Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

    Fala galera, tudo joia?

    Hoje dei uma "testada" nos meus coletores com as flanges e tbis no meu motor. Digo "testada" pois tava muito canseira de tirar o coletor (do H30pic) todo, então botei um de dupla carburação+flange+tbi de R1. Como suspeitava, as tbis não entrarão n motor, pois a capela de Kombi com radiador deslocado(mais larga) não deixa espaço pras minhas tbis... Fiquei grilado...

    Como meu motor estava sem o carbura, pois tirei pra dar um talentinho, ví lá o coletor de da "solequinha"...Ví a tbi de R1.... E eis que tive a seguite idéia:


    Sim...Montar a tbi de R1, direto no coletor (com uma leve alteração no coletor original, monocrburado), tampando alí a entrda do bico injetor(na tbi) e soldando dois suportes mais próximos aos cabeçotes.
    Testei montar ela invertida tambem. Nesse caso o bico fica mais u menos alinhado com a curva que tem no coletor, entre a flange de fixação no carbura e os tubos horizontais que distribuem a mistura para os dois cabeçotes. Vejam:


    As vantagens que ví nessa idéia:
    1)Simplicidade! (Método KISS, "Keep It Simple Stupid", tá me dobrando...quero ver o carro injetdo logo!)
    2)Praticidade, pis aproveitarei o sistema de aconamentos original da R1, com um cabo ligando o acelerador direto no eixo da tbi.
    3)Baixo custo!

    Depois de olhar e bolar mentalment ecomo ficaria, pensei em montar logo as duas tbis alí, centrais(como uma webber 40 central). Logo, daria para manter os bicos nas tbis mesmo e me pouparia o trabalho dos suportes de bicos nos coletores. Só que terei que fazer mais modificações no coletor. Não tirei foto desa idéia pois qundo desci pra aragem levei só uma tbi, para o teste da capela, e fiquei com preguiça de subir e buscar a outra....hehehehe

    Sei que não será o método mais eficiente, nem tão legal quanto o setup que pretendia. Mas acredito que de início, seria um bom primeiro passo, pra fazer o carro parar de me dar canseira com carburdor! :P

    Minha dúvida é se duas tbis de 40 ficam grande demais para um 1600 originalzinho à gasolina... O que acham?

    Forte abraço a todos.
    Arquivos Anexos
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

    Comment


    • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

      Isso Rafael

      Lembra do kit que vendi das tbis com flange em nylon?

      Simples pega um retangulo de nylon e na parte de baixo molde com uma junta e na de cima faça o molde da tbi... pronto, ta pronto

      Veja esta calculadora de tbi da MS

      http://www.megamanual.com/v22manual/minj.htm#throttle

      1 de 40mm alimenta 92 cvs !!!!!!!!!!!!
      Last edited by Museu; 11-10-2010, 06:24 PM.

      Comment


      • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

        Postado originalmente por Museu
        Isso Rafael

        Lembra do kit que vendi das tbis com flange em nylon?

        Simples pega um retangulo de nylon e na parte de baixo molde com uma junta e na de cima faça o molde da tbi... pronto, ta pronto

        Veja esta calculadora de tbi da MS

        http://www.megamanual.com/v22manual/minj.htm#throttle

        1 de 40mm alimenta 92 cvs !!!!!!!!!!!!
        Museu,
        Lembro sim das suas tbis e das flanges que você fez, acho uma boa opção, mas primeiro quero tentar as flange de alumínio que já tenho.

        Acho que como "Stage 1" dá par usar apenas uma tbi, mas terei que usar os dois bicos(os meus são de 25lbs/h), adaptados no coletor, para conseguir alimentar o motor(alimenta até uns 80cv, longe do que obterei com o meu motor original 1600 à gasolina), mas só um dos bicos não alimentam só 40. Terei também que alargar a tubo que leva da flange(onde o carburador é fixado) até o tubo orizontal, que é fininho fininho... hehehe

        Mas estou pensando em usar as duas tbs, logo faria um plenum, algo assim(só que com a flange superior apropriada para as minhas flnges de alumínio):



        No final das contas, só sei que quero usar o máximo do que tenho, para simplificar o projeto.

        Não lembrava dessa calculadora da MS...Bem interessante! Tô achando que vou usar as duas mesmo! hahahahaha

        Estou aberto à sugestões, quero ler a de vocês.

        Abraço!
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

          Fala pessoal!

          Fiz um pequeno "teste" coma s tbis, usando as minhas flanges e os coletores de dupla carburação(longos) para ver se daria certo. Como suspeitei, as Tbis da R1 ficaram pegando na capela, o suficiente para impedir tal montagem..

