Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

    Postado originalmente por Rafael_MO
    Fuketeiro,

    Por favor, tire fotos de como ficou a bomba. Parece ser do interesse de muitos aqui! Seria do meu, sejá não tivesse mandado fazer o serviço... E confirme o macho também. De tdo jeito, tô levando o sensor em cass de parafuso. Assim acho a rosca certa. O duro é o preço do macho.....

    Museu,

    Tire fotos desse adaptador também, fiquei curioso!

    Forte abraço




    Comment


    • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

      Postado originalmente por Museu




      Museu,

      Muito legal o adaptador cara! Quando for botar sensor d tempertura par relógio, vou pensar em algo desse tipo...

      Forte abraço!
      Aos que não atualizaram ...

      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

      Comment


      • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

        Serviço de phormiguinha

        Comment


        • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

          Fala galera.

          A novela do tanque finalmente "acabou". Segue fotos da adaptação que foi feita.

          Tem fotos da bomba interna também. Reparem na foto em detalhe, na linha de retorno, onde tem o niple com uma travinha verde fosforecente. Por dentro da tampa dá pra ver um bujão metálico. Ele é o regulador de pressão que controla o retorno. Nos Palio, a bomba pressuriza dela até a flauta e a linha de retorno(da flauta para a bomba). E não há mangueira de vácuo que liga o regulador ao regulador. O setup é bem simples mesmo. Minha idéia é usar um T na saída da bomba com uma ponta ligada já no retorno. Assim o sistema funcionará como original, só que terei uma linha de retorno mais curta e a linha que leva à flauta continuará sendo pressurizada como se deve.

          Antes de dormir, vou terminar de lixar o tanque, amanhã cedo ele recebe tinta e vai pro carro. E começam as instalações elétricas e de mangueiras de combustível. E vamo que vamo!

          Plagiando o Bugtec, serviço de formiguinha
          hhaahahhaa

          Forte abraço pessoal!
          Arquivos Anexos
          Aos que não atualizaram ...

          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

          Megasquirting

          284º

          Comment


          • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

            Oi Rafael,
            Legal essa adaptação.
            Por que voce não aproveitou o furo da bóia?
            A bomba está apoiando na parte mais funda do tanque? Senão voce vai ter problema de terminar a gasolina antes de esvaziar o tanque...
            No final tudo dá certo!
            Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

            Comment


            • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

              Postado originalmente por Rafael_MO
              Fala galera.

              A novela do tanque finalmente "acabou". Segue fotos da adaptação que foi feita.

              Tem fotos da bomba interna também. Reparem na foto em detalhe, na linha de retorno, onde tem o niple com uma travinha verde fosforecente. Por dentro da tampa dá pra ver um bujão metálico. Ele é o regulador de pressão que controla o retorno. Nos Palio, a bomba pressuriza dela até a flauta e a linha de retorno(da flauta para a bomba). E não há mangueira de vácuo que liga o regulador ao regulador. O setup é bem simples mesmo. Minha idéia é usar um T na saída da bomba com uma ponta ligada já no retorno. Assim o sistema funcionará como original, só que terei uma linha de retorno mais curta e a linha que leva à flauta continuará sendo pressurizada como se deve.

              Antes de dormir, vou terminar de lixar o tanque, amanhã cedo ele recebe tinta e vai pro carro. E começam as instalações elétricas e de mangueiras de combustível. E vamo que vamo!

              Plagiando o Bugtec, serviço de formiguinha
              hhaahahhaa

              Forte abraço pessoal!
              Rafael, fiquei com algumas duvidas quanto a essa montagem, é necessario um regulador de pressão? no seu caso esse regulador é na entrada do retorno da bomba? outra duvida é se o ideal não seria esse "t" estar proximo da flauta, pois eu imagino que quanto mais afastado da bomba menor será a pressão, ou isso não tem nada a ver?
              Azeitoninha 82 1300
              Futuro UP para 1.8

              Comment


              • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                Postado originalmente por RickRock
                Oi Rafael,
                Legal essa adaptação.
                Por que voce não aproveitou o furo da bóia?
                A bomba está apoiando na parte mais funda do tanque? Senão voce vai ter problema de terminar a gasolina antes de esvaziar o tanque...
                Rick,

                A bomba está na parte mais funda do tanque sim, ou bem próximo disso(acredito que o ideal seria montar no lugar da boia original mesmo). De todo jeito, a bomba interna tem uma espécie de copinho, onde cai o combustível que vem do retorno, uma espécie de "catch tank". Vai ficar legal.

                Não utilizei alí onde fica a boia original por dois motivos. O primeiro é que a boia é instalada numa região mais baixa, mas não é grande o suficiente para colocar a bomba interna, ficaria um degrau bem grande, o que dificultaria a instalação. Outra é marcador de combustível, que manterei o original, por cabo, por falta da grana. hahahaha

                Vou ver como vai ficar. Mas acho que vai funcionar legal.

