Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

    Postado originalmente por celojr
    Senhores,

    Outro dia desses estava eu conversando sobre isso com meu mecânico, com a idéia de melhorar meu sistema, para o caso da minha bravata nova dar certo e ele me disse que atualmente praticamente todos os carros saem de linha já com o retorno bem próximo ao tanque, talvez não tão próximo como no caso do T que está sendo usado, mas fica logo após o tanque, e me mostrou "in loco" em um fiat uno se não me falha a memória, inclusive a peça que faz o retorno não é um "T" e sim um "Y", mas isso não é relevante, o importante é o conceito em sí do retorno de combustível próximo ao tanque.

    Dessa forma não vejo motivos para preocupação em relação a isso.

    Só não farei dessa forma no meu porque como já ficou decidido por aqui pelo uso e bicos monoponto, farei o retorno no próprio regulador de pressão externo que já vem com essa saída de retorno "onboard" e aproveitarei toda a linha de retorno já existente.

    Vamo que vamo, Rafael, continuo torcendo muito para que seu projeto logre êxito o mais rápido o possível.

    Grande abraço pra ti
    Celão,

    Legal cara. Valeu pela informação. Estou usando a bomba que sai nos Palios e Unos.

    Galera,

    Boa notícia! O carro funcionou hoje! Dei uma volinha no beco aqui atrás de casa. Tá um pouco sem força para arrancar, mas não engaga. Só demora pra subir o giro. Com o carro parado, o giro sobe melhor.

    Ainda tive problemas com o cabo do acelerador. passei pelo lugar original, com um ocnduíte(passando por dentro da capela e tudo), fazendo uma volta e indo pra tbi. Faz uma curva bem aberta. Só que as molas da tb não estão voltando por combpleto a borboleta. Adicionei uma mola, que canibalizei da minha solex H30pic. O pedal tá meio duro, mas tubo bem.

    Enfim, o carro ainda tá meio quadrado. Com o tempo, vamos lapidando no acerto.

    Forte abraço, pessoal!
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

    Comment


    • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

      Postado originalmente por Rafael_MO
      Celão,

      Legal cara. Valeu pela informação. Estou usando a bomba que sai nos Palios e Unos.

      Galera,

      Boa notícia! O carro funcionou hoje! Dei uma volinha no beco aqui atrás de casa. Tá um pouco sem força para arrancar, mas não engaga. Só demora pra subir o giro. Com o carro parado, o giro sobe melhor.

      Ainda tive problemas com o cabo do acelerador. passei pelo lugar original, com um ocnduíte(passando por dentro da capela e tudo), fazendo uma volta e indo pra tbi. Faz uma curva bem aberta. Só que as molas da tb não estão voltando por combpleto a borboleta. Adicionei uma mola, que canibalizei da minha solex H30pic. O pedal tá meio duro, mas tubo bem.

      Enfim, o carro ainda tá meio quadrado. Com o tempo, vamos lapidando no acerto.

      Forte abraço, pessoal!
      Cara... isso já é meio caminho andado!

      Aposto que você ficou com um sorriso de orelha a orelha só em fazer o motor ligar sem o carburador!!!
      hehehehehehe

      Boa sorte no acerto!

      Ps.: Está usando sonda wide?

      Comment


      • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

        Postado originalmente por Guga Pedrosa
        Cara... isso já é meio caminho andado!

        Aposto que você ficou com um sorriso de orelha a orelha só em fazer o motor ligar sem o carburador!!!
        hehehehehehe

        Boa sorte no acerto!

        Ps.: Está usando sonda wide?
        Fala Guga!

        Fiquei sim cara... Putz, é uma sensção ótima! Vou ver se arrisco uma voltinha hoje, já que tem pouco trânsito.

        Ah, o motor tá pegando muito mais fácil do que quando tinha carburador.

        Tive que travar o distribuidor, pra mega controlar o ponto. E qual foi minha surpresa quando abri ele? Um dos contrapesos se mexia só de inclinar o distribuidor na mão! Totalmente sem efeito das molas... Sentia que o motor tava meio ruim de pegar e quando avançava ele um pouco, ficava ruim em alta... Problema descoberto.

        Guga, não estou usando wide, pq o condicinador do sinal dela, que meu irmão tem está meio ruim. E ambém, como estou com o escape original fica difícil de achar um lugar legal pra colocar sonda.

        Minha injeção está bem "de rosca" mesmo, muito longe de tudo que a mega pode oferecer. Isso por limitações de grana e limitações do projeto(por causa da adaptação das tbis). Atualmente ele tá rodando com TPS e Sensor de temperatura do óleo. Ou seja, terei o acerto de tempo de injeção por rotação, como nas His mais simples. Por isso falo que a injeção está bem "de rosca" mesmo, por enquanto.