          Então, parti para o método K.I.S.S., como descrevi acima. Acabei decitindo pelo Setup das duas TBis, montadas no centro(no lugar do H30PIC), modificando o coletor de carburação simples para as duas tbis de 40mm. Assim, uso o acionamento original, por cabos, aproveito a flauta da R1(que já vem com o regulador de pressão) e não vou ter que me preocupar em inventar ou regular acionamentos. ou seja, parti para o mais Simples, para evitar problemas e conseguir botar a injeção para funcionar o quanto antes!

          Em anexo, tem as fotos de como elas irão ficar no carro. Notei que uma das flanges ficará bem próxima à tampa do distribuidor( e principalmente dos cabos), logo irei dar uma emagrecida nas flanges por alí. Vão ficar bem mais clean!

          Ah, já ia esquecendo. Pretendo usar um filtro do tipo "marmitinha".

          O que acham?

          Forte abraço!
          Arquivos Anexos
          Last edited by Rafael_MO; 17-10-2010, 10:57 PM.
          Aos que não atualizaram ...

          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

          Megasquirting

          284º

          Comment


          • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

            Postado originalmente por Rafael_MO
            Fala pessoal!

            Fiz um pequeno "teste" coma s tbis, usando as minhas flanges e os coletores de dupla carburação(longos) para ver se daria certo. Como suspeitei, as Tbis da R1 ficaram pegando na capela, o suficiente para impedir tal montagem..

            Então, parti para o método K.I.S.S., como descrevi acima. Acabei decitindo pelo Setup das duas TBis, montadas no centro(no lugar do H30PIC), modificando o coletor de carburação simples para as duas tbis de 40mm. Assim, uso o acionamento original, por cabos, aproveito a flauta da R1(que já vem com o regulador de pressão) e não vou ter que me preocupar em inventar ou regular acionamentos. ou seja, parti para o mais Simples, para evitar problemas e conseguir botar a injeção para funcionar o quanto antes!

            Em anexo, tem as fotos de como elas irão ficar no carro. Notei que uma das flanges ficará bem próxima à tampa do distribuidor( e principalmente dos cabos), logo irei dar uma emagrecida nas flanges por alí. Vão ficar bem mais clean!

            Ah, já ia esquecendo. Pretendo usar um filtro do tipo "marmitinha".

            O que acham?

            Forte abraço!

            coloca a tampa do distribuidor do gol a ar com os cabos para o lado
            e tá resolvido

            http://www.vwantigo.net/shop/product...roducts_id=989



            Felipe Mori
            Osasco - SP
            --------------------------------------------------------

            Comment


            • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

              Postado originalmente por felipedmori
              coloca a tampa do distribuidor do gol a ar com os cabos para o lado
              e tá resolvido

              http://www.vwantigo.net/shop/product...roducts_id=989



              Felipe,
              É uma boa idéia. Não tinha lembrado dessa tampa!
              Só uma dúvida: existe dela para o modelo de cabos "de pino"? Usoignição Hall, com os cabos NGK das Kombi injetada, os que tem um pino no conector(diferente dos modelos antigos de cabo de vela)... Alguém sabe me dizer?

              Abraço!
              Aos que não atualizaram ...

              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

              Megasquirting

              284º

              Comment


              • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                Rafael, vai precisar mais empenho na empreitada. Coletores sob medida, assim como acionamento. Não é nada de outro mundo, mas vai requerer paciência.O primeiro passo vai ser tirar a tampa do motor fora, tem como fazer um furo no suporte da dobradiça e transformar ela em encaixe, aí vc faz uma conexão na luz da placa.
                Depois disso vc vai ter que arrancar o coletor original e começar a estudar. Ia ser mais facil se vc tivesse um outro motor de estudo. Veja as fotos do projeto do fusca 1300 a alcool do azeitona. Afinal, se fosse pra fazer um plenum, vc ja poderia ter tacado uma bijet de 302 ou até mesmo uma quadrijet ali no meio.

                Comment


                • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                  Postado originalmente por realenemy
                  Rafael, vai precisar mais empenho na empreitada. Coletores sob medida, assim como acionamento. Não é nada de outro mundo, mas vai requerer paciência.O primeiro passo vai ser tirar a tampa do motor fora, tem como fazer um furo no suporte da dobradiça e transformar ela em encaixe, aí vc faz uma conexão na luz da placa.
                  Depois disso vc vai ter que arrancar o coletor original e começar a estudar. Ia ser mais facil se vc tivesse um outro motor de estudo. Veja as fotos do projeto do fusca 1300 a alcool do azeitona. Afinal, se fosse pra fazer um plenum, vc ja poderia ter tacado uma bijet de 302 ou até mesmo uma quadrijet ali no meio.
                  Fala Realelemy, tudo joia?
                  A questão que me levou a toda essa simplificação é a canseira que andei tendo com carburador(coisa simples, troca de agulha e jogo de juntas, além de uma boa limpeza), além do fato dele estar pedindo mais carinho(tá com folga no eixo...). O fato é que não quero gastar mais com carbura, tendo em vista que tenho quse tudo para montar minha injeção. E vou partir para essa, visando um melhor desempenho/consumo(este é alto com meu h30pic!). Estou "fugindo" de carburador.

