em um tópico sobre injeção
              http://www.fusca4ever.com.br/showthr...o+eletr%F4nica

              Espero que tenham gostado.
              Abraços a todos.

              Agradecimentos:
              Ao usuário Guga Pedrosa pela correção sobre a posição da borboleta na adaptação do carburador.

              ----------------------------------------------------------------------
              EM BREVE:
              Segunda parte - "O SISTEMA NERVOSO CENTRAL" (ECUs)
              Aguardem
              Pessoal, tenho algumas informações importantes para passar a todos, esse esquema da injeção eletrônica da kombi em pdf que tá sendo passado aqui tem erro, eu instalei essa injeção no meu fusca 72, quebrei muito a cabeça pra perceber que tinha erro e eu estava certo, como tenho conhecimento em eletrônica, fui atrás da confirmação...quando instalei essa injeção a primeira vez, percebi que a bomba de gasolina ficava ligada direto, olhando atentamente o esquema percebi que os relês foram trocados, a saida do relê que tá no esquema da bomba na realidade alimenta os bicos e o relê dos bicos alimenta o bomba e sonda lambda, outra coisa, no esquema não tem o pino de alimentação da centralina que é o pino 23, existe mais outro erro que não me recordo mais, mas sei que tem, enfim, este esquema não é confiável, quem tem experiência com eletrônica vai perceber isso, só para se ter uma idéia, vejam o esquema elétrico do gol mi que usa a mesma injeção, verá que tem diferença na alimentação do relé e outros detalhes, minha injeção só funcionou mesmo depois que eu alterei isso observando outras injeções.
              qualquer dúvida entrem em contato...ah, só para complementar, o pé do alternador não serve se for usar os coletores da kombi injeção, deverá ser trocado pelo da kombi injeção, e é bem caro, difícil de encontrar em desmanches também. até mais.

              Comment


              • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                Estou para adquirir um distribuidor de Kombi injetada, e vi um no ML da marca "EURO". Alguém já ouviu falar?
                No final tudo dá certo!
                Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

                Comment


                • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                  quanto ao pé do alternador, no ML tem alguns à venda por preços compatíveis ...
                  quando comprei os meus, paguei bem caro, pq não tinha opção ...
                  Se alguem quiser injetar, começe por esta peça, que é bem mais difícil de encontrar que as demais...

                  Comment


                  • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                    Pessoal, tenho um fusca onde estou utilizando a injeção original da Kombi, sendo tudo original (chicote, módulo, bicos, etc..).

                    Já andei mais de 20mil km com a injeção e foi só alegria.
                    Agora to com o motor aberto e pensei em colocar um comando mais esperto, porém tenho um pouco de receio que um comando mais forte poderia causar muita variação na pressão e desse um problema no MAP fazendo com que a injeção "ficasse perdida".

                    Alguém já utilizou um comando mais bravo com o sistema todo original?
                    Engle w100?

                    Aguardo sugestões!

                    Comment


                    • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                      Um W100 é pouca coisa mais girador que um comando original... como há muita variação da angulação comando original (segundo o ), acredito que um w100 fique praticamente um comando original dos "melhores"... e a injeção deve segurar legal.

                      Mas também lembro ter ouvido falar que a injeção original da kombi tem um corte automático nos 4000 giros... Alguém confirma essa informação?

                      abraços a todos.
                      Localização: Rio de Janeiro - RJ
                      Reforma do Fuscão: http://www.flickr.com/photos/3255866...88230798/show/

                      Comment


                      • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                        Galera dando uma olhada no lixo encontrei essas peças:
                        3 sensor de rotação
                        1 sonda lambda 4 fio
                        + outras coisas





                        Será que por ela estar levemente torta não funciona?

                        Foi trocado sem testar nada, apenas por estar torta " seguradora "
                        Fusca 85 1600 Alcool Original

                        Comment


                        • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                          Postado originalmente por julio.g5
                          Galera dando uma olhada no lixo encontrei essas peças:
                          3 sensor de rotação
                          1 sonda lambda 4 fio
                          + outras coisas





                          Será que por ela estar levemente torta não funciona?

                          Foi trocado sem testar nada, apenas por estar torta " seguradora "
                          Júlio
                          Não sei se vai funcionar legal não. Sonda lambda é algo meio frágil. Prta saber ao certo, só testando mesmo.

                          Lixo bom esse que achou as peças, hein??? hahahaha

                          abraço!
                          Aos que não atualizaram ...

                          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                          Megasquirting

                          284º

                          Comment


                          • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                            bom, vo procurar outra então de reserva

                            eu inocente joguei 2 fora perfeitas, apenas com o chicote chamuscado

                            Trabalho em uma concessionária vw de instalador de acessórios , verdadeiro Severino faz tudo, estamos sem eletricista , me mandavam trocar eu ia trocando tudo, desmontando tudo rsrsrsr
                            Não faz 2 semanas que comprei meu primeiro carro, agora que to dando valor a essas peças, após ler bastante coisa no fórum to aprendendo varias coisas.

                            Antes nunca dei importância de pra que servia e oque fazia, agora estou prestando + atenção nos carros e seus motores

                            Já joguei tanta coisa fora que se desse pra voltar atrás rsrsrs
                            Fusca 85 1600 Alcool Original

                            Comment


                            • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                              Postado originalmente por julio.g5
                              bom, vo procurar outra então de reserva

                              eu inocente joguei 2 fora perfeitas, apenas com o chicote chamuscado

                              Trabalho em uma concessionária vw de instalador de acessórios , verdadeiro Severino faz tudo, estamos sem eletricista , me mandavam trocar eu ia trocando tudo, desmontando tudo rsrsrsr
                              Não faz 2 semanas que comprei meu primeiro carro, agora que to dando valor a essas peças, após ler bastante coisa no fórum to aprendendo varias coisas.

                              Antes nunca dei importância de pra que servia e oque fazia, agora estou prestando + atenção nos carros e seus motores

                              Já joguei tanta coisa fora que se desse pra voltar atrás rsrsrs
                              Se a sonda for de 4 fios ou 3... alimente com 12v e meça tensao na saida fazendo passar gas do isqueiro pelo sensor; devera acusar tensao na saida.

                              Comment


                              • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                                Postado originalmente por julio.g5
                                bom, vo procurar outra então de reserva

                                eu inocente joguei 2 fora perfeitas, apenas com o chicote chamuscado

                                Trabalho em uma concessionária vw de instalador de acessórios , verdadeiro Severino faz tudo, estamos sem eletricista , me mandavam trocar eu ia trocando tudo, desmontando tudo rsrsrsr
                                Não faz 2 semanas que comprei meu primeiro carro, agora que to dando valor a essas peças, após ler bastante coisa no fórum to aprendendo varias coisas.

                                Antes nunca dei importância de pra que servia e oque fazia, agora estou prestando + atenção nos carros e seus motores

                                Já joguei tanta coisa fora que se desse pra voltar atrás rsrsrs
                                Julio,

                                Privilégio trabalhar em concessionária VW hein? Se achar amterial técnico da VW não deixe de ler. Vai te ajudar muito!

                                Abraço!
                                Aos que não atualizaram ...

                                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                                Megasquirting

                                284º

                                Comment

                                Working...
                                X