        A adaptação delas me gerou alguns probleminhas. Como já citei, o distribuidor ficava pegando no coletor(devido a falta de um distribuidor com tampa no dia que fui fazer o coletor), o cabo do acelerador está bem complicado de colocar no lugar além de precisar de uma mola extra para o retorno do cabo do acelerador. Algumas coisas ficaram de difícil acesso, coisa normal em adaptações. Se a minha idéia de botar uma tbi em cima de cada cabeçote tivesse dado certo, com certeza vários desses problemas não seriam tão complicados(só o do acionamento que seria mais chato de fazer).

        Mas é isso. Agora é fazer um acerto melhor, até conseguir ligar os sensores de temp de ar(tenho que ver onde vou colocá-los, na tbi não tenho opçõ de instalar, vai ter que ser dentro do filtro de ar mesmo) a lambda(talvez quando botar um escape 4x1, estou pensando anda) e ligar o map.

        Ah, os "aceleradores de fluxo" estão desativados, pois não consegui um "niple" para ligar o respiro de óleo no sistema que aciona ele. Do jeito que tá, eles não abrem e acredito que estão amarrando demais o motor. Vou tentar travá-los e ver no que dá.

        Forte abraço!

        PS: Com toda essa empreitada, ví o quão mais simples é usar um "kit" pronto.
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

          Bem vindo a turma do "Carburator less"



          Agora eh so ir lapidando o diamante.

          Comment


          • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

            Boa Rafael,

            Agora é questão de tempo até acertar tudo.
            2276 FK8 .

            Comment


            • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

              Legal Rafael!
              Vai postando os resultados!
              Vai mexer em que agora para "soltar" ele, curva de avanço ou mapa de injeção?
              E os "aceleradores de fluxo", descobriu como funciona? Estou curioso...
              Quando voce acelera eles sobem? Ou não funcionam do mesmo jeito que nas motos carburadas? Se não, calça eles por dentro para que fiquem abertos (podem ser a causa do motor "amarrado", sem sombra de dúvida.
              (tira a tampa de cima e bota uma espuma por baixo do diafragma, fazendo efeito de mola)( só não deixa prasempre, que pode derreter, sei lá. Só pra testar
              Ah. Voce está usando RF?
              No final tudo dá certo!
              Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

              Comment


              • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                Bem vindo a turma do "Carburator less"


                Em breve quero fazer parte desta turma também! E do Distribuitorless!

                Museu, se eu montar o meu sistema banco á banco e wasted spark, posso eliminar o distribuidor? A Mega permite isso?
                Rafael, voce comentou uma vêz da RF no Virabrequim. Alguém tem foto?
                Abraços à todos!
                No final tudo dá certo!
                Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

                Comment


                • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                  Postado originalmente por Rafael_MO
                  Celão,

                  Legal cara. Valeu pela informação. Estou usando a bomba que sai nos Palios e Unos.

                  Galera,

                  Boa notícia! O carro funcionou hoje! Dei uma volinha no beco aqui atrás de casa. Tá um pouco sem força para arrancar, mas não engaga. Só demora pra subir o giro. Com o carro parado, o giro sobe melhor.

                  Ainda tive problemas com o cabo do acelerador. passei pelo lugar original, com um ocnduíte(passando por dentro da capela e tudo), fazendo uma volta e indo pra tbi. Faz uma curva bem aberta. Só que as molas da tb não estão voltando por combpleto a borboleta. Adicionei uma mola, que canibalizei da minha solex H30pic. O pedal tá meio duro, mas tubo bem.

                  Enfim, o carro ainda tá meio quadrado. Com o tempo, vamos lapidando no acerto.

                  Forte abraço, pessoal!
                  HEHE

                  Legal isso da canibalização, hehehe, tembém tenho peças na TBI enxertadas do antigo carburador... Normal.

                  Quanto ao giro, acho que é assim mesmo, o meu, por exemplo, só bate 8000 RPM com o carro parado e em ponto morto, rodando cheguei somente até 6.500 RPM, desconfio dos motivos, mas é assunto para outro tópico.

                  Acho que agora só falta o ajuste fino da mega para completar o trabalho.

                  Vamo que vamo!!!

                  Parabéns e como disse nosso amigo Museu
                  Postado originalmente por Museu
                  Bem vindo a turma do "Carburator less"



                  Agora eh so ir lapidando o diamante.
                  Last edited by celojr; 19-12-2010, 02:57 PM.

                  Comment


                  • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                    Postado originalmente por RickRock
                    Em breve quero fazer parte desta turma também! E do Distribuitorless!

                    Museu, se eu montar o meu sistema banco á banco e wasted spark, posso eliminar o distribuidor? A Mega permite isso?
                    Rafael, voce comentou uma vêz da RF no Virabrequim. Alguém tem foto?
                    Abraços à todos!
                    Não sou o Museu, mas sei a resposta...

                    Sim, pode eliminar o distribuidor, eu ia montar uma MS e fazer exatamente isso, mas aí meu motor ficou sem retifica e tive que mudar os planos, permanecendo com minha centralzinha de uno mesmo... mas é perfeitamente viável sim.

