Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

    Porca da sonda lambda soldada
    Hoje deitei debaixo do carro pra ver onde ficaria legal. No local onde pensava não daria para colocar pois a sonda ficaria pegando na lata. Então pensei em outros lugares possíveis.

    O local "menos pior" que encontrei foi na parte de trás, entre o escape e o motor, onde há um belo vão livre. Assim a sonda ir[a ler o gás de escape um pouco antes desse se direcionar para a saída. Claro que esse pode não ser o melhor local para se colocar a sonda no escape, mas é o que possibilitava a montagem com todas as latas de fechamento do cofre.

    Meu projeto está sendo feito com o que tenho, não necessariamente como eu queria e como o carro merece. Mas esse é apenas o Estágio 1. Upgrades estão previstos, incluindo uma mudança radical no setup. :P

    Fui soldar a porca, e o cara que fez o serviço comentou da dificuldade que teria, pois a chapa do escape é bem fina. Então, ele deu a idéia de soldar a porca numa chapa mais grossa, e soldar essa chapa no escape. E assim foi feito. O doador da chapa foi um cárter de F250 (as com motor MWM Sprint) condenado. Interessante que o retorno da turbina não é simplesmente jogado dentro do cárter. Um tubo metálico leva o óleo da turbina até a parte mais baixa do cárter, uma espécie de "catch tahnk"(que é separado por uma espécie de chapa defletora) para o pescador do óleo.

    É isso. Falta ligar o map, o sensor de temp. do ar, a lambda, passar pra speed density e fazer um acerto melhor. Cenas do próximo capítulo! hahahaha

    Forte abraço!
    Arquivos Anexos
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

    Comment


    • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

      Postado originalmente por Rafael_MO
      Cenas do próximo capítulo! hahahaha
      Aguardaremos ansiosos!

      Comment


      • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

        Rafael, sei que voce já disse que está trabalhando com o que tem, então, o que vou postar aqui são apenas idéias para serem "pensadas", sem nenhuma experiência no assunto a não ser muita leitura de quem está pensando em injetar o próprio carro a algum tempo, e possue um bom conhecimento prático e teórico em motores mais modernos injetados de fábrica:

        Imagina a seguinte situação: Seu motor está trabalhando "rico". Voce programou sua injeção para ler o sensor O2 e corrigir a mistura acrescentando ou diminuindo tempo de injeção de acordo com a leitura feita. Essa correção é imediata, logo o tempo de resposta do sensor tem que ser imediato também, senão o cérebro da injeção se perde na correção, certo? Então, devido á um mapa base gordo seu motor está trabalhando rico. Ou seja Hidrocarbonetos estarão sendo expelidos pelo cano de descarga, que estarão sendo lidos pelo sensor os hidrocarbonetos não queimados são mais pesados que os gases, logo demoram mais a sair pelo cano, e se o cano é restritivo, como no caso dos originais, essa massa de hidrocarbonetos não queimados vai ficar passeando mais tempo do que devia ali no escape, e sendo lida pelo sensor que vai continuar mandando a informação para a ECM, que continuará a "empobrecer" a mistura. Entendeu onde quero chegar? As vezes um detalhe acaba dificultando o acerto uma barbaridade. (o mesmo conceito, de "enganar" a leituras dos sendores principais que mandam a informação para a ECU, e que pode atrapalhar demais o acerto dos seus mapas, são seus aceleradores de fluxo, quando baseados no TPS).
        Não quero botar "minhoca" na sua cabeça, nem te desestimular, ao contrário, apenas antecipar algumas situações (se é que são pertinentes) e exercitar mais o projeto, o planejamento e a criatividade (que a meu ver é a parte principal deste desafio todo). O teu tópico é um dos que mas me prendem a atenção no fórum, exatamente por isso.
        abraços.
        No final tudo dá certo!
        Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

