Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

    bom vai lá. obrigado pelos comentarios.

    é o seguinte. jah tenho experiencia com webers. acerto relativamente facil. mas sempre usei 40.

    a injeção com 4 borboletas de 39.5mm, q sao essas ai da HRC, fiko comlicado devido ao MAP. o MAP original da pandoo nao le corretamente, tive q sibstituir por uma da fiat q usa mangueira. ai leu certo, mas o vacuo eh fraco mesmoa ssim. en lenta normalmente deveria ler 0.5 de MAP e lia entre 0.2 e 0.4. nunca passva disso, ai tive q optar por injeção por TPS, o q resultava num consumo exagerado do carro, 1.900 com tcs10 e balanaceiros 1.25, valvulas 40x35.5 e trabalho de caboçote, formato AP e 8.7 de taxa. ele jah foi turbo. por isso essa taxa e esse comando. vai ser tubo de novo. mais pra frente.


    coleotores: fiz eu memso aki no me trabalho, eu fabrico dinamometros meu acesso a tornearia eh facil, pedi pra fazer uma flange de aço com 12mm de altura e os tubos dobrei aqki mesmo tbm, tubos de 2 polegadas, q eh o memso diametro das tbis na parte de baixo, dentro, elas reduzem o diametro assim como coletoeres de weber, de 2 polegadas pra 38mm q eh o diametro da entrada do meu cabeçote. fiz isso usando chumbo derretido, uma tecnica antiga de funilaria, algums deven conheçer. deu um trabalhao mas fik bao.

    ai pendei as tbis no coletor como eh feito na marea, com mangotes e abraçadeiras, usei de inici acionamento original pq eles nao puxavam a tbi pra o lado, as abraçadeiras de tuxo ficaram bem apertadas ali.

    mangote de silicone pq os pretos sao maleficos e rasgam facil. usei eles 2 semanas e nao aguentava a mistura e rasgava facil. os de silicone sao 100 veses melhor.

    sensor de rotação usei dos MI peça de prateleira. adptei o suporte e roda fonica de tempra turbo 60-2. facil.

    bicos de toyota TRD de 120 lbs, exagerado mas tem um tempo morto bom, pois alimenta a hrc a quase 16 mil rpm com mais de 140 cavalos. da pra controlar bem ainjeção com bicos assim. a injeção ficava gorda por estar operando por tps.

    a troca pelas weber:

    meu fusca eh 61. comprei ele jah modernizado pra 73 e nao quiz voltar e deixei como 73, mas ele tem 52 ans e o chicote da injeção tem amis de 20 fios e nunca gostei de fios espalhados pelo carro. ateh q certo dia um rele feladaputa resolve foder e queima metade do chicote. retirei tudo do carro pra refazer e me fizeram uma oferta na injeção completa como estava no carro numas 44 empi + grana. uma grana boa e valeu a jogada. troquei.

    nao me importei pq quando eu quizer fazer novamente a injeção, jah sei como fazer sem me matar pq jah tenhoa experiencia. mas na proxima injeção, vou de 1 borboleta grande ao inves de 4 enormes. da muito trabalho acertar, e tbm eu usei muitas peças adptadas. isso mais tarde iria gerar um incomodo na manutenção. mais o q me motivou mesmo na troca das weber, é q nao vi diferença no desempenho do carro com injeção comparado as weber. 6 por meia duzia e tbm, injeção falho 1 sensor , guicho. weber se der alguma zica, vai pipocando mais chega en casa.

    pode perguntar a vontade e se precisa de ajuda, estou disponivel.

    WWW.TOPDYNO.COM.BR

    Comment


    • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

      Postado originalmente por mamedz
      bom vai lá. obrigado pelos comentarios.

      é o seguinte. jah tenho experiencia com webers. acerto relativamente facil. mas sempre usei 40.

      a injeção com 4 borboletas de 39.5mm, q sao essas ai da HRC, fiko comlicado devido ao MAP. o MAP original da pandoo nao le corretamente, tive q sibstituir por uma da fiat q usa mangueira. ai leu certo, mas o vacuo eh fraco mesmoa ssim. en lenta normalmente deveria ler 0.5 de MAP e lia entre 0.2 e 0.4. nunca passva disso, ai tive q optar por injeção por TPS, o q resultava num consumo exagerado do carro, 1.900 com tcs10 e balanaceiros 1.25, valvulas 40x35.5 e trabalho de caboçote, formato AP e 8.7 de taxa. ele jah foi turbo. por isso essa taxa e esse comando. vai ser tubo de novo. mais pra frente.