                  Pretendo sim, futuramente fazer ese upgrade, para uma tbi em cima de cada cabeçote, do jeito que eu estava planejando. Como pretendo continuar com a capela de Kombi com radiador deslocado, acho que terei que bolar um coletor também, ou partir para uma capela de 1200 modificada(ou aquelas importadas com radiador deslocado). Ou seja, são coisas que demandarão um montante razoável de dinheiro, o que não ando tendo muito! hahaha

                  Lembro do tópico do Azeitona, muito legal, por sinal. Vou dar uma olhada denovo, quem sabe nã ome inspiro. Já tinha pensado num acionamento bacana, mas de todo jeito, teria que fazer algumas peças para botá-los em prática....Deixa pro upgrade!

                  Tenho um motor(desmontado), que daria para usar como maquete. O problema é que está em minha cidade natal(interior de Goiás), londe daqui(onde estudo), e fica difícil de trazer pra cá...O que dificulta um pouco as coisas.

                  Forte abraço! Se tiver mais sugestões, pro favor, comente!

                  PS: Pensei naqueles eixos para dobradiça do capô trazeiro removíveis(da EMPI).. Acho que seria uma boa. A lampada de placa jah tem um conector, para ficar fácil a remoção da tampa.
                  Aos que não atualizaram ...

                  ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                  Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                  VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                  Megasquirting

                  284º

                  Comment


                  • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                    Quando voce experimentar e rodar redondo na injeçao... nunca mais vai querer ouvir falar em carburadores

                    Comment


                    • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                      Então Rafa, essas dobradiças são bem fáceis de fazer. Claro que se não tem ferramental, o jeito é comprar. Esse esquema da injeção não vai ter como fazer em dois tempos, uma hora vai ter que desmontar e fazer o esquema do jeito que tem que ser feito, nesse ponto acho que vale bem a pena se segurar mais um tempo de carburador e capitalizar pra não gastar duas vezes.

                      Se você fabricar os coletores, há chances de não precisar trocar a capela, pois você faz eles recuadinhos.

                      Acho que falar em grana nesse ponto é besteira, pois a solução mais interessante em termos de bolso é a injeção de kombi e os kits que a crestana vende com 1 ou duas TBIs, respectivamente. Custam uma grana inicial sim, mas só se paga uma vez. Fazer a adaptação é bem mais caro, mas da uma disfarçada, pois num mes você compra uma peça, noutro mes outra peça, aí não pesa. O inconveniente é que quase nunca dá certo da primeira vez (e pra mim retrabalho é dinheiro jogado fora).

                      Se você quer econimizar, dá pra soldar o fundo da capela moderna na do 1200. Denovo, dá trabalho, mas se você por a mão na massa, você economiza na mão de obra.

                      Comment


                      • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                        Postado originalmente por Museu
                        Quando voce experimentar e rodar redondo na injeçao... nunca mais vai querer ouvir falar em carburadores
                        Museu, é essa a minha esperança! hahahaha
                        Tô querendo aposentar meu "solequinho" H30PIC mesmo!

                        Postado originalmente por realenemy
                        Então Rafa, essas dobradiças são bem fáceis de fazer. Claro que se não tem ferramental, o jeito é comprar. Esse esquema da injeção não vai ter como fazer em dois tempos, uma hora vai ter que desmontar e fazer o esquema do jeito que tem que ser feito, nesse ponto acho que vale bem a pena se segurar mais um tempo de carburador e capitalizar pra não gastar duas vezes.

                        Se você fabricar os coletores, há chances de não precisar trocar a capela, pois você faz eles recuadinhos.

                        Acho que falar em grana nesse ponto é besteira, pois a solução mais interessante em termos de bolso é a injeção de kombi e os kits que a crestana vende com 1 ou duas TBIs, respectivamente. Custam uma grana inicial sim, mas só se paga uma vez. Fazer a adaptação é bem mais caro, mas da uma disfarçada, pois num mes você compra uma peça, noutro mes outra peça, aí não pesa. O inconveniente é que quase nunca dá certo da primeira vez (e pra mim retrabalho é dinheiro jogado fora).