        Comment


        • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

          Postado originalmente por RickRock
          Rafael, sei que voce já disse que está trabalhando com o que tem, então, o que vou postar aqui são apenas idéias para serem "pensadas", sem nenhuma experiência no assunto a não ser muita leitura de quem está pensando em injetar o próprio carro a algum tempo, e possue um bom conhecimento prático e teórico em motores mais modernos injetados de fábrica:

          Imagina a seguinte situação: Seu motor está trabalhando "rico". Voce programou sua injeção para ler o sensor O2 e corrigir a mistura acrescentando ou diminuindo tempo de injeção de acordo com a leitura feita. Essa correção é imediata, logo o tempo de resposta do sensor tem que ser imediato também, senão o cérebro da injeção se perde na correção, certo? Então, devido á um mapa base gordo seu motor está trabalhando rico. Ou seja Hidrocarbonetos estarão sendo expelidos pelo cano de descarga, que estarão sendo lidos pelo sensor os hidrocarbonetos não queimados são mais pesados que os gases, logo demoram mais a sair pelo cano, e se o cano é restritivo, como no caso dos originais, essa massa de hidrocarbonetos não queimados vai ficar passeando mais tempo do que devia ali no escape, e sendo lida pelo sensor que vai continuar mandando a informação para a ECM, que continuará a "empobrecer" a mistura. Entendeu onde quero chegar? As vezes um detalhe acaba dificultando o acerto uma barbaridade. (o mesmo conceito, de "enganar" a leituras dos sendores principais que mandam a informação para a ECU, e que pode atrapalhar demais o acerto dos seus mapas, são seus aceleradores de fluxo, quando baseados no TPS).
          Não quero botar "minhoca" na sua cabeça, nem te desestimular, ao contrário, apenas antecipar algumas situações (se é que são pertinentes) e exercitar mais o projeto, o planejamento e a criatividade (que a meu ver é a parte principal deste desafio todo). O teu tópico é um dos que mas me prendem a atenção no fórum, exatamente por isso.
          abraços.
          Rick,

          Entendo a sua colocação e sei que não é e nunca foi a sua intenção colocar minhocas na minha cabeça, longe disso!

          Não havia pensado sobre isso.... Lí sua mensagem hoje cedo e passei o dia todo pensando nisso. Concordo com o que você disse, mas acredito que só testando mesmo para termos alguma conclusão.... Estou ancioso para montar a lambda.

          Como você disse, um ou outro detalhe pode dificultar e muito o acerto. Visto que estou usando peças adaptadas, com complicadores(como os "aceleradores de fluxo"), estou ciente das várias complicações que podem ser geradas. Mas é o que posso fazer.

          Dentre as dificuldades, tenho o acerto limitado do distribuidor, a posição da sonda e etc. isso tudo está me incentivando a tentar um outro setup, que inclusive gerou outro tópico sobre injeção aqui no fórum, também na sessão "insanidade". Tenho um pézinho no manicômio mesmo....hahahhaha.

          Assim que tiver algo mais bem pensado, projetado, posto pro pessoal para uma discussão, na qual gostaria de contar com sua presença!

          as TBis de R1 vou manter no carro, e como disse vou fazer os upgrades necessários(map, temp. de ar e sonda lambda para o acerto, além de uma revisada na tabela de ponto de ignição), até que eu desenvolva o setup que estou pensando como se deve. Ou seja, ainda há coisas a fazer coim essas tbis de R1!!

          Guga,
          Fico grato pelo interesse no tópico. Assim que estiver novidades, psotarei aqui!

          Forte abraço a todos!
          Aos que não atualizaram ...

          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

          Megasquirting

          284º

          Comment


          • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

            Acompanhando, to com mesma ideia, mas penso em comprar da gsx-r 1000, tem um cara que me vende aqui no brasil por 500, no ebay ta $149+ #50
            Vale a pena importar?
            Fusca 85 1600 Alcool Original

            Comment


            • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

              Postado originalmente por julio.g5
              Acompanhando, to com mesma ideia, mas penso em comprar da gsx-r 1000, tem um cara que me vende aqui no brasil por 500, no ebay ta $149+ #50
              Vale a pena importar?
              Fala Julio, tudo joia?