      coleotores: fiz eu memso aki no me trabalho, eu fabrico dinamometros meu acesso a tornearia eh facil, pedi pra fazer uma flange de aço com 12mm de altura e os tubos dobrei aqki mesmo tbm, tubos de 2 polegadas, q eh o memso diametro das tbis na parte de baixo, dentro, elas reduzem o diametro assim como coletoeres de weber, de 2 polegadas pra 38mm q eh o diametro da entrada do meu cabeçote. fiz isso usando chumbo derretido, uma tecnica antiga de funilaria, algums deven conheçer. deu um trabalhao mas fik bao.

      ai pendei as tbis no coletor como eh feito na marea, com mangotes e abraçadeiras, usei de inici acionamento original pq eles nao puxavam a tbi pra o lado, as abraçadeiras de tuxo ficaram bem apertadas ali.

      mangote de silicone pq os pretos sao maleficos e rasgam facil. usei eles 2 semanas e nao aguentava a mistura e rasgava facil. os de silicone sao 100 veses melhor.

      sensor de rotação usei dos MI peça de prateleira. adptei o suporte e roda fonica de tempra turbo 60-2. facil.

      bicos de toyota TRD de 120 lbs, exagerado mas tem um tempo morto bom, pois alimenta a hrc a quase 16 mil rpm com mais de 140 cavalos. da pra controlar bem ainjeção com bicos assim. a injeção ficava gorda por estar operando por tps.

      a troca pelas weber:

      meu fusca eh 61. comprei ele jah modernizado pra 73 e nao quiz voltar e deixei como 73, mas ele tem 52 ans e o chicote da injeção tem amis de 20 fios e nunca gostei de fios espalhados pelo carro. ateh q certo dia um rele feladaputa resolve foder e queima metade do chicote. retirei tudo do carro pra refazer e me fizeram uma oferta na injeção completa como estava no carro numas 44 empi + grana. uma grana boa e valeu a jogada. troquei.

      nao me importei pq quando eu quizer fazer novamente a injeção, jah sei como fazer sem me matar pq jah tenhoa experiencia. mas na proxima injeção, vou de 1 borboleta grande ao inves de 4 enormes. da muito trabalho acertar, e tbm eu usei muitas peças adptadas. isso mais tarde iria gerar um incomodo na manutenção. mais o q me motivou mesmo na troca das weber, é q nao vi diferença no desempenho do carro com injeção comparado as weber. 6 por meia duzia e tbm, injeção falho 1 sensor , guicho. weber se der alguma zica, vai pipocando mais chega en casa.

      pode perguntar a vontade e se precisa de ajuda, estou disponivel.

      WWW.TOPDYNO.COM.BR
      Mamedz,

      Muito interessante seu relato! O coletor ficou muito bem feito. Não conhecia essa técnica com Chumbo, muito interessante também.

      No meu caso, pretendo usar só duas borboletas(40mm cada), e 4 bicos de Astra Flex(montados no pé do coletor). Será que terei problema com baixa leitura de vácuo? Lembrando que nas minhas borboletas, tem um sistema de "venturi variável", que convorme vai subindo de giro ele vai abrindo mais. com o carro desligado, ele fica praticamente todo fechado.Postei fotos disso a algumas, sabe-se lá quantas, páginas atrás. Vou ver se acho e posto aqui para você ver.

      Ainda vai demorar para eu usar esse sistema, ms é bom já conhecer as possibilidades.

      Abraço.
      Aos que não atualizaram ...

      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

      Comment


      • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

        POR ACaso li numa revista hoje, performance VW, exatamente sobre isso. o fato das injeção. o pessoal esqueçe do uso de venturis, por isso o vacuo em weber e carburadores menores, eh melhor, por possuir venturis. esse sistema da R1 funciona excelentemente bem. eu tinha dupla solex 40 de opala no meu 1.6 antigamente, e fiz um esquema desse usando a borboleta do afogador. fiz um suportezinho e uma alavanca progressiva, funcionava perfect. isso num 1.6 com venturis de 30mm, o certo era usar venturis 28 ou 26 nas solex 40, mas esse esquema deu pra usar as de 30 e foi q foi, de alta era canhao. faça esse projeto cara, eh gratificante ligar o carro a primeira vez e ele funcionar. eh tezao.

        vc nao vai ter problemas com vacuo mantendo o funcionamento desse sistema de venturi. ateh pq os coletores q vc vai usar vao ajusar bem. ligue o map o mais perto do cabeçote possivel. ajuda muito.