                        Se você quer econimizar, dá pra soldar o fundo da capela moderna na do 1200. Denovo, dá trabalho, mas se você por a mão na massa, você economiza na mão de obra.
                        Realenemy,
                        Você tem o esquema detalhado do trabalho que faz nas dobradiças, para sacar a tampa fora, mais rapidamente? Ou tem como descrever o passo-a-passo?

                        Concordo quanto isso de comprar kit pronto seja bem mais prático, e muitaz vezes sai mais barato também. Mas n ponto que estou, voltar atrás não dá, seria muita grana que ficaria parada, até conseguir vender minhas peças. Então, bola pra frente!

                        Fazer os coletores é algo que me preocupa. Fazer com tubos um coletor para cabeçote 1600(duas entradas) no qual irá apenas uma TBi é complicado, pois as curvas que s tubos terão que fazer serão em mais de um plano. Dá pra fazer com pedaços cortados e soldados...Enfim, se eu for pra casa no feriado, monto meu motor "maquete", e estudo isso com mais calma. Li denovo o tópico do Azeitona(muito bom, por sinal), e ele fez com tubos, mas para o cabeçote 1300 dele, o que fica mais simples(não estou desmerecendo o trabalho do amigo, que ficou fantástico!).

                        O problema da capela 1200 é achar uma com preço acessível. Quem tem, vende caro. Ou nem vende! hahahhaa

                        A idéia é economizar com mão-de-obra também. Faço questão de botar a mão na graxa por gosto mesmo, não só por economia!

                        Alguma sugestão pros coletores?

                        Abraço!
                        Aos que não atualizaram ...

                        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                        Megasquirting

                        284º

                        Comment


                        • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                          Postado originalmente por Rafael_MO
                          Museu, é essa a minha esperança! hahahaha
                          Tô querendo aposentar meu "solequinho" H30PIC mesmo!



                          Realenemy,
                          Você tem o esquema detalhado do trabalho que faz nas dobradiças, para sacar a tampa fora, mais rapidamente? Ou tem como descrever o passo-a-passo?

                          Concordo quanto isso de comprar kit pronto seja bem mais prático, e muitaz vezes sai mais barato também. Mas n ponto que estou, voltar atrás não dá, seria muita grana que ficaria parada, até conseguir vender minhas peças. Então, bola pra frente!

                          Fazer os coletores é algo que me preocupa. Fazer com tubos um coletor para cabeçote 1600(duas entradas) no qual irá apenas uma TBi é complicado, pois as curvas que s tubos terão que fazer serão em mais de um plano. Dá pra fazer com pedaços cortados e soldados...Enfim, se eu for pra casa no feriado, monto meu motor "maquete", e estudo isso com mais calma. Li denovo o tópico do Azeitona(muito bom, por sinal), e ele fez com tubos, mas para o cabeçote 1300 dele, o que fica mais simples(não estou desmerecendo o trabalho do amigo, que ficou fantástico!).

                          O problema da capela 1200 é achar uma com preço acessível. Quem tem, vende caro. Ou nem vende! hahahhaa

                          A idéia é economizar com mão-de-obra também. Faço questão de botar a mão na graxa por gosto mesmo, não só por economia!

                          Alguma sugestão pros coletores?

                          Abraço!


                          p/ tirar a tampa é mais ou menos como esse esquema da empi



                          tira o pino da dobradiça e coloca um outro móvel, dá uma alargada no buraco, só bater um pouquinho que ele abre
                          Felipe Mori
                          Osasco - SP
                          --------------------------------------------------------

                          Comment


                          • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                            Postado originalmente por felipedmori
                            p/ tirar a tampa é mais ou menos como esse esquema da empi



                            tira o pino da dobradiça e coloca um outro móvel, dá uma alargada no buraco, só bater um pouquinho que ele abre
                            Felipe,
                            Era isso mesm oque tinha pensado, só queria saber se tem uma solução mais caseira. hahaha

                            Abraço e valeu a dica!
                            Aos que não atualizaram ...

                            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                            Megasquirting

                            284º

                            Comment


                            • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                              Galera,
                              News em forma de fotos. Acho que elas falam por sí só.

                              Amanhã, é ajeitar tudo, levar o tanque pra instalação da bomba interna e montagem de tudo.. Quem sabe role uma primeira partida, se tudo der certo.

                              Forte abraço a todos!

                              PS: São 1:32 a.m. e vu lá, lixar, limpar e bater um spray no coletor!
                              Arquivos Anexos
                              Aos que não atualizaram ...

                              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                              Megasquirting

                              284º

                              Comment


                              • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                                Gambitech detected :P

                                Vai que vai ficar baum!!
                                E o resto do esquema? Comando e talz, vai ficar pra depois ou vai baixar o motor todo de vez? E a sonda, resolveu como vai fazer com ela?
                                2100 aspro

                                Comment

                                Working...
                                X