              Cara, dá uma olhada em tbis de outras motos... motos 600cc, a R1 e outras. Tem umas TBis mais baratas. Mas vale a pena importar sim.

              Eu comprei um coletor da Kombi. O meu acionamento dessas tbis ficou bem pesado, meio porco, agarrando um pouco, por isso vou abandonar esse projeto por um tempinho.

              Mas deu proa sentir que o carro ficou mais forte, respirando bem melhor do que com a Solex h30 PIC. Mesmo o acerto da minha injeção não estando 100%(por falta da lambda).

              O ideal seria ter feito os coletores e usar as 4. Com certeza ficaria animal(talvez, por essas tbis terem 40mm de diâmetro, ficasse muito "animal" pra um 1600 originalzinho, que é o meu caso atual, por isso indico as de moto 600cc).

              O acionamento é um problema também. As minhas vieram com uma roldana(onde vai o cabo original), e o que liga um eixo no outro é só uma chapinha simples. Se tivesse mais roldanas, facilitaria. no meu caso eu teria que fazer uma roldana pra montar no outro par de Tbis(lembrando que o furo central da roldana não é redondo, pois o eixo tem uns rebaixos planos, pra evitar giro em falso) e usar acionamento todo por cabos, o que seria um complicante. Mas é possível de se fazer. Acredito que daria pra fazer acionamento por varetas também, mas não gostei muito da idéia, por isso não tentei nada. Tem um cara no fórum da megasquirt do brasil que usou tbis com acionamentos por vareta.

              Eu tinha visto umas Tbis de motos custom(com motor V2), para usar só duas, adaptadas nos coletores originais. Tinha umas opções legais. Só não lembro o nome das motos.

              Abraço e no que precisar e eu puder ajudar, só falar, ok??
              Aos que não atualizaram ...

              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

              Megasquirting

              284º

              Comment


              • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                Minha idéia é: Cara, um já que você já começou na admissão da R1, merecia um escape, tipo R1, dimensionado 4x1 em inox. É claro que doi no bolso, mas que merece, merece!
                Jorge Costa
                Kombi 96 AP 2.0
                Brasília - DF

                Comment


                • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                  Postado originalmente por jorgecosta
                  Minha idéia é: Cara, um já que você já começou na admissão da R1, merecia um escape, tipo R1, dimensionado 4x1 em inox. É claro que doi no bolso, mas que merece, merece!
                  Amigo,

                  Concordo contigo! mas ainda tem muita coisa pra melhorar, em todo o carro, antes de chegar nesse nível. infelizmente. Mas um dia eu chego lá!

                  abraço!
                  Aos que não atualizaram ...

                  ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                  Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                  VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                  Megasquirting

                  284º

                  Comment


                  • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                    muito bacana cara, li o projeto todo e baita força de vontade, um amigo tinha uma saveiro 1.8 com 4 carburadores de moto e era muito boa pra andar, tem videos do seu motor em funcionamento?

                    Abraços

                    Comment


                    • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                      Postado originalmente por CraSheR-BR
                      muito bacana cara, li o projeto todo e baita força de vontade, um amigo tinha uma saveiro 1.8 com 4 carburadores de moto e era muito boa pra andar, tem videos do seu motor em funcionamento?

                      Abraços
                      Crasher,

                      Muito obrigado por ler toda essa Saga! Fico lisnojeado com seu interesse.