        Comment


        • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

          Postado originalmente por mamedz
          POR ACaso li numa revista hoje, performance VW, exatamente sobre isso. o fato das injeção. o pessoal esqueçe do uso de venturis, por isso o vacuo em weber e carburadores menores, eh melhor, por possuir venturis. esse sistema da R1 funciona excelentemente bem. eu tinha dupla solex 40 de opala no meu 1.6 antigamente, e fiz um esquema desse usando a borboleta do afogador. fiz um suportezinho e uma alavanca progressiva, funcionava perfect. isso num 1.6 com venturis de 30mm, o certo era usar venturis 28 ou 26 nas solex 40, mas esse esquema deu pra usar as de 30 e foi q foi, de alta era canhao. faça esse projeto cara, eh gratificante ligar o carro a primeira vez e ele funcionar. eh tezao.

          vc nao vai ter problemas com vacuo mantendo o funcionamento desse sistema de venturi. ateh pq os coletores q vc vai usar vao ajusar bem. ligue o map o mais perto do cabeçote possivel. ajuda muito.
          Mamedz,

          Obrigado pelas dicas!

          Conversei hoje com um professor aqui da faculdade. Ele disponobilizou os fornos de fundição para ligas de alumínio... Vou fazer um projeto do molde e do modelo de fundição, e ver levar pra ele e ver no que vai dar... Só tenho que encontrar tempo pra isso! hehehe

          Quando adaptei as duas TBis de R1 no coletor do Fusca(o coletor de dupal carburação modificado) de baixa não tinha ficado legal, mas na alta dava para perceber que o motor respirava muito bem. Acelerando ele, mesmo parado, dava pra ver o sistema do "venturi regulável" funcionando. É muito legal. Desisti dessa configuração pois ficou mal feita(feita nas pressas... já viu né?) e o acionamento ficou muito ruim.

          Abraço!
          Aos que não atualizaram ...

          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

          Megasquirting

          284º

          Comment


          • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

            Ressucitou o tópico, né Rafael! Acompanhando...

            Mamedz, uma pena que voce tenha abandonado a idéia! Com o laboraratório de acerto à disposição muita informação útil iria surgir.
            Na foto do seu cano de descarga, a sonda muito perto da saída não estava dando leitura pobre, enganando o acerto?
            Mudando de assunto, qual a ordem de grandeza no investimento em um Dinamometro de Cubo?
            No final tudo dá certo!
            Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

            Comment


            • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

              Postado originalmente por RickRock
              Ressucitou o tópico, né Rafael! Acompanhando...
              Rick,

              Não está totalmente ressucitado. Está meio ofegante, com dificuldades respiratórias e batimentos cardíacos instáveis. hehehhehe
              Mas, tô com minhas tbis aqui na mala. Assim que der uma folga nas provas começo a desenvolver um modelo e molde para uma possível fundição de coletores pra brincadeira recomeçar mesmo.

              Abraço a todos!
              Aos que não atualizaram ...

              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

              Megasquirting

              284º

              Comment


              • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                Andei procurando e parece que só você instalou uma sonda no escapamento original, funcionou?
                e se colocar bem próximo a saída do cabeçote ?
                Fusca 85 1600 Alcool Original

                Comment


                • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                  Postado originalmente por julio.g5
                  Andei procurando e parece que só você instalou uma sonda no escapamento original, funcionou?
                  e se colocar bem próximo a saída do cabeçote ?
                  Júlio,

                  Instalei só a porca. Acabou a grana e ficou sem a sonda. Tampei o buraco com um parafuso.

                  Hoje, pensando com mais calma, acredito que não irá funcionar legal... Mas como não posso usar escape 4x1(os que passam por baixo da saia traseira), por causa da entrada da minha garagem, irei tentar com o que tenho mesmo.

                  Quando tiver alguma info melhor, posto aqui pra você, ok?

                  Abraço.
                  Aos que não atualizaram ...

                  ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                  Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                  VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                  Megasquirting

                  284º

                  Comment


                  • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                    http://produto.mercadolivre.com.br/M...onta-preta-_JM

                    o vendedor disse que instala a sonda pra mim, sera que tera o mesmo problema do original?