                Uma coisa qe aprendi com essa adaptação. Compensa mais mandar cortar uma chapa de aço com o recorte interno, furos e roscas para prender a bomba. Daí seria só cortar o tanque e soldar essa chapa. Eu utilizei uns "aneis metálicos" que a bomba original usa, originalmente pra prendê-la ao tanque. Mas deu muito trabalho.

                A propótiso, a rosca do sensor de temperatura do óelo é 12x1,5!

                Abraço.
                Aos que não atualizaram ...

                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                Megasquirting

                284º

                Comment


                • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                  Postado originalmente por Flosi_mfm
                  Rafael, fiquei com algumas duvidas quanto a essa montagem, é necessario um regulador de pressão? no seu caso esse regulador é na entrada do retorno da bomba? outra duvida é se o ideal não seria esse "t" estar proximo da flauta, pois eu imagino que quanto mais afastado da bomba menor será a pressão, ou isso não tem nada a ver?
                  Flosi,

                  O reguulador de pressão fica na entrada do retorno, na própria tampa da bomba.

                  Está correto, quanto maior a mangueira, maior será a perda de carga(de pressão). No Palio, o regulador limita a pressão em 3,5bar na entrada do retorno. Pra dar isso passando por todas s metros de mangueiras, na saída da bomba deve dar mais. Não sei lhe dizer o quanto a mais.

                  Acredito que, pelo meu setup, terei cerca de 3 bar na flauta, que é o usual. Não tenho certeza disso, mas acredito estar correto, pois as perdas de pressão durante a linha não seriam tão grandes.

                  Se for considerar a vazão de combustível pelos bicos, que é bem menor que a vazão da bomba, arredondando o sistema para um "sistema estático", dá pra desconsiderar a perda de pressão de combustível( pelo princípio da pressão igual em todos os pontos, claro que desconsiderando as diferenças de altura, que nesse caso são mínimas perto dos valores de pressão obtidos).

                  Meu irmão já montou um sistema identico em um Opala 6 cilindros, e funcionou legal. Vou montar e ver no que vai dar.

                  Forte abraço!
                  Aos que não atualizaram ...

                  ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                  Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                  VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                  Megasquirting

                  284º

                  Comment


                  • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                    Rafael, gostei da adaptação da bomba no tanque, ficou muito bom!

                    Abraço e boa sorte ai!

                    Comment


                    • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                      Valeu Syschka,

                      Tenho algumas novidades. Primeiro, a altura do pescador original em relação ao fundo do tanque. Para comparação, botei uma chave estrela de 13mm. A minha bomba fica nessa região, e o pescador fica um pouco acima da lata só, mais baixo que o pescador original.


                      Coletor e suas tbis montadas, no devido lugar, chicote passado, faltando colocar os conectores, e organizar tudo, com conduítes. Esse coletor deu muito trabalho, pois ficava pegando no distribuidor. Tive que amassar alí um pouco no coletor(quando fiz o coletor, não tinha um distribuidor como o meu por perto, então foi meio no olhômetro ), e passei o terminal curvado do cabo da bobina para a saída do distribuidor pro cilindeo #1, para ele caber alí debaixo do coletor.


                      O módulo da injeção vai ficar embaixo do banco de trás, do lado oposto ao que fica a bateria. utilizei um furo original do carro pra passar o chicote elétrico. Se não me engano, era nesse lugar que ficava os módulos d eignição Hall de alguns Fuscas(mais novos). Inclusive nessa regão tem até um suporte pro módulo!

                      O tanque depois de devidamente pintado, com a bomba instalada no próprio. O tanque em preto fosco ficou muito melhor!


                      E a bagunça:



                      Bem, é isso.
                      Amanhã o dia começacedo. É instalar o cabo do acelerador, terminar a linha de combustível, furr o bloco pro sensor de temp. de óleo, terminar o chicote e começar a mexer na mega.

                      Forte abraço galera!
                      Arquivos Anexos
                      Aos que não atualizaram ...

                      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                      Megasquirting

                      284º

                      Comment


                      • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                        Agora vai!!!
                        hehehehehe

                        Velho, ainda estou meio desconfiado desse "T" na tua linha de combustível...
                        Deve ter alguma desvantagem, sei lá...
                        Por que a Fiat não já adotou esse sistema, e coloca esse T dentro da bomba??

                        Não é querendo jogar terra não.
                        Se você disse que funciona no carro do seu irmão, eu acredito.
                        É por causa daquele velho ditado: "quando a esmola é grande, o santo desconfia"

                        Estou torcendo para que dê tudo certo!
                        Amanhã de madrugada, ou sábado de manha cedo venho aqui com certeza conferir o progresso... quem sabe já não tem um vídeo do motor funcionando

                        Comment


                        • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                          Mais um "Megueiro" na area

                          Que copo de bomba voce usou?