                      Fiz alguns vídeos pelo celular, mas ficaram horríveis principalmente o audio. Como não tinha instalado a sonda lambda, não fiz um ajuste mais fino. Estava rodando com a mistura "milionária"(de tão rica!) e o acionamento das borboletas não estava legal. Resolvi dar um passo atrás e voltei pro carburador H30PIC. Mas é temporário. Comprei um coletor de injeção da Kombi, e assim que terminar de conseguir todas as peças, montarei no meu carro com a megasquirt controlando. Mas isso é assunto para outro tópico.

                      Contudo, ainda acho que, Montando as 4 tbis, com coletores e acionamento bem feito(sem pressa e no capricho) num motor que realmente necessite de 4 borboletas de 40mm, ficaria muito legal.

                      Como disse, a qualidade dessas tbis é espantosa! Os maior pecado foi a pressa/falta de tempo. E como diz o ditado popular "a pressa é inimiga da perfeição". Por isso é bom ter um carro de uso diário e deixar o Fusca só pra futricar! hehehehe

                      Abraço e obrigado por acompanhar esse tópico!

                      PS:Mas ainda penso em usar só duas dessas borboletas, uma em cima de cada cabeçote, com os bicos só nos coletores. Mas preciso bolar coletores e acionamentos decentes para isso. Cenas de um próximo capítulo (muito distante) hehehehe
                      Last edited by Rafael_MO; 12-09-2011, 10:30 PM.
                      Aos que não atualizaram ...

                      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                      Megasquirting

                      284º

                      Comment


                      • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                        cara, andei lendo o topico todo e vi poucas fotos. vi q vc fez uma flange usando o coletor original. nao funciona. acredite. o coletor orige nao tel fluxo nenhum. solex 32 original fik melhor.

                        fiz no meu carro 4 borboletas de 40mm da honda HRC com bicos de 55lbs.

                        segue fotos do trabalhod e quase 2 anos. comprei as tbis do museu.











                        resultado de todo essa trabalho foi a troca de toda a injeção por um par de weber 44.

                        Comment


                        • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                          mamedz, caramba!! chutou o balde e montou as webers!!!?
                          explique-se!!...rs

                          Comment


                          • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                            Ue nao entendi, fez um puta trabalho bonito e nao hora do mais facil desistiu ???

                            Comment


                            • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                              Mamedz,

                              Muito legal seu trabalho. De babar com o detalhismo!
                              Qual o problema que sua injeção apresentou?
                              Você usou coletor de Weber cortado pra encaixar tudo certo? Conte mais detalhes da sua experiência, por favor! Comc erteza será muito interessante de se ler.
                              A única ressalva que eu faria quanto ao seu projeto é o acionamento. Faria por cabos. Avareta ao acionar a borboleta tenderá a tentar inclinar as tbis(que estão presas só na mangueira + abraçadeirona parruda). Pode ser que não dê problema algum, por isso fiz a pergunta alí em cima.


                              Atualmente estou com a injeção encostada(rodando com solequinho 30pic denovo), juntando peças. Estou com coletor da Kombi quase completo.

                              Não desisti das Tbis da R1. Ainda as usarei. Tenho só duas das 4(vendi as outras duas pro meu irmão) e inha idéia é fundir(ou tentar fazer com tubos) coletores para usar uma em cima de cada cabeçote. Na posição onde vai os carburadores em dupla Solex. Optei por tentar fazer um coletor para poder ter dutos maiores e colocar os bicos injetores no "pé", bem próximo do cabeçote. Vou usar acionamento todo por cabos. Mas isso vai demorar um pouco, por isso provavelmente irei no coletor de Kombi primeiro.

                              Abraço e obrigado por desenterrar o tópico! hehehhee
                              Aos que não atualizaram ...

                              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                              Megasquirting

                              284º

                              Comment


                              • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                                Muito Bom, já salvei as imagens, manda detalhes por favor!!!! medidas, etc

                                tenho idéias parecidas mas com a tbi da gsxr 600, paradas aqui
                                Fusca 85 1600 Alcool Original

                                Comment

                                Working...
                                X