                    Rafael, sei que voce já disse que está trabalhando com o que tem, então, o que vou postar aqui são apenas idéias para serem "pensadas", sem nenhuma experiência no assunto a não ser muita leitura de quem está pensando em injetar o próprio carro a algum tempo, e possue um bom conhecimento prático e teórico em motores mais modernos injetados de fábrica:

                    Imagina a seguinte situação: Seu motor está trabalhando "rico". Voce programou sua injeção para ler o sensor O2 e corrigir a mistura acrescentando ou diminuindo tempo de injeção de acordo com a leitura feita. Essa correção é imediata, logo o tempo de resposta do sensor tem que ser imediato também, senão o cérebro da injeção se perde na correção, certo? Então, devido á um mapa base gordo seu motor está trabalhando rico. Ou seja Hidrocarbonetos estarão sendo expelidos pelo cano de descarga, que estarão sendo lidos pelo sensor os hidrocarbonetos não queimados são mais pesados que os gases, logo demoram mais a sair pelo cano, e se o cano é restritivo, como no caso dos originais, essa massa de hidrocarbonetos não queimados vai ficar passeando mais tempo do que devia ali no escape, e sendo lida pelo sensor que vai continuar mandando a informação para a ECM, que continuará a "empobrecer" a mistura. Entendeu onde quero chegar? As vezes um detalhe acaba dificultando o acerto uma barbaridade. (o mesmo conceito, de "enganar" a leituras dos sendores principais que mandam a informação para a ECU, e que pode atrapalhar demais o acerto dos seus mapas, são seus aceleradores de fluxo, quando baseados no TPS).
                    Não quero botar "minhoca" na sua cabeça, nem te desestimular, ao contrário, apenas antecipar algumas situações (se é que são pertinentes) e exercitar mais o projeto, o planejamento e a criatividade (que a meu ver é a parte principal deste desafio todo). O teu tópico é um dos que mas me prendem a atenção no fórum, exatamente por isso.
                    abraços.
                    Fusca 85 1600 Alcool Original

                    Comment


                    • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                      Postado originalmente por julio.g5
                      http://produto.mercadolivre.com.br/M...onta-preta-_JM

                      o vendedor disse que instala a sonda pra mim, sera que tera o mesmo problema do original?
                      Julio,

                      Depende de onde instalar a sonda. Se for numa junção, antes de entrar na "marmita", vai ler dois cilindros só. Se for na marmita, dependendo do posicionamento, não deverá ler legal também. O ideal mesmo é um 4x1.... Se puder usar um desse, use. No meu caso, a rampa de entrada da garagem do meu prédio que impossibilita o uso da maioria.

                      No meu, acredito que eu vá ler razoavelmente os fluxos dos cilindros #3 e #4. Como o tubo primário do #4 é pequeno, dev pegar os gases alí bem quentes. Em contrapartida, o duto do #3 é menor. É montar pra ver no que vai dar.... O que deve demorar ainda..

                      Abraço.
                      Aos que não atualizaram ...

                      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                      Megasquirting

                      284º

                      Comment


                      • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                        Postado originalmente por RickRock
                        Ressucitou o tópico, né Rafael! Acompanhando...

                        Mamedz, uma pena que voce tenha abandonado a idéia! Com o laboraratório de acerto à disposição muita informação útil iria surgir.
                        Na foto do seu cano de descarga, a sonda muito perto da saída não estava dando leitura pobre, enganando o acerto?
                        Mudando de assunto, qual a ordem de grandeza no investimento em um Dinamometro de Cubo?
                        ai gente, desculpa demora responder, trabalho chamou para viagens e dai jah viu.


                        o dinamometro de cubo nao estamos mais fabricando, devido ao alto custo e baixa saida.

                        o mais simples q tenho de rolo custa 44.000 inercial.

                        a sonda no escape estava montado temporariamente. jah esta hoje com abafador pra gerar a contrapressao necessaria para correta leitura. mas esta de weber agora.

                        Comment


                        • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                          Fala galera que curte uma maluquice! hehehhehe

                          Feriadão, fui pra casa dos meus pais, onde tenho um "mock up"(maquete) de um motor aircooled. Ganhei as peças do motor antigo do Fusca do meu pai, coloquei as camisas no bloco, os cabeçotes sobre as camisas, prendi com as portas e serve para testes. hehehhe

                          Inicialmente, montei as flanges que tinha feito sobre o coletor original para dupla Solex 32, modelo mais longo(dos Fusca Itamar). E, por sorte, não ficou nada pegando na capela de Kombi:



                          Até aí, tudo bem. Agora é hora de estudar a posição dos bicos:
                          1) No pé do coletor:

                          vantagem: Posicionamento do bico é próximo do que a maioria dos carros injetados multiponto utilizam. facilidade na fixação da flauta no coletor.
                          Desvantagem: Pelo angulo do bico, ele ficou muito próximo do coletor. Mas o spray terá um caminho razoavelmente direto para as costas das válvulas.