                    Aqui tem várias excelentes idéias de como montar a RF na polia do vira, basta paciência e precisão... http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=4746

                    Boa sorte, Abraço

                    Comment


                    • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                      Parabéns, rafael! Agora, vc nao ficou com medo de molhar a mega instalando ela ali embaixo do banco?

                      Boa sorte nos acertos
                      Localização: Rio de Janeiro - RJ
                      Reforma do Fuscão: http://www.flickr.com/photos/3255866...88230798/show/

                      Comment


                      • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                        Postado originalmente por Ernesto
                        Parabéns, rafael! Agora, vc nao ficou com medo de molhar a mega instalando ela ali embaixo do banco?

                        Boa sorte nos acertos
                        Eita, que eu não tinha pensado nisso...

                        Comment


                        • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                          Valeu Museu e Luiz!

                          Agora sim, carburatorless! Quando der, distribuitorless também!

                          Rick,
                          Para soltar ele, vou tentar mexer na tabela de ponto(no livro "How to hot rod vw wngines" tem uma tabela de rotação por ponto de vários distribuidores, inclusive do 009, vou testar...), e abrir totalmente os aceleradores de fluxo. Também acho que eles que estão amarrando o motor. O problema que não dá pra tirar aquelas tampas pretas, pra ter acesso ao diafragma, pois ficaram voltados à capela, e não dá para usar a chave philips(é assim que escreve?) alí. Vou tentar arumar um outro jeito de travar elas abertas. Quanto ao funcionamento, elas nem se mexeram. Acredito que precisavam da ajuda do blow-by do óleo para abrí-las.

                          Ainda não estou usando RF. Estou com o distribuidor Hall travado mesmo e a mega controlando o ponto.

                          Estou tentando achar as fotos da RF feita com rebaixos no volante do motor, que eu tinha lhe prometido.. Mas tá complicado de achar... Mas estou prcurando ainda!


                          Celojr,
                          Pois é, falta um ajuste fino ainda, mas com tempo vai!

                          Na minh mega, botei para começar a cortar com 4600 e corte final em 5000. Parado firou uns 4900 e uns quebrados, mais do que bom pra um motor originalzinho.


                          Ernesto,

                          Olhei alí o lugar, no meu carro é bem vedado. Acho que não terei problemas. Até por que evito passar por lugares muito alagados com meu Fusquinha.

                          Nos Fuscs mais novos, o módulo de ignição é montada nesse mesmo lugar. Tem duas abas soldadas no chassism onde se aparafusa o módulo Hall.


                          Galera, valeu pelo apoio! Quando tiver mais tempo, vou ajeitando melhor. Tenho as mangueiras para ligar no sensor Hall. Basta achar um lugar legal pra passá-la. E vamo que vamo!

                          Forte abraço!
                          Aos que não atualizaram ...

                          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                          Megasquirting

                          284º

                          Comment


                          • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                            Rafael

                            Excelente trabalho...

                            Por acaso vc tem uma foto de onde estao conectados os bicos de injeção?

                            Sds

                            Odair
                            Projeto German Look 80% ||||||||||||...... trabalho de formiguinha
                            VW Fusca 1986 2.2
                            Megasquirt V2.2
                            Radiador de oleo Flex´o´Lite
                            Modulo Iginição MSD
                            Discos Powerbrakes

                            http://www.fusca4ever.com.br/showthr...-no-clã/page7

                            Comment


                            • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                              Postado originalmente por Odair Teixeira
                              Rafael

                              Excelente trabalho...

                              Por acaso vc tem uma foto de onde estao conectados os bicos de injeção?

                              Sds

                              Odair
                              Odair,

                              Aqui seguem as fotos da montagem final. Tem imagem dos bicos, em laranja. Estão montados como na R1, nas tbis.

                              Ainda tem parte do chicote que está separado pra sonda lambda e pro sensor de temperatura do ar.

                              Falta também montar a lata que fica alí na frente da polia. Não montei por preguiça ainda. hahahahahaha

                              Abraço!
                              Arquivos Anexos
                              Aos que não atualizaram ...

                              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                              Megasquirting

                              284º

                              Comment


                              • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                                Postado originalmente por RickRock
                                Em breve quero fazer parte desta turma também! E do Distribuitorless!

                                Museu, se eu montar o meu sistema banco á banco e wasted spark, posso eliminar o distribuidor? A Mega permite isso?
                                Rafael, voce comentou uma vêz da RF no Virabrequim. Alguém tem foto?
                                Abraços à todos!
                                Sim perfeitamente, inclusive se voce quiser montar primeiro com distribuidor hall (caso ja o tenha) depois se mantem o mesmo conector para o hall da fonica (tecnicamente o sensor eh o mesmo principio)

                                Temporariamente havia desistido da WS mas devido as dores de cabeça que tive com o distribuidor... me fez repensar para o futuro... contar dentes, jogar na formula e tchau.

                                http://img179.imageshack.us/img179/1152/sdc10400.jpg
                                Last edited by Museu; 19-12-2010, 06:54 PM.

                                Comment

                                Working...
                                X