                          ps. Agora que vi, qual o por que deste T ?
                          Last edited by Museu; 17-12-2010, 08:41 AM.

                          Comment


                          • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                            Postado originalmente por Guga Pedrosa
                            Agora vai!!!
                            hehehehehe

                            Velho, ainda estou meio desconfiado desse "T" na tua linha de combustível...
                            Deve ter alguma desvantagem, sei lá...
                            Por que a Fiat não já adotou esse sistema, e coloca esse T dentro da bomba??

                            Não é querendo jogar terra não.
                            Se você disse que funciona no carro do seu irmão, eu acredito.
                            É por causa daquele velho ditado: "quando a esmola é grande, o santo desconfia"

                            Estou torcendo para que dê tudo certo!
                            Amanhã de madrugada, ou sábado de manha cedo venho aqui com certeza conferir o progresso... quem sabe já não tem um vídeo do motor funcionando
                            Guga,
                            Confesso que também estou desconfiado. Mas vou montar e ver no que dá. Na pior das hipóteses, terei que passar outra linha de combustível, o que não é complicado, apenas caro... hhahaha

                            Sei que você não quer jogar terra. É preocupação de amigo e agradeço por isso!

                            Se der certo esse sistema, posso falar que a fiat não adotou esse sistema pra ter mais mangueiras, mais peças pra trocar nas concessionárias...hahahhaha

                            Fique acompanhando sim, pois quando tiver novidades, irei postar aqui.

                            Postado originalmente por Museu
                            Mais um "Megueiro" na area

                            Que copo de bomba voce usou?

                            ps. Agora que vi, qual o por que deste T ?
                            Museu,

                            Estou usando a bomba interna dos Palio Flex. Repare nas fotos anteriores que mostrei tampa dessa bomba. Embaixo do conector do retorno, tem um "bujão de metal". Aquilo alí é o regulador de pressão. Nos pálios a bomba pressuriza da bomb à flauta e a linha de retorno. Na ponta do retorno, tem o regulador de pressão.

                            A idéia do T é encurtr a linha de retorno, que sair´do T e voltará pra bomba. Como é na linha de retorno que fica o regulador de pressão, a linha da bomba a flauta também se manterá pressurizada, pois só quando o sistema tiver com pressões maiores que a estipulada é que o regulador irá liberar a passagem de combustível para o retorno.

                            Meu irmão já montou esse esquema, com essa mesma bomba, num opala 6cc, e rodou de boa. Vou testar no meu carro. Na pior das hipóteses, tere que passar uma linha de retorno pelo carro, como disse ao Guga.

                            Forte abraço a todos!
                            Aos que não atualizaram ...

                            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                            Megasquirting

                            284º

                            Comment


                            • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                              Fala galera,

                              Queria poder falar que demos a partida no carro, mas não foi hoje....

                              Apanhei do cabo de acelerador... Canseira de adaptar. e pra colocar o cabo na roldana da tbi, dá muito trabalho.... hahahha

                              Instalei o sensor de óleo, no bloco. Fiquei espantado com a espessura da crcaça, na região(instalei no lugar onde vai nas kombis injetadas). Bem parruda!

                              Testamos a bomba, tudo ok.

                              Ainda faltam clocar os conectores no chicote, montar os bicos eflauta, terminar a linha de combustível(fixações). Só depois disso, pra partir pro acerto da mega.

                              Forte abraço, galera e desejem-me sorte!
                              Aos que não atualizaram ...

                              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                              Megasquirting

                              284º

                              Comment


                              • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                                Senhores,

                                Outro dia desses estava eu conversando sobre isso com meu mecânico, com a idéia de melhorar meu sistema, para o caso da minha bravata nova dar certo e ele me disse que atualmente praticamente todos os carros saem de linha já com o retorno bem próximo ao tanque, talvez não tão próximo como no caso do T que está sendo usado, mas fica logo após o tanque, e me mostrou "in loco" em um fiat uno se não me falha a memória, inclusive a peça que faz o retorno não é um "T" e sim um "Y", mas isso não é relevante, o importante é o conceito em sí do retorno de combustível próximo ao tanque.

                                Dessa forma não vejo motivos para preocupação em relação a isso.

                                Só não farei dessa forma no meu porque como já ficou decidido por aqui pelo uso e bicos monoponto, farei o retorno no próprio regulador de pressão externo que já vem com essa saída de retorno "onboard" e aproveitarei toda a linha de retorno já existente.

                                Vamo que vamo, Rafael, continuo torcendo muito para que seu projeto logre êxito o mais rápido o possível.

                                Grande abraço pra ti

                                Comment

                                Working...
                                X