                          2) Entre o coletor e a capela:

                          Vantagem: Economia de espaço na montagem.
                          Desvantagem: Dificuldade na manutenção, pouco espaço para flauta e conector.

                          3) Bicos "longe" do cabeçote, perto da borboleta:

                          Vantagem: Spray bem direcionado. Facilidade de manutenção.
                          Desvantagem: Bico mais longe das "costas" das válvulas. Talvez uma leve complicação no suporte para a flauta(mas não será grande problema).

                          E então pessoal, gostaria de saber a opinião de vocês sobre o posicionamento dos bicos, lembrando que pretendo fundir o coletor, logo já farei com o devido alojamento para os bicos.

                          Continua...
                          Arquivos Anexos
                          Aos que não atualizaram ...

                          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                          Megasquirting

                          284º

                          Comment


                          • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                            Marquei no coletor original o duto de 40mm, para ver se daria para abrir o coletor para essa medida:


                            Reparem que sobra pouca parede, e pelo desenho do coletor, teria um furo logo abaixo da flange. E ainda tem o problema de soldar o ferro fundido, logo, será necessário um coletor novo mesmo.

                            Pensei em fazer o coletor com um "pescoço" e prender a TBi nele com uma mangueira(como é originalmente na R1) e uma baita abraçadeira parruda. como vou usar acionamento todo por cabos, não terei problemas de movimentação das borboletas, que ficão paradinhas fazendo o trabalho delas. O que acham? assim fica mais fácil a manutenção. O sistema que tinha feito, fixando ela por parafusos na flange se mostrou bem complicado.

                            É isso pessoal, conto com a opinião de vocês!

                            Grande abraço.
                            Arquivos Anexos
                            Aos que não atualizaram ...

                            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                            Megasquirting

                            284º

                            Comment


                            • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                              rafael ;

                              vai fundir o coletor em aluminio ou ferro fundido ?

                              vai de aluminio que é bem melhor .

                              abrir o coletor de ferro fundido para 40 mm sem chance .. a parede ja é lá essas coisas , se abrir vira uma casca de ovo .

                              ja viu a interferencia que a tampa preta plastica vai ter no cofre do motor do fusca ? ali é meio apertado .

                              apesar de apertado ,eu ficaria com a posição dos bicos nº 02 . tudo depende do tamanho da flauta .

                              abraço .

                              Do it yourself !

                              Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                              VW BRASILIA 1.600 AR.
                              Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                              Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                              Comment


                              • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                                Postado originalmente por Rafael_MO
                                Marquei no coletor original o duto de 40mm, para ver se daria para abrir o coletor para essa medida:


                                Reparem que sobra pouca parede, e pelo desenho do coletor, teria um furo logo abaixo da flange. E ainda tem o problema de soldar o ferro fundido, logo, será necessário um coletor novo mesmo.

                                Pensei em fazer o coletor com um "pescoço" e prender a TBi nele com uma mangueira(como é originalmente na R1) e uma baita abraçadeira parruda. como vou usar acionamento todo por cabos, não terei problemas de movimentação das borboletas, que ficão paradinhas fazendo o trabalho delas. O que acham? assim fica mais fácil a manutenção. O sistema que tinha feito, fixando ela por parafusos na flange se mostrou bem complicado.

                                É isso pessoal, conto com a opinião de vocês!

                                Grande abraço.
                                Rafael, o que você quer fazer com entrada 40 mm, já existe pronto, quer com os bicos tanto pelo lado interno quanto externo do coletor e em alumínio.
                                Vai ganhar tempo precioso, além de que se quiser ainda já pega eles prontos já com a fixação de seus corpos e é só fornecer o desenho de como quer.

                                A foto em anexo é só você ver, mas as modificações que quiseres dá pra ver direto com o fabricante destes coletores!
                                Arquivos Anexos
                                Last edited by gutocesa; 03-05-2012, 08:17 PM.
                                Augusto Cesar Nunes

                                Pesquisador
                                Mecânico Entusiasta
                                Analista em Informática
                                gutocesa@hotmail.com
                                gutocesa@terra.com.br

                                Comment

                                Working...
                                X